Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO C (ECS C)
CÓDIGO
11270117
Carga Horária
105 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
7
CRÉDITOS
7
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Vivenciar a realidade do espaço escolar em uma escola pública da educação básica que contemple o ensino médio, observando, acompanhando e colaborando com as rotinas dos diversos espaços (secretaria, direção, supervisão e orientação pedagógica, orientação psicológica, etc.) e compartilhando uma sala de aula com um professor de matemática. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objectives
Objetivo Geral:
● Compreender a realidade de uma escola da educação básica que contemple o Ensino Médio a partir da convivência com a comunidade escolar. Planejar e executar atividades de docência com conteúdos matemáticos para o Ensino Médio, considerando os princípios da dignidade humana, igualdade de direitos, reconhecimento e valorização das diferenças étnicas, culturais e diversidades.● Vivenciar, observar, compreender e colaborar com as rotinas dos diversos espaços dentro da escola (secretaria, direção, supervisão, orientação, biblioteca, sala de aula, etc) partir da convivência com os professores de Matemática do Ensino Médio;
● Exercer a docência compartilhada nas aulas com um professor de Matemática do Ensino Médio;
● Implementar ações e atividades matemáticas para o Ensino Médio em sala de aula, como: oficinas, jogos matemáticos, materiais concretos, estratégias didáticas, ou uso de aplicativos e softwares matemáticos aos alunos da turma;
● Planejar e vivenciar ações de extensão;
● Refletir, analisar e registrar as ações desenvolvidas com a Matemática do Ensino Médio.
● Organizar e elaborar um relatório de prática sobre a atividade implementada junto à comunidade escolar e sobre a docência compartilhada.
Conteúdo Programático
• Conhecimento do público-alvo e do espaço escolar onde o projeto/prática será desenvolvido.
● Planejamento da prática/projeto considerando os conteúdos matemáticos, o público e a tendência metodologia mais adequada;
● Desenvolvimento e acompanhamento da prática/projeto, adequando-a realidade e ao objetivo da aprendizagem;
● Avaliação crítica da prática/projeto desenvolvido, bem como elaborar instrumentos para que os participantes avaliem;
● Escrita de uma produção textual científica na forma de relatório de estágio.
● Planejamento da prática/projeto considerando os conteúdos matemáticos, o público e a tendência metodologia mais adequada;
● Desenvolvimento e acompanhamento da prática/projeto, adequando-a realidade e ao objetivo da aprendizagem;
● Avaliação crítica da prática/projeto desenvolvido, bem como elaborar instrumentos para que os participantes avaliem;
● Escrita de uma produção textual científica na forma de relatório de estágio.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BIANCHI, Anna Cecilia de Moraes. Orientação para estágio em licenciatura. São Paulo: Cengage Learning, 2012. ISBN 9788522113996. E-book
- FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Matemática - práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2012. ISBN 9788563899972. E-book
- MILANI, Raquel. “Sim, Eu Ouvi o que Eles Disseram”: o Diálogo como Movimento de Ir até Onde o Outro Está. Bolema: Boletim de Educação Matemática [online]. 2017, v. 31, n. 57, pp. 35-52. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bolema/a/C4wJkKzphWyT4w85PZTHvRy/?lang=pt Acesso em: 12 abr. 2024.
Bibliografia Complementar:
- COSTA, M. dos S., Ericeira, T. B., & Nunes, C. B. (2021). O currículo de Matemática do Ensino Médio sob a luz da BNCC: reflexões acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Pesquisa e Debate em Educação [online], v. 11, n.1, 2021, 1–19, e 31896. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2237-9444.2021.v11.31896 Acesso em: 12 abr. 2024.
- OLIVEIRA, Rosane Machado de. Estágio supervisionado ensino médio: planejamento e docência. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento [online]. Ano 04, Ed. 05, Vol. 06, pp. 243-272. Maio de 2019. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/pedagogia/planejamento-e-docencia Acesso em: 12 abr. 2024.
- PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 94, p. 58-73, ago. 1995. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/cp/arquivos/612.pdf Acesso em: 12 abr. 2024.
- NÓVOA, Antônio. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. - Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DfM3JL685vPJryp4BSqyPZt/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 abr. 2024.
- CADERNOS do Mathema ensino médio: jogos de matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: ArtMed, 2011. ISBN 9788536317281. E-book
- KRAUSE, Ester Vellar. O Estágio Curricular Supervisionado na Licenciatura de Matemática: um estudo sobre a formação de futuros professores. 2015. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Faculdade de Educação - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: http://guaiaca.UFPEL.edu.br:8080/handle/prefix/2896 Acesso em: 12 abr. 2024.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores |
---|---|---|---|---|---|
X1 | 2025 / 1 | 15 | 2 |
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura) Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura) Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura) |
LUCIANA CHIMENDES CABRERA Professor Regente CARLA DENIZE OTT FELCHER Professor responsável pela turma |