Nome do Projeto
Permanência e Qualidade Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Ênfase
Ensino
Data inicial - Data final
01/06/2023 - 01/12/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Nos últimos anos tem-se observado um aumento dos indicadores de evasão e retenção nos cursos de Universidades públicas do país, além disso, com a pandemia de COVID-19, a qual teve início em 2020, estes índices tornaram-se ainda mais expressivos. Com o intuito de reverter esta situação, a Pró Reitoria de Ensino da UFPel propôs aos cursos de graduação que elaborassem ações de ensino e extensão que objetivem reduzir estes indicadores e aumentar a procura pelos cursos. O presente projeto tem como objetivo reduzir os níveis dos indicadores de evasão e abandono no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. A metodologia envolve ações de ensino e extensão específicas voltadas à redução da evasão e da retenção de alunos, ao aumento do % de alunos formados e melhoria constante da qualidade de ensino no CST-Alimentos.
Objetivo Geral
Reduzir os níveis dos indicadores de evasão e abandono no Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.
Justificativa
Nos últimos anos tem-se observado um aumento dos indicadores de evasão e retenção nos cursos de Universidades públicas do país, além disso, com a pandemia de COVID-19, a qual teve início em 2020, estes índices tornaram-se ainda mais expressivos. Com o intuito de reverter esta situação, a Pró Reitoria de Ensino da UFPel propôs aos cursos de graduação que elaborassem ações de ensino e extensão que objetivem reduzir estes indicadores e aumentar a procura pelos cursos.
Todas as atividades deste projeto estão baseadas em dados fornecidos pelo sistema Cobalto (a partir do ano de 2014) e observações e discussões entre os professores do NDE. A partir dos dados extraídos do Cobalto, é possível inferir que os alunos que ingressam no CST- Alimentos apresentam altos índices de abandono nos primeiros semestres. A média de abandono no curso é em torno de 38%, sendo que no semestre 2021/1 este índice foi de aproximadamente 61%. Esta análise também permitiu observar que em geral o abandono ocorre no segundo semestre do curso, isto pode estar relacionado ao desinteresse do aluno pela área do curso, o que provavelmente está interligado ao método de ingresso dos alunos na Universidade, sistema SISU, onde os alunos escolhem o curso pela pontuação obtida no ENEM e, não pelo real interesse na área. À medida que o aluno conhece o curso e, não se identifica com o mesmo, acaba por abandonar.
Estes índices também podem estar relacionados à grave crise econômica que o Brasil enfrenta nos últimos tempos, onde grande parte dos alunos necessitou começar a trabalhar e se viu obrigado a abandonar a graduação. Com relação a este último ponto, salienta-se que o Colegiado do Curso já vêm reestruturando o PPC e os horários do curso, buscando uma concentração das ofertas no período matutino. Salienta-se que esta oferta já vem acontecendo desde o semestre 2021/2. Os dados de cancelamentos foram em torno de 21%, atingindo maiores índices no semestre 2019/2, o que corrobora as situações apresentadas anteriormente. Em relação a reopção os dados foram de aproximadamente 14%.
Em relação à estes indicadores vários pontos foram levantados pelos professores do Núcleo Docente Estruturante do Curso, como:
- Ausência de recursos para aulas práticas: O Colegiado propôs uma modificação do PPC do Curso, baseada principalmente no aumento das atividades práticas desde o primeiro semestre, buscando atrair e fixar os alunos, porém os recursos para a realização das aulas práticas são limitados, o que impede e/ou dificulta a realização das mesmas;
- Questões estruturais e de logística no Campus do Capão do Leão: Como foi citado anteriormente o Colegiado do Curso vêm ofertando as disciplinas de forma concentrada no turno da manhã, porém não é possível ofertar todas as disciplinas somente neste turno. Uma alternativa encontrada pelos docentes seria estender o horário das aulas até 13:30, por exemplo. Porém, isto dificultaria a alimentação dos estudantes, devido ao horário de funcionamento do Restaurante Universitário.
- Falta de apoio e de estratégias para a divulgação dos Cursos em meios digitais. Atualmente, os coordenadores são responsáveis pela administração do site e redes sociais do Curso, porém na maior parte das vezes, os mesmos não tem formação e tempo para realizar estas atividades, o que resulta em sites e redes desinteressantes. Sabe-se que hoje, estes meios digitais, são os principais para atração de jovens, logo acredita-se que seria de grande importância a criação de um setor responsável por administrar estas atividades; para torná-los atrativos e capazes de concorrer com universidades privadas, por exemplo, as quais atraem alunos, através de mídias sociais e propagandas em rádios e televisão.
- Pressão para reduzir o tempo de curso: o curso vem modificando seu PPC no intuito de melhor formar nossos alunos, porém a tendência observada pelos órgãos federais e reuniões na própria Universidade é de reduzir o tempo de curso, para acelerar a formação dos estudantes. Entretanto, deve ser considerado que os ingressantes têm demonstrado carência nos conhecimentos básicos, o que faz com que professores dos primeiros semestres precisem retomar e às vezes até ensinar, assuntos que não estão nas ementas, porém que são essenciais para a construção do conhecimento, tornando fundamental o papel das disciplinas básicas. Os professores concordam que os cursos não devem ser longos, porém o conhecimento básico não pode ser deixado de lado. A Universidade Pública sempre foi reconhecida pela qualidade de seus egressos, os quais são disputados por empresas de expressão nacional e internacional. O grupo de professores do NDE do CST-Alimentos acredita que a Universidade deve exigir um maior comprometimento do Ministério da Educação em relação à qualidade do ensino.
Todas as atividades deste projeto estão baseadas em dados fornecidos pelo sistema Cobalto (a partir do ano de 2014) e observações e discussões entre os professores do NDE. A partir dos dados extraídos do Cobalto, é possível inferir que os alunos que ingressam no CST- Alimentos apresentam altos índices de abandono nos primeiros semestres. A média de abandono no curso é em torno de 38%, sendo que no semestre 2021/1 este índice foi de aproximadamente 61%. Esta análise também permitiu observar que em geral o abandono ocorre no segundo semestre do curso, isto pode estar relacionado ao desinteresse do aluno pela área do curso, o que provavelmente está interligado ao método de ingresso dos alunos na Universidade, sistema SISU, onde os alunos escolhem o curso pela pontuação obtida no ENEM e, não pelo real interesse na área. À medida que o aluno conhece o curso e, não se identifica com o mesmo, acaba por abandonar.
Estes índices também podem estar relacionados à grave crise econômica que o Brasil enfrenta nos últimos tempos, onde grande parte dos alunos necessitou começar a trabalhar e se viu obrigado a abandonar a graduação. Com relação a este último ponto, salienta-se que o Colegiado do Curso já vêm reestruturando o PPC e os horários do curso, buscando uma concentração das ofertas no período matutino. Salienta-se que esta oferta já vem acontecendo desde o semestre 2021/2. Os dados de cancelamentos foram em torno de 21%, atingindo maiores índices no semestre 2019/2, o que corrobora as situações apresentadas anteriormente. Em relação a reopção os dados foram de aproximadamente 14%.
Em relação à estes indicadores vários pontos foram levantados pelos professores do Núcleo Docente Estruturante do Curso, como:
- Ausência de recursos para aulas práticas: O Colegiado propôs uma modificação do PPC do Curso, baseada principalmente no aumento das atividades práticas desde o primeiro semestre, buscando atrair e fixar os alunos, porém os recursos para a realização das aulas práticas são limitados, o que impede e/ou dificulta a realização das mesmas;
- Questões estruturais e de logística no Campus do Capão do Leão: Como foi citado anteriormente o Colegiado do Curso vêm ofertando as disciplinas de forma concentrada no turno da manhã, porém não é possível ofertar todas as disciplinas somente neste turno. Uma alternativa encontrada pelos docentes seria estender o horário das aulas até 13:30, por exemplo. Porém, isto dificultaria a alimentação dos estudantes, devido ao horário de funcionamento do Restaurante Universitário.
- Falta de apoio e de estratégias para a divulgação dos Cursos em meios digitais. Atualmente, os coordenadores são responsáveis pela administração do site e redes sociais do Curso, porém na maior parte das vezes, os mesmos não tem formação e tempo para realizar estas atividades, o que resulta em sites e redes desinteressantes. Sabe-se que hoje, estes meios digitais, são os principais para atração de jovens, logo acredita-se que seria de grande importância a criação de um setor responsável por administrar estas atividades; para torná-los atrativos e capazes de concorrer com universidades privadas, por exemplo, as quais atraem alunos, através de mídias sociais e propagandas em rádios e televisão.
- Pressão para reduzir o tempo de curso: o curso vem modificando seu PPC no intuito de melhor formar nossos alunos, porém a tendência observada pelos órgãos federais e reuniões na própria Universidade é de reduzir o tempo de curso, para acelerar a formação dos estudantes. Entretanto, deve ser considerado que os ingressantes têm demonstrado carência nos conhecimentos básicos, o que faz com que professores dos primeiros semestres precisem retomar e às vezes até ensinar, assuntos que não estão nas ementas, porém que são essenciais para a construção do conhecimento, tornando fundamental o papel das disciplinas básicas. Os professores concordam que os cursos não devem ser longos, porém o conhecimento básico não pode ser deixado de lado. A Universidade Pública sempre foi reconhecida pela qualidade de seus egressos, os quais são disputados por empresas de expressão nacional e internacional. O grupo de professores do NDE do CST-Alimentos acredita que a Universidade deve exigir um maior comprometimento do Ministério da Educação em relação à qualidade do ensino.
Metodologia
Ações de ensino e extensão específicas voltadas à redução da evasão e da retenção de alunos, ao aumento do % de alunos formados e melhoria constante da qualidade de ensino no CST-Alimentos. Serão realizadas as seguintes ações:
Acompanhamento de egressos
Atualização do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Acompanhamento dos discentes
Bem-estar e acolhimento
Divulgação do Curso em Escolas da Região
Palestras sobre Diversidade e Inclusão
Acompanhamento de egressos
Atualização do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos
Acompanhamento dos discentes
Bem-estar e acolhimento
Divulgação do Curso em Escolas da Região
Palestras sobre Diversidade e Inclusão
Indicadores, Metas e Resultados
Os indicadores utilizados serão os resultados das ações propostas e os índices fornecidos pelo sistema Cobalto. Espera-se que com a execução do presente projeto ocorra uma redução da evasão e retenção, aumento do número de alunos formados, com qualidade e capacidade para atuar no mercado de trabalho.
Equipe do Projeto
| Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
|---|---|---|---|
| ADAN JOSE MOLINA LEMES SILVEIRA | |||
| ALAN RIBEIRO TIMM | |||
| ALISSON DA FONSECA LOPES | |||
| ANANAÍRA MAFFEI | |||
| ARIELA PRIETO PARKER | |||
| BERNARDO DUARTE LANGE | |||
| CARLA ROSANE BARBOZA MENDONCA | 5 | ||
| CAROLINE DELLINGHAUSEN BORGES | 10 | ||
| CAROLINE PEIXOTO BASTOS | 7 | ||
| CLEUZA PEDROSO ROSA | 1 | ||
| DAIANE SOARES MACHADO | |||
| DOUGLAS OLIVEIRA BOCK | |||
| EDUARDA GARCIA SOARES | |||
| ELIEZER AVILA GANDRA | 1 | ||
| ELIZANGELA GONÇALVES DE OLIVEIRA | 3 | ||
| FABRIZIO DA FONSECA BARBOSA | 6 | ||
| FANIR DA SILVA MATTOS | |||
| FRANCINE NOVACK VICTORIA | 17 | ||
| GABRIEL GUADALUPE BARCELOS OLIVEIRA | |||
| GABRIELA FEIJÓ FERREIRA | |||
| GRACIELE DA SILVA CAMPELO BORGES | 10 | ||
| ISABELA TAVARES DE OLIVEIRA | |||
| JESSICA FERNANDES BASTOS | |||
| JHENY ESTEFHANE DE SOUZA DA SILVA | |||
| JIRCELENE BROMBILLA | |||
| JOAO VITOR NALERIO ROSA | |||
| JOSIANE FREITAS CHIM | 6 | ||
| JULIANA DA SILVA SILVEIRA | |||
| JULIANA MARQUES DE FARIAS | |||
| JULIANA PAZ SCHUG | |||
| JULIANA PINO DE PAULA | |||
| JULIANI LEMONS GONCALVES | |||
| JULY BATISTA CARVALHO | |||
| KARINA CARDOSO AMARAL | |||
| KATIELE FURTADO SILVA | |||
| LAYLA DAMÉ MACEDO | |||
| LAYLA DAMÉ MACEDO | |||
| LIDIA PEREIRA SERGIO | |||
| MARCIA AROCHA GULARTE | 1 | ||
| MARIANA DA SILVA KURZ | |||
| MARIANY RAMIRES FLORES | |||
| MARIELE LOUIS GHYSIO | |||
| MARTA PORTO PIEPER VASCONCELOS | |||
| MICHAEL AZAMBUJA TAVARES | |||
| MICHELI MACIEL JAKS | |||
| MURILO SILVEIRA DA SILVA | |||
| NADIA CARBONERA | 4 | ||
| NICOLE SANCHES BIRGMAN | |||
| NINA RANGEL DA CUNHA | |||
| PHILOMÈNE AUDREY NGABALLA NDI | |||
| RAFAEL JARDIM DE LIMA | |||
| RAFAEL SAMPAIO COUTO | |||
| RAISSA BEATRIS DA SILVA PEREIRA | |||
| ROBERSON ORTEGA DIAS | |||
| ROSANA COLUSSI | 2 | ||
| ROSANE DA SILVA RODRIGUES | 2 | ||
| ROSANE LOPES CRIZEL | 2 | ||
| SABRINA ELEN LUZ DA SILVA | |||
| SABRINA FEKSA FRASSON | |||
| SAWANNAH GUIMARAES FURTADO | |||
| SHAIANE KURZ DE MELO | |||
| SOPHIA DA CRUZ HEINZE | |||
| SUZANI GONÇALVES RIBEIRO TIMM | |||
| SÁSKIA OSTOSI MACIEL | |||
| TATIANA VALESCA RODRIGUEZ ALICIEO | 5 | ||
| THIFANY MARTINS LARROSA | |||
| VAGNER DE SA CUNHA | |||
| VALDECIR CARLOS FERRI | 2 | ||
| VANESSA AMARAL RIBEIRO | 2 | ||
| VANESSA PIRES DA ROSA | 2 | ||
| VICTOR ARAUJO E SILVA |