Resumo
Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Atua nos Cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação, na área de Educação Infantil. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e, atualmente, coordena a Linha de Pesquisa Formação de Professores, Ensino, Processos e Práticas Educativas. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), especialização em Orientação/Supervisão Escolar (UNIFRA). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) com a dissertação "O Canto Educativo das Sereias: Formação e Pluralidade de Perspectivas". É doutora em Educação pela mesma universidade (2012) com a tese "A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática". Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Documentos de Reconhecimento: narrativas de vida e docências do sul durante e pós-pandemia, financiado pelo CNPq/MCTI N 10/2023. Integra o projeto Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente, coordenado pelo Gestrado (UFMG), com financiamento da CAPES (Edital 12/2021). É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação Docente e Reconhecimento das Infâncias (Labforma/CNPq), orientando alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado em estudos sobre a formação de professores de infâncias, trabalho docente na Educação Infantil, formação estética, pedagogias participativas e documentação pedagógica. Tem experiência nas áreas de Educação Infantil, Filosofia da Educação, planejamento educacional e avaliação, formação inicial e continuada de professores. Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação cultural/humana (Bildung), prática pedagógica e infância, imagens de professor(a) de Educação Infantil, hermenêutica e educação, reconhecimento e docência, narrativas de vida, afetos e injustiças da profissão docente.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 2012)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)
Especialização em Supervisão/Orientação Escolar (Centro Universitário Franciscano, 2004)
Graduação em Pedagogia Educação Pré Escolar Licenciatura Plena (Universidade Federal de Santa Maria, 2002)
Áreas de atuação
Fundamentos da Educação - Filosofia da Educação
Educação - Formação de Professores
Tópicos Específicos de Educação - Educação Pré-Escolar
Fundamentos da Educação - Sociologia da Educação
Política, Planejamento e Avaliação Educacional - Planejamento Educacional
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | 11 | PRÁTICA DE PESQUISA I Horários
| 0+17 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) | ||||||
2024/2 | 04 | SEMINÁRIO DE PESQUISA III Horários
| 51+0 | Educação (Doutorado) | ||||||
2024/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA V: DOCÊNCIA EM OUTRAS MODALIDADES EDUCATIVAS Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/2 | M1 | EDUCAÇÃO INFANTIL II Horários
| 36+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | 09 | PRÁTICA DE PESQUISA II Horários
| 0+17 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 02 | SEMINÁRIO DE PESQUISA II Horários
| 51+0 | Educação (Doutorado) | ||||||
2024/1 | P2 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA Horários
| 0+216 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | 14 | PRÁTICA DE PESQUISA I Horários
| 0+17 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) | ||||||
2023/2 | 22 | PRÁTICA DE PESQUISA I Horários
| 0+17 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) | ||||||
2023/2 | 04 | SEMINÁRIO DE PESQUISA III Horários
| 0+0 | Educação (Doutorado) | ||||||
2023/2 | 01 | L.D.: DOCÊNCIA E LUTA POR RECONHECIMENTO Horários
| 51+0 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) | ||||||
2023/2 | P2 | PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA Horários
| 0+90 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M2 | T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | T1 | PESQUISA EM EDUCAÇÃO INFANTIL I Horários
| 72+0 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.