Resumo
Doutor em Motricidade Humana, especialidade de Dança na Faculdade de Motricidade Humana, Portugal (2019), reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal (2010) reconhecido no Brasil pelo programa de pós-graduação em Dança da UFBA. Possui graduação em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2002) e pós-graduação em Dança Educacional, a nível de especialização pela UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina (2006). Professor do curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas - UFPel e professor colaborador do Mestrado em Artes - PPGARTES. Membro da comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança da FURB, Universidade Regional de Blumenau, professor e coordenador desta licenciatura até 2021. Coordenador e coreógrafo do Grupo de Danças Alemãs da FURB - Universidade Regional de Blumenau, com o qual participou de eventos e festivais na área a nível nacional e internacional, conquistando inúmeros prêmios e títulos, e idealizador no ano de 2016 dos Grupos de Danças Urbanas, de salão e contemporânea e em 2019 do grupo de danças espanholas na mesma instituição até o ano de 2021. Conselheiro artístico do 9o, 12o e 13o FESTFOLK, Festival Nacional de Danças Folclóricas da cidade de Blumenau, responsável pela seleção dos grupos participantes desta edição do evento no ano de 2008, 2011 e 2012. Coreógrafo convidado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para oficinas de danças Germânicas para alunos do núcleo de dança contemporânea. Ministrou aulas de dança contemporânea e dança folclórica no projeto de arte na Escola do município de Gaspar. Membro do Conselho Fiscal da ANDA - Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança, gestão 2018-2021 e do conselho editorial gestão 2021-2023. Coordenador do Comitê Temático "Dança e(m) Cultura poéticas populares, tradicionais, folclóricas, étnicas e outros atravessamentos" da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) juntamente com o professor Doutor Thiago de Jesus da Silva Amorim. Vice-presidente da APRODANÇA, Associação Profissional de Dança do Estado de Santa Catarina, gestão 2019-2021 e 2021-2023. Homenageado no 11o Festival Internacional Múltipla Dança 2021. Homenageado com a comenda de Mérito Cultural Cruz e Souza no ano de 2021 no estado de Santa Catarina. Coordenador do Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel. Líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa "Arte e Estética na Educação" e pesquisador da Diálogos - rede internacional de pesquisa, ações colaborativas que reúnem pesquisadores do Brasil, França, Inglaterra, China, Índia, Portugal, Colômbia, Argentina e Equador. Editor da Revista Brasileira de Estudos em Dança e da Art Research Journal. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Dança Educacional, Dança Folclórica e Popular de matriz tradicional, Dança Contemporânea e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: estágio em dança; dança educacional; dança popular e folclórica; processos de criação; arte e estética.
Formação acadêmica
Doutorado em Motricidade humana, Especialidade Dança (Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, 2019)
Mestrado em Performance Artística Dança (Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, 2010)
Especialização em Dança Educacional (Universidade do Estado de Santa Catarina, 2006)
Graduação em Educação Fisica (Fundação Universidade Regional de Blumenau, 2002)
Graduação em História (Claretiano Centro Universitário, Em andamento)
Áreas de atuação
Artes - Arte e Estética na Educação
Artes - Dança Educacional
Artes - Dança Popular e folclórica
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | M2 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Horários
| 36+108 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | P2 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I Horários
| 0+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | P4 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC II Horários
| 0+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | M1 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO Horários
| 36+72 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | MONTAGEM CÊNICA II Horários
| 0+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I Horários
| 0+18 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA JAZZ I Horários
| 0+72 | Dança (Licenciatura) Todos Os Cursos | ||||||
2024/1 | M1 | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 36+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M1 | PEDAGOGIA DA DANÇA II Horários
| 36+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | P1 | LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇA JAZZ I Horários
| 0+72 | Todos Os Cursos Dança (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | P1 | MONTAGEM CÊNICA II Horários
| 0+63 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I Horários
| 0+36 | Dança (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.