Nome do Projeto
AVALIAÇÃO DA REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA DE ALIMENTOS
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/11/2014 - 30/06/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos
Resumo
Em dezoito de junho de 1996 foi implantado na Universidade Federal de Pelotas o Curso de Bacharelado em Química de Alimentos, com o ingresso da primeira turma em 1997, tendo como mantenedor o Departamento de Ciência dos Alimentos da Faculdade de Ciências Domésticas. A implantação deste Curso na região de Pelotas, a “cidade dos alimentos”, justificou-se por diversas razões, onde se destacaram: - a inserção em uma região considerada um importante centro de produção e transformação de alimentos, ocupando uma posição de destaque na economia do estado, participando no abastecimento de produtos alimentícios “in natura” ou processados, no mercado nacional e internacional, privilegiada geograficamente. A existência de um parque industrial em Pelotas e adjacências onde são produzidos e processados 80% do pêssego em calda no Brasil, além de conservas de pepino, milho, batata, vagem, cebola, tomate, ervilha, figo, entre outros, produtos estes de expressão econômica na região; - destaque da região como centro de produção, pesquisa e comercialização de arroz no país, estando aqui localizado um grande número de indústrias beneficiadoras desse importante cereal da dieta básica do brasileiro; - a presença de importante bacia leiteira, sendo aqui beneficiados queijo, iogurte, bebidas lácteas, leite em pó e doce de leite. - a grande produção de doces artesanais, conhecidos nacionalmente. Assim, no ano de 2000, formou-se a primeira turma de Bacharéis em Química de Alimentos, profissionais competentes para solucionar problemas relativos à tecnologia de alimentos e controle de qualidade, aptos, àquela época, a enfrentarem as exigências do mercado e dos consumidores, contribuindo ainda com estudos sistematizados para o desenvolvimento técnico-científico na área de alimentos. Em virtude das exigências do Conselho Federal de Química (CFQ), e para atender concomitantemente a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) bem como os avanços científicos e tecnológicos e as necessidades do mercado, foi realizada no ano de 2000 uma modificação na estrutura curricular no que diz respeito à carga horária de disciplinas, pré-requisitos, desdobramento e criação de novas disciplinas, extinção de disciplinas, entre outras. Neste projeto estamos avaliando a última reestruturação de 2009, nesta foram feitas modificações estruturais consideráveis quanto ao número de horas, quebra de pré requisitos, inserção de horas livres e atividades complementares, Nessa mudança o currículo anterior foi desmembrado ficando as disciplinas tecnológicas específicas como optativas e livres (blocos B e C)

Objetivo Geral

Avaliar a estrutura curricular do Curso de Bacharelado de Química de Alimentos, após a reestruturação curricular ocorrida em 2009 e propor alterações que contemplem as diretrizes do Projeto Pedagógico de Curso da UFPel, mantendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e que tornem o currículo mais dinâmico e atualizado.

Justificativa

As exigências crescentes dos consumidores e a competição com o mercado exterior estimulam cada vez mais a busca por novas tecnologias e produtos alimentícios com qualidade compatíveis com os encontrados nos países desenvolvidos. A integração técnico-científico-normativa com os demais países do MERCOSUL, visando adequar a produção de alimentos nos países integrantes, demanda um maior controle de qualidade e padronização.
O currículo, assim como o conhecimento, deve apresentar uma dinâmica de atuação para adequação às novas descobertas e tendências científicas e tecnológicas, e garantir a formação de profissional contextualizado, apto a atuar na indústria, pesquisa e extensão. O curso, portanto, passou por uma reestruturação curricular no ano de 2000. Após esta data ocorreram profundas alterações sócio-econômicas, que impulsionaram mudanças às demandas da sociedade e às peculiaridades regionais e verificou-se ainda modificações na estrutura organizacional da UFPel que afetaram diretamente o extinto Departamento de Ciência dos Alimentos, mantendedor do Curso. O MEC também instituiu as horas livres e complementares Com isto, foi constatada a necessidade de novas alterações curriculares, qual foi realizada em 2009, através do projeto de ensino “REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA DE ALIMENTOS”
Serviu também de subsídio para elaboração desta proposta o projeto de ensino “Avaliação da dinâmica do processo de ensino-aprendizagem e estrutura do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos” (código PRG 862014), que tem apontado para a necessidade de alterações profundas dos mecanismos de repasse do conhecimento, pré-requisitos e grade curricular. Além deste, as manifestações e sugestões verbais de alunos e egressos do Curso (Projeto PRG nº 0082011, Programa de acompanhamento de egressos do curso de Bacharelado em Química de Alimentos) e as demandas geradas pelo REUNI.
O novo modelo de Projeto Político Pedagógico de Curso da UFPel reafirmou a necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de forma a atender com qualidade às demandas e expectativas locais e regionais. Assim, as práticas universitárias, em suas dimensões de ensino, pesquisa e extensão, surgiram como modalidades acadêmicas a serem repensadas para efetivar o compromisso com as mudanças e com os objetivos sociais assumidos pela participação no REUNI, de modo a construir uma Universidade mais inclusiva (BRITO, 2008).
O projeto reestruturação curricular do curso de Bacharelado em Química de Alimentos, com base nas novas diretrizes de Projeto Pedagógico de Curso da UFPel (BRITO, 2008), teve por objetivo formar profissionais criativos, autônomos, transformadores e responsáveis, capazes de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e com o progresso da ciência. Para isto, houve a contribuição da consolidação da Formação Complementar e a inserção da Formação Livre na nova estrutura curricular.
Com base no exposto, após 4 anos de implantação da nova reestruturação curricular (2009-2010) do curso de Bacharelado em Química de Alimentos, os componentes do atual NDE verificaram a necessidade de avaliação de forma ampla das modificações realizadas pelo projeto de reestruturação curricular, no sentido de apontar pontos a serem melhorados ou corrigidos no projeto anteriormente citado. Assim, diante da nova realidade e da necessidade premente de atualização, está-se submetendo nova proposta de projeto de ensino para avaliação da reestruturação curricular do Curso de Química de Alimentos, ocorrida em 2009.
Este presente projeto, após apreciação pelo Núcleo Docente Estruturante, será levado em reunião do colegiado do Curso de Química de Alimentos e na Câmara de Ensino do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos para aprovação.

Metodologia

A presente proposta será executada em duas fases, onde na primeira fase consta as seguintes ações listadas abaixo:
- reuniões periódicas dos participantes do projeto para avaliação da disciplinas (conteúdos programáticos, metodologia, carga horária e pré-requisitos) contempladas no projeto de reestruturação curricular;
- entrevistas com professores responsáveis pelas disciplinas para sugestões de permanência ou alterações do itens acima mencionados, verificação das metodologias de ensino-aprendizagem;
- entrevistas com alunos matriculados e egressos que cursaram este currículo;
- elaboração de propostas de melhoramento das disciplinas que visem atender as necessidades atuais do currículo;
- apresentação da proposta ao corpo docente e aos discentes para discussão da mesma;
- formulação da proposta final, submetida à aprovação pelo colegiado do curso e COCEPE.

Nesta segunda fase os trabalhos de operacionalização das diretrizes propostas através da avaliação do Projeto Pedagógico, obtido após a reestruturação curricular, necessitam ser continuados, onde serão realizadas as seguintes ações:
- desenvolvimento e implantação de novos instrumentos e documentos referentes às atividades de Estágios, bem como das Atividades Complementares e de Formação Livre, caso seja avaliado a necessidade de modificações,
- estudo individual de cada disciplina oferecida pelo Currículo atual, avaliando-se itens como carga horária total e distribuição da carga horária, conteúdo programático;
- verificação da adequação das medidas já tomadas na primeira etapa,
- verificação do impacto do novo currículo no andamento do curso,
- elaboração de artigo científico, em Parceria com o Departamento de Integração do Ensino para divulgação da experiência da aplicação do projeto de reestruturação curricular proposto em 2009.

Resultados Esperados

Como resultado haverá a formação de um currículo mais flexível e dinâmico, que atenda às necessidades de seus agentes, adequado às novas necessidades mercadológicas e sociais, e de acordo com a nova proposta de projeto pedagógico de curso da UFPel .Como principais impactos esperam-se:
- a redução do tempo médio de residência dos alunos no curso;
- a adequação do currículo às novas descobertas e tendências científicas e tecnológicas;
- a formação de profissional contextualizado, apto a atuar na indústria, pesquisa e extensão.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANGELITA DA SILVEIRA MOREIRA401/11/201430/06/2015
CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA401/11/201430/06/2015
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES101/11/201430/06/2015
CAROLINE PEIXOTO BASTOS101/11/201430/06/2015
ELIEZER AVILA GANDRA401/11/201430/06/2015
FABRIZIO DA FONSECA BARBOSA101/11/201430/06/2015
FRANCINE NOVACK VICTORIA101/11/201430/06/2015
GUILHERME DA SILVA MENEGAZZI201/11/201430/06/2015
JACQUELINE DE OLIVEIRA SANCHES VALERIO NAVARRO201/11/201430/06/2015
JOSIANE FREITAS CHIM501/11/201430/06/2015
LIANE SLAWSKI SOARES2004/05/201530/06/2015
MARCIA AROCHA GULARTE101/11/201430/06/2015
MIRIAN RIBEIRO GALVAO MACHADO401/11/201430/06/2015
NADIA CARBONERA401/11/201430/06/2015
PAULO RENATO BUCHWEITZ101/11/201430/06/2015
ROSANE DA SILVA RODRIGUES401/11/201430/06/2015
RUI CARLOS ZAMBIAZI101/11/201430/06/2015
TATIANA VALESCA RODRIGUEZ ALICIEO101/11/201430/06/2015
VALDECIR CARLOS FERRI101/11/201430/06/2015

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