Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID)
CÓDIGO
11270118
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Direitos Humanos. Educação Inclusiva e a Diversidade (Indígena, Quilombola, Relações étnico- racionais). Educação de Jovens e Adultos. O desafio da desigualdade social e educacional na Educação Matemática. A mudança dos paradigmas da Educação Matemática, a inclusão e as reformas da escola. Pessoas com necessidades educacionais especiais. Tecnologia como aliada no processo de inclusão. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.

Objectives

Objetivo Geral:

Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade contextualizando historicamente e, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão sobre direitos humanos, evidenciando as políticas públicas no contexto da Educação e na Educação Matemática.
● Compreender historicamente a Educação inclusiva e a diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
● Pensar sobre o desafio da desigualdade social e educacional;
● Repensar a educação a partir do contexto de inclusão e diversidade;
● Estudar questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos;
● Perceber as tecnologias como aliadas no processo de inclusão e, portanto, fundamental no processo de ensino e aprendizagem.

Conteúdo Programático

● Educação inclusiva e a diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais na Educação Matemática;
● Contexto sócio-histórico e Políticas Públicas de Educação Inclusiva.
● Inclusão social e Inclusão Educacional: garantia dos Direitos Humanos à promoção e participação.
● Grupos minoritários que, por condição social, credo, orientação sexual, ou quaisquer outras diferenças significativas, sejam excluídos de seus direitos à cidadania plena;
● Pessoas com deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades/ Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos e a inserção na Educação Matemática;
● Políticas públicas e educacionais voltada a EJA;
● Tecnologia como aliada no processo de inclusão.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ALIAS, Gabriela. Desenvolvimento da aprendizagem na educação especial princípios, fundamentos e procedimentos na educação inclusiva. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522123544. E-book
  • BARRETO, Maria Angela de Oliveira Champion. Educação inclusiva contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino- aprendizagem, 1 ed. São Paulo: Erica, 2014. ISBN 9788536510231. E-book
  • DINIZ, Margareth. Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas avanços e desafios, 1 ed. São Paulo: Autêntica, 2012. ISBN 9788565381543. E-book

Bibliografia Complementar:

  • COLL, C. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar, vol. 2, 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2007. ISBN 9788536307770. E-book
  • DRAGO, Sonia Lopes Victor; CHICON, José Franscisco (Orgs.) (Org.). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios avanços e desafios. Vitória: EDUFES, 2013. ISBN 978-85-7772-132-0. [Recurso eletrônico] Disponível em: https://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/76003d93-12d8-4dd3-b1dc-57932c11a5d3/content Acesso em: 17 julho 2024.
  • LOURENÇO, Érika. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Ouro Preto: Autêntica, 2010. ISBN 9788575264904. E-book
  • MADRUGA, Sidney. Pessoas com deficiência e direitos humanos ótica da diferença e ações afirmativas, 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2021. ISBN 9786555598308 E-book
  • PASSOS, Angela Meneghello, PASSOS, Marinez Meneghello, ARRUDA, Sergio de Mello. A Educação Matemática Inclusiva no Brasil: uma análise baseada em artigos publicados em revistas de Educação Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 6, n. 2, mai-ago. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269488824_A_Educacao_Matematica_Inclusiva_no_Brasil_uma_analise_baseada_em_artigos_publicados_em_revistas_de_Educacao_Matematica

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2025 / 2 325 93 Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
Matemática - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
Matemática - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Canguçu (Licenciatura)
Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
Matemática - Polo Esteio (Licenciatura)
Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
Matemática - Polo Pinheiro Machado (Licenciatura)
Matemática - Polo Piratini (Licenciatura)
Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
Matemática - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)
Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
Matemática - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo São Sepé (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
Matemática - Polo Sobradinho (Licenciatura)
Matemática - Polo Tapejara (Licenciatura)
Matemática - Polo Três de Maio (Licenciatura)
Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
REJANE CONCEIÇÃO SILVEIRA DA SILVA
Professor responsável pela turma

LUCIANA CHIMENDES CABRERA
Professor Regente

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Arroio dos Ratos (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Cachoeira do Sul (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Herval (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Restinga Sêca (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Santana da Boa Vista (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Agudo (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Gramado (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Gravataí (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Mostardas (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Santo Antônio da Patrulha (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Sobradinho (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Canguçu (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Esteio (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Tapejara (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Três de Maio (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Pinheiro Machado (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Piratini (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Itaqui (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Ibaiti (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Balneário Pinhal (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Santa Vitória do Palmar (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Novo Hamburgo (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Quaraí (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Picada Café (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo São Lourenço do Sul (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo São Sepé (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Sapiranga (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Sapucaia do Sul (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Serafina Corrêa (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Três Passos (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Rosário do Sul (Licenciatura)
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID) Matemática - Polo Santana do Livramento (Licenciatura)

Page generated on 2025-08-02 14:05:40 (query took 0.151423s)