Nome da Atividade
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
CÓDIGO
17360021
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudar aspectos psicológicos, cognitivos, afetivos e sociais, disponibilizando subsídios para problematizar, entender e intervir nos processos educacionais relativos a prática profissional docente.

Objetivos

Objetivo Geral:

Geral:
Capacitar o aluno a compreender os conhecimentos da Psicologia da Educação na prática educativa.

Específicos:
-Reconhecer a Psicologia da Educação como ciência, a partir dos seus objetos, campos, métodos de estudo e das suas principais teorias sobre o desenvolvimento e a aprendizagem.
- Compreender as diferentes fases do desenvolvimento físico, social, afetivo e cognitivo, relacionando-as a situações de aprendizagem.
- Identificar os processos que envolvem o ensino e a aprendizagem nas diferentes abordagens teóricas da Psicologia da Educação e suas implicações à prática educativa.
- Fundamentar e compreender diferentes linhagens epistemológicas (empirista, apriorista e interacionista) e práticas pedagógicas (diretiva, não-diretiva e relacional) subjacentes a práticas educativas e a correntes teóricas da Psicologia.
- Caracterizar os papéis do professor em seu relacionamento com o aluno.
- Problematizar questões psicossociais e contemporâneas que atravessam a prática docente, tais como: diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, bullying, inclusão, entre outros temas emergentes.
- Desenvolver as habilidades de análise, síntese, elaboração pessoal e aplicação dos assuntos da psicologia de educação nas situações de aprendizagem.

Conteúdo Programático

I) Um breve olhar sobre a Psicologia
1.1 Compreensão histórica
1.2 Psicologia como ciência
1.3 Objeto(s) de estudo

2) Desenvolvimento humano
2.1 Aspectos gerais sobre o ciclo vital
2.2 Cultura e desenvolvimento humano
2.3 Abordagens teóricas sobre o desenvolvimento

3) Teorias Clássicas da Psicologia e sua relação com a Educação
3.1 Psicanalítica
3.2 Behaviorista
3.3 Construtivista
3.4 Sócio-histórica
3.5 Teorias contemporâneas

4)Temas emergentes relacionados ao contexto escolar e ao processo de ensino aprendizagem
4.1 Diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa.
4.2 Bullying, agressividade
4.3 Inclusão x adaptação
4.4 Outros temas emergentes

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOCK, Ana M. B. FURTADO, Odair, TEIXEIRA, Maria de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. São Paulo: Saraiva, 2019.
  • BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. (revista e ampliada). 2.ed. Porto Alegre: Penso, 2015
  • COLL, César; MESTRES, Mariana Miras; ONRUVIA GOÑI, Javier; GALLART, Isabel Solé. Psicologia da Educação. Porto Alegre: Penso, 2015

Bibliografia Complementar:

  • LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta Kohl de; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 27. ed. São Paulo: Summus, 2016.
  • LLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Porto alegre: Penso, 2015.
  • OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.
  • SCHULTZ, Duane P. Teorias da personalidade. 3.ed. São Paulo: Cengage Leraning, 2016
  • RODRIGUES, Ana Maria. Psicologia da aprendizagem e da avaliação. São Paulo Cengage Learning 2015 1 recurso online ISBN 9788522122455.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
T1 2024 / 2 40 21 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
SANDRO FACCIN BORTOLAZZO
Professor responsável pela turma

T2 2024 / 2 40 33 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
DENISE MARCOS BUSSOLETTI
Professor responsável pela turma

T3 2024 / 2 40 34 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
JULIA GUIMARÃES NEVES
Professor responsável pela turma

T4 2024 / 2 40 22 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
DENISE MACEDO ZILIOTTO
Professor responsável pela turma

T5 2024 / 2 40 23 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
DENISE MACEDO ZILIOTTO
Professor responsável pela turma

T6 2024 / 2 40 31 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
JOSIMARA WIKBOLDT SCHWANTZ
Professor responsável pela turma

T7 2024 / 2 40 30 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
LUI NORNBERG
Professor responsável pela turma

T8 2024 / 2 39 37 Todos Os Cursos
Horários
ManhãTardeNoite
SEX19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
SANDRO FACCIN BORTOLAZZO
Professor Regente

LUI NORNBERG
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Inglês (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Letras - Português e Espanhol (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Ciências Biológicas (Bacharelado)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Ciências Biológicas (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Matemática (Licenciatura - Noturno)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Matemática (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Música (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Química (Licenciatura)
FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO Física (Licenciatura)

Página gerada em 12/12/2024 17:23:50 (consulta levou 0.180155s)