Nome do Servidor
MAIANE LIANA HATSCHBACH OURIQUE
Matrícula SIAPE
2632159
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
01/11/2012
Data de ingresso na UFPel
04/05/2018
Data de ingresso no cargo
04/05/2018
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
B / 003
Titulação
Doutorado
Função / Unidade
Coordenadora de Curso de Pós-Graduação Substituta / Programa de Pós-Graduação em Educação
Gratificação / Data inicial
-00 /
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

(VÍNCULO ENCERRADO) - 1632159 - Professor Temporário
Matrícula SIAPE
1632159
Data de ingresso no serviço público
18/07/2011
Data de ingresso na UFPel
18/07/2011
Data de ingresso no cargo
18/07/2011
Data de saída do Cargo
01/11/2012
Cargo
Professor Temporário
Classe / Nível
A / 001
Titulação
Mestrado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Contratado / 40 horas

Resumo

Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Atua nos Cursos de Pedagogia da Faculdade de Educação, na área de Educação Infantil. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e, atualmente, está atuando como coordenadora adjunta deste programa. Possui graduação em Pedagogia (UFSM), especialização em Orientação/Supervisão Escolar (UNIFRA). É mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) com a dissertação "O Canto Educativo das Sereias: Formação e Pluralidade de Perspectivas". É doutora em Educação pela mesma universidade (2012) com a tese "A dimensão estética da formação docente na (inter)relação teoria e prática". Atualmente, coordena o Projeto de Pesquisa Documentos de Reconhecimento: narrativas de vida e docências do sul durante e pós-pandemia, financiado pelo CNPq/MCTI N 10/2023. Integra o projeto Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente, coordenado pelo Gestrado (UFMG), com financiamento da CAPES (Edital 12/2021). É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação Docente e Reconhecimento das Infâncias (Labforma/CNPq), orientando alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado em estudos sobre a formação de professores de infâncias, trabalho docente na Educação Infantil, formação estética, pedagogias participativas e documentação pedagógica. Tem experiência nas áreas de Educação Infantil, Filosofia da Educação, planejamento educacional e avaliação, formação inicial e continuada de professores. Dentre os temas de pesquisa e discussão estão: formação cultural/humana (Bildung), prática pedagógica e infância, imagens de professor(a) de Educação Infantil, hermenêutica e educação, reconhecimento e docência, narrativas de vida, afetos e injustiças da profissão docente.

Formação acadêmica

Doutorado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 2012)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)
Especialização em Supervisão/Orientação Escolar (Centro Universitário Franciscano, 2004)
Graduação em Pedagogia Educação Pré Escolar Licenciatura Plena (Universidade Federal de Santa Maria, 2002)

Áreas de atuação

Fundamentos da Educação - Filosofia da Educação
Educação - Formação de Professores
Tópicos Específicos de Educação - Educação Pré-Escolar
Fundamentos da Educação - Sociologia da Educação
Política, Planejamento e Avaliação Educacional - Planejamento Educacional
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino

Informações extraídas do Lattes

Página gerada em 11/07/2025 10:24:58 (consulta levou 1,258621s)