Nome da Atividade
TECNOLOGIAS DIGITAIS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (TDEM)
CÓDIGO
11270112
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Fases das tecnologias digitais no ensino da matemática. Uso da calculadora e do computador no ensino fundamental e médio. Softwares, aplicativos, ambientes virtuais e objetos de aprendizagem no ensino da matemática. Produção de vídeos, pelos estudantes sobre conteúdos matemáticos. Textos (artigos, dissertações e/ou teses) sobre tecnologias digitais no ensino de matemática. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade
Objectives
Objetivo Geral:
Discutir o potencial das tecnologias digitais, identificando-as e contextualizando-as no processo de ensino e aprendizagem da matemática.● Compreender a importância das tecnologias digitais no contexto do século XXI;
● Reconhecer a matemática como uma área do conhecimento que favorece o uso de diversas tecnologias digitais;
● Conhecer o potencial pedagógico das tecnologias digitais: Softwares aplicativos, ambientes virtuais, objetos de aprendizagem e produção de vídeos, bem como, do computador e da calculadora;
● Elaborar e desenvolver estratégias pedagógicas que envolvam as tecnologias digitais no ensino da matemática;
● Avaliar as estratégias de ensino da matemática com tecnologias digitais.
Conteúdo Programático
● Leitura e discussão de materiais acerca do uso pedagógico das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem de matemática;
● Elaboração e experimentação das tecnologias digitais no ensino de matemática;
● Planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem de matemática pautada no uso das tecnologias.
● Elaboração e experimentação das tecnologias digitais no ensino de matemática;
● Planejamento de estratégias de ensino e aprendizagem de matemática pautada no uso das tecnologias.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BORBA, Marcelo de Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia Rodrigues da; GADANIDIS, George. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento, 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020 (Coleção Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788551306734. E-book
- FELCHER, Carla Denize Ott. Uso de tecnologias digitais no ensino de matemática. Ijuí: Unijuí, 2021. ISBN 9786586074840. E-book
- TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade, 10 ed. São Paulo: Erica, 2018. ISBN : 9788536530246. E-book
Bibliografia Complementar:
- BACICH, Lilian. Metodologias ativas para uma educação inovadora uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017. ISBN 9788584291168. E-book
- BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e educação matemática, 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019 (Coleção Tendências em educação matemática). ISBN 9788551306628. E-book
- FERREIRA, Armindo Ribeiro. Comunicação e aprendizagem - mecanismos, ferramentas e comunidades digitais. São Paulo: Erica,2014. ISBN 9788536522180. E-book
- GABRIEL, Martha. Educar a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. ISBN 9788502204881. E-book
- TAJRA, Sanmya Feitosa. Desenvolvimento de projetos educacionais - mídias e tecnologias. São Paulo: Erica, 2014. ISBN 9788536522203. E-book