Resumo
Fábio Machado Pinto é Graduado em Educação Física pela UFSC (1991-1994), possui Formação em Psicologia Existencialista pelo Núcleo Castor (1997-2000) sob orientação do Prof. Pedro Bertolino, Mestrado em Sociologia pela Universidade Técnica de Lisboa (1995-1998) sob a orientação do Prof. José Maria Carvalho Ferreira, Mestrado (2004-2005) e Doutorado (2005-2012) em Sciences de L'Éducation - Université de Paris 8, França, onde estudou, entre outros, com Elisabeth Bautieur, Patrick Rayou, Jean-Louis Legrand, George Vigarello (EHESS), Régine Sirota (Paris 5). Os estudos de tese foram orientados pelo Prof. Jean-Yves Rochex, tendo como rapporteur os professores Jacques Gleyse (Université Montpellier 3) e Yvon Léziart (Université Rennes 2). Em 2021 concluiu o pós-doutorado em Ciências da Educação, orientado pela professora Maria Helena Menna Barreto Abrahão. Foi professor efetivo do Departamento de Metodologia de Pesquisa do Centro de Educação da UFSC de março 1999 a março de 2021. Desde 2014, atua como professor do Programa de Pós-Graduacao em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGE/CED/UFSC), orientador de diversos projetos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Em 2021, realizou sua redistribuição para Escola de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel) nas disciplinas de Intervenção em Educação Física, Ginástica e Capoeira. Em março de 2023 foi promovido à professor Titular. É vice-líder, membro fundador e pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (NEPESC/UFSC) liderado pelo Prof. Alexandre Fernandez Vaz, onde coordena o Grupo de Estudos Biográficos Sartriano (GEBioS/UFSC). Membro pesquisador da Equipe de Pesquisa ESCOL/CIRCEFT/Université Paris 8 e participa da Rede de Pesquisa Mercosul (UNLP/Argentina e UDELAR/Uruguay), como do SOCIUS (Universidade de Lisboa). É membro consultor e avaliador da Comición Sectorial de Investigación Cientifica / Universidad de la Republica (UDELAR). Tem atuado como consultor, formador e assessor pedagógico da construção e implementação das Propostas Curriculares dos municípios de Capinzal/SC e Florianópolis/SC. Atualmente, coordena três Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão Unificados: 1. O Projeto EXISTENCIALISMO E SOCIOLOGIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO: contribuição dos estudos (auto)biográficos a pesquisa educacional, projeto que integra o programa CNPq - Chamada Pro-humanidades no 40/2022 - Linha 3B - Projetos em Rede - Politicas publicas para o desenvolvimento humano e social, com o Projeto Educação, narrativa e saude: direito a vida e a educação em tempos de refiguracões, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovacoes-MCTI; 2. O Projeto de INTERCÂMBIO E FORMAÇÃO ESPORTIVA E CULTURAL INTERPERIFERIAS DO FUTEBOL (UFPel, UFSC e UDELAR/Uruguai), projeto que integra o Instituto Nacional de Estudos do Futebol do Brasil, (INCT/Fusbras) aprovada na Chamada Pública CNPq n 58/2022; 3. O Projeto EXPERIENCIAS EDUCATIVAS: INFÂNCIA , EDUCAÇÃO DO CORPO NA OBRA DE PORTINARI em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (SEC/PMF), a Secretaria de Arte e Cultura (UFSC) e o Projeto Portinari. Atuou na coordenação do Subprojeto Educação Física no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Docente (PIBID/UFSC) de 2012 a 2020, atualmente é coordenador voluntário do programa na ESEF/UFPel. Avaliou, foi parecerista e orientou diversos projetos de Iniciação científica (PIBIC), Iniciação docente (PIBID), Monitoria, TCCs, Dissertações de mestrado, Teses de doutorado e pós-doutorado. Possui experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em historia e Sociologia da Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa (auto)biográfica, Narrativas e Memória; Formação inicial e continuada de Professores; Infância e Educação do corpo; Processos de Escolarização; Cultura e Educação popular: Futebol e Capoeira.
Formação acadêmica
Doutorado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2012)
Mestrado em Sociologia (Universidade Técnica de Lisboa, 1998)
Mestrado em Sciences de L'éducation (Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis, 2005)
Especialização em Psicologia Existencialista (Núcleo Castor Estudos e Atividades Em Existencialismo, 2000)
Graduação em Educação Fisica (Universidade Federal de Santa Catarina, 1994)
Áreas de atuação
Sociologia - Sociologia da Educação
Formação de Professores - Prática de Ensino
Educação - Educação Física
Educação - Formação de Professores
Fundamentos da Educação - Psicologia Educacional
Psicologia do Desenvolvimento Humano - Desenvolvimento Social e da Personalidade
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2023/2 | T1 | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA Horários
| 54+0 | ABI - Educação Física (área básica de ingresso) | ||||||
2023/2 | M1 | INTERVENÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA 1: EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS POSSIBILIDADES Horários
| 18+36 | ABI - Educação Física (área básica de ingresso) | ||||||
2023/2 | T1 | ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA Horários
| 18+0 | ABI - Educação Física (área básica de ingresso) | ||||||
2023/2 | M1 | FUTSAL I Horários
| 9+18 | Educação Física (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.