Resumo
Artista e professora associada do Centro de Artes da Universidade Federa de Pelotas - UFPel. Bacharel em Pintura pela Universidade Federal de Pelotas (1996). Realizou o Mestrado em Artes Visuais: ênfase em poéticas visuais, sob orientação da Profa. Dra. Sandra Rey (2000), pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS e o doutorado, pelo mesmo Programa com a pesquisa Cartogravista de céus: proposições para compartilhamentos, sob orientação do prof. Dr. Hélio Custódio Fervenza (2011). É professora dos Cursos de Artes Visuais, na área de Fundamentos da Linguagem Visual [Percepção Visual], Pintura e Trabalho de Conclusão de Curso. Também atua no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Artes Visuais, na linha de Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, ministrando a disciplina Paisagens cotidianas e dispositivos de compartilhamentos. É líder do Grupo de Pesquisa Deslocamentos, observâncias e cartografias contemporâneas - DESLOCC (UFPel/CNPQ) que investiga as seguintes temáticas: as relações entre arte e cotidiano, as cartografias e deslocamentos de artistas, a paisagem cotidiana na arte contemporânea, os dispositivos de arte que promovem a multiplicação e a circulação da obra em diferentes mídias [impressos e vídeos] e contextos - ruas, praças, escolas, entre outros, como também, a mediação da arte contemporânea. Os estudos contemplam diferentes pontos de vista, do artista, do professor-mediador e do receptor, por isso, orienta estudantes dos Cursos de Bacharelado [poética] e de Licenciatura em Artes Visuais [mediação]. Desenvolve projetos de extensão que envolve a experimentação, a produção e a reflexão de temas da pesquisa. Artista plástica que expõe em galerias, museus e realiza intervenções em espaços públicos. Atualmente possui um acervo de vistas do céu e das cidades que compartilha em dispositivos distintos [cartões, observatórios, mirantes, álbuns] de apresentação e circulação da produção. O acervo já foi mostrado em exposições coletivas, individuais e intervenções em espaços públicos. Participa dos Grupos de Pesquisa Percursos poéticos: procedimentos e grafias da arte contemporânea (UFPel/CNPQ) e Veículos da Arte (UFRGS/CNPQ). Associada à Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Atuou como coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel, de dezembro de 2017 a dezembro de 2021.
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAVI - UFRGS, 2011)
Mestrado em Artes Visuais (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999)
Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilit (Universidade Federal de Pelotas, Incompleto)
Graduação em Graduação em Pintura, Escultura ou Gravura (Universidade Federal de Pelotas, 1995)
Áreas de atuação
Artes - artes visuais
Artes - arte contemporânea
Artes - poéticas visuais
Artes - arte e educação
Artes - arte propositiva
Artes - percepção visual
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/1 | M3 | FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL I Horários
| 18+18 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | M4 | FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL I Horários
| 18+18 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2024/1 | P1 | ATELIÊ LIVRE II Horários
| 0+36 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | 1 | Deslocamentos e cartografias de artistas Horários
| 34+17 | Artes (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | M1 | FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL II Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M1 | FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL I Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2023/2 | M2 | FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL II Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Bacharelado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.