Resumo
Aline Castaman. Professora do Magistério Superior/Adjunto no Centro de Artes (CA) - Curso Teatro- Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL/2019). Coordenadora Adjunta no Colegiado de Teatro. Representante Titular do Colegiado na Comissão das Licenciaturas da UFPEL. Representante Suplente na Câmara de Ensino. Representante Suplente no Comitê de Dados Acadêmicos (PRE). Doutora em Artes da Cena pelo PPGADC da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/2018) sob a orientação da prof. Dra. Suzi Frankl Sperber. Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/2013) sob a orientação do prof. Dr. Clóvis Dias Massa. Graduada em Interpretação Teatral pelo Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2006). Coordenadora do Projeto de Pesquisa: A prática da Fala Cênica. Membro da REP - Reading Early Plays sob a direção de Dr. Martin Wiggins (Shakespeare Institute - Birmingham University (UK). Atuou como Professora Substituta na UFSM (2008/2010 e 2013/2014) e na UFPel (2017 a 2019). Interesses: atuação, encenação teatral, pedagogia teatral, história e teoria teatral.
Formação acadêmica
Doutorado em ARTES DA CENA (Universidade Estadual de Campinas, 2018)
Mestrado em Artes Cênicas (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2013)
Graduação em Curso de Bacharelado em Artes Cênicas (Universidade Federal de Santa Maria, 2006)
Áreas de atuação
Teatro - Interpretação Teatral
Artes - Encenação
Artes - História do teatro
Artes - Teoria teatral
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
O Sistema de Stanislavski como bússola para o ator e diretor na cena contemporânea | 01/08/2022 | 31/08/2025 | ||
A Prática da Fala CênicaCOORDENADOR DO PROJETO | 01/03/2023 | 01/08/2025 | 12 | |
O fazer teatral e a transposição didática: travessia como lugar da experiênciaCOORDENADOR DO PROJETO | 31/07/2020 | 31/08/2022 | 12 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Núcleo de Música Popular (NUMP) - FASE III | 12/04/2021 | 12/04/2025 | 4 | |
Ensino | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Qualificação Docente em Teatro: Universidades, Escolas e Comunidades parceiras | 01/11/2022 | 01/11/2024 | 2 | |
Congresso dos Projetos Unificados do Centro de Artes | 04/06/2023 | 31/08/2023 | 2 | |
Acolhida CCSO | 17/02/2020 | 31/12/2022 | ||
Estudo de conceitos no campo das artes da cenaCOORDENADOR DO PROJETO | 09/11/2020 | 30/06/2022 | 4 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/1 | T1 | FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL Horários
| 72+0 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | T1 | HISTÓRIAS DO TEATRO II Horários
| 72+0 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M1 | COMMEDIA DELL'ARTE Horários
| 36+36 | Todos Os Cursos Teatro (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M1 | PEDAGOGIA DO TEATRO IV Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | T1 | CRÍTICA TEATRAL Horários
| 36+0 | Teatro (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | M1 | COMMEDIA DELL'ARTE Horários
| 36+36 | Todos Os Cursos | ||||||
2023/1 | T1 | FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL Horários
| 72+0 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | T1 | HISTÓRIAS DO TEATRO II Horários
| 72+0 | Teatro (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | M1 | PEDAGOGIA DO TEATRO IV Horários
| 36+36 | Teatro (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.