Nome do Projeto
PRAE ACOLHE!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/11/2022 - 30/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através de suas Coordenações, tem trabalhado para acolher, atender e orientar os estudantes da UFPel para que tenham uma formação de excelência e no tempo regular dos cursos. Esse trabalho de acolhimento e orientação vem sendo realizado por meio de palestras, seminários, comunicação virtual - redes sociais, e-mails, produção de vídeos institucionais -, reuniões presenciais e virtuais, e também por meio de atendimentos individualizados. Esse projeto tem como objetivo articular as iniciativas já existentes na PRAE entre si e com outros projetos institucionais, Instituições formais e informais de Educação, e parcerias com Secretarias de Saúde, a fim de atingir um maior número de estudantes e comunidade em geral.
A equipe da PRAE compreende que algumas dificuldades na trajetória acadêmica necessitam de intervenções sistemáticas, e a saúde física e mental dos estudantes é uma dessas. Com essa preocupação, a equipe multidisciplinar que conta com assistentes sociais, psicólogas, psiquiatra, enfermeira e pedagogas busca acolher, orientar e encaminhar os estudantes às diferentes modalidades de atividades e acolhimento para a superação dessas dificuldades. Para tanto, conta-se com a parceria das secretarias municipais de saúde de Pelotas e do Capão do Leão, e dos Cursos de Graduação UFPel em Enfermagem (projeto Barraca da Saúde) Psicologia, Nutrição, Música e Odontologia. A partir dessa parceira, em 2022/1 foi realizada a primeira “Acolhida PRAE” no campus II, e a necessidade de replicar a ação de acolhida em outros campi da UFPel foi requisitada por outros servidores e estudantes, assim como pela comunidade externa que participou da ação.
Outra dificuldade recorrente da vida estudantil diz respeito aos problemas de aprendizagem, concentração, organização do tempo de estudo, apresentação de trabalhos, entre outras questões de ordem pedagógica. Além de atendimentos individualizados de orientação e construção de planos de estudos, busca-se oferecer semestralmente uma programação de grupos de apoio pedagógico conduzidos pela equipe da PRAE que oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas que proporcionam um melhor desempenho acadêmico.
Por fim, tem se verificado ser de grande relevância que a comunicação dessas e de outras ações pontuais - como palestras, oficinas e ações educativas - seja realizada de forma estratégica e continuada a fim de divulgar os serviços ofertados. Para que essa comunicação seja efetiva, além dos meios institucionais, ela precisa estar presente nas redes sociais mais utilizadas pelos estudantes que são o principal público alvo das ações, e também precisa atingir os coordenadores de curso e demais professores no intuito de informá-los sobre as possíveis orientações que podem ser disponibilizadas aos estudantes diante do surgimento de obstáculos que dificultem o seu desempenho acadêmico.
Assim, este projeto pretende atender esta demanda e contará com o apoio das UBSs próximas das unidades Capão do Leão e Anglo, unidades estratégicas para o desenvolvimento das atividades.
Objetivo Geral
Promover ação de acolhida à população em geral e comunidade acadêmica UFPel para atendimento preventivo em Saúde, divulgando a oferta de serviços e ações que visem o acolhimento em saúde e a orientação pedagógica dos estudantes da UFPel por meio da articulação das iniciativas já existentes na PRAE e outros projetos institucionais e secretarias de saúde.
Justificativa
Tendo como referência:
I) o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - e os objetivos estratégicos da UFPel entre outros em:
- Ampliar a divulgação e comunicação interna e externa dando transparência a suas ações.
- Desenvolver ações de forma articulada com a rede de educação básica visando qualificação e desenvolvimento mútuos.
- Intensificar as relações entre UFPel e sociedade;
- Produzir e disseminar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos.
- Fortalecer as políticas de acesso, inclusão e permanência dos estudantes, com aproveitamento.
II) Projeto Pedagógico Institucional indicando o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos e a constatação da universidade pública como patrimônio da comunidade na qual está inserida e o zelo pela qualidade de vida do povo da região em especial, concentrando seus esforços no sentido do coletivo.
I) o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - e os objetivos estratégicos da UFPel entre outros em:
- Ampliar a divulgação e comunicação interna e externa dando transparência a suas ações.
- Desenvolver ações de forma articulada com a rede de educação básica visando qualificação e desenvolvimento mútuos.
- Intensificar as relações entre UFPel e sociedade;
- Produzir e disseminar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos.
- Fortalecer as políticas de acesso, inclusão e permanência dos estudantes, com aproveitamento.
II) Projeto Pedagógico Institucional indicando o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos e a constatação da universidade pública como patrimônio da comunidade na qual está inserida e o zelo pela qualidade de vida do povo da região em especial, concentrando seus esforços no sentido do coletivo.
Metodologia
Para atingir o público alvo desse projeto que é amplo e bastante diverso, serão utilizadas metodologias variadas de acordo com o objetivo de cada ação.
Entre elas:
- Eventos públicos com oferta de serviços de acolhimento em saúde como testagens, exames, ações educativas;
- Atividades culturais e esportivas;
- Grupos de apoio pedagógico conduzidos por profissionais da educação;
- Palestras e oficinas;
- Atendimento individualizado para acolhimento em saúde mental;
- Atendimento individualizado para orientação pedagógica;
- Ciclos de conversas com coordenadores de curso e demais professores;
- Divulgação estratégica das ações pelos canais institucionais e redes sociais.
Ações em Saúde:
・ testes (ISTs) - fornecidos pela Sec. Saúde, junto com material informativo.
・distribuição de preservativos - fornecidos pela Sec. Saúde
・informações sobre a PREP (profilaxia pré-exposição)
・vacinação covid, influenza, DT, tríplice e hepatite B - unidade móvel/outras
. Prevenção Saúde Oral - Câncer de boca e Prevenção cárie
・aula demonstrativa de Yoga
・saúde da mulher e contracepção
・tabagismo
・saúde do idoso
・prevenção de lesões de pele
・rotina de rastreamento do adulto
Mesas informativas: (temática) -
- Programas de Auxílios/Benefícios PRAE - Permanência/Ingresso
- Acolhimentos em Saúde Mental
Atividades culturais: Música/Teatro/Dança
Entre elas:
- Eventos públicos com oferta de serviços de acolhimento em saúde como testagens, exames, ações educativas;
- Atividades culturais e esportivas;
- Grupos de apoio pedagógico conduzidos por profissionais da educação;
- Palestras e oficinas;
- Atendimento individualizado para acolhimento em saúde mental;
- Atendimento individualizado para orientação pedagógica;
- Ciclos de conversas com coordenadores de curso e demais professores;
- Divulgação estratégica das ações pelos canais institucionais e redes sociais.
Ações em Saúde:
・ testes (ISTs) - fornecidos pela Sec. Saúde, junto com material informativo.
・distribuição de preservativos - fornecidos pela Sec. Saúde
・informações sobre a PREP (profilaxia pré-exposição)
・vacinação covid, influenza, DT, tríplice e hepatite B - unidade móvel/outras
. Prevenção Saúde Oral - Câncer de boca e Prevenção cárie
・aula demonstrativa de Yoga
・saúde da mulher e contracepção
・tabagismo
・saúde do idoso
・prevenção de lesões de pele
・rotina de rastreamento do adulto
Mesas informativas: (temática) -
- Programas de Auxílios/Benefícios PRAE - Permanência/Ingresso
- Acolhimentos em Saúde Mental
Atividades culturais: Música/Teatro/Dança
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto PRAE ACOLHE! pretende ser uma ação itinerante, no cuidado e atenção à comunidade acadêmica e entorno dos campi na área da prevenção à Saúde, e também ser o local de registro de ações de apoio estudantil. Através da divulgação do evento em diferentes mídias espera-se proporcionar maior comunicação junto à população em geral e comunidade universitária, promovendo a Saúde em geral e ampliando através da divulgação possibilidades de formação, em relação à sua função social.
O contato dos estudantes com a população do entorno também é uma possibilidade de uma possível interação com a sociedade onde poderão atuar profissionalmente, em uma troca significativa entre comunidade acadêmica e sociedade.
O contato dos estudantes com a população do entorno também é uma possibilidade de uma possível interação com a sociedade onde poderão atuar profissionalmente, em uma troca significativa entre comunidade acadêmica e sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALESSANDRA DE ALMEIDA BILHALVA | |||
ALINE MUNHOZ REDU | |||
AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 1 | ||
ANA PAULA PEREIRA NETO BARBOSA | 7 | ||
ANGELA MOREIRA VITORIA | |||
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | 9 | ||
Adriana da Silva Ferreira | |||
Augusto Astolfi Basile | |||
CAMILA CASTRO | |||
CAROLINE MEGIATO MATIAS | |||
CATIA SINARA DA SILVA TAVARES | |||
CRISTINE KRUGER GARCIAS | |||
DANIEL LOPES SILVA | |||
DANIEL VICTOR DA SILVA SOUZA | |||
DANIELE CONCLI LOUREIRO | 7 | ||
EDMILSON BANDEIRA SILVA | |||
ESTER DO NASCIMENTO CAETANO | |||
FERNANDA DUTRA SILVEIRA | |||
FLUVIA RIBEIRO BASTOS | |||
Fernando Ermiro da Silva | |||
GISELE DUTRA QUEVEDO | 1 | ||
GISELE FERREIRA DUTRA | |||
GREICE FURTADO DOS REIS | |||
GREICE RAMOS SOUZA DA SILVA | |||
GUILHERME HORSCHUTZ STELLA REIS | |||
HELENA DE JESUS ALMEIDA | |||
ISABELLA ANNUZA COIMBRA | |||
JOSY DIAS ANACLETO | 13 | ||
JULIANA ANTUNES SOUZA | |||
JÚLIO NEI CANDIOLA QUINTAN | |||
KELEN FERREIRA RODRIGUES | |||
LARISSA ANNE DE SOUZA | |||
LAUREN ALESSANDRA DORNELES RAMOS GUIMARÃES | |||
LIANDRE LEAO BRAGA | |||
LISANDRA BERNI OSORIO | 2 | ||
LUCIANO CHAGAS TREIBER | |||
MARCIO LOREA GONCALVES | |||
MARIANGELA DA ROSA AFONSO | |||
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR | 2 | ||
MARTA SILVEIRA DA MOTA KRUGER | |||
MORGANA RIVA | 7 | ||
Mariana Borges dos Santos | |||
NEVERTON COSTA FERNANDES | |||
NEWTON SOARES MOTA | |||
OLIVIA ABRANTES BORGES | |||
ORI OMAR ROSA MATTOS | |||
PEDRO NOGUEIRA DUARTE DA SILVA | |||
PEDRO ZELENIAKAS CORRÊA FILHO | |||
PYETRA DE LIMA SCHMIDT | |||
Paulo Roberto Peres de Lima | |||
RAFAEL DA SILVA GONCALVES | |||
RENATA CARPENA SCHRAMM | 1 | ||
RENATA SCHMITZ | |||
ROBERTA GARCIA SCHILLER | |||
ROBSON MONCKES BARBOSA | |||
ROGÉRIA APARECIDA CRUZ GUTTIER | 16 | ||
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO | 1 | ||
ROSEMERI DE FREITAS ULGUIM AMARAL | |||
ROSENDO DA ROSA CAETANO | 7 | ||
RUDINEI LUIS WIENKE LEITZKE | |||
SIMONE COELHO DA COSTA PINTO | 1 | ||
SIMONE MARQUES LIMA | |||
STEPHANIE REGINA WAUTIER SCHAEFER BATISTA | |||
THAISE CAMPOS MONDIN | |||
VERA LUCIA RORATO | 1 | ||
VITORIA MAILAHN DE PAULA | |||
VIVIAN ROCHELY DO CARMO NUNES | |||
YASMIN CAMARGO |