
Resumo
Professora Associada do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. Possui Graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal de Pelotas (1995), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002), Doutorado em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008), com período de atuação em estágio de doutoramento na Universidade do Porto (Portugal) entre os anos de 2005 e 2006, Pós Doutorado em História, pelo Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade de Évora, Portugal (2019) e Pós Doutorado pela Universidade de Granada, Espanha (2024) na Escola Superior de Arquitectura, com o tema de Arte Urbana, Centros Históricos e Património. Tem experiência na área de Arte e História, com ênfase em Teoria, História e Crítica de Arte, Metodologia da Pesquisa e Ensino da Arte. Possui trabalhos desenvolvidos na área de mobilidade acadêmica na UFPel, orientando estágios de graduação através de convênios com universidades latino americanas, portuguesas e espanholas. Chefiou o Núcleo de Formação de Professores ligado a Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, entre os anos de 2017 e 2020, coordenando a oferta de formação continuada de docentes ingressantes e do quadro de carreira permanente da universidade, tendo experiência em gestão acadêmica. Coordena os grupos de pesquisa "Imaginária Sacra no Rio Grande do Sul" colaborando com museus locais no levantamento, catalogação e salvaguarda do patrimônio sacro da cidade de Pelotas e região sul, e "Identidade portuguesa e conexão de mundos: história e representação no mundo lusófono", tendo como instituição colaboradora a Universidade de Évora na participação de pesquisadores do Brasil, Portugal e Espanha. Coordena o Ciclo de estudos: História, Memória e Representação, evento ligado a Universidade de Évora (Portugal) e a Universidade de Sevilla (Espanha). Coordenou o Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas ente os anos de 2021 e 2023, Mestrado e Doutorado, e integra o corpo docente permanente do Programa de Pós Graduação em História, Mestrado e Doutorado, da mesma Universidade.. Atua principalmente nos seguintes temas: fronteiras e identidades disciplinares, estudos de imagem, iconografia e iconologia, história da arte e arte urbana.
Formação acadêmica
Doutorado em História (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2008)
Mestrado em História (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002)
Especialização em Patrimônio Cultural e Conservação de Artefatos (Universidade Federal de Pelotas, 1999)
Graduação em Artes Plásticas Bacharelado Em Pintura (Universidade Federal de Pelotas, 1995)
Graduação em Artes (Universidade de Granada, 1997)
Áreas de atuação
Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
História do Brasil - História do Brasil República
Educação Artística - ensino da arte
Fundamentos e Crítica das Artes - História da Arte
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2025/1 | T1 | INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA ARTE Horários
| 30+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2025/1 | M1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ARTES VISUAIS I Horários
| 36+36 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2025/1 | T1 | ICONOLOGIA DA ARTE II Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Bacharelado) | ||||||
2025/1 | 8 | Seminário de Orientação de Tese VII Horários
| 34+0 | História (Doutorado) | ||||||
2025/1 | 8 | Seminário de Orientação de Tese V Horários
| 34+0 | História (Doutorado) | ||||||
2024/2 | 8 | Atividades Complementares 3 | 0+0 | História (Doutorado) | ||||||
2024/2 | 8 | Seminário de Orientação de Tese VI Horários
| 34+0 | História (Doutorado) | ||||||
2024/2 | 8 | Seminário de Orientação de Tese IV Horários
| 34+0 | História (Doutorado) | ||||||
2024/2 | 2 | Atividades Complementares 2 | 0+0 | História (Doutorado) | ||||||
2024/2 | 11 | SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO IV Horários
| 34+0 | História (Mestrado acadêmico) | ||||||
2024/2 | 8 | Atividades Complementares 2 | 0+0 | História (Doutorado) | ||||||
2024/2 | T1 | ARTE E CULTURA BRASILEIRA E LATINO-AMERICANA Horários
| 72+0 | Museologia (Bacharelado) | ||||||
2024/2 | T1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES VISUAIS Horários
| 36+0 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | M1 | PROJETO EM ARTES II Horários
| 0+0 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | 1 | ESTUDOS DA IMAGEM: VISUALIDADE, ARTE E LEITURAS Horários
| 34+0 | Artes (Doutorado) Artes (Mestrado acadêmico) | ||||||
2024/2 | 13 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES Horários
| 68+0 | Artes (Mestrado acadêmico) | ||||||
2024/2 | M2 | PROJETO EM ARTES II Horários
| 0+0 | Artes Visuais (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | 8 | Estágio Docência Horários
| 0+34 | História (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 8 | Seminário de Orientação de Tese III Horários
| 34+0 | História (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 8 | Seminário de Orientação de Tese V Horários
| 34+0 | História (Doutorado) | ||||||
2024/1 | 8 | Estágio Docência Horários
| 0+34 | História (Doutorado) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.