Resumo
É Professor Adjunto do Departamento de História (Instituto de Ciências Humanas) da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. É Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, onde realizou uma pesquisa, sob orientação da Prof. Dr. Kátia Maria Abud (USP), acerca da formação da identidade e consciência histórica de professores de História atuantes na Educação de Jovens e Adultos. É mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, na linha de pesquisa História e Ensino de História, onde realizou uma pesquisa, sob a orientação da Prof. Dr. Regina Célia Alegro, acerca dos saberes históricos e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos. É Graduado em História (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Atualmente é chefe do departamento de História ICH/UFPEL (2022-2024). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPEL) na linha de pesquisa: Culturas: entre ensino, linguagens e formação de sentidos. É coordenador Laboratório de Ensino de História - LEH/UFPEL, vice-coordenador do grupo de pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras (HEDUCA/CNPq), e coordenador do projeto Portal Clio HD: acervo de fontes e objetos digitais para o ensino e a pesquisa em História. É membro colaborador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de História (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH biênios: 2022-2023 e 2024-2025). Sócio da ABEH e ANPUH. É autor de diferentes artigos e capítulos de livros e organização de dossiês que abordam temas relativos ao ensino de História, a Didática da História e questões do tempo presente. Tem interesses em temas investigativos que abordam o ensino de História, saberes históricos, pensamento histórico, Didática da História, consciência histórica, Educação de Jovens e Adultos, identidade e formação histórica docente e discente. Recentemente os interesses foram ampliados para a história e suas interfaces com as tecnologias digitais, cultura digital, humanidades digitais, História Digital, fontes históricas digitais, mídias digitais e educação patrimonial. Contato: wjbonete@gmail.com
Formação acadêmica
Doutorado em História (Universidade Federal de Mato Grosso, 2019)
Mestrado em História Social (Universidade Estadual de Londrina, 2013)
Especialização em MBA em Gestão do conhecimento na Educação Superior (Centro Universitário Guairacá, 2016)
Graduação em História (Universidade Estadual do Centro-Oeste, 2010)
Graduação em Filosofia (Claretiano Centro Universitário, 2019)
Áreas de atuação
História
História - Ensino de História
História - Didática da História e Educação Histórica
História - Educação Patrimonial e ensino de História
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Ensino | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Revista Discente Ofícios de Clio | 31/03/2020 | 01/03/2027 | 5 | |
Programa de Monitoria da UFPEL | 01/04/2019 | 01/02/2027 | 1 | |
Pesquisa | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
A construção do campo investigativo da Didática da História no Brasil: recepções, produções e abordagens COORDENADOR DO PROJETO | 01/07/2022 | 31/12/2025 | 6 | |
HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras | 01/06/2022 | 31/12/2025 | 1 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Cadernos Temáticos do LEH | 06/11/2020 | 25/02/2025 | 3 | |
Laboratório de Ensino de História | 04/02/2022 | 31/12/2024 | 2 | |
Cartas à juventude historiadora | 17/04/2023 | 30/12/2024 | 2 | |
Podcast Cata-EhventosCOORDENADOR DO PROJETO | 28/02/2022 | 20/12/2024 | 2 | |
11º Encontro Escravidão e Liberdade no Brasil Meridional | 30/01/2023 | 29/02/2024 | 1 | |
Ensino de História e Educação: articulações para a formação de professores/as | 09/01/2023 | 17/04/2023 | 43 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.