Nome do Servidor
MARTA NORNBERG
Matrícula SIAPE
1813922
Categoria
Docente
Data de ingresso no serviço público
17/08/2010
Data de ingresso na UFPel
17/08/2010
Data de ingresso no cargo
01/03/2013
Cargo
Professor do Magistério Superior
Classe / Nível
7 / 703
Titulação
Doutorado
Lotação
Regime / Jornada de Trabalho
Estatutário / Dedicação Exclusiva
Situação
Ativo Permanente

Resumo

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutorado em Educação (2008), com a tese Palpitações indizíveis: o lugar do cuidado na formação de professores, e Mestrado em Educação (2002), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). É docente do Departamento de Ensino, na área de Teoria e Prática Pedagógica, no curso de Pedagogia e licenciaturas. Entre 2021-2024 foi vice-chefe do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Desde 2011, atua como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPEL). Foi coordenadora da Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas (2013-2020) e vice-coordenadora do PPGE-UFPel (2013-2015). Desde 2023 é membro da Comissão de Auto-Avaliação do PPGE-UFPel. É pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos sobre Aquisição Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Coordenou o projeto de pesquisa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (Programa Obeduc/Capes, Edital 2012, entre 2013-2020). Atualmente desenvolve o projeto Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional de docentes dos anos iniciais (Financiamento Edital 07/2022 FAPERGS/CNPq). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- Pq2 desde 2019. Atuou como consultora em projeto de pesquisa coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização entre 2018-2020 (GEPALFA/CNPq da Universidade de Passo Fundo), desenvolvido em parceria com a UEL, UFMG, UERGS e UFPel (Financiamento FAPERGS Edital 02/2017 - PqG). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR), que reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa da Região Sul do Brasil, desenvolvendo atividades de investigação acadêmica, produção e divulgação científica. É pesquisadora da AlfaRede, rede de pesquisadores que desenvolve o projeto Retratos da alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede (Universal 2023 CNPq) e integra a equipe de pesquisadores do projeto Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente (GESTRADO/UFMG, financiamento CAPES/CNPq). É professora associada da ANPED vinculada ao GT 8 Formação de Professores, membro suplente no Comitê Científico da Anped pelo GT 8 Formação de professores e avaliadora ad hoc. É membro de comissão editorial e revisora de vários periódicos científicos. É editora adjunta da Revista Cadernos de Educação (ISNN 2178-079x). Atua como consultora e avaliadora da CAPES, integrando a Comissão de Avaliação Quadrienal da Capes em 2017 e 2022, a Comissão de Análise dos indicadores qualitativos da Avaliação Quadrienal 2022, a comissão de avaliação de APCN e PAEP. Tem experiência na área de Educação, realizando atividades de Pesquisa e Ensino com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica. Orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado em educação, desenvolvendo estudos sobre formação docente, teoria e prática pedagógica, ética do cuidado, tematizando a formação do professor, as práticas de ensino, a docência e a escola pública, o planejamento, a reflexão e o registro pedagógicos, anos iniciais e infância. E-mail: martanornberg0@gmail.com

Formação acadêmica

Doutorado em Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição, 1997)
Graduação em Educação Cristã (Faculdade EST, 1994)

Áreas de atuação

Educação - Formação de professores
Educação - Ensino-Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Educação - Política e gestão de processos educacionais
Educação - Educação Infantil e Infância
Educação - Fundamentos da Educação

Informações extraídas do Lattes

Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos

CH indica a carga horária semanal.

Pesquisa
Título do Projeto Início Fim CH
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docenteCOORDENADOR DO PROJETO01/03/201928/02/20238
Infância e docência na Educação Infantil: espelhamentos e alteridade15/10/201815/09/20214
OBEDUC - PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA. Formação de Professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental)COORDENADOR DO PROJETO01/08/201930/09/20204
Eco-Estética: pesquisa e extensão em Educação Estético-Ambiental16/05/202216/05/2029
Documentos de Reconhecimento Docente: experiências formativas e materialidades pedagógicas na Educação Infantil12/12/202211/12/20260
Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional docenteCOORDENADOR DO PROJETO01/09/202231/08/20262
Da natureza dos erros (orto)gráficos: um estudo experimental e repercussões para o ensino01/06/202331/12/20250
O retorno às aulas após o ensino remoto: uma análise da alfabetização e da atuação docente na escola pública 01/06/202330/09/20251
Redes Globais de Governança, BNC-Formação e Ensino Híbrido: implicações para o currículo e trabalho docente01/07/202330/06/20252
Inovação pedagógica nas ações educacionais da Educação Básica e Superior durante e no pós-crise pandêmica 06/07/202001/12/2023
ALFABETIZAÇÃO EM REDE: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F.03/11/202031/08/20232
Ensino
Título do Projeto Início Fim CH
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID25/08/201820/01/20202
O trabalho público de servidores públicos na educação16/11/202030/12/20274
Programa de Residência Pedagógica da UFPel09/03/202031/10/20224
Diálogos Formativos II: enfoques teórico-metodológicos da linha de formação de professores 15/03/202123/12/20212
Diálogos Formativos: pesquisas e experiências docentes25/08/202009/12/20204
O papel do Estado em tempos de pandemia24/06/202025/09/2020
Extensão
Título do Projeto Início Fim CH
Revista Cadernos de Educação16/02/202415/02/20281
PALAVRAMUNDO - LABORATÓRIO DE FORMAÇÃO DOCENTE E DE ACERVOS DIDÁTICOS DE ALFABETIZAÇÃO15/03/202414/04/20271
FALANDO EM EDUCAÇÃO: FAZENDO HISTÓRIA NA E COM A FAE12/07/202110/07/202511
Docência na contemporaneidade: movimentos em tempos de pandemia01/09/202030/12/20212
Formação continuada para as professoras e professores da rede pública municipal do Capão do Leão: planejamento e organização do ciclo de alfabetização30/08/201930/08/202110
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógico03/02/202031/12/20201
III SENPE - "Pesquisa, Docência e Conhecimento: desafios para a pós-graduação em tempos de conservadorismo reacionário"30/11/202014/12/202024
Vida de professor: experiências de autoformação e redes de desenvolvimento humano01/04/201931/03/20206
FORMAÇÃO NA ESCOLA: organização do trabalho pedagógicoCOORDENADOR DO PROJETO07/05/201802/02/20201

Disciplinas ministradas nos três últimos semestres

Ano Turma Disciplina CH * Curso
2024/202PRÁTICA DE PESQUISA I0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2024/201SEMINÁRIO AVANÇADO " TENDÊNCIAS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
Horários
ManhãTardeNoite
SEG14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2024/2P1PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
0+90Pedagogia (Licenciatura)
2024/2M1T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
54+36Pedagogia (Licenciatura)
2024/2M1PREPARAÇÃO P/ TRABALHO FINAL DO CURSO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
90+90Pedagogia (Licenciatura)
2024/105PRÁTICA DE PESQUISA II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2024/1M1PREPARAÇÃO P/ TRABALHO FINAL DO CURSO
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
22:20 - 23:10
90+90Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
2023/208PRÁTICA DE PESQUISA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:50 - 09:40
0+17Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/201LEITURA DIRIGIDA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
34+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/201SEMINÁRIO AVANÇADO DE FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
17+0Educação (Mestrado acadêmico)
Educação (Doutorado)
2023/2P1PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
0+90Pedagogia (Licenciatura)
2023/2M1T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
54+36Pedagogia (Licenciatura)

* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.

Página gerada em 15/11/2024 00:05:01 (consulta levou 1,913171s)