Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Em função do ingresso dos alunos nas Universidades através do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aliados às cotas étnico-raciais, para as comunidades indígenas e quilombolas e, mais recentemente para pessoas com deficiência, observou-se um crescimento expressivo da mobilidade de estudante entre Universidades e entre Cursos. De forma geral, é possível afirmar que a Universidade pública está em processo de democratização do acesso, entretanto, no contexto atual dos últimos anos houve um aumento dos indicadores de evasão e retenção nos diferentes cursos de Universidades públicas do país, além disso, a pandemia de COVID-19 trouxe um agravamento desses índices que ficaram ainda mais expressivos. Assim, objetiva-se através deste projeto, vinculado ao "Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL", regulamentado através da Resolução nº 16/2018, do COCEPE, obter dados mais precisos sobre a evasão e retenção do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, bem como espera-se desenvolver ações que busquem reduzir a evasão e abandono ao mesmo tempo que traga melhorias na qualidade do ensino no Curso. Destaca-se que algumas ações voltadas para a melhora da qualidade do ensino no Curso já estavam sendo realizadas através do Projeto de Ensino Tópicos em Gastronomia: Grupo de Estudos Interdisciplinar, que no momento também encontra-se ativo e em execução.
Objetivo Geral
O projeto objetiva, especialmente, a melhoria da qualidade do ensino, através do desenvolvimento de ações de combate à retenção e à evasão do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UFPEL.
Justificativa
O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia foi criado em outubro de 2010 e conta com uma matriz curricular 80% prática que pode ser integralizada, em turno integral, de maneira regular em 5 semestres. O número de vagas ofertadas foi modificando em função da dinâmica das diretrizes institucionais e atualmente ingressam no curso, de forma anual, 44 estudantes, sendo que desde sua criação até o momento 219 acadêmicos obtiveram o grau de Tecnólogo em Gastronomia. Contudo, durante o período de ensino remoto, na pandemia de COVID-19, muitas disciplinas práticas presenciais não puderam ser ofertadas o que ocasionou um aumento na evasão e abandono do curso, além de um aumento expressivo de alunos retidos por conta da não oferta dessas disciplinas, tendo como consequência direta um aumento no tempo de integralização curricular aliado aos pré-requisitos existentes na matriz curricular. Além disso, o currículo passou por poucas alterações voltadas à reestruturação de disciplinas, flexibilização, modernização e adaptação do perfil do profissional às necessidades de mercado, pois, ainda não há dados concretos sobre a atuação dos egressos nas diferentes vertentes de trabalho da Gastronomia.
Assim, práticas são necessárias, do ponto de vista pedagógico, para que as condições de melhoria do ensino sejam oportunizadas, tais como: revisão do PPC, flexibilização dos pré-requisitos, que ocasionam a retenção, e a modernização curricular que pode tornar o Curso mais atrativo do início ao fim. Ademais, é preciso considerar como importantes, as ações cotidianas protagonizadas a partir de demandas e necessidades específicas dos acadêmicos que precisam ser realizadas no curso ou na sala de aula periodicamente. Tais procedimentos visam reduzir os índices de reprovação, evasão e abandono do curso, ao mesmo tempo que se implementa um sistema de alimentação de dados e, a partir dele, possa se estabelecer análises e interpretações para a proposição de ações que minimizem os problemas, hoje, existentes.
Assim, práticas são necessárias, do ponto de vista pedagógico, para que as condições de melhoria do ensino sejam oportunizadas, tais como: revisão do PPC, flexibilização dos pré-requisitos, que ocasionam a retenção, e a modernização curricular que pode tornar o Curso mais atrativo do início ao fim. Ademais, é preciso considerar como importantes, as ações cotidianas protagonizadas a partir de demandas e necessidades específicas dos acadêmicos que precisam ser realizadas no curso ou na sala de aula periodicamente. Tais procedimentos visam reduzir os índices de reprovação, evasão e abandono do curso, ao mesmo tempo que se implementa um sistema de alimentação de dados e, a partir dele, possa se estabelecer análises e interpretações para a proposição de ações que minimizem os problemas, hoje, existentes.
Metodologia
A metodologia utilizada terá o intuito de estimular a permanência dos alunos no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, proporcionar estratégias de aprendizagem e promover o bem estar dos alunos durante a permanência no Curso.
Serão realizadas as seguintes ações envolvendo o NDE, docentes da área profissionalizante e Diretório Acadêmico:
- Acompanhamento dos egressos do curso através de levantamento de dados da formação e atuação, hoje inexistentes;
- Consulta aos acadêmicos, com vínculo ativo, e também aos egressos, sobre possíveis melhorias e atualizações na qualidade de ensino e das disciplinas;
- Melhorias no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia;
- Acompanhamento dos acadêmicos no processo de integralização do curso e inserção dos mesmo em projetos através de ações de tutoria envolvendo os docentes da área profissionalizante do curso;
- Recepção e realização de Aula Inaugural com os ingressantes envolvendo acadêmicos egressos atuantes em diferentes áreas da Gastronomia;
- Bem-estar e acolhimento através de parcerias com o NAI e NUAAD;
- Divulgação do Curso com participação ativa dos estudantes em Escolas da Região, na Mostra de Curso e na ação Mundo UFPel;
- Dilvulgação do curso nas redes sociais e modernização do site institucional do curso.
Serão realizadas as seguintes ações envolvendo o NDE, docentes da área profissionalizante e Diretório Acadêmico:
- Acompanhamento dos egressos do curso através de levantamento de dados da formação e atuação, hoje inexistentes;
- Consulta aos acadêmicos, com vínculo ativo, e também aos egressos, sobre possíveis melhorias e atualizações na qualidade de ensino e das disciplinas;
- Melhorias no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia;
- Acompanhamento dos acadêmicos no processo de integralização do curso e inserção dos mesmo em projetos através de ações de tutoria envolvendo os docentes da área profissionalizante do curso;
- Recepção e realização de Aula Inaugural com os ingressantes envolvendo acadêmicos egressos atuantes em diferentes áreas da Gastronomia;
- Bem-estar e acolhimento através de parcerias com o NAI e NUAAD;
- Divulgação do Curso com participação ativa dos estudantes em Escolas da Região, na Mostra de Curso e na ação Mundo UFPel;
- Dilvulgação do curso nas redes sociais e modernização do site institucional do curso.
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores utilizados como base serão: os resultados das ações propostas e também os índices fornecidos pelo sistema Cobalto a respeito dos dados de evasão e retenção no Curso. Como resultados das ações do presente projeto espera-se: uma redução da evasão e retenção no curso ao mesmo tempo que aumenta a qualidade de ensino e, consequentemente, melhora a atuação dos estudantes egressos no mercado de trabalho.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AIDANA SCARPARO VALENTE | |||
AIRTON LUIZ TOLFO KARSBURG | |||
ALINE LEAL SILVEIRA | |||
AMANDA SAMPAIO DOS SANTOS | |||
ANA CAROLINA LUCHE ATHAIDE VAZ | |||
ANA LUCIA THUROW | |||
ANA LUIZA ALVES DE OLIVEIRA | |||
ANA LUIZA RODRIGUES CORRÊA TAVARES | |||
ANA PAULA MEDINA MACHADO | |||
ANA PEREIRA DA SILVA ZAGO | |||
ANAI PUCCINELLI VERGARA | |||
ANGELA GALVAN DE LIMA | 15 | ||
ANTONELA HARTER DA SILVA | |||
Andryele Couto da Silva | |||
BERNARDO DUARTE LANGE | |||
BERNARDO LEITE DE SOUZA | |||
CAIO MANKE NACHTIGALL | |||
CAMILA SCHWANSON MADRUGA | |||
CAMILE VITORIA GONCALVES MACHADO | |||
CAMILLA RAQUEL FLORES BORGES | |||
CAROLINE DALMORO DA SILVA | |||
CATHARINA DA CONCEIÇÃO SCHIDA | |||
CATIA MARIZA PIEPER BEHLING | |||
CHIRLE DE OLIVEIRA RAPHAELLI | |||
CORIOLANO CHAVES BORGES FILHO | 30 | ||
DALITA FERNANDA DIAS | |||
DAVID DE ANDRADE CABRAL | |||
DEBORA FERRAZ ALVES | |||
DIANE LESTON RODRIGUES | 2 | ||
EDUARDA SILVA DA SILVA | |||
ELDER PACHECO DA CRUZ | |||
EMILY DE CAMPOS BANDEIRA | |||
FELIPE FEHLBERG HERRMANN | 2 | ||
FELIPE MADRUGA BARBOSA | |||
FILIPE DUARTE SILVA DIAS | |||
Francine Pich Adamoli | |||
GABRIEL BONILHA DA SILVA | |||
GABRIEL DAUZACKER DE QUEIROZ | |||
GABRIEL DE AVILA FARIAS | |||
GABRIEL FUNARI DA ROSA | |||
GABRIEL SALVADOR INVENINATO SILVEIRA | |||
GABRIELA DA ROSA PETZINGER | |||
GABRIELA DA ROSA PETZINGER | |||
GABRIELE DA SILVEIRA PRESTES | |||
GABRIELLE DA ROSA CORREA | |||
GEOVANA LEITE MESSENBURGER | |||
GERMANO MULLER | |||
GIORDANO DIAS TUCHE | |||
GIOVANNA DA SILVA SIGALES | |||
GIULLI PACHECO DE OLIVEIRA | |||
GUILHERME BOTELHO DE OLIVEIRA | |||
GUIMELL DA SILVA SCHEUNEMANN | |||
HECTOR RODRIGUES SCHIMULFENING | |||
HELENA FARIAS MATTOS | |||
HENRIQUE BONATO DUARTE | |||
HIAGO JORGE SILVA | |||
INGRID DE SOUZA CUIMBRA | |||
IRIA MACHADO KUSMA | |||
ISABELY MILFORD ULGUIM FURTADO | |||
IZABEL CRISTINA FERNANDES DE SOUZA | |||
IZABEL CRISTINA FERNANDES DE SOUZA | 1 | ||
JEAN FERNANDO SILVEIRA PIRES | |||
JOAO GUILHERME CARVALHO CARDOSO | |||
JOAO PEDRO GUILHERME PEREIRA | |||
JOAO PEDRO OTEIRO CORREA | |||
JOAO PEDRO TESSMER DUARTE DA SILVA | |||
JOAO VICTOR CASTRO MARTINS | |||
JOAO VICTOR RIBEIRO NEVES | |||
JOAO VITOR NALERIO ROSA | |||
JOSÉ ALVES LAGÔA JÚNIOR | 1 | ||
JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA NASCIMENTO | |||
JOSÉ GOMES DE OLIVEIRA NASCIMENTO | |||
JULIA CASTILHOS GOUVEA | |||
JULIA DA SILVA BORGES | |||
JÚLIA VALERIO DA CRUZ | |||
LAURA DA SILVA DUARTE | |||
LETICIA MASCARENHAS PEREIRA BARBOSA | 1 | ||
LETICIA RODRIGUES PEREIRA | |||
LILIAN FERNANDA NUNES FLORES | |||
LISANDRA SILVA DA SILVA | |||
LUCAS ALEXANDRE ALVES VIEIRA | |||
LUCAS MATHEUS NERY DOS SANTOS | |||
MAIRA GARCIA FREDO | |||
MARIANA CAPAZANA DOS SANTOS | |||
MARIANA GIARETTA MATHIAS | 1 | ||
MARÍLIA RIBEIRO AZAMBUJA | 4 | ||
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ | |||
NANDYALA SA DE SOUZA | |||
NEDILANDY SILVEIRA CLEFF | |||
NICOLE WEBER BENEMANN | 4 | ||
NÍCOLLAS JORNADA PAFIADACHE | |||
OTAVIO ETGES SILVEIRA | |||
PEDRO MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO | 30 | ||
RAELE SIEFERT COIMBRA | |||
RAFAEL DE OLIVEIRA BATISTA | |||
RAFAELA VILLANOVA TAVARES DIAS | |||
ROBERTA SALDIVIA COSTA | |||
RODRIGO DA SILVEIRA LEITZKE | |||
ROSANE DUARTE VIEIRA | |||
SANDRA ALVES NUNES FAGUNDES | |||
SARA POLI TESCH | |||
SHEILA CRISTINA CAVALHEIRO FARIAS | |||
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA | 6 | ||
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO | |||
THAÍS MACIEL BRECHANNE | |||
THOMAS RYAN BRAGA PINZ | |||
VALENTINE COSTA SINNOTT | |||
VALERIA SKUPIEN BIANCHINI | |||
VANESSA GARCIA MONTEIRO | |||
Vitoria Pivatto | |||
WAGNER HALMENSCHLAGER | 4 | ||
YOHANA MORALES STAFFORD |