Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA E DIVERSIDADES (EMID)
CÓDIGO
11270118
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Direitos Humanos. Educação Inclusiva e a Diversidade (Indígena, Quilombola, Relações étnico- racionais). Educação de Jovens e Adultos. O desafio da desigualdade social e educacional na Educação Matemática. A mudança dos paradigmas da Educação Matemática, a inclusão e as reformas da escola. Pessoas com necessidades educacionais especiais. Tecnologia como aliada no processo de inclusão. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objectives
Objetivo Geral:
Discutir os princípios norteadores da Educação Inclusiva e diversidade contextualizando historicamente e, proporcionando ao aluno um espaço de reflexão sobre direitos humanos, evidenciando as políticas públicas no contexto da Educação e na Educação Matemática.● Compreender historicamente a Educação inclusiva e a diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais;
● Pensar sobre o desafio da desigualdade social e educacional;
● Repensar a educação a partir do contexto de inclusão e diversidade;
● Estudar questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos;
● Perceber as tecnologias como aliadas no processo de inclusão e, portanto, fundamental no processo de ensino e aprendizagem.
Conteúdo Programático
● Educação inclusiva e a diversidade como referência para repensar as construções políticas e legais na Educação Matemática;
● Contexto sócio-histórico e Políticas Públicas de Educação Inclusiva.
● Inclusão social e Inclusão Educacional: garantia dos Direitos Humanos à promoção e participação.
● Grupos minoritários que, por condição social, credo, orientação sexual, ou quaisquer outras diferenças significativas, sejam excluídos de seus direitos à cidadania plena;
● Pessoas com deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades/ Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos e a inserção na Educação Matemática;
● Políticas públicas e educacionais voltada a EJA;
● Tecnologia como aliada no processo de inclusão.
● Contexto sócio-histórico e Políticas Públicas de Educação Inclusiva.
● Inclusão social e Inclusão Educacional: garantia dos Direitos Humanos à promoção e participação.
● Grupos minoritários que, por condição social, credo, orientação sexual, ou quaisquer outras diferenças significativas, sejam excluídos de seus direitos à cidadania plena;
● Pessoas com deficiência, Transtornos Globais de Desenvolvimento, Altas Habilidades/ Superdotação e Transtornos Funcionais Específicos e a inserção na Educação Matemática;
● Políticas públicas e educacionais voltada a EJA;
● Tecnologia como aliada no processo de inclusão.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALIAS, Gabriela. Desenvolvimento da aprendizagem na educação especial princípios, fundamentos e procedimentos na educação inclusiva. São Paulo: Cengage Learning, 2016. ISBN 9788522123544. E-book
- BARRETO, Maria Angela de Oliveira Champion. Educação inclusiva contexto social e histórico, análise das deficiências e uso das tecnologias no processo de ensino- aprendizagem, 1 ed. São Paulo: Erica, 2014. ISBN 9788536510231. E-book
- DINIZ, Margareth. Inclusão de pessoas com deficiência e/ou necessidades específicas avanços e desafios, 1 ed. São Paulo: Autêntica, 2012. ISBN 9788565381543. E-book
Bibliografia Complementar:
- COLL, C. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação escolar, vol. 2, 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2007. ISBN 9788536307770. E-book
- DRAGO, Sonia Lopes Victor; CHICON, José Franscisco (Orgs.) (Org.). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios avanços e desafios. Vitória: EDUFES, 2013. ISBN 978-85-7772-132-0. [Recurso eletrônico] Disponível em: https://repositorio.ufes.br/server/api/core/bitstreams/76003d93-12d8-4dd3-b1dc-57932c11a5d3/content Acesso em: 17 julho 2024.
- LOURENÇO, Érika. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Ouro Preto: Autêntica, 2010. ISBN 9788575264904. E-book
- MADRUGA, Sidney. Pessoas com deficiência e direitos humanos ótica da diferença e ações afirmativas, 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2021. ISBN 9786555598308 E-book
- PASSOS, Angela Meneghello, PASSOS, Marinez Meneghello, ARRUDA, Sergio de Mello. A Educação Matemática Inclusiva no Brasil: uma análise baseada em artigos publicados em revistas de Educação Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, vol. 6, n. 2, mai-ago. 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269488824_A_Educacao_Matematica_Inclusiva_no_Brasil_uma_analise_baseada_em_artigos_publicados_em_revistas_de_Educacao_Matematica