Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA A (LEMA A)
CÓDIGO
11270063
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Laboratório de Educação Matemática. Laboratório de Matemática. Metodologia para o ensino e aprendizagem da Construção do Número. Operações Elementares. Conjuntos Numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Teoria dos Campos Conceituais, estruturas aditivas e multiplicativas.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivos Gerais:Discutir metodologias de ensino e aprendizagem que envolva conteúdos de aritmética.
Objetivos Específicos:
• Identificar as fases de construção do número, suas atividades e relacionar as teorias de aprendizagem relativas às mesmas, com o uso das provas piagetianas.
• Compreender a estruturação dos conjuntos numéricos e suas operações fazendo uso de metodologias de ensino alternativas.
• Conhecer os Campos Conceituais aditivos e multiplicativos, suas situações, invariantes e representações.
• Abordar de forma prática à docência em aritmética por meio de projetos realizados com a comunidade, criando, planejando, aplicando e avaliando oficinas didáticas.
Conteúdo Programático
• Laboratório de ensino de matemática: definição, caracterização, tipos.
• Jogos, recursos e materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem de aritmética.
• Construção do número: Provas Piagetianas. Classificação e seriação.
• Sistema de base 10 e outras bases.
• Campo aditivo. Problemas de transformação, composição e comparação.
• Campo multiplicativo. Diagrama de classificação.
• Metodologias para o ensino dos conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos, com a utilização de recursos didáticos.
• Jogos, recursos e materiais didáticos para o ensino e a aprendizagem de aritmética.
• Construção do número: Provas Piagetianas. Classificação e seriação.
• Sistema de base 10 e outras bases.
• Campo aditivo. Problemas de transformação, composição e comparação.
• Campo multiplicativo. Diagrama de classificação.
• Metodologias para o ensino dos conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos, com a utilização de recursos didáticos.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- KAMII, Constance. Aritmética: novas perspectivas - implicações da teoria de Piaget. 6. ed. Campinas: Papirus, 1997. 237 p. ISBN 8530801687. LORENZATO, Sergio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2010. 178 p. (Formação de professores). SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino fundamental : jogos de matemática de 1º a 5º ano. Porto Alegre: ArtMed 2007, 1 recurso online ISBN 9788536310626.
Bibliografia Complementar:
- SMOLE, Kátia Stocco. Cadernos do Mathema ensino fundamental : jogos de matemática de 6º a 9º ano, v.2. Porto Alegre: ArtMed 2007, 1 recurso online ISBN 9788536311487. SMOLE, Kátia Stocco. Materiais manipulativos para o ensino das quatro operações básicas. Porto Alegre: Penso, 2016, 1 recurso online (Mathemateca v.2). ISBN 9788584290734. SMOLE, Kátia Stocco. Materiais manipulativos para o ensino de frações e números decimais. Porto Alegre: Penso, 2016. 1 recurso online (Mathemateca v.3). ISBN 9788584290758. SMOLE, Kátia Stocco. Materiais manipulativos para o ensino do sistema de numeração decimal. Porto Alegre: Penso, 2016. 1 recurso online (Mathemateca v.1). ISBN 9788584290710. SMOLE, Kátia Stocco. Resolução de problemas nas aulas de matemática. Porto Alegre: Penso, 2016. 1 recurso online ISBN 9788584290819.