Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO A (ECS A)
CÓDIGO
11270111
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental, observando, acompanhando e colaborando com as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução EMENTA
Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental, observando, acompanhando e colaborando com as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental, observando, acompanhando e colaborando com as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple os anos finais do ensino fundamental a partir da convivência com a comunidade escolar. Planejar e executar atividades de docência com conteúdos matemáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, considerando os princípios da dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças étnicas, culturais e diversidades.● Vivenciar, observar, compreender e colaborar com as rotinas dos diversos espaços dentro da escola (secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc) partir da convivência com os professores de Matemática do Ensino Fundamental;
● Exercer a docência compartilhada nas aulas com um professor de Matemática do Ensino Fundamental;
● Implementar ações e atividades matemáticas para o Ensino Fundamental em sala de aula, como: oficinas, jogos matemáticos, materiais concretos, estratégias didáticas, ou uso de aplicativos e softwares matemáticos aos alunos da turma;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Refletir, analisar e registrar as ações desenvolvidas com a Matemática do Ensino Fundamental.
● Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.
Conteúdo Programático
● Conhecimento do público-alvo e do espaço escolar onde o projeto/prática será desenvolvido;
● Planejamento da prática/projeto considerando os conteúdos matemáticos, o público e a tendência metodologia mais adequada;
● Desenvolvimento e acompanhamento da prática/projeto, adequando-a realidade e ao objetivo da aprendizagem;
● Avaliação crítica da prática/projeto desenvolvido, bem como, elaborar instrumentos para que os participantes avaliem;
● Escrita de uma produção textual científica na forma de relatório de estágio.
● Planejamento da prática/projeto considerando os conteúdos matemáticos, o público e a tendência metodologia mais adequada;
● Desenvolvimento e acompanhamento da prática/projeto, adequando-a realidade e ao objetivo da aprendizagem;
● Avaliação crítica da prática/projeto desenvolvido, bem como, elaborar instrumentos para que os participantes avaliem;
● Escrita de uma produção textual científica na forma de relatório de estágio.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRANDT, CF., and MORETTI, MT., (orgs). Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016. ISBN 978-85-7798-215-8. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/dj9m9/pdf/brandt-9788577982158.pdf Acesso em: 14 fev. 2024.
- FIORENTINI, DARIO. Mapeamento da Pesquisa Acadêmica Brasileira sobre o professor que ensina Matemática. Campinas: FE/UNICAMP, 2016. ISBN: 978-85-7713-198-3. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/pf/subportais/biblioteca/fev-2017/e-book-mapeamento-pesquisa-pem.pdf Acesso em: 14 fev. 2024.
- PAIS, Luiz Carlos. Ensinar e aprender matemática. São Paulo: Autêntica, 2007. ISBN 9788582179048. E-book
Bibliografia Complementar:
- CYRINO, Maria Cristina de Costa Trindade. (Org.) Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática: desafios e perspectivas. Brasília, DF: SBEM, 2018. (Coleção SBEM ; 10). ISBN 978-85-98092-51-5. Disponível em: http://sbembrasil.org.br/files/tematicas_emergentes.pdf Acesso em: 14 fev. 2024.
- LOPES, A. R. L. V.; PAIVA, M. A. V.; PEREIRA, P. S.; POZEBON, S.; CEDRO, W. L. Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetike, Campinas, SP, v. 25, n. 1, p. 75–93, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8647637 Acesso em: 14 fev. 2024.
- KRAUSE, Ester Vellar. O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: http://guaiaca.UFPEL.edu.br/browse?type=author&value=Krause%2C+Ester+Vellar Acesso em: 14 fev. 2024.
- NÖRNBERG, Marta (org.). Formação em contextos de estágio e desenvolvimento profissional. São Leopoldo: Oikos, 2017. Disponível em: http://guaiaca.UFPEL.edu.br:8080/handle/prefix/6311 Acesso em: 14 fev. 2024.
- SANTOS, Lucíola Licínio de C. P. Entrevista com o prof. Antonio Nóvoa. Educação & Sociedade. 2012, v. 33, n. 119, pp. 633-645. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/sktfPc74D4HJTcsMcL6r6Bc/?lang=pt# Acesso em: 14 fev. 2024.