Resumo
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutorado em Educação (2008), com a tese Palpitações indizíveis: o lugar do cuidado na formação de professores, e Mestrado em Educação (2002), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). É docente do Departamento de Ensino, na área de Teoria e Prática Pedagógica, no curso de Pedagogia e licenciaturas. Entre 2021-2024 foi vice-chefe do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Desde 2011, atua como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPEL). Foi coordenadora da Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas (2013-2020) e vice-coordenadora do PPGE-UFPel (2013-2015). Desde 2023 é membro da Comissão de Auto-Avaliação do PPGE-UFPel. É pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos sobre Aquisição Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Coordenou o projeto de pesquisa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (Programa Obeduc/Capes, Edital 2012, entre 2013-2020). Atualmente desenvolve o projeto Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional de docentes dos anos iniciais (Financiamento Edital 07/2022 FAPERGS/CNPq). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- Pq2 desde 2019. Atuou como consultora em projeto de pesquisa coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização entre 2018-2020 (GEPALFA/CNPq da Universidade de Passo Fundo), desenvolvido em parceria com a UEL, UFMG, UERGS e UFPel (Financiamento FAPERGS Edital 02/2017 - PqG). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR), que reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa da Região Sul do Brasil, desenvolvendo atividades de investigação acadêmica, produção e divulgação científica. É pesquisadora da AlfaRede, rede de pesquisadores que desenvolve o projeto Retratos da alfabetização no pós-pandemia: uma pesquisa em rede (Universal 2023 CNPq) e integra a equipe de pesquisadores do projeto Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente (GESTRADO/UFMG, financiamento CAPES/CNPq). É professora associada da ANPED vinculada ao GT 8 Formação de Professores, membro suplente no Comitê Científico da Anped pelo GT 8 Formação de professores e avaliadora ad hoc. É membro de comissão editorial e revisora de vários periódicos científicos. É editora adjunta da Revista Cadernos de Educação (ISNN 2178-079x). Atua como consultora e avaliadora da CAPES, integrando a Comissão de Avaliação Quadrienal da Capes em 2017 e 2022, a Comissão de Análise dos indicadores qualitativos da Avaliação Quadrienal 2022, a comissão de avaliação de APCN e PAEP. Tem experiência na área de Educação, realizando atividades de Pesquisa e Ensino com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica. Orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado em educação, desenvolvendo estudos sobre formação docente, teoria e prática pedagógica, ética do cuidado, tematizando a formação do professor, as práticas de ensino, a docência e a escola pública, o planejamento, a reflexão e o registro pedagógicos, anos iniciais e infância. E-mail: martanornberg0@gmail.com
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição, 1997)
Graduação em Educação Cristã (Faculdade EST, 1994)
Áreas de atuação
Educação - Formação de professores
Educação - Ensino-Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Educação - Política e gestão de processos educacionais
Educação - Educação Infantil e Infância
Educação - Fundamentos da Educação
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.