Nome do Curso / Conceitos (*)
Enade (2019)4CPC (2019)4
Nível / Grau
Graduación / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (MATUTINO+VESPERTINO)
Código UFPel
1100
Código e-MEC
14979
Unidade
Coordenador
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
PAVE 2025/111121112111
ACLB_EPLB_PCDLB_PPILB_QLI_EPLI_PCDLI_PPILI_QVRTotal
SISU 2025/122415141644
SISU 2025/22241651544
Criação e Reconhecimento
Criado pela portaria 04/1975.
Curso reconhecido pela Portaria nº 083 de 16/01/1981. Publicado no D.O.U. de 20/01/1981.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 111 de 04/02/2021. Publicada na Seção 1, página 136 do D.O.U. de 05/02/2021.

Contextualização

Objetivos

O Curso de Nutrição tem como objetivo geral oportunizar aos alunos a aquisição integrada de conhecimentos e de competência técnica que permitam uma atuação nas áreas de Alimentos, Nutrição Básica e Dietética, Alimentação Coletiva e Saúde Pública, comprometidos com a saúde global dos indivíduos.

Possui, ainda, como objetivos específicos:

  • Proporcionar aos alunos um processo de ensino aprendizagem capaz de desenvolver sua capacidade intelectual e de criatividade para intervir em problemas atuais.
  • Formar profissionais comprometidos com a solução dos principais problemas comunitários de saúde, em especial quanto ao atendimento nutricional, colaborando com a promoção da saúde pública percebendo de forma globalizada o indivíduo.
  • Promover a participação de alunos em projetos de pesquisa e extensão.
  • Motivar o estudante quanto à busca contínua do aprendizado da nutrição e das demais ciências que lhes darão suporte profissional.
  • Preparar o estudante para ser um agente capaz de melhorar o nível de conhecimento nutricional dos indivíduos e das populações.
  • Estimular o espírito empreendedor, e de liderança na equipe de saúde e no seu serviço.
  • Valorizar a troca de experiências e aprendizado em todos os níveis.
  • Encorajar o estudante a adquirir experiência profissional fora do ambiente da Faculdade.
  • Promover a articulação do ensino, da pesquisa e extensão considerando indispensável para a retro alimentação do ensino.

Perfil do Egresso

Competências e habilidades

A Curso de Nutrição proverá o estudante de conhecimentos necessários para a aquisição das seguintes competências e habilidades:
  • Aplicar conhecimentos sobre a composição, propriedades e transformação dos alimentos e seu aproveitamento pelo organismo humano, na atenção dietética;
  • Contribuir para promover, manter e ou recuperar o estado nutricional de indivíduos e grupos populacionais;
  • Desenvolver e aplicar métodos e técnicas de ensino em sua área de atuação;
  • Atuar em políticas e programas de educação, segurança e vigilância nutricional, alimentar e sanitária, visando à promoção da saúde em âmbito local, regional e nacional;
  • Atuar na formação e execução de programas de educação nutricional; de vigilância nutricional; alimentar e sanitária;
  • Atuar em equipes multiprofissionais de saúde e de terapia nutricional;
  • Avaliar, diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos;
  • Planejar, gerenciar e avaliar unidades de alimentação e nutrição, visando a manutenção e/ou melhoria das condições de saúde de coletividades sadias e enfermas;
  • Realizar diagnósticos e intervenções na área de alimentação e nutrição, considerando a influência sociocultural e econômica que determina a disponibilidade, consumo e utilização biológica dos alimentos pelo indivíduo e pela população;
  • Atuar em equipes multiprofissionais destinadas a planejar, coordenar, supervisionar, implementar, executar e avaliar atividades na área de alimentação e nutrição e de saúde;
  • Reconhecer a saúde como direito e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
  • Desenvolver atividades de auditoria, assessoria, consultoria na área de alimentação e nutrição;
  • Desenvolver o marketing dos Serviços de Alimentação e Nutrição;
  • Exercer controle de qualidade dos alimentos em sua área de competência;
  • Desenvolver e avaliar novas fórmulas ou produtos alimentares, visando sua utilização na alimentação humana;
  • Integrar grupos de pesquisa na área de alimentação e nutrição;
  • Investigar e aplicar conhecimentos com visão holística do ser humano, integrando equipes multiprofissionais.

Organização Curricular

Procedimentos e metodologias de ensino

Os procedimentos metodológicos utilizados englobam a forma, a maneira, o caminho com que os atores envolvidos no processo de ensinar e de aprender definem a condução de intervenções pedagógicas.
Neste aspecto pedagógico, é fundamental que se expressem as ações por meio de metodologias de ensino, as quais, epistemologicamente, encontram-se no percurso da própria concepção do Curso, ou seja, na construção/reconstrução do Projeto Pedagógico de Curso, necessariamente apontando para a concepção pedagógica do ensinar e do aprender.

Avaliação do ensino e da aprendizagem

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos da Faculdade de Nutrição da UFPel tem por finalidade proporcionar a capacitação de profissionais da área da saúde e afins para se aprofundarem no estudo sobre as questões nutricionais e alimentares visando, sobretudo, a promoção da saúde geral da população.
O mestrado em Nutrição e Alimentos é um curso interdisciplinar que agrega linhas de pesquisa com interesse na saúde da população e em ciência e tecnologia de alimentos, contempla duas amplas linhas de pesquisa: Nutrição e Análise e Controle de Qualidade de Alimentos.
A pós-graduação permite ao acadêmico de nutrição o envolvimento em projetos de pesquisa, sendo que a carga horária destinada poderá ser utilizada para fins de Formação Complementar e/ou Livre. Esta vivência do acadêmico permite sua inserção em equipes consolidadas na UFPel, não somente no Programa Nutrição e Alimentos, mas em Programas como Ciência e Tecnologia de Alimentos, Epidemiologia e Biotecnologia, proporcionando ao egresso uma ampla diversificação de linhas de pesquisa para aprimoramento de seu conhecimento.
Além disso, permite a troca de experiências entre os acadêmicos e os alunos de pós-graduação por meio de estágios de docência orientada nas diversas disciplinas oferecidas pela Faculdade de Nutrição, o que contribui para o conhecimento e a vivência do acadêmico, integrando o ensino e a pesquisa.
Assim, os benefícios da integração graduação e pós-graduação são recíprocos, com destaque para a melhoria na formação do acadêmico, pela complementação e aprofundamento de conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio da participação de mestrandos de diferentes grupos de pesquisas e laboratórios e para a participação de estudantes de iniciação científica em diversos eventos, com vistas à formação de candidatos à pós-graduação mais qualificados.

Acompanhamento de Egressos

Sistematicamente membros do departamento de Nutrição têm participado de administrações do Conselho Regional de Nutricionistas, subsidiando as discussões sobre a formação do profissional. Além disso, está previsto a criação de um instrumento de avaliação de disciplinas e de demandas da categoria para auxiliar no processo de reformulação curricular, o qual será enviado aos egressos do curso.

(*) Conceitos de curso:

(**) Formas de ingresso:

ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada
ACAmpla concorrência
LB_EPCandidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PCDCandidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LB_QCandidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_EPCandidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PCDCandidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_PPICandidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
LI_QCandidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
VRVaga reservada

Localização e contatos

  • Rua Gomes Carneiro, 1 Sala 227
    96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    O Colegiado do Curso de Nutrição está aberto para atendimento de segunda a sexta-feira das 8 às 12 horas
  • (53) 3284-3834
  • clique para ver o e-mail

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