Nome do Projeto
Hortas Urbanas: Um projeto de sustentabilidade urbana para comunidade pelotense
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
10/07/2017 - 30/01/2030
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Humanas
Eixo Temático (Principal - Afim)
Meio ambiente / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Desenvolvimento urbano
Resumo
Não é mais possível viver no meio urbano sem um projeto de sustentabilidade que vise o bem da população, temos que viver nas cidades em equilíbrio com o nosso ser e com o ambiente, dando mais um passo frente a uma outra racionalidade. E para que isto aconteça, temos que mudar nossa forma de pensar a alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade. Para isto, o projeto hortas urbanas pretende organizar com grupos hortas orgânicas na cidade de Pelotas. As hortas serão organizadas pela universidade Federal de Pelotas-Laboratório de Estudos urbanos e Regionais- LEUR em parceria com EMBRAPA e a Unidade Básica de Saúde da General Osório, no município de Pelotas. Para construção das hortas serão realizadas atividades preparatórias com a comunidade e com escolas do bairro, entre elas estão Geocinema, oficinas e palestras. A partir das hortas, pretende-se dar mais passo para construção da sustentabilidade urbana, disseminando a ideia em todos os pontos da cidade.
Objetivo Geral
Propiciar à população a reflexão sobre a sustentabilidade urbana do ponto de vista ambiental, da saúde, econômico e social, incentivando a mudança da paisagem urbana e fortalecendo o caminho para o direito a cidade, a partir de ações efetivas nos bairros da cidade de Pelotas.
Justificativa
A cidade enquanto forma apresenta problemas sociais e ambientais que impossibilitam que o cidadão desfrute da urbanidade devida. E isto não é mais possível admitir, uma vez que sabe-se que a maioria da população vive nas cidades e o modo de vida que vivemos não apresenta sinais de caminhar para sustentabilidade. Neste sentido, o projeto hortas urbanas visa, com uma simples ação, promover mais um passo para caminharmos em direção da sustentabilidade. Seja porque as hortas auxiliam na saúde; seja porque as hortas incentivam o consumo de verduras, chás e legumes; seja porque as hortas são orgânicas e se ancoram na agroecologia melhorando a vida das pessoas e do meio ambiente; seja porque as hortas incentivam um voltar para fazer e não comprar; seja porque as hortas incentivam uma paisagem urbana que permitem combater problemas ambientais; seja porque as horta envolvem o fazer junto solidariamente. Efetivamente o projeto se apresenta como uma alternativa de cidade, cuja a tarefa será incentivar a organização de hortas urbanas na cidade, mudando a paisagem urbana em direção a sustentabilidade.
Metodologia
O projeto será realizado nas cidades, em terrenos com espaço para organização de hortas, podendo ser elas suspensas ou não. O local para o o piloto será a UBS da General Osório. Os funcionários do posto e a equipe de saúde, junto com a UFPEL e Embrapa, irão organizar o projeto com a comunidade. Para isto, acontecerão reuniões preparatórias entre comunidade e equipe que envolverão:
-Geocinema- projeto já cadastrado na universidade no qual é exibido uma película e depois é discutido as impressões dos participantes.
-Oficinas- Será realizados oficinas para aprendizagem do plantio orgânico, uso de chás e culinária.
-Palestras- será feito palestras sobre sustentabilidade que envolve: alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade.
-Feira Urbana – esse encontro propõe o intercâmbio de conhecimentos e sementes e mudas entre os moradores locais. Nesse momento, busca-se incentivar a comunidade para implantação de hortas urbanas domésticas, fortalecendo o consumo de alimentos agroecológicos e plantas medicinais.
Após o trabalho preparatório, será iniciado o plantio, cuidado e colheita. O aproveitamento dos produtos da colheita será discutido com o grupo de participante de todo o processo.
A extensão não se faz sem a pesquisa. Neste processo a equipe envolvida lançará mão de várias metodologias de pesquisa para desenvolver suas ações, mas sobretudo a pesquisa-ação é quem norteará esta pesquisa. Pois será realizado para cada projeto de hortas os seguintes passos: “Planeja-se, implementase, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação”. (TRIPP,p. 445, 2015).
-Geocinema- projeto já cadastrado na universidade no qual é exibido uma película e depois é discutido as impressões dos participantes.
-Oficinas- Será realizados oficinas para aprendizagem do plantio orgânico, uso de chás e culinária.
-Palestras- será feito palestras sobre sustentabilidade que envolve: alimentação, saúde, a agricultura, a economia e a cidade.
-Feira Urbana – esse encontro propõe o intercâmbio de conhecimentos e sementes e mudas entre os moradores locais. Nesse momento, busca-se incentivar a comunidade para implantação de hortas urbanas domésticas, fortalecendo o consumo de alimentos agroecológicos e plantas medicinais.
Após o trabalho preparatório, será iniciado o plantio, cuidado e colheita. O aproveitamento dos produtos da colheita será discutido com o grupo de participante de todo o processo.
A extensão não se faz sem a pesquisa. Neste processo a equipe envolvida lançará mão de várias metodologias de pesquisa para desenvolver suas ações, mas sobretudo a pesquisa-ação é quem norteará esta pesquisa. Pois será realizado para cada projeto de hortas os seguintes passos: “Planeja-se, implementase, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação”. (TRIPP,p. 445, 2015).
Indicadores, Metas e Resultados
• Proporcionar alternativas de gestão dos espaços urbanos, por meio do aproveitamento destas áreas, partindo da construção da horta agroecológica urbana na UBS Osório;
• Incentivar práticas de plantio tanto de espécies arbustivas, como as de culturas anuais cultivadas, que melhor se adaptem as áreas de plantio e ao paladar dos moradores locais; neste caso, visa-se também o aumento do consumo por produtos não industrializados, diminuindo os gastos econômicos no mercado, criando melhores condições de saúde;
• Incentivar a propagação de conhecimento no cultivo e usos de plantas medicinais, para a prevenção e cura de enfermidades, substituindo, quando possível, o uso de medicamentos industrializados; trata-se de construir alternativas de capital social por meio da identificação de plantas medicinais, modos de uso, precauções e seus benefícios;
• Estimular o pensamento crítico em torno das questões que envolvem a degradação social, ambiental e econômica das populações urbanas, buscando estratégias de melhorias para as condições de vida na cidade;
• Promover encontros entre a comunidade científica, escolar, e moradores locais, estimulando a troca de conhecimentos e a ruptura das fronteiras simbólicas que isolam os atores sociais envolvidos.
• Incentivar práticas de plantio tanto de espécies arbustivas, como as de culturas anuais cultivadas, que melhor se adaptem as áreas de plantio e ao paladar dos moradores locais; neste caso, visa-se também o aumento do consumo por produtos não industrializados, diminuindo os gastos econômicos no mercado, criando melhores condições de saúde;
• Incentivar a propagação de conhecimento no cultivo e usos de plantas medicinais, para a prevenção e cura de enfermidades, substituindo, quando possível, o uso de medicamentos industrializados; trata-se de construir alternativas de capital social por meio da identificação de plantas medicinais, modos de uso, precauções e seus benefícios;
• Estimular o pensamento crítico em torno das questões que envolvem a degradação social, ambiental e econômica das populações urbanas, buscando estratégias de melhorias para as condições de vida na cidade;
• Promover encontros entre a comunidade científica, escolar, e moradores locais, estimulando a troca de conhecimentos e a ruptura das fronteiras simbólicas que isolam os atores sociais envolvidos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADAO LUIZ DOMINGUES SILVEIRA | 6 | ||
ADRIANE KERN VILKE | |||
ADRIANE MARINHO DE ASSIS | 7 | ||
AGNES RAMOS RODRIGUES | |||
ALCIDES GOMES NETO | 6 | ||
ALINE SANTOS DE ALMEIDA PAZ DIAS | |||
AMANDA SAMPAIO DOS SANTOS | |||
ANA CLARA DOS ANJOS ALVARENGA | |||
ANA CLARA MARINS MENDES | |||
ANA PAULA PEREIRA DAVILA | |||
ANDERSON LAGES NUNES | |||
ANDREIA CARDOSO DA MARTHA | |||
ANNA BAUMANN BRAGA | |||
ANTONIO FERNANDO MONTINGELLI ZANFERDINI | |||
BERENICE REZENDE DA CUNHA | |||
BETIELE BADIA | |||
BRUNA BOHLKE BERGMANN | |||
BRUNA DO NASCIMENTO BASSI | |||
CARLOS ROGERIO MAUCH | 8 | ||
CAROLINE DE LIMA PAZ | |||
CAROLINE LOURENÇO DUQUE PORTO | |||
CASSIA DA SILVA SOUZA | |||
CLARA PIEPER DA ROZA | |||
Carolline Blank Da Silva | |||
Dominique Brzoskowski Chagas | |||
EDUARDA DALLMANN LOPES PEREIRA | |||
ELEN MAIRA DRAWANZ WEBER | |||
ELENARA BEIER REHBEIN | |||
ELIANA LEITE CORRÊA DA SILVA | |||
ELISA DOS SANTOS PEREIRA | |||
EMILIA ESTEFANIA VILLALBA MORINIGO | |||
ERICA INSAURRIAGA MEGIATO | |||
FABIANE LEROY DOS SANTOS | |||
FELIPE MARTINS BANDEIRA | |||
FERNANDA HERNANDES FIGUEIRA | 10 | ||
FLÁVIA DE NOBRE CAMPELO | |||
FRANCIÉLLY BECKER LESSA | |||
GABRIELA CORRÊA RODRIGUEZ | |||
GICELMA MARCELLO DE AVILA | |||
GIOVANA MENDES DE OLIVEIRA | 21 | ||
GIULLIANA GABRIELLA MACIEL VAEZ | |||
GUILHERME MARTINS | |||
HEBERT LUIS ROSSETTO | 15 | ||
HELLEN RETZLAFF KRÖNING | |||
HUMBERTO DIAS VIANNA | 17 | ||
Helena Retzlaff kröning | |||
IRENI LEITZKE CARVALHO | 18 | ||
IRINEU DIAS CORRÊA JUNIOR | |||
IVY ESPILMAN LAZARI | |||
JAMILE WAYNE FERREIRA | 8 | ||
JANICE JARA CONCEIÇÃO DUTRA | |||
JERRI TEIXEIRA ZANUSSO | 12 | ||
JOANA DAL OSTO BAIER | |||
JOICE DE FREITAS MEDEIROS | |||
JONATHAN LUIZ CHAVES DORNELES | |||
JULIA VELASCO MARTINS | |||
JULIANA DE FREITAS ROSA DUTRA | |||
JÚLIA BASILIO DIAS | |||
KAREN DE PAULA GONCALVES | |||
KAROLINE PORCIUNCULA DA SILVA | |||
KEVIN DA ROSA NUNES | |||
Kauana Silveira Cardoso | |||
Kauana Silveira Cardoso | |||
LAURA DA SILVA VARGAS | |||
LAURA SHEIKHA DOS SANTOS | |||
LAÍZA RODRIGUES MUCENECKI | |||
LIANDRA DIAS RODRIGUES PAGEL | |||
LISANDRA FACHINELLO KREBS | |||
LIZIANE KERCHINER DA SILVA | |||
LUANA BARRETO VAZ | |||
LUANA DE FREITAS MATTOSO PERES | |||
LUANA KELLEMANN PEREIRA | |||
LUISA DA ROSA OLIVEIRA | |||
LUIZA HELENA CORREA TYBUSCH | |||
LUÍS FELIPE BASSO | |||
LYANA PINTOS RAMOS | |||
MAITE ARAUJO DE LIMA | |||
MARCOS PAULO MACHADO | |||
MARIA CAROLINA GOMES SILVA E SILVA | |||
MARIA JULIA ENGEL LIESKE | |||
MARIANA GONÇALVES RODRIGUES | |||
MARIANE D´AVILA ROSENTHAL | 16 | ||
MELICE GOMES DE FREITAS CANEZ | |||
MICHAEL AZAMBUJA TAVARES | |||
MICHEL DA SILVA KNUTH | |||
MIKAEL ALVES SCHNEIDER | |||
Maria Fernanda Ghisi | |||
MÔNICA GARCIA PAGANI | |||
NAIANE DE ALMEIDA REIS | |||
NATHIELY DA SILVA RODRIGUES | |||
NISCHA MAENO SILVA | |||
OJANA VITORIA BARCELOS | |||
PATRICIA SOARES BILHALVA DOS SANTOS | 0 | ||
PEDRO DE MOURA ALVES | |||
Paula Burin | |||
RAFAEL BASTOS RODRIGUES | |||
RAFAEL MEIATTO DE AVILA | |||
RAFAEL RODRIGUES BASTOS | |||
RAFAELA REGINATO CORRÊA | |||
RAQUEL FLORES CARDOSO | |||
RAUHEI SANTOS DA MOTTA BONAPAZ | |||
ROBERTA MANKE DE LIMA VELLAR | 12 | ||
RODRIGO OTÁVIO MENDONÇA DA SILVA | |||
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR | |||
ROSIANE VERGARA LEMOS | |||
Rafaela Boettge Vieira | |||
SABRINA RODRIGUES FILIPPINI | |||
SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES | |||
SAMUEL MOREIRA SILVEIRA FERNANDES | |||
SERGIO DIAS TORRES | |||
SIDNEY GONÇALVES VIEIRA | 26 | ||
SONIA TERESINHA DE NEGRI | 20 | ||
STEPHANE RAMOS IDALGO | |||
STEPHANIE STEIN DE OLIVEIRA | |||
SUZANA DOS SANTOS SOARES | |||
TAIANE FEIJO RICARDO | |||
TAÍS AMANDA MUNDT | |||
TEILA CEOLIN | 12 | ||
THAIRA CARRILHO DA PORCIUNCULA | |||
THAUANE DA ROSA LEITE | |||
THEO SOARES DE LIMA | 8 | ||
VALDECIR CARLOS FERRI | 12 | ||
VICTORIA DE SOUZA SILVA | |||
VITOR MAURO DA SILVA | |||
VITORIA LUDTKE WIEGAND | |||
YAN CHAVES PEREIRA ARAUJO |