Nome do Projeto
Inserção acadêmica na produção, divulgação e comunicação de livros e produtos com a marca Linha UFPel
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
27/12/2018 - 26/09/2028
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Comunicação / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
O projeto, efetivado a partir do NELU, Núcleo de Editora e Livraria da UFPel, vinculado ao Gabinete do Vice-Reitor, tem a intenção de servir como laboratório para que os alunos de graduação (especialmente dos cursos de Design e Ciências da Computação, mas abrangendo também outros cursos que possam vir a se tornar parceiros, como os de Turismo e Administração, por exemplo, em ações futuramente empreendidas) possam atuar na produção, divulgação e comunicação de livros produzidos e editados pela Editora Universitária da UFPel e comercializados por nossa livraria, além de produtos pensados para a divulgação da marca Linha UFPel. A partir da produção e divulgação de livros, tem-se a possibilidade de articular o ensino (com a atuação de alunos estagiários, bolsistas e voluntários que atuem na diagramação de obras editadas pela UFPel e que criem, implementem e mantenham em funcionamento o site da editora e livraria UFPel), disponibilizando obras de autores da instituição e também de universidades parceiras através do convênio com a ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), bem como sistematizando as pesquisas de nossos professores e alunos em obras que sirvam como referências em suas áreas de atuação.. A intenção do convênio é disseminar o conhecimento, disponibilizando a custos menores diversas obras produzidas em outras instituições conveniadas. A partir da criação de uma linha de produtos com a marca UFPel, os alunos também atuam como projetistas e executores de artefatos que divulgam a marca da Universidade, possibilitando um maior engajamento da comunidade tanto no âmbito interno (a partir de seus cerca de 23.500 alunos e servidores) quanto externos (caracterizados como os familiares de nossos membros, inclusive de fora da cidade, bem como da sociedade pelotense como um todo). A intenção é fazer com que a partir da linha de produtos, seja possível comunicar os valores, a atuação e a abrangência da instituição, que em 2019 completa 50 anos. Com isso, a representação da UFPel em eventos, reuniões, encontros interinstitucionais (inclusive em âmbito internacional) se dará de maneira mais efetiva, nos moldes do que tem sido visto na maioria das universidades públicas do Brasil. A iniciativa prevê uma maior inserção e representação de nossa Universidade em meio às demais instituições de nível superior do Brasil e fora dele. Com isso, articula-se um grande laboratório de formação contínua de alunos de diversos cursos, atuando como diagramadores e arte-finalistas (no projeto, editoração e finalização de obras literárias e também de produtos a serem desenvolvidos para a Linha UFPel), implementando e mantendo sistemas (na criação e manutenção dos sites da Editora, da Livraria e da Linha de Produtos) e, em um futuro próximo provavelmente implementando rotinas administrativas para o fluxo de vendas dos produtos idealizados, produzidos e disponibilizados a partir de nossa estrutura. As ações de extensão e ensino específicas para cada etapa serão apresentadas a seguir.

Objetivo Geral

Servir como laboratório para que alunos de diferentes cursos ponham em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. O principal deles é a elaboração e disponibilização à comunidade interna (acadêmica) e externa uma linha de produtos de qualidade que divulgue a marca, os valores e os objetivos da Universidade Federal de Pelotas em diversos âmbitos, promovendo um maior engajamento da comunidade em "vestir a camiseta" da instituição. Paralelamente, fazer uso da estrutura (espaço físico e mão de obra a partir da atuação de servidores, parceiros e estagiários, voluntários ou não) da Editora e Livraria da UFPel para, além da disponibilização dos produtos, produzir e divulgar conhecimento (unindo os eixos de ensino, pesquisa e extensão) a partir de obras literárias editadas pela Editora, também produzidas com o esforço de alunos em formação.

Justificativa

A presença de uma quantidade cada vez maior de alunos que vem de fora e não conhecem necessariamente a história e a abrangência da UFPel faz perceber que um maior engajamento por parte da comunidade acadêmica é necessário. Contar a história, demarcar os valores, demonstrar a abrangÊncia da instituição não apenas no âmbito local, mas dentre os diversos meios em que o nome da UFPel circula, faz-se necessário, como é visto recorrentemente em diversas outras instituições públicas de ensino superior.
Além disso, os contatos interinstitucionais promovidos por setores da universidade como a CRInter (responsável pela internacionalização da UFPel), PREC (responsável pela interação da Universidade com a comunidade) e PROGIC (responsável por efetivamente comunicar acerca da UFPel em diferentes âmbitos) faz perceber que é uma praxe a troca de artefatos, de lembranças que demarquem e representem a instituição em contatos, eventos, visitas. E a UFPel não costuma fazer uso de tal prática, recorrente nas relações interinstitucionais. Acredita-se que tal representatividade seja responsável não apenas por contar a história da instituição, como também de promover um vínculo e, possivelmente, dê origem a novos contatos e parcerias.
Além disso, a produção e divulgação de obras que possam disseminar o conhecimento produzido e difundido em nossa universidade é imprescindível, possibilitando inclusive um maior acesso a obras produzidas em universidades parceiras a partir da ABEU, a custos mais acessíveis a nosso corpo discente e docente.
A partir de tal contexto, fazer uso da expertise e da formação acadêmica ofertada por nossos cursos de graduação e permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos ao longo de sua trajetória acadêmica atendendo às demandas expostas, nos parece um ótimo retorno tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade na qual insere-se a UFPel.

Metodologia

- Estabelecer uma comissão com todos os setores aos quais interessa a divulgação da marca da Universidade, a saber: CRInter, PREC, PROGIC;
- Estabelecer convênio via FAU para possibilitar a disponibilização das peças a partir da Linha UFPel, que fará uso da estrutura da Livraria da Universidade;
- Pensar a linha de produtos a partir de duas frentes: Linha 50 anos, para divulgação do aniversário da Universidade (em parceria com a Comissão responsável pelos 50 anos a partir da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e com o projeto de ensino SulDesign Estúdio, lotado no Centro de Artes, responsável pelo projeto gráfico/aplicação da marca nas peças a partir da atuação de alunos vinculados ao projeto, sejam eles bolsistas ou voluntários); e Linha UFPel, mais atemporal, e com possibilidades de desdobramento no projeto de artefatos a partir das especificidades e necessidades das diferentes áreas (camisetas e moletons de cursos, material de papelaria para eventos institucionais, peças mais perenes para presentear professores, pesquisadores e autoridades em visitas oficiais, por exemplo);
- Produção de uma linha de produtos em um primeiro momento mais enxuta, sendo uma parte deles relativos à Linha 50 anos e outra parte relativa à Linha UFPel institucional, que será utilizada como laboratório de aplicação de conhecimentos adquiridos ao longo da graduação por alunos dos cursos de Design;
- Atuação de alunos (estagiários, bolsistas e/ou voluntários) que atuem na editoração das obras, tanto digitais quanto impressas, produzidas pela Editora da Universidade;
- Implementação de um site para a livraria e também de um site para a Linha UFPel, projetado, programado e mantido a partir da atuação de alunos dos cursos de Design e Ciência da Computação;
- Disponibilização dos produtos na loja junto à Livraria, considerando preços especiais a alunos em situação de vulnerabilidade e parte da produção destinada para os brindes acima descritos;
- Controle de custos (a partir de parceria com o curso de Administração, possivelmente) e verificação de demandas para efetivar uma possível ampliação da linha, com mais produtos que possam inclusive ser articulados a partir de novas parcerias, como o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (expondo obras de artistas expositores no museu, por exemplo);
- Renovação do convênio do NELU com a ABEU, disseminando o conhecimento em diversas áreas e disponibilizando obras em condições favoráveis aos alunos da UFPel (produções de outras editoras universitárias, bem como livros-texto e materiais didáticos utilizados nas disciplinas e cursos ministrados pela UFPel.

Indicadores, Metas e Resultados

No levantamento de similares/benchmark realizado para dar origem a este projeto, duas iniciativas de universidades públicas chamaram a atenção. Primeiro, a Grife UFSM (http://livrariaufsm.com.br/grife-ufsm.html), que se articula junto à Livraria da Universidade Federal de Santa Maria e divulga a identidade visual daquela instituição desde 1996, nos mesmos moldes pretendidos pelo projeto ora apresentado. Além desta, recentemente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul lançou o Ponto UFRGS (https://www.ufrgs.br/pontoufrgs/) que em 2017 lançou três linhas de produtos com a motivação de valorizar a memória daquela Universidade.
A meta prioritária deste projeto é servir como laboratório de aplicação prática de conhecimentos adquiridos por parte de alunos de diversas áreas, na já explicitada intenção de dar visibilidade à identidade, à marca e aos valores da UFPel, engajar a comunidade acadêmica em sua identificação com a instituição e repercutir e reconhecer a importância da UFPel nos eixos ensino, extensão e pesquisa. Com a linha, diversos projetos de ensino e extensão podem ser vislumbrados (desde a implementação de sites específicos para a livraria e para a Linha UFPel, até sublinhas temáticas que permitam a colaboração de professores e alunos, usando este espaço e oportunidade como laboratório para aplicação de conhecimentos, de áreas como design, computação e administração, por exemplo). Além disso, as possibilidades de conexão com a comunidade é permanente (e todos os materiais de divulgação de eventos acadêmicos da instituição, por exemplo, podem ajudar a divulgar a marca da universidade e seus 50 anos).
A disseminação de conhecimento retomada através da Livraria da UFPel, tanto na produção de publicações (impressas e digitais) a partir da atuação de servidores e alunos que atuem na editoração, projeto e divulgação de obras, quanto no convênio reestabelecido com a ABEU, mostra-se de grande valia para nossa comunidade acadêmica.
A intenção é que, no mínimo, 2 alunos dos cursos de Design por ano possam estagiar na Editora, diagramando livros e cumprindo seu Estágio Curricular obrigatório através de parceria com o projeto de ensino Design Editorial na prática. Mais 2 alunos da Computação por ano que possam implementar e manter os sites da livraria e da Linha UFPel (o que ampliaria a abrangência de nossa produção). Além disso, mais 4 alunos por anos dos cursos de Design que, atuando junto ao projeto de ensino SulDesign Estúdio, possam auxiliar no desenvolvimento dos produtos da linha em si.
Existe ainda a possibilidade de transformarmos trabalhos de disciplinas de graduação (como as estampas produzidas na disciplina de Design de Superfície, ou ainda projetos pensados a partir das disciplinas de TCC dos cursos de design, computação ou até mesmo administração) possam configurar novos produtos para a Linha UFPel, ou ainda, melhorias de sistema e gestão a serem implementadas na gerência e manutenção do projeto.
Pretende-se ainda concorrer a bolsas de extensão e ensino, a partir das ações empreendidas e da articulação com os projetos de ensino e extensão relacionados a cada uma delas.
Ainda espera-se estabelecer um fluxo de produção, demanda e disponibilização dos produtos da Linha UFPel de forma contínua, a partir da renovação futura e/ou da implementação de novos projetos originados a partir desta primeira iniciativa, ampliando e diversificando os produtos projetados, produzidos e ofertados, nos moldes dos dois exemplos aqui citados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXIA DE MORAES DE SOUZA
ALVARO RITTER QUEVEDO
ANA DA ROSA BANDEIRA8
ANELISE DE CARVALHO HEIDRICH2
BARBARA CALDEIRA DE LIMA
BRUNO CARDOZO GONÇALVES
CAROLINA ABUKAWA
Camila Gimenes Nunes
Cilene Estol Cardoso
DANIELA ALVES DE AZEVEDO
DANIELA BARBOSA SOUSA
DARLAN VINICIUS MODESTO PEREIRA
EDAR DA SILVA ANANA
EDUARDO LUCCA VOSS DA SILVA
ELIANA PETER BRAZ19
Eduarda Barbieri Barbosa
FELIPE GARCIA ALVES
FERNANDA FIGUEREDO ALVES21
FRANCIANE ROSA DE MEDEIROS
FREDERICO DE OLIVEIRA SEDREZ
GABRIEL ARENA CABRAL
GUILHERME BUENO ALCÂNTARA
GUILHERME FRANCK TAVARES8
GUILHERME RIBEIRO CORRÊA2
HELENA DE ARAUJO NEVES
HENRIQUE AVILA VIANNA
ISABEL SUSAN COCHRANE19
JENNIFER RODRIGUES DAL CANTON
JOANNA DE OLIVEIRA BORGES VOLOSKI
JONATHAN LUCAS TOMAZ GODINHO FERREIRA
JOSIANE DUARTE DOS SANTOS CRIZÉL4
JOÃO PEDRO KOSBY FLOOR JÚNIOR
JULIA LIMA DA SILVA
JÉSSICA CRISTINA ALVES
JÉSSICA MOREIRA LOPES DE SOUSA
JÚLIA MOREIRA RODRIGUES DOS SANTOS
LEANDRO ERNESTO MAIA11
LETÍCIA CRISTINA BENTO DOS SANTOS
LIA MILECH SEUS
LUIZA PINTO AZEVEDO
MADELON SCHIMMELPFENNIG LOPES40
MARIA EDUARDA ALVES CAVALCANTI
MARISA HELENA GONSALVES DE MOURA
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO
MICHELE NEGRINI2
MORGANA RIVA22
NADIA MIRANDA LESCHKO5
NEWTON NYAMASEGE MARUBE
PATRICIA DE BORBA PEREIRA1
PATRICIA LOPES DAMASCENO
PATRÍCIA KRAUSE DO AMARAL
PAULO RICARDO QUEVEDO GARCIA
RENATO BRASIL KOURROWSKI
ROBERTA COELHO BARROS3
RÔMULO RUAN VELHO GUEDES
SAMIRA LUCAS SILVEIRA
SOFIA ARRUDA GUCCIONE
SUELEN AIRES BÖETTGE26
SUÉLEN LULHIER DA SILVA
THOMAS DE AGUIAR DE OLIVEIRA
THUANY BUNILHA RIBEIRO
WESLEY CUNHA TEODORO
WILLIAM GUEDES CEZAR DE OLIVEIRA

Fontes Financiadoras

Sigla / NomeValorAdministrador
UFPel / Universidade Federal de PelotasR$ 25.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
Venda de produtos da linha 50 anos e linha UFPelR$ 169.034,09Fundação Delfim Mendes da Silveira
Produtos Linha UFPelR$ 432.594,59Fundação Delfim Mendes da Silveira
Editoração e publicação de obras pela Editora da UFPelR$ 124.148,65Fundação Delfim Mendes da Silveira
Venda de livros pelo convênio om ABEUR$ 120.148,65Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
399032 - Material de Distribuição GratuitaR$ 8.635,00
339030 - Material de ConsumoR$ 52.065,80
339018 - Auxílio Financeiro a EstudantesR$ 29.200,00
449052 - Equipamentos e Material PermanenteR$ 12.380,00
339147 - Obrigações Tributárias e ContributivasR$ 74.000,00
339062 - Material para RevendaR$ 520.000,30
339040 - Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação Pessoa JurídicaR$ 12.546,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 162.098,88

Página gerada em 21/12/2024 13:02:05 (consulta levou 0.345594s)