Resumo
Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2003), mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2008) e doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia/Universidade Estadual de Feira de Santana (2012). Realizou estágio pós-doutoral em Ciências Sociais pela Universidad de Buenos Aires (2020). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia, coordena o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e é Líder do Grupo de Pesquisa em História, Currículo, Cultura e Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática e da Educação Matemática, Educação Matemática Inclusiva, História Oral, Memória, Formação de Professores de Matemática.
Formação acadêmica
Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Universidade Federal da Bahia, 2012)
Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Universidade Federal da Bahia, 2008)
Graduação em Licenciatura Em Matemática (Universidade Estadual de Feira de Santana, 2003)
Áreas de atuação
História das Ciências - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Educação - Educação Matemática
Educação - Formação de Professores
História - História das Ciências
História das Ciências - História da Matemática no Brasil
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Pesquisa | ||||
---|---|---|---|---|
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticas (1890 e 1970) COORDENADOR DO PROJETO | 30/12/2017 | 31/07/2020 | 10 | |
Matemática na Metade-Sul do Rio Grande do Sul: Cultura, História e MemóriaCOORDENADOR DO PROJETO | 01/02/2024 | 31/01/2028 | 5 | |
A Matemática na perspectiva da Educação 5.0: acolher, construir conhecimento e transformar | 25/07/2022 | 25/07/2026 | 10 | |
Perscrutando novas possibilidades de investigação historiográfica no Centro de Documentação (CEDOC) do Centro de Estudos em História da Educação (Ceihe-UFPel) | 26/05/2022 | 24/05/2026 | 1 | |
Educação Matemática no Rio Grande do Sul: instituições, personagens e práticasCOORDENADOR DO PROJETO | 01/08/2020 | 31/08/2023 | 10 | |
Extensão | ||||
Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
Contextos da Educação Matemática | 13/11/2023 | 12/11/2027 | 4 | |
25 ANOS DE ASPHE: TRAJETÓRIAS E PERSPECTIVAS | 29/03/2021 | 10/12/2021 | 1 | |
XIV EGEM - Encontro Gaúcho de Educação Matemática - Edição Virtual | 01/03/2021 | 31/08/2021 | 1 |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.