Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA D (LEMA D)
CÓDIGO
11270107
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Teoria de Van Hiele. Metodologia do Ensino de Geometria Plana e Geometria Espacial por meio de experimentação em Laboratório de Matemática. As horas em extensão serão destinadas à produção e vivência de ações em que se identifiquem as diretrizes da Extensão Universitária, com público externo à UFPEL, atendendo as diretrizes da extensão (Resolução CNE/CES Nº 07/2018 e Resolução UFPEL/COCEPE Nº 30/2022), registrados no Programa cadastrado no Sistema Cobalto 496 - CLMD Presente: Ações Integradoras UFPEL/Comunidade.
Objectives
Objetivo Geral:
Discutir metodologias de ensino e aprendizagem que envolvam conteúdos de geometria plana e geometria espacial.● Executar a partir da Teoria de Van Hiele metodologias de ensino e de aprendizagem que contemplem Geometria Plana e Geometria Espacial para a Educação básica.
● Confeccionar materiais didáticos, jogos e atividades diferenciadas para o ensino de Geometria.
Conteúdo Programático
● Teoria de Van Hiele
● Estudo, construção e análise de materiais didáticos que desenvolvam os conceitos e aplicações, bem como a organização de roteiros didáticos.
● Geometria Plana: classificação e propriedades das figuras geométricas, área e perímetro, diagonais, soma dos ângulos internos, relações entre figuras geométricas.
● Geometria Espacial: classificação e propriedades das figuras geométricas,
relação de Euler, superfície e volume, relações entre figuras geométricas.
● Estudo, construção e análise de materiais didáticos que desenvolvam os conceitos e aplicações, bem como a organização de roteiros didáticos.
● Geometria Plana: classificação e propriedades das figuras geométricas, área e perímetro, diagonais, soma dos ângulos internos, relações entre figuras geométricas.
● Geometria Espacial: classificação e propriedades das figuras geométricas,
relação de Euler, superfície e volume, relações entre figuras geométricas.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FAINGUELERNT, Estela Kaufman. Matemática: práticas pedagógicas para o ensino médio. Porto Alegre: Penso, 2012. ISBN 9788563899972. E-book
- MACHADO, Celso Pessanha. Fundamentos de geometria. Porto Alegre: SAGAH, 2019. ISBN 9788595029682. E-book
- SMOLE, Kátia Stocco. Materiais manipulativos para o ensino de figuras planas. Porto Alegre: Penso, 2016. (Mathemateca v.4). ISBN 9788584290772. E-book
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA, Ruy Madsen. Descobrindo a geometria fractal para a sala de aula, 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. (Tendências em Educação Matemática). ISBN 9788551301272 E-book
- BARBOSA, R. M. Geoplanos e redes de pontos: conexões e educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2013. ISBN 9788582171219. E-book
- D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática elo entre as tradições e a modernidade, 6 ed. São Paulo: Autêntica, 2019. (Tendências em educação matemática 1'). ISBN 9788551305881. E-book
- POSAMENTIER, Alfred S.; Krulik, Stephen. A arte de motivar os estudantes do ensino médio para a matemática. Porto Alegre: AMGH, 2014. ISBN 9788580553680 E-book
- SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Materiais Manipulativos para o Ensino de Sólidos Geométricos, v. 5. Porto Alegre: Penso, 2016. ISBN 9788584290796. E-book