Nome do Projeto
Unidade Embrapii InovaAgro UFPel: Tecnologias para a Agricultura e Agroindústria
Ênfase
Pesquisa
Data inicial - Data final
01/09/2021 - 30/08/2029
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Ciências Agrárias
Resumo
Este projeto para criação de unidade Embrapii InovaAgro na Universidade Federal de Pelotas concentra-se na área de competência em agricultura, processos agroindustriais e tecnologias de alimentos propondo ações para que o Grupo de Pesquisa que compõe o projeto desenvolva as suas atividades de P,D&I com foco na Sublinha 1: Soluções inovadoras para a produção agrícola e para os processos agroindustriais e de alimentos. O plano de ação é sendo proposto pelo grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Pelotas com atuação contínua em projetos de P,D&I para aplicações de empresas industriais associadas à Agricultura, Agroindústria e Alimentos. Nesta unidade empregaremos nossas expertises para o desenvolvimento de Tecnologias para a Agricultura e Agroindústria com as seguintes competências: 1. Tecnologias para proteção de cultivos: Métodos de controle de plantas daninhas, pragas e doenças, incluindo ferramentas de RNAi; Sistema para aplicação de defensivos; e desenvolvimento de novas formulações de defensivos; 2. Biotecnologia vegetal aplicada a produção de cultivos: Métodos de diagnóstico e sensores para a detecção de estresses bióticos e abióticos em plantas; Produtos para a mitigação de estresses bióticos e abióticos em plantas; Estimuladores e reguladores de crescimento de plantas; desenvolvimento de fertilizantes inteligentes; desenvolvimento de bioinsumos para a nutrição de plantas; tecnologias de produção, qualidade e armazenamento de sementes; e desenvolvimento de produtos inovadores usando ferramentas de biotecnologia, incluindo edição de genes. 3. Máquinas agrícolas e irrigação: desenvolvimento de máquinas e equipamentos; desenvolvimento de tratores autônomos para uso na agricultura; sistemas inteligentes para controle de irrigação; tecnologias de pós-colheita e industrialização de alimentos: métodos inteligentes de armazenamento, controle de contaminantes e descontaminação de grãos e derivados, desenvolvimento de embalagens sustentáveis e inteligentes e nanomateriais para aplicação na indústria de alimentos; bioadesivos e gomas para aplicação alimentícia; novos produtos a partir de resíduos agroindustriais; compostos bioativos aplicados a agroindústria; desenvolvimento de processos inovadores de aplicação industrial; e desenvolvimento de processos de produção de proteínas alternativas (verdes) e peptídeos bioativos.

Objetivo Geral

Desenvolvimento de produtos e processos inovadores para empresas ligadas a Agricultura e a Agroindústria

Justificativa

A unidade Embrapii InovaAgro - Tecnologias para a Agricultura e Agroindústria está focada no setor do agronegócio que é um dos propulsores da economia brasileira, responsável por uma fração de cerca de 25% do PIB. A agricultura brasileira tem como desafio evoluir de forma competitiva e sustentável para suprir a demanda crescente de fornecimento de produtos agrícolas, bem como de atender às exigências do mercado quanto à qualidade dos produtos.
Nos últimos 40 anos, o Brasil passou de importador de alimentos para o maior exportador mundial. Essa revolução é fruto do trabalho de qualidade realizado por técnicos, que promoveram uma verdadeira revolução na agricultura brasileira. Apesar deste status, o agronegócio brasileiro é importador de tecnologia, importando produtos e insumos de alto valor agregado e exportando commodity. Há a necessidade urgente de geração de tecnologias para a agroindústria brasileira para agregar valor a produtos e serviços, reduzindo assim a dependência brasileira das inovações importadas. A inovação no agronegócio é fator fundamental para garantir a manutenção e criação de novos modelos para a melhoria do desempenho produtivo, resultando em desenvolvimento econômico e social para o país.
Devido a importância do setor para a economia do país, evidencia-se grande necessidade e oportunidade aos atores da inovação e empreendedorismo pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para melhoria dos meios e processos produtivos e tecnológicos que garantam a competitividade e sustentabilidade do agronegócio e das cadeias agroindustriais e alimentícias brasileiras.
A inovação está relacionada com o emprego de soluções criativas que permitam melhorar os processos de produção e de industrialização. A inovação no setor deve afetar todas as etapas da cadeia produtiva focando na sustentabilidade, profissionalização, gestão baseada em dados e tecnologia da informação e no uso de novas técnicas e ferramentas. A inovação e o desenvolvimento industrial são elementos essenciais ao surgimento de soluções que otimizem as atividades da cadeia produtiva agrícola e de alimentos.
Além de estar centrado no agronegócio, a Unidade estará centrada em uma das mais importantes regiões produtivas do Brasil (região sul). Apesar da atuação da nova unidade Embrapii ser em todo o território nacional, a sua localização estratégica em importante região produtora de grandes culturas (soja, milho e arroz), nela estão instaladas importantes indústrias de alimentos que são potenciais parceiras de projetos.
A UE oferecerá soluções para no mínimo sete das 12 tendências apontadas pelo World Economic Forum para a Agricultura, que são: proteínas alternativas, tecnologias de detecção para segurança alimentar, qualidade e rastreabilidade de alimentos; nutrigenética para nutrição personalizada; agricultura de precisão para utilização de insumos e uso da água; edição de genes para aprimoramentos de sementes com várias características; e criação de sistemas de produção eficazes. Soluções que contribuam com a disrupção dos segmentos agricultura, agroindústria e tecnologia de alimentos. A disrupção da alimentação e agricultura é inevitável e essencial, pois necessitamos de produtos modernos mais baratos e superiores em todas as formas concebíveis.
Neste contexto, após intenso estudo do ambiente interno da UFPel e do ambiente externo que constitui o setor da Agricultura, Agroindustrial e Tecnologias de Alimentos do país e da região, verificamos que entre as fortalezas que constituem os Grupos de pesquisa da UFPel, a presente Unidade de Pesquisa irá desenvolver soluções inovadoras para a produção agrícola e para os processos agroindustriais e de alimentos para as empresas brasileiras.

Metodologia

Na Unidade Embrapii InovaAgro - Tecnologias para a Agricultura e agroindústria, serão desenvolvidos produtos e processos inovadores para a Agricultura e Agroindústria:
Competência 1 - Tecnologias para proteção de cultivos:
a. Métodos de controle de plantas daninhas, pragas e doenças, incluindo ferramentas de RNAi;
b. Sistema para aplicação de defensivos; e
c. Desenvolvimento de novas formulações de defensivos;
Competência 2 - Biotecnologia vegetal aplicada a produção de cultivos:
a. Métodos de diagnóstico e sensores para a detecção de estresses bióticos e abióticos em plantas;
b. Produtos para a mitigação de estresses bióticos e abióticos em plantas;
c. Estimuladores e reguladores de crescimento de plantas;
d. Desenvolvimento de fertilizantes inteligentes;
e. Desenvolvimento de bioinsumos para a nutrição de plantas;
f. Tecnologias de produção, qualidade e armazenamento de sementes; e
g. Desenvolvimento de produtos inovadores usando ferramentas de biotecnologia, incluindo edição de genes.
Competência 3 - Máquinas agrícolas e irrigação:
a. Desenvolvimento de máquinas e equipamentos;
b. Desenvolvimento de tratores autônomos para uso na agricultura;
c. Sistemas inteligentes para controle de irrigação;
Competência 4 - Tecnologias de pós-colheita e industrialização de alimentos:
a. Métodos inteligentes de armazenamento, controle de contaminantes e descontaminação de grãos e derivados,
b. Desenvolvimento de embalagens sustentáveis e inteligentes e nanomateriais para aplicação na indústria de alimentos;
c. Bioadesivos e gomas para aplicação alimentícia;
d. Novos produtos a partir de resíduos agroindustriais;
e. Compostos bioativos aplicados a agroindústria;
f. Desenvolvimento de processos inovadores de aplicação industrial; e
g. Desenvolvimento de processos de produção de proteínas alternativas (verdes) e peptídeos bioativos.

Indicadores, Metas e Resultados

- Geração de onze produtos/processos inovadores para a indústria ligadas a agricultura e agroindústria;
- Treinamento de 23 alunos em nível de graduação
- Treinamento de 12 alunos em nível de mestrado
- Treinamento de 4 alunos em nível de doutorado

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA ALMEIDA DO AMARANTE
ADRIANA DILLENBURG MEINHART16
ADRIANO HIRSCH RAMOS
ALICE PEREIRA LOURENSON
ALISSON MEIRELES COSTA
ALVARO RENATO GUERRA DIAS2
ANDRE RICARDO FAJARDO6
ANDRINE KRUMREICH BÖHLKE
ANGELITA DA SILVEIRA MOREIRA6
ANGELO VIEIRA DOS REIS15
ANTONIO COSTA DE OLIVEIRA5
Alejandra Díaz Riaño
Alexandra Lizandra Gomes Rosas
Ana Caroline de Oliveira Bastos
Andressa Baptista Nörnberg
BETINA BUENO PERES
BIANCA CAMARGO ARANHA
BRENDA DANNENBERG KASTER
BRUNA TRINDADE PAIM
BRUNA CHRISTOFARI CEOLIN
BRUNO OLIVEIRA NOVAIS ARAUJO
BRUNO OREQUES FONSECA2
CAMILA CASTENCIO NOGUEIRA
CAMILA DE OLIVEIRA PACHECO
CAMILA WASCHBURGER AMES
CESAR AUGUSTO GAIOSO FILHO
CESAR DALMOLIN BERGOLI2
CRISLAINE ALVES BARCELLOS DE LIMA
CRISTIANO WEINERT
CYRANO CARDOSO BUSATO
Cassiano Salin Pigatto
Celina José Júlio Mardade
DANIEL BERNARDI10
DIANA MILENA ZABALA PARDO
DIEGO MARTINS CHIAPINOTTO
DIRCEU AGOSTINETTO10
EDINALVO RABAIOLI CAMARGO10
EDUARDO DOS SANTOS MACEDO COSTA
EDUARDO HELLER
EDUARDO SCHMITT10
EDUARDO WALKER14
ELESSANDRA DA ROSA ZAVAREZE
ELESSANDRA DA ROSA ZAVAREZE12
ELIEZER AVILA GANDRA6
ERICMAR AVILA DOS SANTOS
FABRICIO ARDAIS MEDEIROS15
FELIPE DE SOUZA MARQUES1
FILIPE SELAU CARLOS10
FLAVIO ROBERTO MELLO GARCIA2
FRANCINE DAMIAN DA SILVA
GABRIEL BRAZ DE CADIMA
GABRIELA NIEMEYER REISSIG
GERI EDUARDO MENEGHELLO6
GIUSEPE STEFANELLO10
GIUSEPE STEFANELLO4
GIZELE INGRID GADOTTI5
GLENIO DO COUTO PINTO JUNIOR5
GLÓRIA CAROLINE PAZ GONÇALVES
GUSTAVO EINHARDT SOARES
GUSTAVO HEINRICH LANG
GUSTAVO MAIA SOUZA10
Geovana Facco Barbieri
Graziele Ferreira Posser
HENRIQUE GONÇALVES ANDRADE
ISADORA CAMARGO DO AMARAL
ITALO MACHADO DA CUNHA
IZADORA ALMEIDA PEREZ
IZADORA ROVEL DA SILVEIRA
IÚRI MATEUS ENGEL
JAQUELINE VOIGT WEISER
JESSIE TUANI CAETANO CARDOSO
JOSEANO GRACILIANO DA SILVA
JULIANA DO AMARAL MARTINS GRIMMLER10
JULIANA PERALTA FERREIRA
JULIANO BRUM DE QUEVEDO
Jaqueline de Deos Silveira
KARINE LASTE MACAGNAN
LARISSA LONGARAY MACHADO
LARISSA SCHONHOFEN DA SILVA
LARIZA BENEDETTI
LEONARDO NORA2
LIGIA FURLAN6
LUCAS DA SILVA DE BARROS
LUCAS MARQUES VIEIRA
LUIS ANTONIO DE AVILA41
LUIS DILEO LIMBERGER JUNIOR
Larissa Alves Rodrigues
Larissa Alves Rodrigues
Ludmilla Bezerra de Almeida
LÁZARO DA COSTA CORREA CANIZARES
MARCIA AROCHA GULARTE6
MARCUS VINÍCIUS FIPKE
MARCUS VINÍCIUS FIPKE
MARIA ANTONIA FAGUNDES DE LEON
MARIA EDUARDA CONTREIRA
MARIANE CAMPONOGARA CORADINI
MARIANE D´AVILA ROSENTHAL2
MATEUS VICENTE ALVES
MATHEUS BASTOS MARTINS
MAURICIO DE OLIVEIRA13
MAURÍCIO COUTO FILES
MIGUEL BECK BERNO
MIQUELE SODRÉ NOVAK
MIREGE ROBAINA VIVIAM
MIRIAN RIBEIRO GALVAO MACHADO5
MOISES JOAO ZOTTI10
Mariana Salbego Franco
Marlon Soares Sigales20
NAIANE DE ALMEIDA REIS
NATÁLIA DA SILVA GARCIA
PÂMELA ANDRADES TIMM
QUEZIA LOBATO LA BANCA GOMES
RENAN SOUZA SILVA
ROBERTA BARTZ KNEIB
RODRIGO CASQUERO CUNHA9
ROQUE MAURICIO PALACIOS ZUÑIGA
ROSANE DA SILVA RODRIGUES5
RUAN BERNARDY
RUAN BORGES SILVEIRA
Rafael Carneiro de Sousa
Raquel Ferreira Vasconcelos
Rubens Antonio Polito
SILVIA ANDRÉIA GARIBALDI PEREIRA
SILVIA NAIANE JAPPE
Silvia Leticia Rivero Meza
THAMYRES CESAR DE ALBUQUERQUE SOUSA
TIAGO LOPES BERTOLDI
Tamara Heck
Thaís Regina Rodrigues Vieira
VICTORIA CUNHA CONSENTINS
VINICIOS HÜTTNER BUBOLZ
VINICIUS FARIAS CAMPOS1
VÍVIAN EBELING VIANA
WILLIAM DIETRICH KLUG
YASMIN VÖLZ BEZERRA MASSAUT
ÂNDERSON DA ROSA FEIJÓ

Recursos Arrecadados

FonteValorAdministrador
EmbrapiiR$ 12.000.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira
Empresas do Setor Agrícola e da AgroindústriaR$ 12.000.000,00Fundação Delfim Mendes da Silveira

Plano de Aplicação de Despesas

DescriçãoValor
339004 - Contratação por Tempo DeterminadoR$ 100.000,00
339014 - Diária Pessoa CivilR$ 1.000.000,00
339018 - Auxílio Financeiro a EstudantesR$ 4.000.000,00
339020 - Auxílio Financeiro a PesquisadorR$ 5.200.000,00
339030 - Material de ConsumoR$ 8.300.000,00
339033 - Passagens de Despesas de LocomoçãoR$ 600.000,00
339035 - Serviços de ConsultoriaR$ 300.000,00
339036 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa FísicaR$ 2.000.000,00
339039 - Outros Serviços de Terceiro - Pessoa JurídicaR$ 2.500.000,00

Página gerada em 26/04/2024 23:45:25 (consulta levou 0.739471s)