Nome do Projeto
Diálogos e vivências em química de alimentos
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/05/2025
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Eixo Temático (Principal - Afim)
Tecnologia e Produção / Tecnologia e Produção
Linha de Extensão
Segurança alimentar e nutricional
Resumo
Considerando que a educação superior não deve ser focada apenas em formar recursos técnicos para o trabalho, mas também formar cidadãos com espírito crítico e que na sua área de ação possuam um viés social, objetiva-se propiciar diálogos e vivências reflexivas e aplicáveis, com base em conhecimentos técnicos e tradicionais, entre acadêmicos e professores da área de química de alimentos e a comunidade externa sobre temas tradicionais, atuais e recorrentes ligados à área de alimentos. O projeto consiste de experenciação e vivência pelos acadêmicos de atividades que envolvam sua área de atuação junto à comunidade, com atividades onde ocorrerão apresentações de mídias, palestras, reuniões temáticas e ou cursos e oficinas sobre temas ligados à atuação profissional do químico de alimentos, incluindo ética, cidadania, inovação tecnológica e demais aspectos cotidianos relacionados à demanda, qualidade e utilização de alimentos, levando em conta aspectos técnicos e também sócio-econômico-culturais relacionados aos alimentos. Cada atividade(s) será seguida de um espaço temporal para discussões e reflexões dos participantes sobre o tema abordado e ou atividade desenvolvida. O projeto tem como público alvo principal alunos da rede de ensino da cidade de Pelotas e outras cidades onde se faça possível, além de grupos populacionais/comunidades/associações que apresentem demanda para discussões e vivências nesta área.

Objetivo Geral

Propiciar diálogos e vivências reflexivas e aplicáveis, com base em conhecimentos técnicos e tradicionais, entre acadêmicos, professores e comunidade externa sobre temas tradicionais, atuais e recorrentes ligados à área de alimentos.

Justificativa

A área de alimentos apresenta constante crescimento no Brasil e no mundo e em função disso surgem demandas específicas por profissionais para atuar nesta área. O curso de Bacharelado em Química de Alimentos visa formar profissionais éticos, atuantes, socialmente justos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável e que ao mesmo tempo atendam às demandas atuais no setor alimentício como uso de tecnologias limpas, desenvolvimento de produtos sustentáveis, com apelo nutricional e funcional, embalagens inteligentes, entre outros aspectos de qualidade e seguridade. Este projeto visa propiciar espaços para o aprofundamento de temas que não são totalmente explorados nas grades curriculares deste curso, como ética profissional, cidadania, relações humanas no trabalho e o cotidiano do profissional desta área. Além disto, atualmente na área de alimentos surgem inovações tecnológicas muito rapidamente, tornando difícil o conhecimento e acompanhamento de todas estas tecnologias nas disciplinas dos cursos. Assim, este espaço permitirá também o conhecimento e discussão destas novas tecnologias bem como a reflexão sobre as consequências para a sociedade das tecnologias atualmente utilizadas. Neste sentido, considera-se que a educação superior não deve ser focada apenas em formar recursos técnicos para o trabalho, mas também formar cidadãos com espírito crítico e que na sua área de ação possuam um viés social. Isso pode ser mais bem traçado através da possibilidade de experenciação e vivência pelos acadêmicos de atividades que envolvam sua área de atuação junto à comunidade. As discussões e atualizações acerca do tema “alimentos” não deve ficar restrita à academia, mas compartilhada com a comunidade externa, promovendo a troca de saberes e de conhecimentos também culturais. Prevê-se então a divulgação das atividades do curso e dos conhecimentos supracitados para a comunidade externa, particularmente alunos do ensino fundamental e médio onde é sabido que a possibilidade de formar multiplicadores é mais evidente, e comunidades onde seja identificada demanda, através da promoção de atividades educativas, elucidativas e interativas sobre a temática alimentos no âmbito deste profissional. Neste contexto, com foco na formação de profissionais diferenciados da área de alimentos capazes de contribuir efetivamente para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população, se justifica a execução deste projeto.

Metodologia

Prevê-se a realização de no mínimo 20 vivências (reunião/encontro/oficina/curso) no período de 48 meses. Estas vivências consistirão de reuniões temáticas acerca de um item/aspecto atual ou recorrente na área de alimentos, divulgação do curso para a comunidade externa à UFPel através de palestras em escolas e comunidades acerca da atuação profissional e de temáticas de interesse coletivo na área de alimentos, realização de oficinas sobre higiene, manipulação, conservação, embalagem ou outro aspecto de garantia de uso e escolha de alimentos e melhor aproveitamento dos mesmos, diálogos acerca do andamento de pesquisas desenvolvidas na área e seu reflexo para o consumo saudável de alimentos, explanação elucidativa e desmistificadora do papel e das consequências dos novos alimentos e tecnologias no cotidiano, reflexões sobre aspectos sócio-economico-culturais como referência na demanda e utilização de alimentos e formulação de novos produtos.

Indicadores, Metas e Resultados

Os indicadores de atingimento dos objetivos e ou necessidade de adequação serão baseados em avaliações, as quais serão realizadas através de questionários individuais aplicados a cada encontro, onde todos os presentes ao final da atividade, através de respostas objetivas, avaliarão três tópicos: relevância do tema abordado, metodologia de abordagem do tema na reunião/encontro/oficina, aproveitamento/entendimento das informações obtidas neste tema, interrelação. Em todos os encontros será verificada a frequência dos participantes através de uma lista de presença sendo emitido certificado de participação de acordo ao número de encontros em que o assistente se fizer presente. Em intervalos de 6 meses, a equipe proponente discutirá os resultados alcançados em função dos dados das fichas e do interesse demonstrado pelo nível de participação nos encontros, propondo possíveis modificações ou alterações na sua sistemática.
Tem-se como metas o envolvimento de um número expressivo de acadêmicos do curso nas atividades junto à comunidade e, da mesma forma, com setores da comunidade.
Os principais resultados esperados referem-se à complementação da formação profissional e social dos acadêmicos em química de alimentos e a conscientização de alguns setores da comunidade externa acerca das temáticas atuais na área de alimentos relativamente ao uso adequado e racional de alimentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA RODRIGUES MACHADO
ALANA COUTO PEREIRA
ALANA CRIZEL BRAUCH
ALEXIA FERREIRA MENA
ALICE PEREIRA LOURENSON
ALINE MACHADO PEREIRA
AMANDA ELIS BRUINSMA
AMANDA MEDEIROS DE MORAES
AMANDA PETER PEREIRA
ANA CLARA KLUG TAVARES
ANA PAULA DO SACRAMENTO WALLY
ANDRE FIGUEIREDO GONCALVES
ANDRESSA LESSA KRINGEL
ANDREY CONRADO RÜHLING MILCZARSKI
ANDREZA WACHHOLZ IGANSI
ANGELITA DA SILVEIRA MOREIRA23
Ana Claudia Barneche de Oliveira
Andressa Salies Souza
BRENDA DANNENBERG PAZ DOMINGUES
BRUNA CARDOZO BARBOSA
BRUNA SANTOS WACHHOLZ
BRUNA TIMM GONÇALVES
CAMILA ACOSTA INSAURRIAGA
CAMILA DE AVILA BARROS
CAMILA DE OLIVEIRA PACHECO
CAREM PERLEBERG
CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA4
CARLISE BARRETO TUGNE
CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES32
CAROLINE PEIXOTO BASTOS30
CAROLINE SOARES UNTICESKI
CLAUDIA DE FARIAS DOS SANTOS
CRISCIANE SOUZA BORBA
Cárlei Nunes Dellinghausen
DAIANE CARRETT DIAS
DANIEL LEVY FILHO
DANIELA SANCHES MEDEIROS
DANIELI OLEIRO MACHADO
DANIELLE CAMPOS FELIX
DARLAN GUTIERES KRUMREICH BARTZ
DENISE OLIVEIRA PACHECO
DILSON FAGUNDES RIBEIRO
Diego Araujo da Costa
EDUARDA VOIGT FRANZ
EDUARDO VIEIRA DOS ANJOS
ELDER PACHECO DA CRUZ
ELIANE LEMKE FIGUEIREDO
ELIEZER AVILA GANDRA5
ELISIANE ORTIZ DE TUNES PINTO
ELIZANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA2
EMILY MELLO DE SOUZA
EMILYN DE AVILA DELGADO
FABIANA CEOLIN MOREIRA
FABRIZIO DA FONSECA BARBOSA6
FERNANDA IZABEL GARCIA DA ROCHA CONCENÇO
FERNANDO LUIZ HORN
FLAVIANE SILVA DO AMARAL
FLÁVIA LIEGE SCHUTZ VOLOSKI
FRANCIELLE MACIEL ZURSCHIMITTEM
GABRIEL DE SOUZA MARQUES
GABRIEL LUCAS PAIL
GABRIEL MARTINS PLADA
GABRIEL VASCONCELOS DA SILVA
GABRIELA DE OLIVEIRA
GABRIELA DE OLIVEIRA
GABRIELA FEIJO FERREIRA
GABRIELA NIEMEYER REISSIG
GABRIELA NIEMEYER REISSIG
GABRIELLA DO NASCIMENTO FELIX
GERÔNIMO GOULART REYES BARBOSA
GIOVANA DA SILVA VAZ
GISELI RODRIGUES CRIZEL
GLENISE BIERHALZ VOSS
GRACIELE DA SILVA CAMPELO BORGES5
GRACIELE SARAIVA LEMOS
GUILHERME DA SILVA MENEGAZZI
GUILHERME MIRANDA OLIVEIRA
GUSTAVO EINHARDT SOARES
IAN XAVIER FERREIRA
IZADORA ALMEIDA PEREZ
JACI SILVA SILVEIRA
JENNIFER FERREIRA RIBEIRO SARAIVA
JOSE MARIO BARICHELLO4
JOSIANE FREITAS CHIM152
JUAN CARLOS MEDEIROS SOARES
JUCIARA SILVA CORREA FONSECA
JULIA TORRES CAVALHEIRO
JULIA TORRES RAMALHO
JULIANA PINO DE PAULA
JULIANA RODRIGUES PEREIRA
Juliana Chaves Elias Santos
KARINA OLIVEIRA LIMA
KENNIA MENDES PRIETSCH
Katherine de Oliveira Manetti
LARISSA SILVA CORREA
LAURA BORBA VILANOVA CASTELO4
LAURA DOS SANTOS CENTENO
LAYLA DAMÉ MACEDO
LEANDRA ZAFALON JAEKEL
LETICIA APARECIDA DA SILVA ROCHA
LIANE MATOS ESPINOSA
LIANE SLAWSKI SOARES
LIANE XAVIER FONSECA
LIDIA PEREIRA SERGIO
LIDIANE Moreira Chiattoni
LIVIA CONCEICAO LIMA VALENTE
LUCAS DA SILVA BARBOZA
LUCAS SIEBRA DE CARVALHO
LUCAS ÁVILA DO NASCIMENTO
LUCIA TAMIRES GEHRMANN BUCHWEITZ
Larissa Riberas Silveira
Latoya Bonfim de Brum
MAIARA VARGAS MACIEL
MAICON DA SILVA LACERDA
MAICON RENATO FERREIRA SAMPAIO
MAICON RIBEIRO RODRIGUES
MARCIA AROCHA GULARTE7
MARCIO SCHMIELE
MARIA EDUARDA RIBEIRO DA ROCHA
MARIANA COSTA FERRAZ
MARIANA DIAS ANTUNES PORTO
MARIANE IGANSI ALVES
MARINA SEYFFERT XAVIER
MARISA FERREIRA KAROW
MARLA SGANZERLA
MICHELE DA SILVA SIQUEIRA
MICHELE MACIEL CRIZEL CARDOZO
MICHELE VOLLRATH BENTO
MIGUEL TELESCA COELHO
MIRIAN RIBEIRO GALVAO MACHADO125
MIRIANE LUCAS AZEVEDO
Maíra Dallman Ücker
Milene Teixeira Barcia
MÔNICA REGINA DE ALMEIDA CHAVES FERREIRA
NADIA CARBONERA21
NATHALIA FEIRA RODRIGUES
NELISA LAMAS DE SOUZA
PAMELA SILVA WOIGT
PAULA ARAÚJO RIBEIRO
PEDRO FERNANDES VIANA
Paula Vergara da Silva
PÂMELA MALAVOLTA DA FONTOURA PIGNATARI
PÂMELA SCHÖNHOFEN ACOSTA
PÉRSIA BARCELLOS CARRASCO
QUEISE DA COSTA DOMINGUES
RAFAELA FAO NUNES
RAFAELA SILVA DA ROSA
RAPHAELLY ALMEIDA FERNANDES
RAQUEL MOREIRA OLIVEIRA
REBECA CAMARGO PORTO
RENATA RAMIREZ FERREIRA
ROBERTA BASCKE SANTOS
ROBERTA DA SILVA E SILVA
ROSANA COLUSSI5
ROSANE DA SILVA RODRIGUES172
Raila Graciela Ferraz Saraiva
SOÉLEN SCHMECHEL WOLTER
SUELEN RIOS OSWALDT
TAILA NICOLE MESQUITA PERES
TAMIRES SOARES SCHUG
TATIANE KUKA VALENTE GANDRA3
THAUANA HEBERLE
THAUANE DAMASCENO NETO GADEA
THAÍS DE AMORIM ALVES
VALERIA DA SILVA SANTOS
VERA TUCHTENHAGEN
VICENTE GOMES WIETH
VICTORIA CUNHA CONSENTINS
VICTORIA POLIANA RIUS VON MUHLEN
VINICIUS RHEINHEIMER SCHNEIDER
VITORIA LOPES ROCHA
VITORIA MEDEIROS DIAS
YURI MARQUES LEIVAS

Página gerada em 24/04/2024 17:11:57 (consulta levou 0.449705s)