Resumo
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas, atuando no curso de graduação em pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), na linha Cultura escrita, linguagens e aprendizagem. Possui graduação em Pedagogia (UFPel, 2004), especialização em Alfabetização e Letramento (UFPel, 2005), Mestrado em Educação (UFPel, 2008) e Doutorado em Educação (UFPel, 2013). Tem experiência na área de Educação atuando nos seguintes temas: História da Educação, Patrimônio Histórico-Educativo, História da Cultura Escrita, Arquivos pessoais, Práticas de leitura e escrita escolares e não escolares, Educação do Campo. É líder do grupo de Pesquisa HISALES (História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares - CNPQ) e coordenadora do centro de memória e pesquisa Hisales. Integrante do Grupo de Pesquisa Arquivos Pessoais, Patrimônio e Educação (GARPE/CNPQ). Foi integrante do comitê científico ANPED Nacional - 2020/2021 no GT 10 - Alfabetização, Leitura e Escrita e atualmente é parecerista Ad Hoc no referido GT. Coordenou o GT Alfabetização, Leitura e Escrita na ANPED SUL nos de 2017 - 2018 e o comitê científico deste GT nos anos de 2019 - 2020. É parecerista de periódicos na área da Educação e História da Educação. Foi vice-presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE/RS) (2021 -2023) e atualmente faz parte do conselho fiscal da atual diretoria da ASPHE. Associada da ANPED, SBHE e ASPHE. Realizou estágio Pós-Doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC/Florianópolis (2023/204), sob supervisão da Profa. Dra. Maria Teresa Santos Cunha. Trabalha na editoria da Revista História da Educação da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação
Formação acadêmica
Doutorado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2013)
Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pelotas, 2008)
Especialização em Alfabetização e Letramento (Universidade Federal de Pelotas, 2006)
Graduação em Pedagogia (Universidade Federal de Pelotas, 2004)
Áreas de atuação
Educação - Cultura Escrita
Educação - Práticas escolares e não-escolares de leitura e escrita
História - História da Educação
Educação - Educação do Campo
Educação - Alfabetização e Letramento
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.