Nome da Atividade
TENDÊNCIAS METODOLÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TMEM)
CÓDIGO
11270097
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A constituição da Educação Matemática no Brasil. Tendências teórico metodológicas atuais da Educação Matemática no Brasil e suas implicações para a formação de professores e suas práticas. Trabalha com as concepções de ensino e aprendizagem inseridas nas paisagens da educação brasileira e com as tendências em Educação Matemática, estudando conceitos relativos a etnomatemática com enfoque às culturas Afro-Brasileira e Indígena. Prioriza a compreensão da prática docente e do papel do professor no contexto da escola, das políticas públicas em educação e dos sistemas nacionais de ensino. Tendências Metodológicas em Educação Matemática. Produção textual sobre Educação Matemática.
Objectives
Objetivo Geral:
Reconhecer e entender a Educação Matemática como campo de pesquisa e área de atuação profissional, identificando, compreendendo e relacionando com as diversas tendências teórico metodológicas no ensino de Matemática.● Conceituar Educação Matemática como campo de pesquisa e ação;
● Reconhecer as diferentes tendências metodológicas para o ensino de Matemática;
● Compreender os processos históricos de construção da Educação Matemática enquanto área de atuação profissional e de pesquisa;
● Compreender as diferentes tendências teórico metodológicas em Educação matemática;
● Explorar as concepções de ensino e aprendizagem a partir da matemática.
● Discutir sobre a prática docente e o papel do professor, relacionando aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica, à luz dos conceitos relativos a etnomatemática com enfoque às culturas Afro-Brasileira e Indígena.
● Conhecer algumas Tendências em Educação Matemática.
● Diferenciar tipos de texto resenha, resumo expandido, artigo e relato de experiência por meio de análise de textos que tratam de educação matemática;
● Desenvolver propostas de ensino e produzir um texto acadêmico contextualizando e relacionando as tendências metodológicas estudadas.
Conteúdo Programático
● A Educação Matemática e os campos de pesquisa e ação.
● Não há docência sem discência.
● Abordagem de temas relacionados aos aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica, com enfoque às culturas Afro-Brasileira e Indígena.
● Ensinar não é transmitir conhecimento é uma especificidade humana.
● As tendências Metodológicas em Educação Matemática como metodologia de Ensino;
● Análise e escrita de tipos de texto: resenha, resumo expandido, artigo e relato de experiência por meio de leitura de textos de educação matemática;
● Produção de texto sobre tendências metodológicas.
● Não há docência sem discência.
● Abordagem de temas relacionados aos aspectos sociais, étnicos e culturais dos diferentes grupos inseridos na Educação Básica, com enfoque às culturas Afro-Brasileira e Indígena.
● Ensinar não é transmitir conhecimento é uma especificidade humana.
● As tendências Metodológicas em Educação Matemática como metodologia de Ensino;
● Análise e escrita de tipos de texto: resenha, resumo expandido, artigo e relato de experiência por meio de leitura de textos de educação matemática;
● Produção de texto sobre tendências metodológicas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- NAVARRO, Eloisa Rosotti; SOUZA, Maria do Carmo de. Educação Matemática em pesquisa: perspectivas e tendências. volume 2. Guarujá: Científica Digital, 2021. ISBN 9786587196763. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.org/books/978-65-87196-76-3.pdf Acesso em: 12 jan. 2024.
- LIMA, Luana; ROSALEN, Marilena (org.). Saberes e diversidade: aspectos étnico-raciais para construção e formação docente. Diadema: V&V, 2021. (Saberes e diversidade). ISBN 9786588471104. E-book.
- KNIJNIK, G. et al. Etnomatemática em Movimento. São Paulo: Autêntica, 2019. (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788551306505. E-book.
- AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos sem rodeios e sem medo da ABNT, 9 ed. São Paulo: Saraiva, 2019. ISBN 9788571440289. E-book.
- ALRO, H. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática, 2 ed. São Paulo: Autêntica, 2007. ISBN 9788582179000. E-book.
Bibliografia Complementar:
- TOLEDO, M. E. R. O, et al. Tendências em educação matemática. Porto Alegre: SAGAH, 2021. ISBN 9786556902647. E-book.
- PONTE, J. P.; BROCARDO, J.; OLIVEIRA, H. Investigações Matemáticas na Sala de Aula, 4 ed. São Paulo: Autêntica, 2019. ISBN 9788551305867. E-book.
- PAIS, L.C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa, 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. ISBN 9788551301326. E-book.
- MARIN, Douglas; MARCO, Fabiana Fiorezi de. Metodologia da Pesquisa na formação do professor de Matemática/ Douglas Marin, Fabiana Fiorezi de Marco. Uberlândia: UFU, Centro de Educação a Distância, UFU, 2014. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/25237/1/Livro_Metodoligia_da_Pesquisa.pdf Acesso em: 12 jan. 2024.
- CARVALHO, Dione Lucchesi de. A interação entre o conhecimento matemático da prática e o escolar. Tese de doutorado - Campinas, SP: [s.n], 1985. Disponível em: https://www.psiem.fe.unicamp.br/pf-psiem/carvalho_dioneluccheside_d_.pdf Acesso em: 12 jan. 2024.