Nome da Atividade
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (PAEM)
CÓDIGO
11270105
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Estudar aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e sociais disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais da prática profissional (problematizando as questões sobre diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, buillyng, inclusão, entre outros temas emergentes). Teorias de aprendizagem e educação matemática.
Objetivos
Objetivo Geral:
Estudar as principais teorias psicológicas evolutivas e da aprendizagem. Aprofundar aspectos cognitivos, afetivos e sociais e suas implicações no processo de ensino/aprendizagem e suas relações com o ensino da matemática.● Capacitar o aluno a aplicar os conhecimentos de Psicologia na prática de educador;
● Estudar as principais teorias psicológicas evolutivas e da aprendizagem e suas relações com a educação matemática.
● Problematizar questões psicossociais e contemporâneas que atravessam a prática docente, tais como: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, buillyng, inclusão, entre outros temas emergentes.
Conteúdo Programático
● Breve olhar sobre a Psicologia: compreensão histórica, psicologia como ciência e objetos de estudo.
● Teorias Psicológicas do Desenvolvimento e Aprendizagem e sua relação com a Educação Matemática;
● instituição escolar: produção de subjetividade e suas interfaces com os processos de aprendizagem;
● Violência na Escola e Violência da Escola (Agressividade - ciberbullyng, bullying, preconceitos, discriminação).
● Indisciplina na escola.
● Teorias Psicológicas do Desenvolvimento e Aprendizagem e sua relação com a Educação Matemática;
● instituição escolar: produção de subjetividade e suas interfaces com os processos de aprendizagem;
● Violência na Escola e Violência da Escola (Agressividade - ciberbullyng, bullying, preconceitos, discriminação).
● Indisciplina na escola.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: Uma introdução ao estudo da psicologia, 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. ISBN 85-02-02901 -0. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5615614/mod_resource/content/1/bock_psicologias.pdf Acesso em: 05 mar. 2024.
- COLL, César. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia da Educação. v.2. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/927785/mod_resource/content/1/Livro%20-%20Desenvolvimento%20psicol%C3%B3gico%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o%20-%20Coll%20-%20Cap.%201.pdf Acesso em: 05 mar. 2024.
- FRANCISCHINI, Rosângela; VIANA, Meire Nunes. Psicologia Escolar: que fazer é esse? Conselho Federal de Psicologia. - Brasília: CFP, 2016. Disponível em: https://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2016/08/CFP_Livro_PsinaEd_web.pdf Acesso em: 05 mar. 2024.
Bibliografia Complementar:
- BRANDT, Celia Finck, MORETTI, Méricles Thadeu. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: UEPG, 2016. ISBN 978-85-7798-215-8. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/dj9m9/pdf/brandt-9788577982158.pdf Acesso em: 05 mar. 2024.
- CARMO, João dos Santos; RIBEIRO, Maria Julia Ferreira Xavier. Contribuições da análise do comportamento à prática educacional. Santo André, SP: ESETec Editores Associados, 2012. ISBN 978-85-7918-043-9. Disponível em: http://www.faace.ufscar.br/arquivos/Livro_Contribui%C3%A7%C3%B5es_da%20AC_a_Pr%C3%A1tica_Educacional-Esetec.pdf Acesso em: 05 mar. 2024.
- FONSECA, Maria da Conceição F.R. e SOUZA, Maria Celeste R.F. Relações de Gênero Educação Matemática e Discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. São Paulo: Autêntica, 2010. ISBN 9788582178379. E-book
- KIENEN, Nádia; et al. Análise do comportamento : conceitos e aplicações a processos educativos clínicos e organizacionais. Londrina : UEL, 2018. ISBN 978-85-7846-537-7. Disponível em: http://www.uel.br/pos/pgac/wp-content/uploads/2019/01/UELlivro5dez18press.pdf Acesso em: 05 mar. 2024.
- MACEDO, L. Ensaios Pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: ArtMed, 2011. ISBN 9788536310107. E-book