Nome do Projeto
Hortas Urbanas: Um projeto de sustentabilidade urbana para comunidade pelotense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/07/2017 - 30/01/2030
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
Não é mais possível viver no meio urbano sem um projeto de sustentabilidade que vise o bem da população, temos que viver nas cidades em equilíbrio com o nosso ser e com o ambiente, dando mais um passo frente a uma outra racionalidade. E para que isto aconteça, temos que mudar nossa forma de pensar a alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade. Para isto, o projeto hortas urbanas pretende organizar com grupos hortas orgânicas na cidade de Pelotas. As hortas serão organizadas pela universidade Federal de Pelotas-Laboratório de Estudos urbanos e Regionais- LEUR em parceria com EMBRAPA e a Unidade Básica de Saúde da General Osório, no município de Pelotas. Para construção das hortas serão realizadas atividades preparatórias com a comunidade e com escolas do bairro, entre elas estão Geocinema, oficinas e palestras. A partir das hortas, pretende-se dar mais passo para construção da sustentabilidade urbana, disseminando a ideia em todos os pontos da cidade.

Objetivo Geral

Propiciar à população a reflexão sobre a sustentabilidade urbana do ponto de vista ambiental, da saúde, econômico e social, incentivando a mudança da paisagem urbana e fortalecendo o caminho para o direito a cidade, a partir de ações efetivas nos bairros da cidade de Pelotas.

Justificativa

A cidade enquanto forma apresenta problemas sociais e ambientais que impossibilitam que o cidadão desfrute da urbanidade devida. E isto não é mais possível admitir, uma vez que sabe-se que a maioria da população vive nas cidades e o modo de vida que vivemos não apresenta sinais de caminhar para sustentabilidade. Neste sentido, o projeto hortas urbanas visa, com uma simples ação, promover mais um passo para caminharmos em direção da sustentabilidade. Seja porque as hortas auxiliam na saúde; seja porque as hortas incentivam o consumo de verduras, chás e legumes; seja porque as hortas são orgânicas e se ancoram na agroecologia melhorando a vida das pessoas e do meio ambiente; seja porque as hortas incentivam um voltar para fazer e não comprar; seja porque as hortas incentivam uma paisagem urbana que permitem combater problemas ambientais; seja porque as horta envolvem o fazer junto solidariamente. Efetivamente o projeto se apresenta como uma alternativa de cidade, cuja a tarefa será incentivar a organização de hortas urbanas na cidade, mudando a paisagem urbana em direção a sustentabilidade.

Metodologia

O projeto será realizado nas cidades, em terrenos com espaço para organização de hortas, podendo ser elas suspensas ou não. O local para o o piloto será a UBS da General Osório. Os funcionários do posto e a equipe de saúde, junto com a UFPEL e Embrapa, irão organizar o projeto com a comunidade. Para isto, acontecerão reuniões preparatórias entre comunidade e equipe que envolverão:
-Geocinema- projeto já cadastrado na universidade no qual é exibido uma película e depois é discutido as impressões dos participantes.
-Oficinas- Será realizados oficinas para aprendizagem do plantio orgânico, uso de chás e culinária.
-Palestras- será feito palestras sobre sustentabilidade que envolve: alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade.
-Feira Urbana – esse encontro propõe o intercâmbio de conhecimentos e sementes e mudas entre os moradores locais. Nesse momento, busca-se incentivar a comunidade para implantação de hortas urbanas domésticas, fortalecendo o consumo de alimentos agroecológicos e plantas medicinais.
Após o trabalho preparatório, será iniciado o plantio, cuidado e colheita. O aproveitamento dos produtos da colheita será discutido com o grupo de participante de todo o processo.
A extensão não se faz sem a pesquisa. Neste processo a equipe envolvida lançará mão de várias metodologias de pesquisa para desenvolver suas ações, mas sobretudo a pesquisa-ação é quem norteará esta pesquisa. Pois será realizado para cada projeto de hortas os seguintes passos: “Planeja-se, implementase, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação”. (TRIPP,p. 445, 2015).

Indicadores, Metas e Resultados

• Proporcionar alternativas de gestão dos espaços urbanos, por meio do aproveitamento destas áreas, partindo da construção da horta agroecológica urbana na UBS Osório;
• Incentivar práticas de plantio tanto de espécies arbustivas, como as de culturas anuais cultivadas, que melhor se adaptem as áreas de plantio e ao paladar dos moradores locais; neste caso, visa-se também o aumento do consumo por produtos não industrializados, diminuindo os gastos econômicos no mercado, criando melhores condições de saúde;
• Incentivar a propagação de conhecimento no cultivo e usos de plantas medicinais, para a prevenção e cura de enfermidades, substituindo, quando possível, o uso de medicamentos industrializados; trata-se de construir alternativas de capital social por meio da identificação de plantas medicinais, modos de uso, precauções e seus benefícios;
• Estimular o pensamento crítico em torno das questões que envolvem a degradação social, ambiental e econômica das populações urbanas, buscando estratégias de melhorias para as condições de vida na cidade;
• Promover encontros entre a comunidade científica, escolar, e moradores locais, estimulando a troca de conhecimentos e a ruptura das fronteiras simbólicas que isolam os atores sociais envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADAO LUIZ DOMINGUES SILVEIRA6
ADRIANE KERN VILKE
ADRIANE MARINHO DE ASSIS9
AGNES RAMOS RODRIGUES
ALCIDES GOMES NETO6
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS
AMANDA SAMPAIO DOS SANTOS
ANA CLARA DOS ANJOS ALVARENGA
ANA CLARA MARINS MENDES
ANA PAULA PEREIRA DAVILA
ANDREIA CARDOSO DA MARTHA
ANNA BAUMANN BRAGA
ANTONIO FERNANDO MONTINGELLI ZANFERDINI
BERENICE REZENDE DA CUNHA
BETIELE BADIA
BRUNA DO NASCIMENTO BASSI
CAROLINE DE LIMA PAZ
CAROLINE LOURENÇO DUQUE PORTO
CLARA PIEPER DA ROZA
Carolline Blank Da Silva
Dominique Brzoskowski Chagas
EDUARDA DALLMANN LOPES PEREIRA
ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA
ELISA DOS SANTOS PEREIRA
ELISA DOS SANTOS PEREIRA2
EMILIA ESTEFANIA VILLALBA MORINIGO
ERICA INSAURRIAGA MEGIATO
FABIANE LEROY DOS SANTOS
FELIPE MARTINS BANDEIRA
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA10
FLÁVIA DE NOBRE CAMPELO
FRANCIÉLLY BECKER LESSA
GABRIELA CORRÊA RODRIGUEZ
GICELMA MARCELLO DE AVILA
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA9
GIULLIANA GABRIELLA MACIEL VAEZ
GUILHERME MARTINS
HEBERT LUIS ROSSETTO13
HUMBERTO DIAS VIANNA15
IRENI LEITZKE CARVALHO6
JAMILE WAYNE FERREIRA8
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO12
JOICE DE FREITAS MEDEIROS
JONATHAN LUIZ CHAVES DORNELES
JULIA VELASCO MARTINS
JULIANA DE FREITAS ROSA DUTRA
JÚLIA BASILIO DIAS
KAREN DE PAULA GONCALVES
KAROLINE PORCIUNCULA DA SILVA
Kauana Silveira Cardoso
Kauana Silveira Cardoso
LAURA SHEIKHA DOS SANTOS
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI
LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL
LISANDRA FACHINELLO KREBS
LIZIANE KERCHINER DA SILVA
LUANA BARRETO VAZ
LUANA KELLEMANN PEREIRA
LUIS FELIPE BASSO
LUISA DA ROSA OLIVEIRA
LUIZA HELENA CORREA TYBUSCH
LYANA PINTOS RAMOS
MARCOS PAULO MACHADO
MARIA CAROLINA GOMES SILVA E SILVA
MARIA JULIA ENGEL LIESKE
MARIANA GONCALVES RODRIGUES
MELICE GOMES DE FREITAS CANEZ
MICHAEL AZAMBUJA TAVARES
MICHEL DA SILVA KNUTH
MIKAEL ALVES SCHNEIDER
Maria Fernanda Ghisi
MÔNICA GARCIA PAGANI
NAIANE DE ALMEIDA REIS
NISCHA MAENO SILVA
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS0
PEDRO DE MOURA ALVES
Paula Burin
RAFAEL MEIATTO DE AVILA
RAFAELA REGINATO CORRÊA
RAQUEL FLORES CARDOSO
ROBERTA MANKE DE LIMA VELLAR10
RODRIGO OTÁVIO MENDONÇA DA SILVA
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR
ROSIANE VERGARA LEMOS
SABRINA RODRIGUES FILIPPINI
SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES
SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES
SERGIO DIAS TORRES
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA20
SONIA TERESINHA DE NEGRI20
STEPHANE RAMOS IDALGO
SUZANA DOS SANTOS SOARES
TAIANE FEIJO RICARDO
TAIS AMANDA MUNDT
TEILA CEOLIN12
THAUANE DA ROSA LEITE
THEO SOARES DE LIMA8
VALDECIR CARLOS FERRI12
VITOR MAURO DA SILVA
VITORIA LUDTKE WIEGAND
YAN CHAVES PEREIRA ARAUJO

Página gerada em 18/04/2024 21:17:47 (consulta levou 0.412569s)