Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (FEAD)
CÓDIGO
11270059
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
6
CRÉDITOS
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

História da Educação a Distância. A Universidade Aberta do Brasil (UAB): Histórico e concepções, administração e funcionamento. Ferramentas tecnológicas da plataforma Moodle. O aluno na EaD. Papeis dos sujeitos em EaD.

Objetivos

Objetivo Geral:

Objetivo Geral
Reconhecer a Educação a Distância como modalidade comprometida com a Educação de qualidade e estudar sua história e sistemas de financiamento e aprendizagem.

Objetivo Específicos
• Conhecer a história da Educação a Distância e do Sistema Universidade Aberta do Brasil.
• Utilizar as ferramentas básicas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle.
• Identificar o perfil do aluno da EaD.
• Identificar os diferentes sujeitos que atuam na EaD e definir as atribuições de cada um.

Conteúdo Programático

• História da Educação a Distância (EaD).
• Princípios e Fundamentos do EaD.
• A Universidade Aberta do Brasil (UAB): Histórico e concepções, administração e funcionamento.
• Ambientes Virtuais de Aprendizagem para o Ensino a Distância: Moodle e suas principais ferramentas
• Os sujeitos na EaD: os novos papeis do professor e do aluno.
• A motivação do aluno virtual.
• Orientação online e o processo de tutoria no Ensino a Distância.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MACHADO, Dinamara Pereira. Educação a distância: fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino e aprendizagem. São Paulo: Erica, 2015. 1 recurso online ISBN 9788536522210. MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EAD: a educação a distância hoje. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. x, 142 p. ISBN 9788576051572. MATTAR, João. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2013. 1 recurso online ISBN 9788522114696. MOORE, Michael. Educação à distância uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online ISBN 9788522113019.

Bibliografia Complementar:

  • BEHAR, Patricia Alejandra. Competências em Educação a Distância. Porto Alegre: Penso, 2013. 1 recurso online ISBN 9788565848480. MATTAR, João. Tutoria e interação em educação à distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 1 recurso online ISBN 9788522112630. MESQUITA, Deleni. Ambiente virtual de aprendizagem: conceitos, normas, procedimentos e práticas pedagógicas no ensino à distância. São Paulo: Erica, 2014. 1 recurso online ISBN 9788536522166. PALLOFF, Rena M. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Porto Alegre: Penso, 2004. 1 recurso online ISBN 9788536311494. RUHE, Valerie. Avaliação de educação a distância e e-learning. Porto Alegre: Penso 2013. 1 recurso online ISBN 9788565848220. SANTOS, Edméa. Mídias e tecnologias na educação presencial e à distância. Rio de Janeiro: LTC, 2016. 1 recurso online ISBN 9788521630890

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Matemática - Polo São Francisco de Paula (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Matemática - Polo Cruz Alta (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Matemática - Polo Panambi (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Matemática - Polo Hulha Negra (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Matemática - Polo Jaguarão (Licenciatura)
FUNDAMENTOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Matemática - Polo Jacuizinho (Licenciatura)

Página gerada em 20/09/2021 08:08:43 (consulta levou 0.116033s)