Nome do Projeto
PIBID - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
04/02/2016 - 31/07/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. A UFPel participa, desde o primeiro Edital MEC/Capes/FNDE/PIBID 2007, envolvendo, inicialmente, por disposições deste edital, as licenciaturas Química, Física, Ciências Biológicas e Matemática, formando o PIBID I. A partir do Edital 02/2009, integraram-se os cursos de História, Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, Letras e Teatro (formando o PIBID II - Humanidades). Finalmente, com o Edital 01/2011, além da renovação dos Projetos do PIBID I, foram inseridas as licenciaturas de Dança, Geografia, Artes Visuais e Música (formando o PIBID III - Ciências, Matemática e GeoArtes). A Educação Física, integrou-se ao Programa PIBID II a partir do Edital 11/2012. Atualmente, o Programa envolve 16 subprojetos das seguintes Licenciaturas presenciais existentes na UFPel: Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Letras, Pedagogia, Educação Física, Biologia, Química, Física e Matemática (campus Capão do Leão e campus Sede).
Objetivo Geral
Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica;
contribuir para a valorização do magistério.
contribuir para a valorização do magistério.
Justificativa
Durante os últimos anos, podemos destacar os seguintes aspectos positivos resultantes do desenvolvimento do Programa PIBID na UFPEL, resultado de ações que qualificaram e continuam qualificando a formação de professores na UFPEL, com destaque para os projetos interdisciplinares.
a - Aspectos metodológicos: inserção da prática de pesquisa na escola e na prática docente de nossos bolsistas; exercício da interdisciplinaridade e percepção da necessidade de referenciais teóricos para fundamentar práticas pedagógicas; trabalho coletivo como um processo de aprendizagem contínuo e um exercício de respeito mútuo; construção de um “espírito pibidiano” interdisciplinar e de respeito mútuo.
b - Aspectos relacionados com os Cursos de Formação: iniciativas concretas para repensar as licenciaturas a partir das necessidades identificadas, principalmente pelos pibidianos nas atividades de seus respectivos cursos.
c - Aspectos relacionados à escola e à prática profissional: conhecimento da escola pública, favorecendo a formação profissional do “pibidiano”; desconstrução da organização hierárquica dos currículos das escolas e a percepção da possibilidade de novas lógicas para o estabelecimento de propostas curriculares; conhecimento das diferenças e semelhanças entre as diferentes escolas da rede pública de ensino; construção de relações de confiança com as
equipes diretivas.
d - Aspectos relacionados com a formação pessoal: leitura de textos científicos, sua sistematização e a organização; apresentação de seminários; elaboração de textos para publicação em revistas e livros; apresentação de trabalhos em congressos e reuniões da área; construção de uma cultura de aprendizagem permanente tanto entre alunos bolsistas como também entre os supervisores.
Finalmente, as ações dos subprojetos tiveram impacto positivo sobre os demais acadêmicos dos cursos e provocaram o seu interesse pelo PIBID, até como colaboradores de algumas ações, o que aproximou os estudantes dos cursos.
a - Aspectos metodológicos: inserção da prática de pesquisa na escola e na prática docente de nossos bolsistas; exercício da interdisciplinaridade e percepção da necessidade de referenciais teóricos para fundamentar práticas pedagógicas; trabalho coletivo como um processo de aprendizagem contínuo e um exercício de respeito mútuo; construção de um “espírito pibidiano” interdisciplinar e de respeito mútuo.
b - Aspectos relacionados com os Cursos de Formação: iniciativas concretas para repensar as licenciaturas a partir das necessidades identificadas, principalmente pelos pibidianos nas atividades de seus respectivos cursos.
c - Aspectos relacionados à escola e à prática profissional: conhecimento da escola pública, favorecendo a formação profissional do “pibidiano”; desconstrução da organização hierárquica dos currículos das escolas e a percepção da possibilidade de novas lógicas para o estabelecimento de propostas curriculares; conhecimento das diferenças e semelhanças entre as diferentes escolas da rede pública de ensino; construção de relações de confiança com as
equipes diretivas.
d - Aspectos relacionados com a formação pessoal: leitura de textos científicos, sua sistematização e a organização; apresentação de seminários; elaboração de textos para publicação em revistas e livros; apresentação de trabalhos em congressos e reuniões da área; construção de uma cultura de aprendizagem permanente tanto entre alunos bolsistas como também entre os supervisores.
Finalmente, as ações dos subprojetos tiveram impacto positivo sobre os demais acadêmicos dos cursos e provocaram o seu interesse pelo PIBID, até como colaboradores de algumas ações, o que aproximou os estudantes dos cursos.
Metodologia
Foram estipulados diferentes eixos de ações de modo a contemplar os distintos aspectos da ação docente. Primeiramente, dois eixos transversais:
a) Eixo transversal de formação didático-pedagógica geral. Estudos teóricos e discussões sobre os textos legais: LDB, PCN, DCN, PNAIC, EF-nove anos, Proposta Curricular para o Ensino Médio
Politécnico do RS e, sobre diferentes temas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem e formação de professores; Encontros semanais da área para organização, planejamento, estudos, registro e sistematização das ações; Encontros semanais nas escolas para planejamento do projeto interdisciplinar, implantação, avaliação, registro e sistematização das ações; Encontros mensais ou bimestrais por níveis da educação básica com o coordenador de gestão correspondente ao grupo e coordenador institucional, bem como reuniões ampliadas com todos os coordenadores dos subprojetos, representantes dos supervisores e dos alunos;
b) Eixo transversal de formação didático-pedagógica integrada. Correspondem a uma ou mais ações de cada área para contribuir com todos os pibidianos, a partir de temas transversais, que sirvam de formação interdisciplinar para todos (uso da língua portuguesa, ética, diversidade, profissão docente, etc). E, ainda:
Atividades de diferentes áreas, além da Pedagogia, a serem desenvolvidos diretamente com as turmas de séries iniciais do ensino fundamental; Atividades de formação continuada de professores em serviço, em parceria com a 5ª CRE e com a SMEd-Pelotas.
Em segundo lugar, o projeto institucional está organizado de modo que os alunos atuem (ações disciplinares e interdisciplinares) divididos em três grupos da educação básica: Anos Iniciais; Anos Finais; Ensino Médio. Cada nível é coordenado por um coordenador de Gestão e por um supervisor de referência , com foco em ações específicas para a formação docente.
a) Eixo transversal de formação didático-pedagógica geral. Estudos teóricos e discussões sobre os textos legais: LDB, PCN, DCN, PNAIC, EF-nove anos, Proposta Curricular para o Ensino Médio
Politécnico do RS e, sobre diferentes temas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem e formação de professores; Encontros semanais da área para organização, planejamento, estudos, registro e sistematização das ações; Encontros semanais nas escolas para planejamento do projeto interdisciplinar, implantação, avaliação, registro e sistematização das ações; Encontros mensais ou bimestrais por níveis da educação básica com o coordenador de gestão correspondente ao grupo e coordenador institucional, bem como reuniões ampliadas com todos os coordenadores dos subprojetos, representantes dos supervisores e dos alunos;
b) Eixo transversal de formação didático-pedagógica integrada. Correspondem a uma ou mais ações de cada área para contribuir com todos os pibidianos, a partir de temas transversais, que sirvam de formação interdisciplinar para todos (uso da língua portuguesa, ética, diversidade, profissão docente, etc). E, ainda:
Atividades de diferentes áreas, além da Pedagogia, a serem desenvolvidos diretamente com as turmas de séries iniciais do ensino fundamental; Atividades de formação continuada de professores em serviço, em parceria com a 5ª CRE e com a SMEd-Pelotas.
Em segundo lugar, o projeto institucional está organizado de modo que os alunos atuem (ações disciplinares e interdisciplinares) divididos em três grupos da educação básica: Anos Iniciais; Anos Finais; Ensino Médio. Cada nível é coordenado por um coordenador de Gestão e por um supervisor de referência , com foco em ações específicas para a formação docente.
Resultados Esperados
A realização deste projeto reveste-se de fundamental importância para a formação de professores, de acordo com uma perspectiva mais relacionada com as demandas atuais do ensino. Deste modo, pretende-se que o desenvolvimento de projetos de ensino disciplinares e indisciplinares nas escolas viabilize para os pibidianos, uma compreensão mais ampla dos desafios do ensino, principalmente nas escolas públicas e, ainda, qualifique a realização posterior dos estágios supervisionados, oportunidade na qual poderão exercer maior autonomia tanto na definição dos projetos de ensino como de metodologias. Busca-se qualificar também as discussões sobre ensino entre estes alunos, oportunizando sua participação, principalmente como autores de trabalhos, em eventos na área de ensino.
Já as escolas podem se tornar mais receptivas à entrada de alunos de licenciatura, motivadas, sem dúvida, pelo respeito e comprometimento que os bolsistas do PIBID aprenderam a ter com a escola e pelas parcerias de construção de conhecimentos estabelecidas. Finalmente, objetiva-se que os cursos de licenciatura reconheçam o PIBID como parceiro na formação desejada para um professor na atualidade.
Já as escolas podem se tornar mais receptivas à entrada de alunos de licenciatura, motivadas, sem dúvida, pelo respeito e comprometimento que os bolsistas do PIBID aprenderam a ter com a escola e pelas parcerias de construção de conhecimentos estabelecidas. Finalmente, objetiva-se que os cursos de licenciatura reconheçam o PIBID como parceiro na formação desejada para um professor na atualidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Serão realizados seminários organizados em diferentes instâncias.
1 Seminários nas escolas:
1.1 Socialização dos dados: serão realizados nas escolas seminários locais, para socializar com os professores, os dados coletados nos diagnósticos, descrevendo as ações que emergiram e que pretendem desenvolver. O trabalho será feito pelo grupo de bolsistas que atua em cada escola, formado por diferentes áreas do conhecimento.
1.2 Atuação e execução do projeto na escola: inclui parceria entre a formação inicial (alunos bolsistas) e formação continuada (professores da escola) para promover o entrelaçamento entre estes dois momentos de formação, com base nos resultados alcançados nas etapas anteriores. Busca avaliar a intervenção pedagógica que está sendo desenvolvida, ponderando se as estratégias autorregulatórias traçadas contribuem para as aprendizagens dos alunos da escola e para a docência.
1.3 Finalização da intervenção: ao final dos quatro anos, avalia-se o projeto e o aprofundamento de temáticas pertinentes à formação docente, em seminário realizado em cada escola. Cada escola poderá ter diferentes sistemáticas, por exemplo: palestras, painéis, mesas-redondas, gráficos, desenhos, poesias, peças de teatro, desde que expressem os resultados do trabalho desenvolvido.
2 Encontros por níveis da educação básica: Apresentação das ações realizadas e trocas de experiências entre os bolsistas que atuam em cada nível da educação básica (anos iniciais, anos finais e ensino médio).
3 Seminário Anual: socialização das aprendizagens com os colegas não-bolsistas e as licenciaturas envolvidas. Nele são debatidos temas pertinentes a cada nível de ensino e a formação docente
4 No percurso de todo projeto, os bolsistas deverão: participar de eventos locais, regionais e nacionais, apresentando trabalhos realizados no Pibid; desenvolver pesquisas em torno dos efeitos do Pibid nos cursos da UFPel, nas escolas, junto aos supervisores.
1 Seminários nas escolas:
1.1 Socialização dos dados: serão realizados nas escolas seminários locais, para socializar com os professores, os dados coletados nos diagnósticos, descrevendo as ações que emergiram e que pretendem desenvolver. O trabalho será feito pelo grupo de bolsistas que atua em cada escola, formado por diferentes áreas do conhecimento.
1.2 Atuação e execução do projeto na escola: inclui parceria entre a formação inicial (alunos bolsistas) e formação continuada (professores da escola) para promover o entrelaçamento entre estes dois momentos de formação, com base nos resultados alcançados nas etapas anteriores. Busca avaliar a intervenção pedagógica que está sendo desenvolvida, ponderando se as estratégias autorregulatórias traçadas contribuem para as aprendizagens dos alunos da escola e para a docência.
1.3 Finalização da intervenção: ao final dos quatro anos, avalia-se o projeto e o aprofundamento de temáticas pertinentes à formação docente, em seminário realizado em cada escola. Cada escola poderá ter diferentes sistemáticas, por exemplo: palestras, painéis, mesas-redondas, gráficos, desenhos, poesias, peças de teatro, desde que expressem os resultados do trabalho desenvolvido.
2 Encontros por níveis da educação básica: Apresentação das ações realizadas e trocas de experiências entre os bolsistas que atuam em cada nível da educação básica (anos iniciais, anos finais e ensino médio).
3 Seminário Anual: socialização das aprendizagens com os colegas não-bolsistas e as licenciaturas envolvidas. Nele são debatidos temas pertinentes a cada nível de ensino e a formação docente
4 No percurso de todo projeto, os bolsistas deverão: participar de eventos locais, regionais e nacionais, apresentando trabalhos realizados no Pibid; desenvolver pesquisas em torno dos efeitos do Pibid nos cursos da UFPel, nas escolas, junto aos supervisores.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA INEZ KLEIN | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA | 12 | 01/04/2016 | 31/03/2018 |
ANDREA CZARNOBAY PERROT | 12 | 01/09/2016 | 28/02/2017 |
ANDRISA KEMEL ZANELLA | 12 | 01/07/2016 | 31/07/2018 |
ANTONIO MAURICIO MEDEIROS ALVES | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
BRUNO DOS SANTOS PASTORIZA | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
CARLOS ADRIANO FERRAZ | 12 | 01/09/2016 | 31/03/2017 |
CARMEN ANITA HOFFMANN | 6 | 04/02/2016 | 29/02/2016 |
CESAR AUGUSTO FERRARI MARTINEZ | 12 | 04/02/2016 | 29/02/2016 |
CHRISTIAN FERREIRA MACKEDANZ | 2 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
DANIELA STEVANIN HOFFMANN | 12 | 04/02/2016 | 31/08/2016 |
DIOGO FRANCO RIOS | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2017 |
EDGAR AVILA GANDRA | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
EDUARDO MARKS DE MARQUES | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS | 6 | 04/02/2016 | 29/02/2016 |
FABIANE TEJADA DA SILVEIRA | 12 | 04/02/2016 | 31/03/2016 |
FABIO ANDRE SANGIOGO | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
FERNANDA VIEIRA FERNANDES | 12 | 04/04/2016 | 28/02/2018 |
FLAVIO MEDEIROS PEREIRA | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
FLÁVIA MARCHI NASCIMENTO | 12 | 01/03/2016 | 28/02/2018 |
GILCEANE CAETANO PORTO | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
JOSE FRANCISCO GOMES SCHILD | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
JOSIANE GISELA FRANKEN CORREA | 12 | 01/03/2016 | 31/05/2016 |
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
JULIANA APARECIDA FERNANDO | 12 | 04/02/2016 | 31/08/2016 |
KARINA GIACOMELLI | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
LEILA DE FATIMA NOGUEIRA MACIAS | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
LEONARDO LEAL COSTA | 20 | 04/02/2016 | 31/05/2018 |
LIZ CRISTIANE DIAS | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
LOURDES MARIA BRAGAGNOLO FRISON | 12 | 01/04/2016 | 31/07/2018 |
LUIZ FERNANDO CAMARGO VERONEZ | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
LUIZ FERNANDO MINELLO | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
MAIARA CRISTINA MORAES GONCALVES | 12 | 04/02/2016 | 29/02/2016 |
MARANLAINI PATRICIA AZEVEDO SCHEMMFELNNIG | 12 | ||
MARCIA SOUZA DA FONSECA | 12 | 04/02/2016 | 29/02/2016 |
MARIANGELA DA ROSA AFONSO | 12 | 04/02/2016 | 31/10/2017 |
MARISTANI POLIDORI ZAMPERETTI | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
MIRELA RIBEIRO MEIRA | 12 | 04/02/2016 | 31/08/2016 |
Maria Amélia Gimmler Netto | 12 | 04/02/2016 | 31/03/2016 |
NAIARA DAL MOLIN | 12 | 04/02/2016 | 29/02/2016 |
PATRICIA PEREIRA CAVA | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
PEDRO GILBERTO DA SILVA LEITE JUNIOR | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
RAFAEL CAVAGNOLI | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
RAFAEL GARCIA BORGES | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 12 | 01/04/2016 | 31/05/2017 |
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
VANESSA CALDEIRA LEITE | 12 | 04/02/2016 | 31/07/2018 |
VERNO KRUGER | 12 | 04/02/2016 | 31/12/2018 |
VÉRA LÚCIA DOS SANTOS SCHWARZ | 12 | 04/02/2016 | 28/02/2018 |