
Resumo
Possui Graduação em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (1993), Mestrado em Letras - Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), Doutorado em Letras - Aquisição da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004) e Pós-Doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professor Titular do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas, onde atua nas áreas de Língua Portuguesa, Linguística, Ensino de Língua Portuguesa e Latim. Desenvolve pesquisas nas áreas de sociolinguística, sociolinguística histórica, português histórico e ensino de língua portuguesa. Coordena o projeto de pesquisa "Fontes sociolinguísticas do português gaúcho escrito do século XIX". Exerceu diferentes funções administrativas, como Chefe de Departamento e Diretor de Unidade Acadêmica. Além disso, participou como representante da Área de Letras em diferentes Comissões Institucionais e Grupos de Trabalhos na UFPel. Tem atuando principalmente com seguintes temas: língua portuguesa, sociolinguística, linguística histórica, formação de professores e experiências didáticas.
Formação acadêmica
Doutorado em Letras (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2004)
Mestrado em Lingüística e Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1996)
Graduação em Letras (Universidade Federal de Pelotas, 1993)
Áreas de atuação
Lingüística - Lingüística Histórica
Lingüística - Sociolingüística e Dialetologia
Letras - Língua Portuguesa
Letras
Lingüística
Lingüística - Sociolingüística educacional
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
| Pesquisa | ||||
|---|---|---|---|---|
| Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
| Francês e Português: aspectos sincrônicos e diacrônicos | 09/03/2020 | 09/03/2022 | 2 | |
| Fontes sociolinguísticas do português gaúcho escrito do século XIXCOORDENADOR DO PROJETO | 01/01/2020 | 31/12/2021 | 12 | |
| Fontes sociolinguísticas para uma memória social e linguística do português gaúcho do século XIXCOORDENADOR DO PROJETO | 01/03/2022 | 01/03/2026 | 12 | |
| Francês e Português: aspectos sincrônicos e diacrônicos | 09/03/2020 | 09/03/2023 | ||
| Ensino | ||||
| Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
| Deutsch lernen und unterrichten: Ensino e aprendizagem em ação no Curso de Letras - Português e Alemão | 18/04/2022 | 17/04/2030 | 2 | |
| Interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de línguas: teoria e prática em ação | 17/05/2023 | 27/10/2023 | 48 | |
| Grupo de Estudos Linguagem, Cognição e Emoções | 22/06/2020 | 31/12/2021 | ||
| Extensão | ||||
| Título do Projeto | Início | Fim | CH | |
| TV UFPEL online | 20/03/2023 | 20/03/2027 | 2 | |
| O ENSINO DE ESPANHOL PARA CRIANÇAS : TEORIA E PRÁTICA | 08/05/2019 | 26/11/2021 | 1 | |
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.