Nome do Projeto
PRAE ACOLHE!
Ênfase
Extensão
Data inicial - Data final
28/11/2022 - 30/01/2026
Unidade de Origem
Coordenador Atual
Área CNPq
Multidisciplinar
Eixo Temático (Principal - Afim)
Saúde / Educação
Linha de Extensão
Comunicação estratégica
Resumo
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através de suas Coordenações, tem trabalhado para acolher, atender e orientar os estudantes da UFPel para que tenham uma formação de excelência e no tempo regular dos cursos. Esse trabalho de acolhimento e orientação vem sendo realizado por meio de palestras, seminários, comunicação virtual - redes sociais, e-mails, produção de vídeos institucionais -, reuniões presenciais e virtuais, e também por meio de atendimentos individualizados. Esse projeto tem como objetivo articular as iniciativas já existentes na PRAE entre si e com outros projetos institucionais, Instituições formais e informais de Educação, e parcerias com Secretarias de Saúde, a fim de atingir um maior número de estudantes e comunidade em geral.
A equipe da PRAE compreende que algumas dificuldades na trajetória acadêmica necessitam de intervenções sistemáticas, e a saúde física e mental dos estudantes é uma dessas. Com essa preocupação, a equipe multidisciplinar que conta com assistentes sociais, psicólogas, psiquiatra, enfermeira e pedagogas busca acolher, orientar e encaminhar os estudantes às diferentes modalidades de atividades e acolhimento para a superação dessas dificuldades. Para tanto, conta-se com a parceria das secretarias municipais de saúde de Pelotas e do Capão do Leão, e dos Cursos de Graduação UFPel em Enfermagem (projeto Barraca da Saúde) Psicologia, Nutrição, Música e Odontologia. A partir dessa parceira, em 2022/1 foi realizada a primeira “Acolhida PRAE” no campus II, e a necessidade de replicar a ação de acolhida em outros campi da UFPel foi requisitada por outros servidores e estudantes, assim como pela comunidade externa que participou da ação.
Outra dificuldade recorrente da vida estudantil diz respeito aos problemas de aprendizagem, concentração, organização do tempo de estudo, apresentação de trabalhos, entre outras questões de ordem pedagógica. Além de atendimentos individualizados de orientação e construção de planos de estudos, busca-se oferecer semestralmente uma programação de grupos de apoio pedagógico conduzidos pela equipe da PRAE que oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades e técnicas que proporcionam um melhor desempenho acadêmico.
Por fim, tem se verificado ser de grande relevância que a comunicação dessas e de outras ações pontuais - como palestras, oficinas e ações educativas - seja realizada de forma estratégica e continuada a fim de divulgar os serviços ofertados. Para que essa comunicação seja efetiva, além dos meios institucionais, ela precisa estar presente nas redes sociais mais utilizadas pelos estudantes que são o principal público alvo das ações, e também precisa atingir os coordenadores de curso e demais professores no intuito de informá-los sobre as possíveis orientações que podem ser disponibilizadas aos estudantes diante do surgimento de obstáculos que dificultem o seu desempenho acadêmico.
Assim, este projeto pretende atender esta demanda e contará com o apoio das UBSs próximas das unidades Capão do Leão e Anglo, unidades estratégicas para o desenvolvimento das atividades.
Objetivo Geral
Promover ação de acolhida à população em geral e comunidade acadêmica UFPel para atendimento preventivo em Saúde, divulgando a oferta de serviços e ações que visem o acolhimento em saúde e a orientação pedagógica dos estudantes da UFPel por meio da articulação das iniciativas já existentes na PRAE e outros projetos institucionais e secretarias de saúde.
Justificativa
Tendo como referência:
I) o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - e os objetivos estratégicos da UFPel entre outros em:
- Ampliar a divulgação e comunicação interna e externa dando transparência a suas ações.
- Desenvolver ações de forma articulada com a rede de educação básica visando qualificação e desenvolvimento mútuos.
- Intensificar as relações entre UFPel e sociedade;
- Produzir e disseminar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos.
- Fortalecer as políticas de acesso, inclusão e permanência dos estudantes, com aproveitamento.
II) Projeto Pedagógico Institucional indicando o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos e a constatação da universidade pública como patrimônio da comunidade na qual está inserida e o zelo pela qualidade de vida do povo da região em especial, concentrando seus esforços no sentido do coletivo.
I) o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI - e os objetivos estratégicos da UFPel entre outros em:
- Ampliar a divulgação e comunicação interna e externa dando transparência a suas ações.
- Desenvolver ações de forma articulada com a rede de educação básica visando qualificação e desenvolvimento mútuos.
- Intensificar as relações entre UFPel e sociedade;
- Produzir e disseminar conhecimentos culturais, científicos e tecnológicos.
- Fortalecer as políticas de acesso, inclusão e permanência dos estudantes, com aproveitamento.
II) Projeto Pedagógico Institucional indicando o compromisso da universidade pública com os interesses coletivos e a constatação da universidade pública como patrimônio da comunidade na qual está inserida e o zelo pela qualidade de vida do povo da região em especial, concentrando seus esforços no sentido do coletivo.
Metodologia
Para atingir o público alvo desse projeto que é amplo e bastante diverso, serão utilizadas metodologias variadas de acordo com o objetivo de cada ação.
Entre elas:
- Eventos públicos com oferta de serviços de acolhimento em saúde como testagens, exames, ações educativas;
- Atividades culturais e esportivas;
- Grupos de apoio pedagógico conduzidos por profissionais da educação;
- Palestras e oficinas;
- Atendimento individualizado para acolhimento em saúde mental;
- Atendimento individualizado para orientação pedagógica;
- Ciclos de conversas com coordenadores de curso e demais professores;
- Divulgação estratégica das ações pelos canais institucionais e redes sociais.
Ações em Saúde:
・ testes (ISTs) - fornecidos pela Sec. Saúde, junto com material informativo.
・distribuição de preservativos - fornecidos pela Sec. Saúde
・informações sobre a PREP (profilaxia pré-exposição)
・vacinação covid, influenza, DT, tríplice e hepatite B - unidade móvel/outras
. Prevenção Saúde Oral - Câncer de boca e Prevenção cárie
・aula demonstrativa de Yoga
・saúde da mulher e contracepção
・tabagismo
・saúde do idoso
・prevenção de lesões de pele
・rotina de rastreamento do adulto
Mesas informativas: (temática) -
- Programas de Auxílios/Benefícios PRAE - Permanência/Ingresso
- Acolhimentos em Saúde Mental
Atividades culturais: Música/Teatro/Dança
Entre elas:
- Eventos públicos com oferta de serviços de acolhimento em saúde como testagens, exames, ações educativas;
- Atividades culturais e esportivas;
- Grupos de apoio pedagógico conduzidos por profissionais da educação;
- Palestras e oficinas;
- Atendimento individualizado para acolhimento em saúde mental;
- Atendimento individualizado para orientação pedagógica;
- Ciclos de conversas com coordenadores de curso e demais professores;
- Divulgação estratégica das ações pelos canais institucionais e redes sociais.
Ações em Saúde:
・ testes (ISTs) - fornecidos pela Sec. Saúde, junto com material informativo.
・distribuição de preservativos - fornecidos pela Sec. Saúde
・informações sobre a PREP (profilaxia pré-exposição)
・vacinação covid, influenza, DT, tríplice e hepatite B - unidade móvel/outras
. Prevenção Saúde Oral - Câncer de boca e Prevenção cárie
・aula demonstrativa de Yoga
・saúde da mulher e contracepção
・tabagismo
・saúde do idoso
・prevenção de lesões de pele
・rotina de rastreamento do adulto
Mesas informativas: (temática) -
- Programas de Auxílios/Benefícios PRAE - Permanência/Ingresso
- Acolhimentos em Saúde Mental
Atividades culturais: Música/Teatro/Dança
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto PRAE ACOLHE! pretende ser uma ação itinerante, no cuidado e atenção à comunidade acadêmica e entorno dos campi na área da prevenção à Saúde, e também ser o local de registro de ações de apoio estudantil. Através da divulgação do evento em diferentes mídias espera-se proporcionar maior comunicação junto à população em geral e comunidade universitária, promovendo a Saúde em geral e ampliando através da divulgação possibilidades de formação, em relação à sua função social.
O contato dos estudantes com a população do entorno também é uma possibilidade de uma possível interação com a sociedade onde poderão atuar profissionalmente, em uma troca significativa entre comunidade acadêmica e sociedade.
O contato dos estudantes com a população do entorno também é uma possibilidade de uma possível interação com a sociedade onde poderão atuar profissionalmente, em uma troca significativa entre comunidade acadêmica e sociedade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALAN KONZGEN ZIBETTI | 6 | ||
ALESSANDRA DE ALMEIDA BILHALVA | 6 | ||
ALESSANDRA RODRIGUES CANEZ JORGE | |||
ALINE MUNHOZ REDU | |||
AMANDA VEBER SOARES DIAS | |||
AMELIA RODRIGUES NONTICURI | 1 | ||
ANA AMELIA TRAVERSI | |||
ANA JULIA AGUIAR LUCENA | |||
ANA LAURA WERLE PEREYRA | |||
ANA NICOLY DAMASCENO VASCONCELLOS | |||
ANA PAULA PEREIRA NETO BARBOSA | 7 | ||
ANDERSON ROBERTO CRUZ DA SILVEIRA | |||
ANDRIELE DE SOUZA SIMOES | |||
ANGELA MOREIRA VITORIA | 6 | ||
ANGÉLICA TEIXEIRA DA SILVA LEITZKE | |||
ARLETE ESPIRITO SANTO FONSECA KNUTH | |||
Adriana da Silva Ferreira | |||
Augusto Astolfi Basile | |||
BRENDA OLIVEIRA DA COSTA | |||
CAMILA BORGES DE CANTOS | |||
CAMILA CASTRO | |||
CAROLINA MACEDO DOS SANTOS QUILLFELDT | |||
CAROLINA SALDANHA NUNES | |||
CAROLINE MEGIATO MATIAS | |||
CAROLINE PEREIRA DAS NEVES | |||
CATIA SINARA DA SILVA TAVARES | 13 | ||
CILENE ESPINDOLA FREIRE | |||
CLARICE ROSALIA VASCONCELOS NUNES | |||
CRISTIANE DITTGEN MIRITZ | |||
CRISTINE KRUGER GARCIAS | 13 | ||
DANIEL LOPES SILVA | |||
DANIEL VICTOR DA SILVA SOUZA | |||
DANIELE CONCLI LOUREIRO | 7 | ||
DORA ELISA DUARTE DA ROCHA | |||
EDMILSON BANDEIRA SILVA | |||
EDUARDA ZAFALON BORGES | |||
EDUARDO ARAUJO CARDOSO | |||
ELISA DA SILVA DUARTE | |||
EMERSON DE VASCONCELOS VIEIRA | |||
ESTER DO NASCIMENTO CAETANO | |||
FELIPE GARCIA HERMANN | |||
FERNANDA DIAS JESUS | |||
FERNANDA DUTRA SILVEIRA | |||
FERNANDA LISE | |||
FLUVIA RIBEIRO BASTOS | 13 | ||
Fernando Ermiro da Silva | |||
GABRIEL ROCHA SILVEIRA | |||
GABRIEL RODRIGUES SOARES | |||
GABRIEL VENZKE RUTZ | |||
GABRIELE BLANK RODRIGUES | 6 | ||
GIORDANA DE JESUS CASTRO | |||
GISELE DUTRA QUEVEDO | 1 | ||
GISELE FERREIRA DUTRA | 18 | ||
GIULIA BERGANTINI WALDEMARIN | |||
GLORIA RODRIGUES DE OLIVEIRA | |||
GRAZIELLA MARTINS GUIMARÃES | |||
GREICE FURTADO DOS REIS | |||
GREICE RAMOS SOUZA DA SILVA | |||
GUILHERME HORSCHUTZ STELLA REIS | |||
GUSTAVO GABRIEL COELHO | |||
HELENA DE JESUS ALMEIDA | |||
HUDSON CRISTIANO WANDER DE CARVALHO | |||
ILANA NOLASCO RAMOS | |||
ISABELA LOPES MARTINI | |||
ISABELLA ANNUZA COIMBRA | |||
ISABELLI REIS SOUSA | |||
JOSY DIAS ANACLETO | |||
JOÃO VÍCTOR SOARES NOGUEIRA | |||
JUAN PABLO DO AMARAL DUARTE | |||
JULIA CORREA FOSSATI | |||
JULIA MOREIRA GOMES | |||
JULIANA ANTUNES SOUZA | 13 | ||
JULY IASMIM DA SILVA BARBOSA | |||
JÚLIO NEI CANDIOLA QUINTAN | |||
KAILA ANDRESSA DOS SANTOS OLIVEIRA | |||
KAILANY FREITAS MOURA | |||
KELEN FERREIRA RODRIGUES | |||
KETHELYN COSTA RODRIGUES | |||
Kathe Isabelle de Souza Beserra | |||
LARISSA ANNE DE SOUZA | |||
LARISSA MELLO ZOK | |||
LAURA CAUREO FERREIRA PINTO | |||
LAURA QUEVEDO JURGINA | |||
LAUREN ALESSANDRA DORNELES RAMOS GUIMARÃES | |||
LEOMAR SOARES DA ROSA JUNIOR | 1 | ||
LIANDRE LEÃO BRAGA | |||
LISANDRA BERNI OSORIO | 10 | ||
LOUISE QUEIROZ DA SILVA BEZERRA | |||
LUANA DE AVILA SPAGIARI | |||
LUCAS MATILDE DE ALMEIDA | |||
LUCIANO CHAGAS TREIBER | |||
LUCIARA DE SOUZA LEMES | |||
LUIZ DE AGUIAR VAZ | |||
LUIZA SOARES ARAUJO | |||
Lauriem Cardoso da Silva | |||
Leni Xavier de Munhoz | |||
Letícia Cortez Farias | |||
MANUELA GUIMARAES AMATO | |||
MARIA DE FÁTIMA ORTIZ PEDROSO | |||
MARIA JULIA DUARTE LORENZONI | |||
MARIANA COSTA DE SOUZA | |||
MARIELE MARQUES DA SILVA | |||
MARINA CURI CARVALHO | |||
MARIO RENATO DE AZEVEDO JUNIOR | 2 | ||
MARLI LEITZKE | 6 | ||
MARTA SILVEIRA DA MOTA KRUGER | 6 | ||
MHANUEL CARLOS ARIJAMA | |||
MICHELE MANDAGARA DE OLIVEIRA | |||
MILENA OLIVEIRA COSTA | |||
MILENA QUADRO NUNES | |||
MORGANA RIVA | 13 | ||
Mara Beatriz Vilela da Silva | |||
Mariana Borges dos Santos | |||
MÁRCIO LOREA GONÇALVES | 7 | ||
NATHALIA MACHADO LINS BRUM | |||
NATHALIA VIEIRA ANTUNES | |||
NEVERTON COSTA FERNANDES | |||
NEWTON SOARES MOTA | |||
NICOLAS CONTER TAVARES | |||
OLIVIA ABRANTES BORGES | |||
ORI OMAR ROSA MATTOS | |||
PAMELA REIS CUNHA DA SILVA | |||
PEDRO NOGUEIRA DUARTE DA SILVA | |||
PEDRO ZELENIAKAS CORRÊA FILHO | |||
PYETRA DE LIMA SCHMIDT | |||
Paulo Roberto Peres de Lima | |||
RAFAEL DA SILVA GONCALVES | |||
RAZIEL BRAGA CALDEIRA | |||
RENATA SCHMITZ | 6 | ||
ROBERTA GARCIA SCHILLER | |||
ROBSON MONCKES BARBOSA | |||
ROGÉRIA APARECIDA CRUZ GUTTIER | 30 | ||
ROSANE MARIA DOS SANTOS BRANDAO | 1 | ||
ROSEMERI DE FREITAS ULGUIM AMARAL | 13 | ||
ROSENDO DA ROSA CAETANO | 13 | ||
RUDINEI LUIS WIENKE LEITZKE | |||
SAMIRA NOGUEIRA BRAYER | |||
SIMONE COELHO DA COSTA PINTO | 7 | ||
SIMONE MARQUES LIMA | |||
SOPHIA DUTRA SAMPAIO PRESTES | |||
SOPHIA FERNANDES DA SILVEIRA | |||
STEPHANIE REGINA WAUTIER SCHAEFER BATISTA | 13 | ||
TATIELEN RIBEIRO SOARES | |||
TAÍS ALVES FARIAS | |||
THAISE CAMPOS MONDIN | 13 | ||
TIAGO DUARTE MACKEDANZ | |||
VAGNER DA COSTA ORTIZ | 6 | ||
VANESSA CENTENO FERREIRA | |||
VERA LUCIA RORATO | 7 | ||
VINNY SANTOS | |||
VITORIA MAILAHN DE PAULA | |||
VIVIAN ROCHELY DO CARMO NUNES | |||
WANDER CATARINA DOS SANTOS | |||
WEMILY KAREN MOREIRA PINAS | |||
YASMIN CAMARGO | |||
ÍRIA RAMOS OLIVEIRA |