Resumo
Professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutora e Mestra, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE-UPEL). Graduada em Pedagogia, História Bacharelado e História Licenciatura. Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA-FURG). Atuou como educadora social do Centro de estudos psicológicos de meninos e meninas em situação de rua (CEP/RUA-FURG). Na Educação básica, foi professora da E.M.EF Zenir de Souza Braga e E.M.EF. Dom Pedro II, situadas em Rio Grande/RS. Atualmente, é Líder/CNPq do Grupo de Estudos e Pesquisas das Infâncias (GEPI), vinculado à FaE/UFPEL, membro do Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEIHE-UFPel), professora colaboradora do Grupo Ecoinfâncias (FURG), integrante do Comitê gestor do Fórum de Educação Infantil do Extremo Sul Gaúcho (FEIESG) e uma das representantes da UFPel no Comitê Estadual Intersetorial pela Primeira Infância (CEIPI-RS). Em suas pesquisas, aborda os seguintes temas: aspectos sociológicos e históricos da educação de crianças, infâncias em situação de vulnerabilidade, direitos humanos, diversidade, inclusão e práticas culturais das infâncias. E-mail: hardalladovalle@gmail.com
Formação acadêmica
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2017)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2013)
Especialização em Neuropsicopedagogia (FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, 2022)
Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) (Universidade Federal do Rio Grande, 2022)
Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FAVENI-FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE, 2022)
Graduação em História Licenciatura (Universidade Federal do Rio Grande, 2011)
Graduação em História Bacharelado (Universidade Federal do Rio Grande, 2010)
Graduação em Ciências Sociais (Universidade Federal de Pelotas, Incompleto)
Graduação em Pedagogia (Centro Universitário Internacional, 2017)
Áreas de atuação
Educação - Infância
Educação - História da Educação
Sociologia - Sociologia da infância
História - História da infância
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | P2 | PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA Horários
| 0+90 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | M2 | T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | T1 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I Horários
| 54+0 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P2 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA Horários
| 0+216 | Pedagogia (Licenciatura) Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA II: OS SUJEITOS DA AÇÃO EDUCATIVA E A ESCOLA Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2024/1 | T1 | ESPAÇOS, TEMPOS E SOCIEDADE NAS INFÂNCIAS I Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | P1 | PRÁTICA ORIENTADA I : ESPAÇOS EDUCATIVOS E CULTURAIS Horários
| 0+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | M1 | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO I Horários
| 36+18 | Pedagogia (Licenciatura - Noturno) | ||||||
2023/2 | T1 | ESPAÇOS, TEMPOS E SOCIEDADE NAS INFÂNCIAS I Horários
| 36+0 | Pedagogia (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.