Nome do Servidor
MARTA NORNBERG
Matrícula SIAPE
1813922
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
17/08/2010
Data de ingresso na UFPel
17/08/2010
Data de ingresso no cargo
17/08/2010
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
7 / 703
Titulação
Doutorado
Função / Unidade
CHEFE DE DEPARTAMENTO SUBSTITUTO / Departamento de Ensino
Gratificação / Data inicial
-00 /
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutorado em Educação (2008), com a tese Palpitações indizíveis: o lugar do cuidado na formação de professores, e Mestrado em Educação (2002), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). É docente do Departamento de Ensino, na área de Teoria e Prática Pedagógica, no curso de Pedagogia. Desde 2021, é vice-chefe do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Desde 2011, atua como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPEL). Foi coordenadora da Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas (2013-2020). É membro da Comissão de Acompanhamento Docente do PPGE-UFPel. É pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos sobre Aquisição Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Coordenou o projeto de pesquisa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (Programa Obeduc/Capes, Edital 2012). Atualmente desenvolve o projeto Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional de docentes dos anos iniciais. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- Pq2. Atuou como consultora em projeto de pesquisa coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização entre 2018-2020 (GEPALFA/CNPq da Universidade de Passo Fundo), desenvolvido em parceria com a UEL, UFMG, UERGS e UFPel (Financiamento FAPERGS Edital 02/2017 - PqG). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR), que reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa da UFPEL, IFSUL-RS, UFSC, FURB, PUCPR, UNINTER, UEPG, desenvolvendo atividades de produção e investigação acadêmica. É pesquisadora colaboradora do Projeto Interinstitucional Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. e do projeto Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente (UFMG, financiamento CAPES). É professora associada da ANPED, membro suplente no comitê científico pelo GT 8 Formação de professores, do qual é avaliadora ad hoc. É membro de comissão editorial e revisora de vários periódicos científicos. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL (2013-2015). Integrou a Comissão de Avaliação Quadrienal da Capes em 2017 e 2022 e da Comissão de Análise dos indicadores qualitativos da Avaliação Quadrienal 2022. Integra a Equipe Editorial da Revista Cadernos de Educação (ISNN 2178-079x) como editora adjunta. Tem experiência na área de Educação, realizando atividades de Pesquisa e Ensino com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica. Orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado em educação, desenvolvendo estudos sobre formação docente, teoria e prática pedagógica, ética do cuidado, tematizando a formação do professor, as práticas de ensino, a docência e a escola pública, o planejamento, a reflexão e o registro pedagógicos, anos iniciais e infância. E-mail: martanornberg0@gmail.com

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição, 1997)
Graduação em Educação Cristã (Faculdade EST, 1994)

Áreas de atuação

Educação - Formação de professores
Educação - Ensino-Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Educação - Política e gestão de processos educacionais
Educação - Educação Infantil e Infância
Educação - Fundamentos da Educação

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docenteCOORDENADOR DO PROJETO01/03/201928/02/20238
Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade15/10/201815/09/20214
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)COORDENADOR DO PROJETO01/08/201930/09/20204
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)COORDENADOR DO PROJETO01/08/201731/07/20198
Documentos de Reconhecimento Docente: experiências formativas e materialidades pedagógicas na Educação Infantil12/12/202211/12/20260
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docenteCOORDENADOR DO PROJETO01/09/202231/08/20262
Da natureza dos erros (orto)gráficos: um estudo experimental e repercussões para o ensino01/06/202331/12/20250
O retorno às aulas após o ensino remoto: uma análise da alfabetização e da atuação docente na escola pública 01/06/202330/09/20251
Redes Globais de Governança, BNC-Formação e Ensino Híbrido: implicações para o currículo e trabalho docente01/07/202330/06/20252
Eco-Estética: pesquisa e extensão em Educação Estético-Ambiental16/05/202216/05/2025
A FONOLOGIA E A ORTOGRAFIA EM DADOS DE ESCRITA INICIAL25/05/202029/12/202342
ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F.03/11/202031/08/20232
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID25/08/201820/01/20202
Programa de Residência Pedagógica da UFPel09/03/202031/10/20224
Diálogos Formativos: pesquisas e experiências docentes25/08/202009/12/20204
O papel do Estado em tempos de pandemia24/06/202025/09/2020
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
Revista Cadernos de Educação16/02/202415/02/20281
FALANDO EM EDUCAÇÃO: FAZENDO HISTÓRIA NA E COM A FAE12/07/202110/07/202511
Revista Cadernos de Educação14/03/202213/03/20231
Docência na contemporaneidade: movimentos em tempos de pandemia01/09/202030/12/20212
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetização30/08/201930/08/202110
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico03/02/202031/12/20201
III SENPE - "Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário"30/11/202014/12/202024
Vida de professor: experiências de autoformação e redes de desenvolvimento humano01/04/201931/03/20206
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógicoCOORDENADOR DO PROJETO07/05/201802/02/20201
9º Encontro da Ripefor: A investigação sobre formação e práticas docentes na região Sul: avanços e perspectivas dos e para os grupos de pesquisa da RIPEFORCOORDENADOR DO PROJETO01/04/201931/05/20191
Formação dos professores das classes de apoio pedagógico da rede pública municipal de Pelotas18/09/201830/03/201912

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2023/208PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/201LEITURA DIRIGIDA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
34+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/201SEMINÁRIO AVANÇADO DE FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
17+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/2P1PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
0+90Pedagogia (Licenciatura)
2023/2M1T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
54+36Pedagogia (Licenciatura)
2023/102PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/101S.A.: PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
51+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/1P1PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
0+216Pedagogia (Licenciatura)
2022/201PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2022/2P1PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
0+90Pedagogia (Licenciatura)
2022/2M1T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
54+36Pedagogia (Licenciatura)
2022/2M1PREPARAÇÃO P/ TRABALHO FINAL DO CURSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
90+90Pedagogia (Licenciatura)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Page generated on 2024-03-04 23:59:51 (query took 1.443464s)