Nome da Disciplina
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360021
Carga Horária
60 horas
Atividade Complementar
Não
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e sociais, disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais relativos a prática profissional docente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Capacitar o aluno a compreender os conhecimentos da Psicologia da Educação na prática educativa.

Específicos:
-Reconhecer a Psicologia da Educação como ciência, a partir dos seus objetos, campos, métodos de estudo e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
- Compreender as diferentes fases do desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo, relacionando-as a situações de aprendizagem.
- Identificar os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas da Psicologia da Educação e suas implicações à prática educativa.
- Fundamentar e compreender diferentes linhagens epistemológicas (empirista, apriorista e interacionista) e práticas pedagógicas (diretiva, não-diretiva e relacional) subjacentes a práticas educativas e a correntes teóricas da Psicologia.
- Caracterizar os papéis do professor em seu relacionamento com o aluno.
- Problematizar questões psicossociais e contemporâneas que atravessam a prática docente, tais como: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, bullying, inclusão, entre outros temas emergentes.
- Desenvolver as habilidades de análise, síntese, elaboração pessoal e aplicação dos assuntos da psicologia de educação nas situações de aprendizagem.

Conteúdo Programático

I) Um breve olhar sobre a Psicologia
1.1 Compreensão histórica
1.2 Psicologia como ciência
1.3 Objeto(s) de estudo

2) Desenvolvimento humano
2.1 Aspectos gerais sobre o ciclo vital
2.2 Cultura e desenvolvimento humano
2.3 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento

3) Teorias Clássicas da Psicologia e sua relação com a Educação
3.1 Psicanalítica
3.2 Behaviorista
3.3 Construtivista
3.4 Sócio-histórica
3.5 Teorias contemporâneas

4)Temas emergentes relacionados ao contexto escolar e ao processo de ensino aprendizagem
4.1 Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa.
4.2 Bullying, agressividade
4.3 Inclusão x adaptação
4.4 Outros temas emergentes

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Penso, 2012.
  • SALVADOR, César Coll. Psicologia da Educação. MESTRES Mariana; GOÑI Javier, GALLART, Isabel Solé. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
  • BOCK, Ana M. B. FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2013.
  • PILETTI, Nelson; ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da aprendizagem: da teoria do condicionamento ao construtivismo. São Paulo: Contexto, 2015.

Bibliografia Complementar:

  • CARRARA, Kester (Org.). Introdução à Psicologia da Educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2012.
  • VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
  • ILLERIS, Kunud. Teorias Contemporâneas de Aprendizagem. Porto Alegre: Penso, 2013.
  • KUPPER, Maria Cristina. Freud e a Educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione,1992.
  • OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.
  • ROGOFF, Barbara. A Natureza Cultural do Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2005.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2020 / 1 45 45 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO
Professor responsável pela turma

T2 2020 / 1 45 45 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
JUNIOR CESAR MOTA
Professor responsável pela turma

T4 2020 / 1 45 45 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ALINE ACCORSSI
Professor Regente

T5 2020 / 1 45 44 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
ROSARIA ILGENFRITZ SPEROTTO
Professor responsável pela turma

T6 2020 / 1 45 29 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SIGLIA PIMENTEL HOHER CAMARGO
Professor responsável pela turma

T8 2020 / 1 45 45 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
LUI NORNBERG
Professor responsável pela turma

T9 2020 / 1 45 45 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MARIA SIMONE DEBACCO
Professor responsável pela turma

T3 2020 / 1 45 34 Física (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
MARIA SIMONE DEBACCO
Professor responsável pela turma

T7 2020 / 1 61 31 Artes Visuais (Licenciatura)
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
DENISE MARCOS BUSSOLETTI
Professor responsável pela turma

T10 2020 / 1 45 43 Música (Licenciatura)
Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
MARIA SIMONE DEBACCO
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Pedagogia (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Pedagogia (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Filosofia (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Artes Visuais (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Música (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO História (Bacharelado)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Ciências Sociais (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Francês (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Alemão (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Ciências Biológicas (Bacharelado)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Química Industrial (Bacharelado)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Química (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Educação Física (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Ciências Biológicas (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Matemática (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Matemática (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Física (Licenciatura)

Página gerada em 07/04/2020 16:57:19 (consulta levou 0.219573s)