Nome do Curso / Conceitos (*)
Engenharia de Materiais
Enade (2017)3CPC (2017)4CC (2013)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
6100
Código e-MEC
118324
Unidade
Coordenador
A0L1L2L5L6L9L10L13L14Total
PAVE 2020/11111111119
SISU 2020/1164444133
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1564 de 06 de outubro de 2010.
Curso reconhecido pela Portaria nº 649 de 10/12/2013. Publicada no D.O.U. de 11/12/2013.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 921 de 27/12/2018. Publicada na Seção 1, página 264 do D.O.U. de 28/12/2018.

Contextualização

A Engenharia de Materiais é a área do conhecimento humano que está relacionada ao desenvolvimento, à produção, à pesquisa e à utilização de materiais com aplicação tecnológica. Tal área trata, portanto, dos princípios científicos fundamentais e tecnológicos envolvidos no desenvolvimento de materiais para aplicações específicas de engenharia, seja na produção, no processamento e seleção. Engenharia de Materiais envolve as tecnologias pelas quais materiais são desenvolvidos, selecionados e os processos de produção escolhidos para converter aqueles materiais em produtos, pela definição do projeto, performance, produtividade, qualidade, e critérios de custo efetivo. Envolve a maior parte da tecnologia de que a sociedade depende, sendo que grande parte do desenvolvimento passa pela otimização da produção de novos materiais em escalas de dimensão variáveis, desde materiais macroscópicos até a nanoscópicos, obrigando a um conhecimento mais aprofundado em Engenharia de Materiais.

Objetivos

GERAL

Formar profissionais para desenvolver atividades técnicas específicas, pesquisa científica e tecnológica, exercendo as atribuições legais da profissão de Engenharia de Materiais em indústrias, instituições de ensino e pesquisa e setores correlatos, definidos na legislação vigente.

ESPECÍFICOS
 
  1. Descrever e explicar as transformações dos diferentes materiais, processos e equipamentos científicos e tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios científicos;
  2. identificar, formular e buscar soluções para problemas científicos, experimentais e teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso de instrumentos laboratoriais, computacionais ou matemáticos adequados;
  3. utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos de engenharia, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  4. propiciar o desenvolvimento da cidadania por meio do conhecimento, uso e produção histórica dos direitos e deveres do cidadão;
  5. desenvolver a capacidade de solucionar problemas, liderar, tomar decisões e adaptar-se a novas situações;
  6. desenvolver atividades técnicas especializadas na área de engenharia de materiais;
  7. desenvolver pesquisa científica e tecnológica na área de engenharia materiais;
  8. discutir a realidade sócio-econômica para adotar uma postura crítica construtiva na prática profissional.

Perfil do Egresso

A resolução 241/76 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), publicada em 31 de julho de 1976, publicada no Diário Oficial da União de 18 de Agosto de 1976, à folha 3298, Seção I - Parte II estabelece as seguintes atribuições ao Engenheiro de Materiais:
"Compete a esse profissional supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, perícia e pareceres técnicos; ensino, pesquisa, ensaio, padronização, controle de qualidade; montagem, operação e reparo de equipamentos e outras atividades referentes aos procedimentos tecnológicos na fabricação de materiais para a indústria e suas transformações industriais; e equipamentos destinados a essa produção industrial especializada, seus serviços afins e correlatos”

Competências e habilidades

Compete ao profissional de engenharia de materiais a supervisão, estudo, projeto, especificação, assistência, consultoria, perícia e pareceres técnicos; ensino, pesquisa, ensaio, padronização, controle de qualidade; montagem, operação e reparo de equipamentos e outras atividades referentes aos procedimentos tecnológicos na fabricação de materiais para a indústria e suas transformações industriais; e equipamentos destinados a essa produção industrial especializada, seus serviços afins e correlatos.

Organização Curricular

http://www.ufpel.edu.br/engenhariademateriais/index.php?option=com_content&view=article&id=3&Itemid=4

Procedimentos e metodologias de ensino

Problemas autênticos do cotidiano do Engenheiro de Materiais são apresentados ao longo do curso, permitindo aos alunos trazer o conhecimento externo, observados nos cenários de prática, para dentro da universidade a fim de resolver problemas, que exigem competência, análise e tomada de decisões. O modelo pedagógico adotado na construção do Projeto Pedagógico do curso de Engenharia de Materiais consiste no sistema integrado, cujo objetivo é propiciar aos alunos um aprendizado menos fragmentado, através da interdisciplinaridade. A metodologia de ensino adotada neste modelo explora principalmente as atividades práticas já desde o início do curso, aliadas a seminários, atividades em laboratório e visitas técnicas, utilizando situações-problema como um estímulo para aquisição de conhecimentos e habilidades. Com esse modelo, a atividade prática deixa de ser uma atividade exclusivamente complementar e passa a ser em muitos casos a principal forma de construção do conhecimento.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

AVALIAÇÃO DO ENSINO
O sistema de avaliação do ensino está baseado em três premissas principais, as quais se constituem como subsídios a serem trabalhados para a melhoria da formação profissional, em vistas da adequação de disciplinas, conteúdos programáticos e desempenho/postura de docentes e discentes no curso de Engenharia de Materiais.
 
1) Participação efetiva do corpo discente, envolvendo questionários dirigidos aos discentes onde esses se manifestarão quanto ao desempenho do docente, dinamismo, interesse, disponibilidade, pontualidade, assiduidade, atitudes, qualidade dos materiais fornecidos, procedimentos de avaliação da aprendizagem, e outros que se julgarem oportunos.
2) Avaliação do corpo docente, a partir dos mecanismos internos estabelecidos pela UFPel.
3) Avaliação quantitativa da carga horária docente quanto ao número de horas/aula ministradas por semestre, a partir do pressuposto de que o excesso de carga horária se reflete, imediatamente, em diminuição na qualidade de ensino.
 
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O sistema de avaliação da aprendizagem segue as orientações do Capítulo V do Regimento Geral da UFPel, artigos 183 a 198, com ênfase nas seguintes questões:
 - A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a frequência do aluno pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
- O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
- A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).
- Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três).
- O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O curso de graduação em Engenharia de Materiais mantém ampla relação com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFPel. O PPGCEM compartilha corpo docente, infraestrutura física e laboratórios com o nosso curso de graduação em Engenharia de Materiais. Há a convivência entre os alunos dos diferentes níveis de ensino, enriquecendo o aprendizado de todos. Além disso, uma parcela dos formandos, tem decidido entrar para a área acadêmica, optando pelo PPGCEM, no qual, em muitos casos, o aluno dá continuidade a pesquisas de inicição científica durante a graduação.
Adicionalmente, o PPGCEM prevê atividades de docência orientada, nas quais os alunos de pós-graduação se envolvem em atividades de ensino, estreitando e incentivando o contato entre os alunos dos diferentes níves de ensinos.

Acompanhamento de Egressos

O Colegiado e o Diretório Acadêmico (DA) de curso mantem um cadastro de egressos, gerado a partir dos dados coletados no último semestre do curso. São solicitadas informações aos egressos sobre sua posição e atuação profissional, opinião sobre disciplinas e conteúdos úteis na sua atuação profissional. Tais dados são disponibilizados aos alunos do curso por meio de palestras em eventos e disciplinas do curso e também, através de atividades desenvolvidas pelo DA do curso. 

Matriz Curricular

1º Semestre

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100005ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAObrigatória690
11100059CÁLCULO 211100058 - CÁLCULO 1Obrigatória460
22000064CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000328 - QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA IObrigatória460
11090033FÍSICA BÁSICA II11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória460
22000063LABORATÓRIO DE MATERIAIS IObrigatória345
22000329QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA II22000328 - QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA IObrigatória460
22000330QUÍMICA ORGÂNICA APLICADA À ENGENHARIA22000328 - QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA IObrigatória345

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
11100060CÁLCULO 311100059 - CÁLCULO 2Obrigatória690
22000098ECOLOGIA E IMPACTO AMBIENTALObrigatória230
11090034FÍSICA BÁSICA III11090033 - FÍSICA BÁSICA IIObrigatória460
22000065LABORATÓRIO DE MATERIAIS II22000063 - LABORATÓRIO DE MATERIAIS IObrigatória345
22000069MATÉRIAS-PRIMASObrigatória345
15000398MECÂNICA GERAL I22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS11100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICA11090032 - FÍSICA BÁSICA IObrigatória345
22000068TERMODINÂMICA I11100058 - CÁLCULO 122000328 - QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA IObrigatória345
22000093TUTORIAS E PRÁTICAS DE ENGENHARIA I22000062 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE MATERIAISObrigatória230

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000067ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS I22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS11090033 - FÍSICA BÁSICA II22000329 - QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA IIObrigatória345
11100026ESTATÍSTICA BÁSICAObrigatória460
22000074MATERIAIS CERÂMICOS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAISObrigatória460
22000071MATERIAIS POLIMÉRICOS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAISObrigatória460
22000094PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS I11090033 - FÍSICA BÁSICA II22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAISObrigatória460
22000070RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS 15000398 - MECÂNICA GERAL IObrigatória460
22000072TERMODINÂMICA II22000068 - TERMODINÂMICA IObrigatória345

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000077ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS II22000067 - ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS IObrigatória345
22000095CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADEObrigatória345
22000078EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOSObrigatória230
22000076MATERIAIS METÁLICOS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAISObrigatória460
22000117MECÂNICA DOS FLUIDOS22000072 - TERMODINÂMICA IIObrigatória460
22000075PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS II22000094 - PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS IObrigatória460
22000096TUTORIAS E PRÁTICAS DE ENGENHARIA II22000062 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE MATERIAISObrigatória230

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000080DEGRADAÇÃO DE MATERIAIS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOS22000076 - MATERIAIS METÁLICOSObrigatória690
22000099MATERIAIS NANOESTRUTURADOS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000067 - ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS I22000077 - ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS IIObrigatória460
22000081PROCESSAMENTO DE MATERIAIS I22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000076 - MATERIAIS METÁLICOSObrigatória690
22000082REOLOGIA22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOSObrigatória460

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000100ELETROQÚIMICA E CORROSÃO22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000076 - MATERIAIS METÁLICOSObrigatória345
22000097MATERIAIS COMPÓSITOS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOS22000076 - MATERIAIS METÁLICOSObrigatória345
22000083PROCESSAMENTO DE MATERIAIS II22000081 - PROCESSAMENTO DE MATERIAIS IObrigatória690

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000084BIOMATERIAIS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOSObrigatória460
22000106ECONOMIA E GESTÃOObrigatória230
22000287SEGURANÇA DO TRABALHOObrigatória345
22000079SELEÇÃO E MODELAGEM DE MATERIAIS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOSObrigatória460

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000091ESTÁGIO SUPERVISIONADOMínimo de 183 créditosObrigatória12180

10º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000085TRABALHO DE CONCLUSÃOMínimo de 183 créditosObrigatória12180

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000087ELASTÔMEROS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOSOptativa345
20000084LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS I ( LIBRAS I )Optativa460
22000284MATERIAIS POLIMÉRICOS II22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOSOptativa460
22000288METALURGIA DA SOLDAGEM22000081 - PROCESSAMENTO DE MATERIAIS IOptativa460
22000073METALURGIA DO PÓ22000076 - MATERIAIS METÁLICOSOptativa345
22000101MÉTODOS MATEMÁTICOS PARA ENGENHEIROS11100060 - CÁLCULO 3Optativa345
22000089METROLOGIAOptativa345
22000292PRÁTICAS EM ENGENHARIA DE MATERIAIS22000091 - ESTÁGIO SUPERVISIONADOOptativa8120
22000086RECICLAGEM DE MATERIAIS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOS22000076 - MATERIAIS METÁLICOSOptativa345
03500009TECNOLOGIA DE MATERIAIS ODONTOLÓGICOSOptativa345
22000104TÓPICOS AVANÇADOS EM MATERIAIS IMínimo de 170 créditosOptativa460
22000105TÓPICOS AVANÇADOS EM MATERIAIS IIMínimo de 194 créditosOptativa460
22000066TÓPICOS EM NANOTECNOLOGIA22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOS22000076 - MATERIAIS METÁLICOSOptativa345
22000088TÓPICOS ESPECIAIS EM MATERIAIS CIMENTÍCIOS22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS22000071 - MATERIAIS POLIMÉRICOS22000074 - MATERIAIS CERÂMICOSOptativa345
22000103TÓPICOS ESPECIAIS EM MATERIAIS METÁLICOS22000076 - MATERIAIS METÁLICOS22000083 - PROCESSAMENTO DE MATERIAIS IIOptativa345
22000102TRIBOLOGIA 22000070 - RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Optativa345

Optativas

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
22000092ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar411

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALEXANDRE MOLTERInstituto de Física e Matemática
ALEXANDRE SACCO DE ATHAYDEInstituto de Física e Matemática
ALICE GONCALVES OSORIOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
ALINE TABARELLICentro de Engenharias
AMANDA DANTAS DE OLIVEIRACentro de Desenvolvimento Tecnológico
ANDREA MORGADOInstituto de Física e Matemática
ANDREI BOURCHTEINInstituto de Física e Matemática
ARLAN DA SILVA FERREIRAInstituto de Física e Matemática
CAMILA MONTEIRO CHOLANTCentro de Desenvolvimento Tecnológico
CAMILA PINTO DA COSTAInstituto de Física e Matemática
CARLOS ANTONIO DA COSTA TILLMANNCentro de Engenharias
CARLOS ANTONIO PEREIRA CAMPANIInstituto de Física e Matemática
CESAR ANTONIO OROPESA AVELLANEDACentro de Desenvolvimento Tecnológico
CRISTIANE WIENKE RAUBACH RATMANNCentro de Desenvolvimento Tecnológico
DANIELA BUSKEInstituto de Física e Matemática
DANIELLE DE ALMEIDA BRESSIANICentro de Desenvolvimento Tecnológico
DENNIS FERNANDES ALVES BESSADAInstituto de Física e Matemática
EMANUELE BAIFUS MANKECentro de Desenvolvimento Tecnológico
EVERTON ANGER CAVALHEIROCentro de Engenharias
FABIULA DANIELLI BASTOS DE SOUSACentro de Desenvolvimento Tecnológico
FABRICIO AULO OGLIARICentro de Desenvolvimento Tecnológico
FABRICIO BANDEIRA CABRALInstituto de Física e Matemática
HEBERT LUIS ROSSETTOCentro de Engenharias
IDEL CRISTIANA BIGLIARDI MILANICentro de Desenvolvimento Tecnológico
JANICE NERYInstituto de Física e Matemática
JAVIER ANTONIO GOMEZ ROMEROInstituto de Física e Matemática
JOSEANE DA SILVA PORTOInstituto de Física e Matemática
JOSÉ RAFAEL BORDINInstituto de Física e Matemática
MARCELO PEREIRA MACHADOInstituto de Física e Matemática
MARCO ANDRE PALDES DA COSTAInstituto de Física e Matemática
MARIO LUIZ LOPES DA SILVAInstituto de Física e Matemática
MAURICIO BRAGA DE PAULAInstituto de Física e Matemática
MAURICIO ZAHNInstituto de Física e Matemática
NEFTALI LENIN VILLARREAL CARRENOCentro de Desenvolvimento Tecnológico
PAULO SERGIO KUHNInstituto de Física e Matemática
RAFAEL DE AVILA DELUCISCentro de Engenharias
REGIS SPEROTTO DE QUADROSInstituto de Física e Matemática
REJANE PERGHERInstituto de Física e Matemática
RICARDO SCHERER POHNDORFCentro de Desenvolvimento Tecnológico
RUBENS CAMARATTACentro de Desenvolvimento Tecnológico
RUTH DA SILVA BRUMInstituto de Física e Matemática
SABRINA BOBSIN SALAZARInstituto de Física e Matemática
SERGIO DA SILVA CAVACentro de Desenvolvimento Tecnológico
SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRAInstituto de Física e Matemática
TIAGO MORENO VOLKMERCentro de Desenvolvimento Tecnológico
VIRGINIA MELLO ALVESInstituto de Física e Matemática
WAGNER TENFENInstituto de Física e Matemática
WALTER RUBEN IRIONDO OTEROCentro de Engenharias

Turmas ofertadas em 2020 / 1

1º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: REJANE PERGHER
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T190
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: SABRINA BOBSIN SALAZAR
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T280
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T380
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: CAMILA PINTO DA COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T490
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: SABRINA BOBSIN SALAZAR
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T580
11100058 - CÁLCULO 1Professor responsável pela turma: REJANE PERGHER
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T680
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: JOSÉ RAFAEL BORDIN
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T4150
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T5150
11090032 - FÍSICA BÁSICA IProfessor responsável pela turma: PAULO SERGIO KUHN
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T6150
22000233 - GEOMETRIA DESCRITIVA E DESENHO TÉCNICO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1350
22000062 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE MATERIAIS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
T1350
22000090 - PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ENGENHARIA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
T1350
22000328 - QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1200
22000328 - QUÍMICA APLICADA À ENGENHARIA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M2200

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: SERGIO LUIZ CARDOSO DE OLIVEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T180
11100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: JOSEANE DA SILVA PORTO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T270
11100005 - ÁLGEBRA LINEAR E GEOMETRIA ANALÍTICAProfessor responsável pela turma: RUTH DA SILVA BRUM
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T370
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: CAMILA PINTO DA COSTA
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T250
11100059 - CÁLCULO 2Professor responsável pela turma: DANIELA BUSKE
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T3100
22000064 - CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Horários
ManhãTardeNoite
QUA19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T2150
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T570
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: MARIO LUIZ LOPES DA SILVA
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T670
11090033 - FÍSICA BÁSICA IIProfessor responsável pela turma: VIRGINIA MELLO ALVES
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T760

3º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
11100060 - CÁLCULO 3Professor responsável pela turma: ALEXANDRE MOLTER
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUA10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
SEX10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2200
11100060 - CÁLCULO 3
Horários
ManhãTardeNoite
SEG20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
QUA20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
SEX20:40 - 21:30
21:30 - 22:20
T3100
22000098 - ECOLOGIA E IMPACTO AMBIENTAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
T1350
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
T2150
11090034 - FÍSICA BÁSICA IIIProfessor responsável pela turma: MARCELO PEREIRA MACHADO
Horários
ManhãTardeNoite
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
QUI10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T3100
22000065 - LABORATÓRIO DE MATERIAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
P1150
22000065 - LABORATÓRIO DE MATERIAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
P2150
22000069 - MATÉRIAS-PRIMAS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M1350
15000398 - MECÂNICA GERAL IProfessor responsável pela turma: ALINE TABARELLI
Horários
ManhãTardeNoite
QUI19:00 - 19:50
19:50 - 20:40
20:40 - 21:30
M3300
22000068 - TERMODINÂMICA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
T1150
22000068 - TERMODINÂMICA I
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
T2150
22000093 - TUTORIAS E PRÁTICAS DE ENGENHARIA I
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1350

5º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000077 - ANÁLISE E CARACTERIZAÇÃO DOS MATERIAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M1350
22000078 - EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
Horários
ManhãTardeNoite
QUA10:50 - 11:40
11:40 - 12:30
T1350
22000076 - MATERIAIS METÁLICOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
TER10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1350
22000117 - MECÂNICA DOS FLUIDOS
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1250
22000075 - PROPRIEDADES FÍSICAS DOS MATERIAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
TER15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
QUI13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
M1350
22000096 - TUTORIAS E PRÁTICAS DE ENGENHARIA II
Horários
ManhãTardeNoite
QUA16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M1350

7º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000100 - ELETROQÚIMICA E CORROSÃO
Horários
ManhãTardeNoite
SEG08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M1350
22000097 - MATERIAIS COMPÓSITOS
Horários
ManhãTardeNoite
SEG13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
M1350
22000083 - PROCESSAMENTO DE MATERIAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
TER08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
M1350

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000084 - BIOMATERIAIS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
M1150

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
22000087 - ELASTÔMEROS
Horários
ManhãTardeNoite
SEX13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
T1150
22000288 - METALURGIA DA SOLDAGEM
Horários
ManhãTardeNoite
QUA13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
M1150
22000086 - RECICLAGEM DE MATERIAIS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
17:10 - 18:00
M1150
22000104 - TÓPICOS AVANÇADOS EM MATERIAIS I
Horários
ManhãTardeNoite
QUA08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T1150
22000104 - TÓPICOS AVANÇADOS EM MATERIAIS I
Horários
ManhãTardeNoite
SEX08:00 - 08:50
08:50 - 09:40
10:00 - 10:50
10:50 - 11:40
T2150
22000105 - TÓPICOS AVANÇADOS EM MATERIAIS II
Horários
ManhãTardeNoite
TER17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
QUA17:10 - 18:00
18:00 - 18:50
T1150

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Isabella Crivelari Buss20201
Pedro Olavo Satte Alam Muraro20201

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
EDILSON NUNES POLLNOW20092013
ENRI ALMEIDA DOS SANTOS20092013
GABRIELA DE BASTOS20092013
GIAN FRANCESCO DOS REIS PAGANOTTO20092013
NATÁLIA HADLER MARINS20092013
RICARDO MARQUES E SILVA20092013
BRUNO DA SILVEIRA NOREMBERG20102014
LUIZ GILBERTO KONRATH JUNIOR20092014
OSCAR GIORDANI PANIZ20112014
FABIO ROCHA BOHNS20102015
GUILHERME KURZ MARON20102015
KAYRUZA PASSOS SANCHES20112015
MARCIEL GAIER20102015
MARIANE WEIRICH BOSENBECKER20112015
RAFAEL MAGALHÃES TRIANI20112015
ROGÉRIO ALMEIDA GOUVÊA20102015
CESAR LEMOS ARIM20122016
EDUARDO SIQUEIRA PEREIRA20112016
FERNANDO AUGUSTO DE MORAES20102016
GABRIELLA DE OLIVEIRA VASCONCELOS20112016
GUILHERME DUARTE DE BARROS20102016
IGOR JOSÉ DA SILVA CHERUBIN20112016
IZABEL MORAES CALDEIRA20122016
LUCAS HOLZ AYRES20122016
RICARDO RITTER DE SOUZA BARNASKY20102016
VITOR DOS SANTOS CINTRA LIMA20102016
ANA CAROLINA DO AMARAL20112017
ANDRESSA PEGLOW LÜDTKE20132017
ARTHUR VIEIRA DALMAGRO20122017
CAIO CÉSAR NOGUEIRA DE MELO20132017
DYENIFER OLIVEIRA RODRIGUEZ20112017
ELIZA MARA PORTUGAL20122017
GABRIELA ESCOBAR HOCHMÜLLER DA SILVA20132017
JONAS THEODORO DO MARCO20112017
JULIANA NEUMANN SEIXAS20122017
LEANDRO LEMOS DE PERES20122017
LEONARDO MACIEL DA ROSA20132017
LUIZA RIBEIRO SANTANA20132017
MAÍSA BAGGIO DE PAULA20112017
PEDRO HOLZ BAUER20122017
TANYSE PARADA SAMPAIO20122017
THAIS CARDOSO VALADÃO20112017
TIAGO GUILHERME IEPSEN20092017
ALEXANDRA AUGUSTA REICHERT20142018
BERNARDO RODRIGUES CORRÊA TAVARES20152018
CARLOS FELIPE DE MEDEIROS CUNHA20092018
DIELEN MARIN20142018
FÁBIO CALCAGNO RIEMKE20132018
GABRIELA GHELLER DAL'PUPO20142018
KÁSSIA PEÇANHA VIEIRA20142018
NAIANE GARCIA MOTTA20132018
PATRICIA JUAREZ RODRIGUES20132018
SHEILA REGINA COSTA CROCHE20142018
TÁBATA AIRES VIEIRA20142018
ULYSSES GUEDES ANDRADE ALVARENGA20122018
VINÍCIUS HIDEKI HAYASHI ZEFERINO20142018
GABRIEL MONTEIRO CHOLANT20152019
HENRIQUE MARTINS DE PAULA20112019
PEDRO HENRIQUE SANTALIESTRA E SILVA20112019

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

  • Rua Gomes Carneiro, 1 Colegiado da Engenharia de Materiais
    96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    De segunda a sexta-feira das 08:00 às 14:00 horas
  • (53) 3284-3880
  • clique para ver o e-mail

Página gerada em 26/01/2020 13:00:26 (atualização a cada 15 minutos)