Program Name / Conceitos (*)
Enade (2019)3CPC (2019)4CC (2012)4
Level / Degree
Undergraduate / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
6900
Código e-MEC
1113663
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 1 | 7 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 17 | 2 | 1 | 5 | 1 | 3 | 1 | 5 | 35 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1561 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 276 de 14/12/2012. Publicada no D.O.U. de 18/12/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.
Curso reconhecido pela Portaria nº 276 de 14/12/2012. Publicada no D.O.U. de 18/12/2012.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.
Contextualization
Objectives
O curso de Engenharia de Controle e Automação tem como objetivo formar profissionais de nível superior, de perfil generalista, com visão ética e humanística, preparando-os para atuar de forma crítica e criativa na resolução de problemas ligados à área de Engenharia de Controle e Automação considerando, além dos seus aspectos técnicos, também as implicações políticas, econômicas, sociais e ambientais atendendo assim os preceitos das Diretrizes Curriculares Nacionais.
Egress Profile
Competencies and abilities
Em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de engenharia, instituída pela Resolução CNE/CES 11/2002, o profissional formado em Engenharia de Controle e Automação deverá desenvolver, no que couber à sua habilitação, as seguintes competências e habilidades gerais:
I - aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
II - projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
IV - planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
V - identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
VI - desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
VII - supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
VIII - avaliar criticamente a operação e a manutenção de sistemas;
IX - comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
X - atuar em equipes multidisciplinares;
XI - compreender e aplicar à ética e responsabilidade profissionais;
XII - avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
XIII - avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia;
XIV - assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Study plan
Procedures and methodologies
O processo ensino-aprendizagem de Engenharia de Controle e Automação é executado utilizando uma estrutura curricular híbrida: disciplinas tradicionais, ensino baseado em situações problemas e ensino baseado em montagem e execução de projetos, atividades complementares, trabalho de conclusão de curso e estágio.
O educando é preparado para descobrir as relações entre o conteúdo clássico das disciplinas e os problemas de engenharia que surgem na vida profissional. A realidade do educando é ampliada através de estudos de casos reais, experiências de laboratórios e projetos.
Projetos ou a solução de problemas de engenharia levantados pelo ambiente produtivo são, também, alvo de trabalhos em atividades de iniciação científica.
O ensino prima, ainda, pelo desenvolvimento, no educando, de uma postura pró-ativa baseada em análise crítica da situação-problema. Para isto torna-se fundamental desenvolver conteúdos estabelecendo uma relação custo/benefício, limites de aplicação, comparação com outros métodos, técnicas, conceitos ou algoritmos.
O formalismo matemático, a modelagem de sistemas, o raciocínio abstrato orientam as práticas pedagógicas, a fim de promover a capacidade de abstração, sobretudo nas disciplinas da área básica, e o relacionamento entre o conteúdo assimilados na disciplina e seus conceitos teóricos com sua aplicabilidade.
A criatividade é trabalhada em todas as atividades acadêmicas, o que é conseguido com liberdade de participação do educando. Proposições criativas e devidamente justificadas com argumentos adequados são estimuladas e consideradas relevantes para o processo de aprendizagem.
O empreendedorismo é cultivado em todas as disciplinas, levando o educando a buscar e empreender soluções criativas que levem à descoberta de novos conhecimentos, de técnicas e à aplicação de conceitos que caracterizem um novo processo ou novo produto.
Paralelamente a isto o aluno é incentivado a participar de uma Empresa Junior da UFPel conforme a sua vocação sendo que o seu envolvimento é anotado no histórico como atividade complementar. O processo ensino-aprendizagem, auxiliado por novas tecnologias de comunicação, suscita a curiosidade, o interesse e a capacidade de organização do educando, e permite a disponibilização de conteúdos por meio eletrônico, assim como a execução de trabalhos colaborativos que se utilizem de tais recursos.
Os conteúdos ministrados são relacionados com estudos atualizados na engenharia sobre o assunto, vislumbrando-se a possibilidade de trabalhos de iniciação científica, indicando ao educando a existência de um corpo de conhecimento, além do disponibilizado em sala de aula e, ainda, que eles podem contribuir para seu desenvolvimento. A formalização de problemas e experimentação de conceitos e técnicas são condições necessárias para a atuação profissional.
Deve ser criada a expectativa do uso de conceitos sem ambiguidade, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico do educando.
O ensino fundamentado em problemas e projetos leva à necessidade de se definir qual é a abrangência e profundidade adequadas destes. Embora não existam regras, os problemas e projetos devem ter tamanhos adequados que permita a aplicação dos princípios a aprender e o manuseio dentro das restrições de tempo disponíveis.
O educando é preparado para descobrir as relações entre o conteúdo clássico das disciplinas e os problemas de engenharia que surgem na vida profissional. A realidade do educando é ampliada através de estudos de casos reais, experiências de laboratórios e projetos.
Projetos ou a solução de problemas de engenharia levantados pelo ambiente produtivo são, também, alvo de trabalhos em atividades de iniciação científica.
O ensino prima, ainda, pelo desenvolvimento, no educando, de uma postura pró-ativa baseada em análise crítica da situação-problema. Para isto torna-se fundamental desenvolver conteúdos estabelecendo uma relação custo/benefício, limites de aplicação, comparação com outros métodos, técnicas, conceitos ou algoritmos.
O formalismo matemático, a modelagem de sistemas, o raciocínio abstrato orientam as práticas pedagógicas, a fim de promover a capacidade de abstração, sobretudo nas disciplinas da área básica, e o relacionamento entre o conteúdo assimilados na disciplina e seus conceitos teóricos com sua aplicabilidade.
A criatividade é trabalhada em todas as atividades acadêmicas, o que é conseguido com liberdade de participação do educando. Proposições criativas e devidamente justificadas com argumentos adequados são estimuladas e consideradas relevantes para o processo de aprendizagem.
O empreendedorismo é cultivado em todas as disciplinas, levando o educando a buscar e empreender soluções criativas que levem à descoberta de novos conhecimentos, de técnicas e à aplicação de conceitos que caracterizem um novo processo ou novo produto.
Paralelamente a isto o aluno é incentivado a participar de uma Empresa Junior da UFPel conforme a sua vocação sendo que o seu envolvimento é anotado no histórico como atividade complementar. O processo ensino-aprendizagem, auxiliado por novas tecnologias de comunicação, suscita a curiosidade, o interesse e a capacidade de organização do educando, e permite a disponibilização de conteúdos por meio eletrônico, assim como a execução de trabalhos colaborativos que se utilizem de tais recursos.
Os conteúdos ministrados são relacionados com estudos atualizados na engenharia sobre o assunto, vislumbrando-se a possibilidade de trabalhos de iniciação científica, indicando ao educando a existência de um corpo de conhecimento, além do disponibilizado em sala de aula e, ainda, que eles podem contribuir para seu desenvolvimento. A formalização de problemas e experimentação de conceitos e técnicas são condições necessárias para a atuação profissional.
Deve ser criada a expectativa do uso de conceitos sem ambiguidade, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento científico do educando.
O ensino fundamentado em problemas e projetos leva à necessidade de se definir qual é a abrangência e profundidade adequadas destes. Embora não existam regras, os problemas e projetos devem ter tamanhos adequados que permita a aplicação dos princípios a aprender e o manuseio dentro das restrições de tempo disponíveis.
Evaluation of teaching and learning
A Filosofia da Avaliação
O curso entende a aprendizagem como ferramenta da construção do conhecimento e não meramente na quantificação, ao final do processo, dos conhecimentos adquiridos. Pretende-se, através de várias metodologias, que os alunos sejam atores da sua formação e não meros espectadores. Dentro das disciplinas, a ênfase solicitada é sempre neste sentido, de desenvolver as habilidades de raciocínio, através da problematização e contextualização do conteúdo e, aproveitar, sempre que possível, as experiências de cada um. Através desta visão é possível explorar de maneira natural a interdisciplinaridade.
A avaliação do desempenho discente é pautada nos objetivos e critérios de cada disciplina, determinados nos planos de ensino, e inclui a frequência e o aproveitamento acadêmico, em consonância com critérios e formas de avaliação propostos no Regimento Geral da UFPel. O processo de ensino/aprendizagem das Engenharias em geral deve ser coerente com a maneira como o raciocínio se desenvolve, buscando-se o aprendizado ativo através do envolvimento dos estudantes em atividades de descoberta. O professor não é um simples manancial de conhecimento, mas um orientador de estudos e experiências, em que os estudantes buscam informação pela ação e não apenas pela audição ou leitura. A avaliação, então, não se limita apenas na medição de conteúdos aprendidos, mas também de métodos cognitivos e habilidades adquiridas.
Com este intuito os instrumentos de avaliação são variados destacando-se: avaliação prática, avaliação teórica, seminários, atividades de prática de pesquisa, relatórios, estudos de artigos científicos, entre outras atividades que busquem a verificação das relações de ensino-aprendizagem. Devem ser priorizadas atividades que permitam uma avaliação contínua (formativa) e não apenas classificatória (somativa).
Operacionalização e o Registro das Avaliações
A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de, pelo menos, 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de 0 (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal. A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três).O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
O curso entende a aprendizagem como ferramenta da construção do conhecimento e não meramente na quantificação, ao final do processo, dos conhecimentos adquiridos. Pretende-se, através de várias metodologias, que os alunos sejam atores da sua formação e não meros espectadores. Dentro das disciplinas, a ênfase solicitada é sempre neste sentido, de desenvolver as habilidades de raciocínio, através da problematização e contextualização do conteúdo e, aproveitar, sempre que possível, as experiências de cada um. Através desta visão é possível explorar de maneira natural a interdisciplinaridade.
A avaliação do desempenho discente é pautada nos objetivos e critérios de cada disciplina, determinados nos planos de ensino, e inclui a frequência e o aproveitamento acadêmico, em consonância com critérios e formas de avaliação propostos no Regimento Geral da UFPel. O processo de ensino/aprendizagem das Engenharias em geral deve ser coerente com a maneira como o raciocínio se desenvolve, buscando-se o aprendizado ativo através do envolvimento dos estudantes em atividades de descoberta. O professor não é um simples manancial de conhecimento, mas um orientador de estudos e experiências, em que os estudantes buscam informação pela ação e não apenas pela audição ou leitura. A avaliação, então, não se limita apenas na medição de conteúdos aprendidos, mas também de métodos cognitivos e habilidades adquiridas.
Com este intuito os instrumentos de avaliação são variados destacando-se: avaliação prática, avaliação teórica, seminários, atividades de prática de pesquisa, relatórios, estudos de artigos científicos, entre outras atividades que busquem a verificação das relações de ensino-aprendizagem. Devem ser priorizadas atividades que permitam uma avaliação contínua (formativa) e não apenas classificatória (somativa).
Operacionalização e o Registro das Avaliações
A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos. A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno de pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de, pelo menos, 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de 0 (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal. A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete).
Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3,0 (três).O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
Integration with research and postgraduate studies
Cada professor pesquisador tem os seus projetos de pesquisa e suas respectivas publicações nas suas áreas de interesse conforme se pode ver nos seus Currículos Lattes.
Follow-up of graduates
Os alunos egressos são convidados a retornar a instituição nas semanas acadêmicas para participarem de conversas e mesas redondas com alunos e professores. Também existem páginas em redes sociais onde alunos e egressos podem trocar experiências.
Matriz Curricular
1º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15000767 | ÁLGEBRA LINEAR | Obrigatória | 4 | 60 |
15000768 | CÁLCULO A | Obrigatória | 6 | 90 |
15000984 | INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E À EXTENSÃO | Obrigatória | 3 | 45 |
15000679 | LABORATÓRIO DE INSTRUMENTOS | Obrigatória | 2 | 30 |
12000474 | QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 2 | 30 |
2º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
22000294 | ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000774 | CÁLCULO B15000767 - ÁLGEBRA LINEAR15000768 - CÁLCULO A | Obrigatória | 6 | 90 |
15000775 | ESTATÍSTICA BÁSICA15000768 - CÁLCULO A | Obrigatória | 4 | 60 |
11090032 | FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15000783 | CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000768 - CÁLCULO A15000767 - ÁLGEBRA LINEAR15000774 - CÁLCULO B | Obrigatória | 4 | 60 |
15000841 | ENGENHARIA ECONÔMICA15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICA | Obrigatória | 2 | 30 |
15000778 | EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000768 - CÁLCULO A15000767 - ÁLGEBRA LINEAR15000774 - CÁLCULO B | Obrigatória | 4 | 60 |
11090033 | FÍSICA BÁSICA II15000768 - CÁLCULO A11090032 - FÍSICA BÁSICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
22000296 | PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
12000476 | QUÍMICA EXPERIMENTAL12000474 - QUÍMICA GERAL | Obrigatória | 2 | 30 |
4º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15000689 | CONTROLE DIMENSIONAL22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICA22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000681 | ELETRÔNICA DIGITAL (AUT)11090033 - FÍSICA BÁSICA II22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000987 | FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A11090033 - FÍSICA BÁSICA II15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES | Obrigatória | 2 | 30 |
15000986 | MATEMÁTICA DISCRETA15000841 - ENGENHARIA ECONÔMICA22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICA | Obrigatória | 3 | 45 |
15000985 | MÉTODOS OPERACIONAIS15000774 - CÁLCULO B15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES | Obrigatória | 4 | 60 |
15000683 | PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES12000476 - QUÍMICA EXPERIMENTAL | Obrigatória | 2 | 30 |
15000699 | REDES INDUSTRIAIS11090033 - FÍSICA BÁSICA II15000679 - LABORATÓRIO DE INSTRUMENTOS15000984 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO E À EXTENSÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15000989 | CIRCUITOS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO11090033 - FÍSICA BÁSICA II15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000987 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS | Obrigatória | 4 | 60 |
15000696 | ELEMENTOS DE MÁQUINA22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES15000689 - CONTROLE DIMENSIONAL | Obrigatória | 2 | 30 |
15000684 | LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICAS11090033 - FÍSICA BÁSICA II12000476 - QUÍMICA EXPERIMENTAL | Obrigatória | 2 | 30 |
15000688 | MICROCONTROLADORES15000986 - MATEMÁTICA DISCRETA15000699 - REDES INDUSTRIAIS15000681 - ELETRÔNICA DIGITAL (AUT) | Obrigatória | 4 | 60 |
15000693 | PROCESSOS DE FABRICAÇÃO22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES15000689 - CONTROLE DIMENSIONAL | Obrigatória | 4 | 60 |
15000988 | SISTEMAS DINÂMICOS15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS A15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000985 - MÉTODOS OPERACIONAIS | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15000990 | CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS15000688 - MICROCONTROLADORES15000699 - REDES INDUSTRIAIS15000681 - ELETRÔNICA DIGITAL (AUT) | Obrigatória | 4 | 60 |
15000691 | CONTROLE CLÁSSICO15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000985 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
15000991 | ELETROMAGNETISMO APLICADO15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000987 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS15000989 - CIRCUITOS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000682 | ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)15000681 - ELETRÔNICA DIGITAL (AUT)15000987 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS15000989 - CIRCUITOS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000687 | LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA15000989 - CIRCUITOS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO15000681 - ELETRÔNICA DIGITAL (AUT)15000987 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000704 | MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO15000683 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000701 | PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I15000689 - CONTROLE DIMENSIONAL15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO15000696 - ELEMENTOS DE MÁQUINA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000702 | TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICO15000689 - CONTROLE DIMENSIONAL15000693 - PROCESSOS DE FABRICAÇÃO15000696 - ELEMENTOS DE MÁQUINA | Obrigatória | 2 | 30 |
7º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15000992 | CONTROLE AUTOMÁTICO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS15000688 - MICROCONTROLADORES15000704 - MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS15000990 - CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS | Obrigatória | 3 | 45 |
15000993 | FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIA15000987 - FUNDAMENTOS DE CIRCUITOS15000989 - CIRCUITOS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO15000991 - ELETROMAGNETISMO APLICADO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000994 | LABORATÓRIO DE CONDICIONAMENTO DE SINAIS ELETRÔNICOS15000989 - CIRCUITOS ELÉTRICOS PARA AUTOMAÇÃO15000682 - ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)15000687 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICA | Obrigatória | 2 | 30 |
15000710 | ROBÓTICA15000704 - MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMAS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I | Obrigatória | 4 | 60 |
15000694 | SISTEMAS EMBARCADOS15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000699 - REDES INDUSTRIAIS15000681 - ELETRÔNICA DIGITAL (AUT) | Obrigatória | 2 | 30 |
15000709 | SISTEMAS NÃO LINEARES15000985 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000698 | TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000985 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
8º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15000996 | ANÁLISE DE SISTEMAS DISCRETOS E CONTROLE DIGITAL15000985 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000706 | CONTROLE MODERNO15000985 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO | Obrigatória | 4 | 60 |
15000714 | IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES | Obrigatória | 2 | 30 |
15000708 | LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUO15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000994 - LABORATÓRIO DE CONDICIONAMENTO DE SINAIS ELETRÔNICOS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000700 | LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUAL15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000990 - CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS | Obrigatória | 2 | 30 |
15000997 | PROJETOS DE EXTENSÃO APLICADOS NA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO I15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I | Obrigatória | 14 | 210 |
15000995 | QUALIDADE DE ENERGIA E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS15000991 - ELETROMAGNETISMO APLICADO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000993 - FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
15000998 | TCC I15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000710 - ROBÓTICA15000993 - FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIA | Obrigatória | 2 | 30 |
9º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15001001 | CONTROLE ADAPTATIVO15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
15000728 | CONTROLE DE SISTEMAS FLUIDOTÉRMICOS E FLUIDOMECÂNICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000992 - CONTROLE AUTOMÁTICO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOS | Obrigatória | 4 | 60 |
15001002 | CONTROLE PREDITIVO15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES | Obrigatória | 2 | 30 |
15000999 | DOMÓTICA15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000691 - CONTROLE CLÁSSICO15000990 - CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS | Obrigatória | 2 | 30 |
15001000 | INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E CONTROLADORES INTELIGENTES15000985 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES | Obrigatória | 4 | 60 |
15000715 | LABORATÓRIO DE CONTROLE DISCRETO15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000708 - LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUO15000996 - ANÁLISE DE SISTEMAS DISCRETOS E CONTROLE DIGITAL | Obrigatória | 2 | 30 |
15001003 | PROJETOS DE EXTENSÃO APLICADOS NA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO II15000710 - ROBÓTICA15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES | Obrigatória | 14 | 210 |
15000718 | SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À AGRICULTURA15000783 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕES15000985 - MÉTODOS OPERACIONAIS15000988 - SISTEMAS DINÂMICOS | Obrigatória | 2 | 30 |
10º Semestre
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15001004 | ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO I15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000708 - LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUO15000996 - ANÁLISE DE SISTEMAS DISCRETOS E CONTROLE DIGITAL | Obrigatória | 5 | 75 |
15001006 | ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO II15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000708 - LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUO15000996 - ANÁLISE DE SISTEMAS DISCRETOS E CONTROLE DIGITAL | Obrigatória | 6 | 90 |
15001005 | TCC II15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000710 - ROBÓTICA15000993 - FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIA | Obrigatória | 2 | 30 |
Complementares
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15001011 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 90 |
Optativas
Code | Discipline / Prerequisites | Modality | Cr. | Hours |
---|---|---|---|---|
15000724 | ANÁLISE E CONTROLE VIA LMI15000706 - CONTROLE MODERNO | Optativa | 2 | 30 |
15001010 | CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (CLPS) NA INDÚSTRIA 4.015000990 - CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000710 - ROBÓTICA | Optativa | 4 | 60 |
15000731 | CONTROLE DE SISTEMAS NÃO-LINEARES15000709 - SISTEMAS NÃO LINEARES | Optativa | 4 | 60 |
15000732 | CONTROLE DE SISTEMAS ROBOTIZADOS15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I15000710 - ROBÓTICA15000708 - LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUO | Optativa | 2 | 30 |
15000726 | CONTROLE ESTOCÁSTICO15000714 - IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMAS | Optativa | 2 | 30 |
15001008 | CONTROLE PARA SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES15000995 - QUALIDADE DE ENERGIA E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | Optativa | 4 | 60 |
15000727 | CONTROLE ROBUSTO15000706 - CONTROLE MODERNO | Optativa | 2 | 30 |
10910003 | ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA I | Optativa | 4 | 60 |
15001007 | LABORATÓRIO DE CIRCUITOS DE COMANDO E PROTEÇÃO15000682 - ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)15000995 - QUALIDADE DE ENERGIA E ACIONAMENTOS ELÉTRICOS | Optativa | 2 | 30 |
20000084 | LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I ) | Optativa | 4 | 60 |
15000725 | OTIMIZAÇÃO DE SISTEMAS15000706 - CONTROLE MODERNO | Optativa | 2 | 30 |
15000729 | PROGRAMAÇÃO 3D MAKER15000702 - TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICO | Optativa | 2 | 30 |
15000723 | PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR II15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR I | Optativa | 4 | 60 |
15000733 | ROBÓTICA MÓVEL15000710 - ROBÓTICA15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORES | Optativa | 2 | 30 |
15001009 | TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTROLE E AUTOMAÇÃO15000706 - CONTROLE MODERNO15000996 - ANÁLISE DE SISTEMAS DISCRETOS E CONTROLE DIGITAL15000708 - LABORATÓRIO DE CONTROLE CONTÍNUO | Optativa | 4 | 60 |
15000730 | VISÃO COMPUTACIONAL15000694 - SISTEMAS EMBARCADOS | Optativa | 2 | 30 |
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1082
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T3 | 15 | 27 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T4 | 20 | 41 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T2 | 25 | 33 |
Versão do Currículo: 1083
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: STEFAN DOMINGUES NACHTIGALL Horários
| M30 | 25 | 15 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T3 | 15 | 27 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T4 | 20 | 41 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T2 | 25 | 33 | ||||||
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO Horários
| M30 | 30 | 27 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕESProfessor responsável pela turma: EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER Horários
| M1 | 7 | 15 | ||||||
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕESProfessor responsável pela turma: KARIN LUCIANO BRIZOLA SIMONATO Horários
| M3 | 15 | 27 |
Versão do Currículo: 1156
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: STEFAN DOMINGUES NACHTIGALL Horários
| M30 | 25 | 15 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T3 | 15 | 27 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T4 | 20 | 41 | ||||||
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO Horários
| M30 | 30 | 27 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000682 - ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)Professor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| T1 | 16 | 4 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T2 | 25 | 33 | ||||||
15000684 - LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICASProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| P1 | 16 | 14 | ||||||
15000683 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOSProfessor responsável pela turma: LUCAS CIELO BORIN Horários
| P1 | 20 | 10 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕESProfessor responsável pela turma: EDUARDO DA SILVA SCHNEIDER Horários
| M1 | 7 | 15 | ||||||
15000391 - CÁLCULO NUMÉRICO E APLICAÇÕESProfessor responsável pela turma: KARIN LUCIANO BRIZOLA SIMONATO Horários
| M3 | 15 | 27 | ||||||
15000689 - CONTROLE DIMENSIONALProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Horários
| M1 | 25 | 18 | ||||||
15000687 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICAProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| P1 | 16 | 14 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000700 - LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUALProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Horários
| P1 | 10 | 6 | ||||||
15000704 - MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 20 | 9 | ||||||
15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR IProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Horários
| M1 | 16 | 15 | ||||||
15000699 - REDES INDUSTRIAISProfessor responsável pela turma: MARCELO LEMOS ROSSI Horários
| M1 | 30 | 21 | ||||||
15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORESProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Horários
| M1 | 13 | 10 | ||||||
15000702 - TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Horários
| P1 | 25 | 13 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000714 - IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 16 | 9 | ||||||
15000715 - LABORATÓRIO DE CONTROLE DISCRETOProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 16 | 11 | ||||||
15000718 - SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À AGRICULTURAProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| P1 | 10 | 10 | ||||||
15000718 - SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À AGRICULTURAProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| P12 | 10 | 10 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000732 - CONTROLE DE SISTEMAS ROBOTIZADOSProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 16 | 11 |
Versão do Currículo: 1374 (ATUAL)
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000767 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM Horários
| T2 | 19 | 23 | ||||||
15000767 - ÁLGEBRA LINEAR Horários
| T4 | 0 | 0 | ||||||
15000767 - ÁLGEBRA LINEARProfessor responsável pela turma: KARIN LUCIANO BRIZOLA SIMONATO Horários
| T5 | 7 | 17 | ||||||
15000768 - CÁLCULO AProfessor responsável pela turma: EDUARDO PAIVA SCARPARO Horários
| T2 | 20 | 10 | ||||||
12000474 - QUÍMICA GERALProfessor responsável pela turma: FILIPE SOARES RONDAN Horários
| T2 | 20 | 19 |
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
22000294 - ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃOProfessor responsável pela turma: STEFAN DOMINGUES NACHTIGALL Horários
| M30 | 25 | 15 | ||||||
15000774 - CÁLCULO BProfessor responsável pela turma: MARCELO SCHRAMM Horários
| T4 | 30 | 18 | ||||||
15000775 - ESTATÍSTICA BÁSICAProfessor responsável pela turma: SÔNIA SOUZA FRANCO Horários
| T3 | 35 | 30 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T3 | 15 | 27 | ||||||
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: FRANCISCO AMARAL VILLELA Horários
| T4 | 20 | 41 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000841 - ENGENHARIA ECONÔMICAProfessor responsável pela turma: LETICIA DEXHEIMER Horários
| T30 | 44 | 6 | ||||||
15000778 - EQUAÇÕES DIFERENCIAIS AProfessor responsável pela turma: GUILHERME JAHNECKE WEYMAR Horários
| T2 | 15 | 15 | ||||||
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO Horários
| T2 | 25 | 33 | ||||||
22000296 - PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORESProfessor responsável pela turma: DANIEL MUNARI VILCHEZ PALOMINO Horários
| M30 | 30 | 27 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000689 - CONTROLE DIMENSIONALProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Horários
| M1 | 25 | 18 | ||||||
15000986 - MATEMÁTICA DISCRETAProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| M1 | 20 | 10 | ||||||
15000985 - MÉTODOS OPERACIONAISProfessor responsável pela turma: LUCAS CIELO BORIN Horários
| M1 | 20 | 10 | ||||||
15000683 - PROGRAMAÇÃO ORIENTADA À OBJETOSProfessor responsável pela turma: LUCAS CIELO BORIN Horários
| P1 | 20 | 10 | ||||||
15000699 - REDES INDUSTRIAISProfessor responsável pela turma: MARCELO LEMOS ROSSI Horários
| M1 | 30 | 21 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000684 - LABORATÓRIO DE MEDIDAS ELÉTRICASProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| P1 | 16 | 14 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000991 - ELETROMAGNETISMO APLICADOProfessor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES Horários
| M1 | 15 | 4 | ||||||
15000682 - ELETRÔNICA ANALÓGICA (AUT)Professor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| T1 | 16 | 4 | ||||||
15000687 - LABORATÓRIO DE ELETRÔNICA ANALÓGICAProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| P1 | 16 | 14 | ||||||
15000704 - MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 20 | 9 | ||||||
15000701 - PROJETO ASSISTIDO POR COMPUTADOR IProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Horários
| M1 | 16 | 15 | ||||||
15000702 - TECNOLOGIA DE COMANDO NUMÉRICOProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Horários
| P1 | 25 | 13 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000992 - CONTROLE AUTOMÁTICO DE SISTEMAS HIDRÁULICOS E PNEUMÁTICOSProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Horários
| P1 | 14 | 13 | ||||||
15000993 - FUNDAMENTOS DE CONVERSÃO DE ENERGIAProfessor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES Horários
| M1 | 15 | 8 | ||||||
15000994 - LABORATÓRIO DE CONDICIONAMENTO DE SINAIS ELETRÔNICOSProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Horários
| P1 | 16 | 11 | ||||||
15000698 - TÉCNICAS DE AJUSTE DE CONTROLADORESProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Horários
| M1 | 13 | 10 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15000996 - ANÁLISE DE SISTEMAS DISCRETOS E CONTROLE DIGITALProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Professor Regente: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| M1 | 17 | 17 | ||||||
15000714 - IDENTIFICAÇÃO DE SISTEMASProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 16 | 9 | ||||||
15000700 - LABORATÓRIO DE INSTRUMENTAÇÃO VIRTUALProfessor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Horários
| P1 | 10 | 6 | ||||||
15000997 - PROJETOS DE EXTENSÃO APLICADOS NA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO IProfessor responsável pela turma: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES Professor Regente: MATEUS BECK FONSECA Professor Regente: SIGMAR DE LIMA Professor Regente: LUCIANO ANACKER LESTON Professor Regente: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| P1 | 15 | 11 | ||||||
15000998 - TCC IProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Professor Regente: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES | P1 | 25 | 19 |
9º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15001002 - CONTROLE PREDITIVOProfessor responsável pela turma: Wagner Barreto da Silveira Horários
| P1 | 15 | 9 | ||||||
15000715 - LABORATÓRIO DE CONTROLE DISCRETOProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 16 | 11 | ||||||
15001003 - PROJETOS DE EXTENSÃO APLICADOS NA ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO IIProfessor responsável pela turma: MATEUS BECK FONSECA Professor Regente: CARLOS GUILHERME DA COSTA NEVES Professor Regente: EDUARDO WALKER Professor Regente: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Professor Regente: MARCELO LEMOS ROSSI | M1 | 10 | 2 | ||||||
15000718 - SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À AGRICULTURAProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| P1 | 10 | 10 | ||||||
15000718 - SISTEMAS INTELIGENTES APLICADOS À AGRICULTURAProfessor responsável pela turma: ELMER ALEXIS GAMBOA PENALOZA Horários
| P12 | 10 | 10 |
10º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
15001004 - ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO IProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Professor Regente: LUCIANO ANACKER LESTON | P1 | 25 | 11 |
15001006 - ESTÁGIO EM ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO IIProfessor responsável pela turma: SIGMAR DE LIMA Professor Regente: LUCIANO ANACKER LESTON | P1 | 25 | 9 |
15001005 - TCC IIProfessor responsável pela turma: EDUARDO WALKER Professor Regente: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY | P1 | 25 | 22 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
15001010 - CONTROLADORES LÓGICOS PROGRAMÁVEIS (CLPS) NA INDÚSTRIA 4.0Professor responsável pela turma: MARLON MAURICIO HERNANDEZ CELY Horários
| P1 | 11 | 11 | ||||||
15000732 - CONTROLE DE SISTEMAS ROBOTIZADOSProfessor responsável pela turma: LUCIANO ANACKER LESTON Horários
| P1 | 16 | 11 | ||||||
15001008 - CONTROLE PARA SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVELProfessor responsável pela turma: Wagner Barreto da Silveira Horários
| P1 | 16 | 8 |
Alunos Matriculados
Name | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Cínthia Scheunemann Schneider | 2024 | 2 |
Cléber Luiz Chimendes Cabrera | 2024 | 2 |
FELIPE FERREIRA VEIGA | 2024 | 2 |
Leonel Teixeira da Costa | 2024 | 2 |
NELSON NGHALE | 2024 | 2 |
Renata da Silva Freitas | 2024 | 2 |
Stefani Ferreira Diaz | 2024 | 2 |
ANA BEATRIZ MONTE DA SILVA | 2024 | 1 |
ANDERSON ADAMOLI AMARAL | 2024 | 1 |
ARTHUR CHAGAS MACHADO | 2024 | 1 |
BOLIVAR BORGES GARCIA | 2024 | 1 |
CARLOS AUGUSTO PORTANTIOLO | 2024 | 1 |
DENER DA COSTA MIRAPALHETA | 2024 | 1 |
DIOGO SANTOS PICKERSGILL | 2024 | 1 |
DOUGLAS SILVA DOS SANTOS | 2024 | 1 |
FAUSTINO SOSA FERREIRA | 2024 | 1 |
GABRIEL FARIA DA SILVA | 2024 | 1 |
Gisele Lameirão de Bittencourt | 2024 | 1 |
GUSTAVO LEVINDO FARIAS PIRES | 2024 | 1 |
JOAO PEDRO MORAES MARTINS | 2024 | 1 |
JONATHAN DE MEDEIROS MAINO | 2024 | 1 |
KELVIN KANAA AGUIAR FOSTER | 2024 | 1 |
LUANE RODRIGUES NEVES DOS SANTOS | 2024 | 1 |
LUCIO FLAVIO GONCALVES | 2024 | 1 |
LUIZA COZZA DA COSTA | 2024 | 1 |
MADANA N'BANA | 2024 | 1 |
MARCUS VINICIUS SANTOS PIRES | 2024 | 1 |
Marlon Soares Sigales | 2024 | 1 |
MATHEUS BUENO COSTA | 2024 | 1 |
MAURO MIGUEL PADILHA NUNES | 2024 | 1 |
Miqueias Lauz Steinle | 2024 | 1 |
PEDRO HENRIQUE DOS SANTOS BUNDE | 2024 | 1 |
RICARDO HAMMES STONE | 2024 | 1 |
TIAGO VARGAS LEAL | 2024 | 1 |
AUGUSTO HUNEMEIER | 2023 | 1 |
BRUNO VALADAO DA SILVA | 2023 | 1 |
CAIO WEEGE MOREIRA | 2023 | 1 |
DANIELLE MARTINS DECKER | 2023 | 1 |
EDUARDA ALMEIDA SCHNEIDER | 2023 | 1 |
GRACIELA BARBOSA VIANA | 2023 | 1 |
GUSTAVO PALMEIRA MONTENEGRO | 2023 | 1 |
ISAAC NICHOLAS MULE MORAES | 2023 | 1 |
ISAAC VICTOR CAMPELO DE SOUZA | 2023 | 1 |
LEANDRO BRITO LIMA | 2023 | 1 |
Leandro de Carvalho Oliveira | 2023 | 1 |
LORENZZO VILELA DA SILVA | 2023 | 1 |
LUIZA MARTINS DE OLIVEIRA | 2023 | 1 |
Marcos Takashi Hirano Lentini Netto | 2023 | 1 |
MILENE DA SILVA CARVALHO | 2023 | 1 |
MURILO CORREA ROSSALES | 2023 | 1 |
NATHAN GERBAUDE COSTA | 2023 | 1 |
NICOLAS NEUNFELD | 2023 | 1 |
PEDRO CAETANO FRARE PECK | 2023 | 1 |
PEDRO ENRIQUE OLIVEIRA DE ALMEIDA | 2023 | 1 |
RAFAEL VIEIRA DA CUNHA GULARTE | 2023 | 1 |
RUI GUILHERME VILELLA CARNEIRO | 2023 | 1 |
SAMUEL BRUNO SILVA | 2023 | 1 |
VINICIUS DOS SANTOS REIS | 2023 | 1 |
JUAN RUTZ BUENO | 2022 | 2 |
ALISSON DOS SANTOS DA SILVEIRA | 2022 | 1 |
BERNARDO VASCONCELLOS | 2022 | 1 |
CHRISTIAN SILVA DO NASCIMENTO PEREIRA | 2022 | 1 |
EDEN TAYLOR DALA BARBA CORREA | 2022 | 1 |
JOAO PEDRO BARBOSA LOPES | 2022 | 1 |
MATEUS MIELKE SCHWONKE | 2022 | 1 |
VILSON LEMOS COSTA JUNIOR | 2022 | 1 |
Ana Caroline de Oliveira Bastos | 2021 | 2 |
ALLAN MALDANER RODRIGUES | 2021 | 1 |
DANIEL URTASSUM DA SILVA | 2021 | 1 |
EMANUEL STORI DE LARA | 2021 | 1 |
GABRIEL ALVES DE SOUSA | 2021 | 1 |
HERICK DALL AGNOL NUNES | 2021 | 1 |
KAROLINA ALVES DE AZEVEDO | 2021 | 1 |
KEVIN SAMUEL DIEDRICH MELO | 2021 | 1 |
LUCAS DA SILVA PERLEBERG | 2021 | 1 |
LUIS CARLOS RODRIGUES LINARES | 2021 | 1 |
SOFIA PAGLIARINI | 2021 | 1 |
VITORIA DE SOUZA FABRICIO | 2021 | 1 |
CAIRO TULIO GOMES BARROS OLIVEIRA | 2020 | 1 |
CRISTOPHER BORGES SILVEIRA | 2020 | 1 |
GUILHERME SCHONS | 2020 | 1 |
GUSTAVO HENRIQUE DOS SANTOS KRUGER | 2020 | 1 |
ISADORA CAMARGO DO AMARAL | 2020 | 1 |
JOAB TAVARES FAGUNDES | 2020 | 1 |
JOAO GABRIEL PIRAINE BANDEIRA | 2020 | 1 |
JOAO VITOR ESTAFOR FERREIRA | 2020 | 1 |
LUCAS PEPE SANTOS | 2020 | 1 |
MATEUS DE OLIVEIRA | 2020 | 1 |
MAURO RICARDO OTONI SILVA | 2020 | 1 |
QUEZIA LOBATO LA BANCA GOMES | 2020 | 1 |
THAIS DE ALMEIDA LUCAS | 2020 | 1 |
VINICIUS WILKE TREICHEL | 2020 | 1 |
VITORIO GRIEP MANCINI KNEIP | 2020 | 1 |
ALBERTO JESKE HARTER | 2019 | 1 |
BRENDA BIERHALS | 2019 | 1 |
BRUNO NOVACK VON DER PUTEN | 2019 | 1 |
CARLOS EDUARDO DA SILVA MOSCARELLI | 2019 | 1 |
GUILHERME SOARES LULHIER DA ROSA | 2019 | 1 |
LIDIA MARTINELLI DE OLIVEIRA | 2019 | 1 |
LUCAS BILHALVA MAIA | 2019 | 1 |
LUCAS MAYDANA MENDES | 2019 | 1 |
MARCO AURELIO JUSTINIANO ALKIMIM | 2019 | 1 |
MIGUEL BECK BERNO | 2019 | 1 |
PEDRO HENRIQUE DIEHL | 2019 | 1 |
PIERRI LOPES FERREIRA | 2019 | 1 |
RAFAEL TROMMER STOLARUCK | 2019 | 1 |
TARICK MICAEL TIMM BLODORN | 2019 | 1 |
HERONALDO PEREIRA DE SOUZA | 2018 | 2 |
ALBERT DE CASTRO SCHULZ | 2018 | 1 |
GUSTAVO MARTIM DA ROSA | 2018 | 1 |
GUSTAVO RABAIOLLI | 2018 | 1 |
JOAO PEDRO PERES | 2018 | 1 |
LAURA ALVES DA SILVA | 2018 | 1 |
RAFAELA ARAUJO RAUBER | 2018 | 1 |
SANTIAGO ZARNOTT RAMALHO | 2018 | 1 |
VINICIUS AVILA EICHENBERG | 2018 | 1 |
VITOR LEITZKE BRAGA | 2018 | 1 |
ALEXANDRE SILVA LUCENA | 2017 | 1 |
ANDREI SCHWARTZ | 2017 | 1 |
ARTHUR PETER GARCIA | 2017 | 1 |
EMANOEL ANGELO BORGES DE JESUS | 2017 | 1 |
JOAO PAULO DOS SANTOS SIMAO | 2017 | 1 |
MARCOS GABRIEL TEIXEIRA BARRETO | 2017 | 1 |
RAFAEL DE OLIVEIRA FABRES | 2017 | 1 |
THIAGO CARVALHO MAGALHAES BASTOS | 2017 | 1 |
GABRIEL HACKBARDT MORALES | 2016 | 1 |
GUILHERME DA SILVA SANTOS | 2016 | 1 |
GUILHERME VALENTE RODRIGUES | 2016 | 1 |
IVOMAR RODRIGUES DA SILVA | 2016 | 1 |
MARCELI DE VASCONCELLOS DE ABREU | 2016 | 1 |
DANIEL WILSON DA SILVA BATISTA | 2015 | 1 |
ÍTALO DE OLIVEIRA FRANK | 2015 | 1 |
JÔNATAS LEMUEL BISPO ZOTTIS | 2015 | 1 |
RUBIMAR ALMEIDA GOUVEA | 2015 | 1 |
THOMAZ NICOLAS BELINI | 2015 | 1 |
EMILLY RODRIGUES DE CARVALHO | 2014 | 1 |
BETINA DUMMER UCZAK | 2013 | 1 |
THIARLES MARTINS SARAIVA | 2013 | 1 |
MARCELO DA SILVA SARAIVA | 2012 | 2 |
WILLIAN RAMIRES ANDRADE | 2012 | 2 |
JADER DAS NEVES MARTINS | 2011 | 2 |
MIRIAN ROSA FAVA | 2011 | 2 |
Alunos Egressos
Name | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ÁLVARO PALMEIRA MONTENEGRO | 2010 | 2015 |
FELIPE VESENICK RADEL | 2010 | 2015 |
GABRIEL FIGUEIREDO SCHMITZ | 2010 | 2015 |
NOUARA CÂNDIDA XAVIER | 2010 | 2015 |
VINICIUS TORRADA PEREIRA | 2010 | 2015 |
CAROLINA AMARAL EHLERT | 2010 | 2016 |
CRISTIANO TELLES GINAR | 2010 | 2016 |
MÁRCIO TELIS SILVEIRA | 2011 | 2016 |
MICHAEL EDUARDO RÖPKE | 2011 | 2016 |
WELLINGTON RYUITI YAMADA | 2011 | 2016 |
GABRIEL IEPSEN WESTPHAL | 2011 | 2017 |
GIOVANE STORGATTO DA SILVA JUNIOR | 2011 | 2017 |
KARINE DA SILVA DUMMER | 2011 | 2017 |
PEDRO TAUÃ LOPES PEREIRA | 2011 | 2017 |
RAFAELLA CANEZ DE PINHO | 2011 | 2017 |
RAFAEL MAGALHÃES SALES | 2010 | 2017 |
RENNAN MOREIRA SANTOS DE MELO | 2011 | 2017 |
AMILSON MARTINS DA ROSA JÚNIOR | 2010 | 2018 |
EDUARDO FRANKE KNEBEL | 2013 | 2018 |
GILMAR PEREIRA DA CRUZ JÚNIOR | 2013 | 2018 |
LUAM FERNANDES DE MENEZES | 2014 | 2018 |
MURILO THUROW MACHADO | 2012 | 2018 |
PAULO HENRIQUE DE ALMEIDA TESSMER | 2012 | 2018 |
RAFAEL MAITO | 2011 | 2018 |
RAFAEL MENEZES | 2013 | 2018 |
TARSO RODRIGUES DE AVILA | 2014 | 2018 |
BRUNO HEINZELMANN VIEIRA | 2013 | 2019 |
CASSIO TRAPP KRÜGER | 2015 | 2019 |
KIVAL BETENCOURT PEREIRA JUNIOR | 2011 | 2019 |
LUCAS MAZZETTI | 2011 | 2019 |
MATEUS BOEIRA DE OLIVEIRA | 2014 | 2019 |
MATEUS MAIA FONSECA | 2017 | 2019 |
NATHAN BELLUZZO DA SILVEIRA | 2014 | 2019 |
OTÁVIO SOARES FOLHARINI | 2014 | 2019 |
THIAGO STÖCKER LACERDA | 2013 | 2019 |
WILLIAN VIEIRA BORGES | 2013 | 2019 |
DEÍVIDI PINHEIRO CAVALHEIRO | 2014 | 2020 |
FRANCO DAMIAN BROCCA CABALLERO | 2015 | 2020 |
GUSTAVO LUIZ HECK | 2015 | 2020 |
RACQUEL KNUST DOMINGUES | 2013 | 2020 |
ANTONELA BITTENCOURT MAAG | 2016 | 2021 |
CAIO CESAR DA CAS BROCA | 2013 | 2021 |
EDUARDO VARGAS ZUMMACH | 2016 | 2021 |
JOÃO HENRIQUE MEIRA REICHERT | 2015 | 2021 |
PAULO ROBERTO RASEIRA GOMES | 2014 | 2021 |
RICARDO DA SILVEIRA DOS SANTOS | 2016 | 2021 |
THIAGO RAPHAEL DOS ANJOS FARIAS | 2013 | 2021 |
BRUNO RAMOS VAHL | 2015 | 2022 |
JAIR HEBERTH BRITO FERREIRA | 2016 | 2022 |
LEONARDO LEAL TAVARES | 2019 | 2022 |
LUÍS HÄRTER | 2015 | 2022 |
MARCO AURÉLIO FARIAS DA SILVA | 2011 | 2022 |
RENAN PRESTES CARDOSO | 2015 | 2022 |
SAMUEL LETZOW SILVA BECKER | 2014 | 2022 |
DENIS LEMKE MAASS | 2017 | 2023 |
EDUARDO SANTOS DA VEIGA | 2013 | 2023 |
ELIAS SILVA FERNANDES | 2018 | 2023 |
FELIPE LOURENÇO GALESKI | 2016 | 2023 |
GABRIEL RAMOS CAROSIELLO | 2011 | 2023 |
HENRIQUE DE LIMA CAVALHEIRO | 2017 | 2023 |
IZADORA MUNHOZ RODRIGUES | 2015 | 2023 |
JULIANE WEBER PETERS | 2010 | 2023 |
MARCELO DA COSTA LOPES | 2014 | 2023 |
RAFAEL WESLLEY MIRON | 2013 | 2023 |
RODRIGO TORRES MARQUES | 2018 | 2023 |
RONALDO PEREIRA DE OLIVEIRA JUNIOR | 2018 | 2023 |
RUDINEI QUADRO VELASQUES JÚNIOR | 2014 | 2023 |
JOHN BRENO SANTOS FREITAS | 2018 | 2024 |
JOSÉ PEDRO DE ALMEIDA SCHULTE | 2018 | 2024 |
LUCAS DOS SANTOS PEREIRA | 2019 | 2024 |
LUCAS MARQUEZAN | 2018 | 2024 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
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