Nome do Projeto
Projeto de Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 31/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências da Saúde
Resumo
Em função do ingresso dos alunos nas Universidades através do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e Sistema de Seleção Unificada (SiSU), aliados às cotas étnico-raciais, para as comunidades indígenas e quilombolas e, mais recentemente para pessoas com deficiência, observou-se um crescimento expressivo da mobilidade de estudante entre Universidades e entre Cursos. De forma geral, é possível afirmar que a Universidade pública está em processo de democratização do acesso, entretanto, no contexto atual dos últimos anos houve um aumento dos indicadores de evasão e retenção nos diferentes cursos de Universidades públicas do país, além disso, a pandemia de COVID-19 trouxe um agravamento desses índices que ficaram ainda mais expressivos. Assim, objetiva-se através deste projeto, vinculado ao "Programa de Permanência e Qualidade Acadêmica da UFPEL", regulamentado através da Resolução nº 16/2018, do COCEPE, obter dados mais precisos sobre a evasão e retenção do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, bem como espera-se desenvolver ações que busquem reduzir a evasão e abandono ao mesmo tempo que traga melhorias na qualidade do ensino no Curso. Destaca-se que algumas ações voltadas para a melhora da qualidade do ensino no Curso já estavam sendo realizadas através do Projeto de Ensino Tópicos em Gastronomia: Grupo de Estudos Interdisciplinar, que no momento também encontra-se ativo e em execução.

Objetivo Geral

O projeto objetiva, especialmente, a melhoria da qualidade do ensino, através do desenvolvimento de ações de combate à retenção e à evasão do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da UFPEL.

Justificativa

O Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia foi criado em outubro de 2010 e conta com uma matriz curricular 80% prática que pode ser integralizada, em turno integral, de maneira regular em 5 semestres. O número de vagas ofertadas foi modificando em função da dinâmica das diretrizes institucionais e atualmente ingressam no curso, de forma anual, 44 estudantes, sendo que desde sua criação até o momento 219 acadêmicos obtiveram o grau de Tecnólogo em Gastronomia. Contudo, durante o período de ensino remoto, na pandemia de COVID-19, muitas disciplinas práticas presenciais não puderam ser ofertadas o que ocasionou um aumento na evasão e abandono do curso, além de um aumento expressivo de alunos retidos por conta da não oferta dessas disciplinas, tendo como consequência direta um aumento no tempo de integralização curricular aliado aos pré-requisitos existentes na matriz curricular. Além disso, o currículo passou por poucas alterações voltadas à reestruturação de disciplinas, flexibilização, modernização e adaptação do perfil do profissional às necessidades de mercado, pois, ainda não há dados concretos sobre a atuação dos egressos nas diferentes vertentes de trabalho da Gastronomia.
Assim, práticas são necessárias, do ponto de vista pedagógico, para que as condições de melhoria do ensino sejam oportunizadas, tais como: revisão do PPC, flexibilização dos pré-requisitos, que ocasionam a retenção, e a modernização curricular que pode tornar o Curso mais atrativo do início ao fim. Ademais, é preciso considerar como importantes, as ações cotidianas protagonizadas a partir de demandas e necessidades específicas dos acadêmicos que precisam ser realizadas no curso ou na sala de aula periodicamente. Tais procedimentos visam reduzir os índices de reprovação, evasão e abandono do curso, ao mesmo tempo que se implementa um sistema de alimentação de dados e, a partir dele, possa se estabelecer análises e interpretações para a proposição de ações que minimizem os problemas, hoje, existentes.

Metodologia

A metodologia utilizada terá o intuito de estimular a permanência dos alunos no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, proporcionar estratégias de aprendizagem e promover o bem estar dos alunos durante a permanência no Curso.
Serão realizadas as seguintes ações envolvendo o NDE, docentes da área profissionalizante e Diretório Acadêmico:
- Acompanhamento dos egressos do curso através de levantamento de dados da formação e atuação, hoje inexistentes;
- Consulta aos acadêmicos, com vínculo ativo, e também aos egressos, sobre possíveis melhorias e atualizações na qualidade de ensino e das disciplinas;
- Melhorias no Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia;
- Acompanhamento dos acadêmicos no processo de integralização do curso e inserção dos mesmo em projetos através de ações de tutoria envolvendo os docentes da área profissionalizante do curso;
- Recepção e realização de Aula Inaugural com os ingressantes envolvendo acadêmicos egressos atuantes em diferentes áreas da Gastronomia;
- Bem-estar e acolhimento através de parcerias com o NAI e NUAAD;
- Divulgação do Curso com participação ativa dos estudantes em Escolas da Região, na Mostra de Curso e na ação Mundo UFPel;
- Dilvulgação do curso nas redes sociais e modernização do site institucional do curso.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores utilizados como base serão: os resultados das ações propostas e também os índices fornecidos pelo sistema Cobalto a respeito dos dados de evasão e retenção no Curso. Como resultados das ações do presente projeto espera-se: uma redução da evasão e retenção no curso ao mesmo tempo que aumenta a qualidade de ensino e, consequentemente, melhora a atuação dos estudantes egressos no mercado de trabalho.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALINE LEAL SILVEIRA
AMANDA SAMPAIO DOS SANTOS
ANA CAROLINA LUCHE ATHAIDE VAZ
ANA LUIZA RODRIGUES CORREA TAVARES
ANGELA GALVAN DE LIMA15
CAMILLA RAQUEL FLORES BORGES
CATHARINA SCHIDA
CATIA MARIZA PIEPER BEHLING
DAVID DE ANDRADE CABRAL
DEBORA FERRAZ ALVES
DIANE LESTON RODRIGUES2
EDUARDA SILVA DA SILVA
EMILY DE CAMPOS BANDEIRA
FELIPE FEHLBERG HERRMANN2
FELIPE MADRUGA BARBOSA
FILIPE DUARTE SILVA DIAS
GABRIEL DAUZACKER DE QUEIROZ
GABRIELA DA ROSA PETZINGER
GIORDANO DIAS TUCHE
GIULLI PACHECO DE OLIVEIRA
GUIMELL DA SILVA SCHEUNEMANN
HECTOR RODRIGUES SCHIMULFENING
INGRID DE SOUZA CUIMBRA
ISABELY MILFORD ULGUIM FURTADO
JEAN FERNANDO SILVEIRA PIRES
JOAO GUILHERME CARVALHO CARDOSO
JOAO VICTOR RIBEIRO NEVES
JOSE GOMES DE OLIVEIRA NASCIMENTO
JULIA DA SILVA BORGES
JULIA VALERIO DA CRUZ
LAURA DA SILVA DUARTE
LETICIA MASCARENHAS PEREIRA BARBOSA1
LILIAN FERNANDA NUNES FLORES
LUCAS ALEXANDRE ALVES VIEIRA
MARIANA GIARETTA MATHIAS1
MATHEUS FRANCISCO DA PAZ
NICOLE WEBER BENEMANN4
RAELE SIEFERT COIMBRA
ROBERTA SALDIVIA COSTA
RODRIGO DA SILVEIRA LEITZKE
SARA POLI TESCH
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA6
TATIANE TAVARES FUJII CENTENO
Vitoria Pivatto

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