Nome do Curso / Conceitos (*)
Antropologia
CC (2014)4
Nível / Grau
Graduação / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL (VESPERTINO+NOTURNO)
Código UFPel
6020
Código e-MEC
113575
Unidade
Coordenador
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | VR | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
NOTA DO ENEM 2024/1 | 7 | 1 | 1 | 2 | 1 | 1 | 1 | 2 | 16 |
AC | L01 | L02 | L05 | L06 | L09 | L10 | L13 | L14 | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
PAVE 2024/1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 9 |
AC | LB_EP | LB_PCD | LB_PPI | LB_Q | LI_EP | LI_PCD | LI_PPI | LI_Q | Total | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
SISU 2024/1 | 8 | 1 | 1 | 3 | 1 | 1 | 1 | 2 | 18 |
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1608 de 15 de outubro de 2009.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U. de 23/01/2015.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 457 de 29/11/2023. Publicada no D.O.U. de 30/11/2023.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U. de 23/01/2015.
Renovação do reconhecimento pela Portaria nº 457 de 29/11/2023. Publicada no D.O.U. de 30/11/2023.
Contextualização
O curso de graduação em Antropologia, criado em 2008, faz parte do Departamento de Antropologia e Arqueologia do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Esteve inserido em um movimento de (re) aproximação estratégica, oportuna e inovadora entre a Antropologia Social e Cultural e a Arqueologia no país.
A aprovação do projeto pedagógico do curso Bacharelado em Antropologia pelo Conselho Coordenador do Ensino (COCEPE), conforme Processo nº 23110.003054/2008-41, introduziu um novo marco na história da Antropologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Durante seus 10 primeiros anos de existência manteve-se a aproximação entre Antropologia e Arqueologia a qual se ancora nas tradições norte-americana e latinoamericana. Na maioria dos países de língua espanhola do continente americano, por exemplo, México, Peru, Bolívia, Argentina, Uruguai, Paraguai, atuam, nos cursos de Antropologia, tanto antropólogos/as como arqueólogos/as. O mesmo é verdade nos Estados Unidos e Canadá.
Fomenta-se, também, a aproximação com outros campos do conhecimento, como a Sociologia, a Política, a História, a Etnomusicologia, as Letras. Tendo em vista a interface entre ensino, pesquisas e extensão com a abertura para a Antropologia Visual, a Antropologia Política, os Estudos Rurais e Urbanos e outros campos da Antropologia.
No Brasil, essa proposta de Curso foi inserida no espírito de renovação acadêmica em voga no país. Há cursos de graduação em Antropologia, atualmente, na Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Universidade
Federal da Paraíba (UFPB), na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Universidade Federal de Roraima (UFRR), na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
A originalidade da UFPEL foi o bacharelado em Antropologia com Linha de Formação em Antropologia Social e Cultural e Linha de Formação em Arqueologia, mas que agora se altera pela nova lei de profissionalização, mas que mantém o mesmo perfil interdisciplinar na formação dos antropólogos/as.
A proposta de bacharelado continua voltada para uma formação holística, de caráter inter, multi e transdisciplinar, aliando saberes técnico-científicos com compromissos éticos e sociais. Esta perspectiva profissional também vai ao encontro de demandas da sociedade e do mundo de trabalho: prefeituras municipais, governos estaduais, FUNAI, INCRA, MPF, empresas de consultoria científica, ONGs, educação superior etc.
Para tanto, a graduação conta com técnicos capacitados e com um corpo docente experiente e qualificado nas melhores universidades do país e do exterior. Também funciona com o apoio de laboratórios, grupos de pesquisa e núcleos de estudo, nos quais são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientadas pela busca de um equilíbrio entre teoria e prática.
A aprovação do projeto pedagógico do curso Bacharelado em Antropologia pelo Conselho Coordenador do Ensino (COCEPE), conforme Processo nº 23110.003054/2008-41, introduziu um novo marco na história da Antropologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
Durante seus 10 primeiros anos de existência manteve-se a aproximação entre Antropologia e Arqueologia a qual se ancora nas tradições norte-americana e latinoamericana. Na maioria dos países de língua espanhola do continente americano, por exemplo, México, Peru, Bolívia, Argentina, Uruguai, Paraguai, atuam, nos cursos de Antropologia, tanto antropólogos/as como arqueólogos/as. O mesmo é verdade nos Estados Unidos e Canadá.
Fomenta-se, também, a aproximação com outros campos do conhecimento, como a Sociologia, a Política, a História, a Etnomusicologia, as Letras. Tendo em vista a interface entre ensino, pesquisas e extensão com a abertura para a Antropologia Visual, a Antropologia Política, os Estudos Rurais e Urbanos e outros campos da Antropologia.
No Brasil, essa proposta de Curso foi inserida no espírito de renovação acadêmica em voga no país. Há cursos de graduação em Antropologia, atualmente, na Universidade Federal da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na Universidade Federal da Integração LatinoAmericana (UNILA), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), na Universidade
Federal da Paraíba (UFPB), na Universidade Federal Fluminense (UFF), na Universidade Federal de Roraima (UFRR), na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
A originalidade da UFPEL foi o bacharelado em Antropologia com Linha de Formação em Antropologia Social e Cultural e Linha de Formação em Arqueologia, mas que agora se altera pela nova lei de profissionalização, mas que mantém o mesmo perfil interdisciplinar na formação dos antropólogos/as.
A proposta de bacharelado continua voltada para uma formação holística, de caráter inter, multi e transdisciplinar, aliando saberes técnico-científicos com compromissos éticos e sociais. Esta perspectiva profissional também vai ao encontro de demandas da sociedade e do mundo de trabalho: prefeituras municipais, governos estaduais, FUNAI, INCRA, MPF, empresas de consultoria científica, ONGs, educação superior etc.
Para tanto, a graduação conta com técnicos capacitados e com um corpo docente experiente e qualificado nas melhores universidades do país e do exterior. Também funciona com o apoio de laboratórios, grupos de pesquisa e núcleos de estudo, nos quais são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão, orientadas pela busca de um equilíbrio entre teoria e prática.
Objetivos
Objetivo geral:
- Formar profissionais aptos a desenvolver estudos e atividades relacionadas à
Antropologia.
Objetivos específicos:
- Proporcionar estudos de processos sociais em contextos rurais e urbanos
diversos, considerando-se as múltiplas diversidades étnico-sociais;
- Estudar as relações sociais e as diferentes manifestações culturais. Nessa linha,
pesquisar as diversas formas de apropriação dos espaços, em sentido sincrônico e
diacrônico, por múltiplos grupos étnicos e sociais;
- Caracterizar os contextos antropológicos e as formas de interação entre
diferentes grupos nos diversos aspectos que os constituem;
- Identificar os limites e permeabilidades entre os grupos étnicos e sociais
refletidos nas culturas e artefatos, isto é, na cultura material;
- Realizar pesquisas antropológicas;
- Realizar relatórios, laudos, pareceres e outros documentos nos contextos da
investigação antropológica, sempre atendendo aos interesses públicos e das comunidades.
A realização dessas atividades deverá sempre ser aprovada pelo Departamento de
Antropologia e Arqueologia, pelo Conselho Departamental do ICH e pelo COCEPE.
- Formar profissionais aptos a desenvolver estudos e atividades relacionadas à
Antropologia.
Objetivos específicos:
- Proporcionar estudos de processos sociais em contextos rurais e urbanos
diversos, considerando-se as múltiplas diversidades étnico-sociais;
- Estudar as relações sociais e as diferentes manifestações culturais. Nessa linha,
pesquisar as diversas formas de apropriação dos espaços, em sentido sincrônico e
diacrônico, por múltiplos grupos étnicos e sociais;
- Caracterizar os contextos antropológicos e as formas de interação entre
diferentes grupos nos diversos aspectos que os constituem;
- Identificar os limites e permeabilidades entre os grupos étnicos e sociais
refletidos nas culturas e artefatos, isto é, na cultura material;
- Realizar pesquisas antropológicas;
- Realizar relatórios, laudos, pareceres e outros documentos nos contextos da
investigação antropológica, sempre atendendo aos interesses públicos e das comunidades.
A realização dessas atividades deverá sempre ser aprovada pelo Departamento de
Antropologia e Arqueologia, pelo Conselho Departamental do ICH e pelo COCEPE.
Perfil do Egresso
O curso de Bacharelado em Antropologia objetiva proporcionar ao discente, no decorrer de sua formação, os seguintes aportes:
– domínio da bibliografia teórica e metodológica;
– destreza na comunicação escrita e oral, através de expressão clara, argumentação lógica e coerente;
– competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social;
– capacidade analítica;
– autonomia intelectual;
– capacidade de diálogo e ação interdisciplinares;
– iniciativa para a participação de acordos, parcerias e intercâmbios com entidades e instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras;
– compromisso social;
– habilidade para interagir com coletividades sociais, visando seu reconhecimento, promoção e desenvolvimento sustentável.
De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política, Sociologia), avalia-se que o graduado no Bacharelado em Antropologia deva ser:
– pesquisador, seja na área acadêmica ou não acadêmica;
– profissional que atue em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não-governamentais, movimentos sociais, partidos políticos, museus, entre outros.
O egresso do Bacharelado em Antropologia pode dar continuidade a seus estudos nos diversos programas de pós-graduação na UFPel.
– domínio da bibliografia teórica e metodológica;
– destreza na comunicação escrita e oral, através de expressão clara, argumentação lógica e coerente;
– competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social;
– capacidade analítica;
– autonomia intelectual;
– capacidade de diálogo e ação interdisciplinares;
– iniciativa para a participação de acordos, parcerias e intercâmbios com entidades e instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras;
– compromisso social;
– habilidade para interagir com coletividades sociais, visando seu reconhecimento, promoção e desenvolvimento sustentável.
De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política, Sociologia), avalia-se que o graduado no Bacharelado em Antropologia deva ser:
– pesquisador, seja na área acadêmica ou não acadêmica;
– profissional que atue em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não-governamentais, movimentos sociais, partidos políticos, museus, entre outros.
O egresso do Bacharelado em Antropologia pode dar continuidade a seus estudos nos diversos programas de pós-graduação na UFPel.
Competências e habilidades
Com o objetivo de construção do conhecimento intelectual e cognitivo, mais do que assimilação de conteúdos tradicionais, o Bacharelado em Antropologia buscará no estudante as seguintes habilidades:
– capacidade de ouvir, olhar e expor suas ideias em sala de aula e espaços outros, a partir de parâmetros epistemológicos;
– aptidão para trabalhar em laboratórios, desenvolvendo atividades de ensino,pesquisa e extensão;
– habilidade de estruturar um projeto acadêmico com objetivo de realizar intervenções contextualizadas;
– capacidade de realizar uma pesquisa etnográfica e/ou prática de campo arqueológica de modo a poder interpretar e estabelecer teorizações a partir dos dados coletados;
– elaboração de texto escrito sobre aspectos estudados;
– realização de uma reflexão imagética sobre aspectos estudados;
– realização de oficinas, catálogos, inventários e exposições museológicas, procedendo à análise de acervo antropológico e/ou arqueológico;
– capacidade de reflexão teórica crítica e de mediação em contexto de conflitos, por meio de relatórios técnicos, de laudos e de pareceres.
– capacidade de ouvir, olhar e expor suas ideias em sala de aula e espaços outros, a partir de parâmetros epistemológicos;
– aptidão para trabalhar em laboratórios, desenvolvendo atividades de ensino,pesquisa e extensão;
– habilidade de estruturar um projeto acadêmico com objetivo de realizar intervenções contextualizadas;
– capacidade de realizar uma pesquisa etnográfica e/ou prática de campo arqueológica de modo a poder interpretar e estabelecer teorizações a partir dos dados coletados;
– elaboração de texto escrito sobre aspectos estudados;
– realização de uma reflexão imagética sobre aspectos estudados;
– realização de oficinas, catálogos, inventários e exposições museológicas, procedendo à análise de acervo antropológico e/ou arqueológico;
– capacidade de reflexão teórica crítica e de mediação em contexto de conflitos, por meio de relatórios técnicos, de laudos e de pareceres.
Organização Curricular
Ao analisar o desenho curricular do curso Bacharelado em Antropologia observa-se a noção de currículo como uma unidade de disciplinas, princípios, atividades, experiências e epistemologias que integram o processo de formação do/a futuro/a profissional.
O pressuposto básico é que a/o discente terá formação teórica e metodológica contínuas, sem uma separação rígida dos fenômenos sociais que atravessam os coletivos que habitam em territórios urbanos, rurais, tradicionais, nacionais, internacionais.
Considerando esta perspectiva, o desenho curricular pressupõe três eixos que as/os discentes deverão percorrer durante a sua formação, quais sejam:
– Eixo 1 - teórico e metodológico: aborda a fundamentação epistemológica e metodológica clássica da Antropologia, a partir das escolas americanas, inglesa, francesa, brasileira, entre outras; disciplinas: 1) núcleo específico: Introdução à Antropologia, Fundamentos da História, Sociologia I, Introdução à Arqueologia, História do Pensamento Arqueológico, Teoria Antropológica I, Teoria
Antropológica II, Arqueologia Histórica I, Etnologia Ameríndia I, Teoria Arqueológica I, Prática de Campo I, Etnologia Afro-americana I, Pré-História Brasileira I, Teoria Antropológica III, Teoria Antropológica IV, Metodologia de Pesquisa Qualitativa; para dar continuidade ao eixo sugere-se que as/os educandas/os optem pelas seguintes disciplinas da formação livre: Leituras Etnográficas I, Leituras Etnográficas II; Seminário de Antropologia I, Seminário de Antropologia II, Seminário de Antropologia III; Seminário de Antropologia IV; Seminário de Antropologia V.
– Eixo 2 – temático: aborda a fundamentação epistemológica e metodológica da Antropologia, aprofundando determinados temas tendo em vista a especificidade da formação discente. Eis as disciplinas do núcleo específico: Patrimônio Cultural, Família e Parentesco, Ciência Política I, Mitologia e Ritual, Antropologia Rural, Antropologia Urbana, Arqueologia Pública, Antropologia da Saúde, Pesquisa Etnográfica I, Antropologia da Religião I, Antropologia do Direito, Relatórios Técnicos, Pareceres, Perícias I, Antropologia em Contextos de Conflito, Antropologia e Meio Ambiente. Para dar continuidade ao eixo sugere-se que as/os educandas/os optem pelas seguintes disciplinas da formação livre: Antropologia da Alimentação, Antropologia da Religião II, Antropologia Audiovisual e da Imagem, Antropologia do Consumo, Antropologia Biológica, Antropologia do Direito, Etnomusicologia: Introdução e Método, Etnomusicologia Brasileira, Etnomusicologia: Culturas Musicais do Mundo,
Etnomusicologia Latino-Americana, Família e Parentesco II, Imaginário e Memória, Oficina de Imagem e Som em Antropologia.
– Eixo 3 - etnológico, rural, tradicional: possibilitará fundamentação epistemológica e metodológica da Antropologia, aprofundando o viés étnico, rural e tradicional, considerando-se, também, as características da região fronteiriça onde a UFPEL está situada, além da sua responsabilidade social e ambiental. Eis as disciplinas: núcleo específico: Etnologia Ameríndia I, Etnologia Afro-Americana I e Antropologia Rural. Para dar continuidade ao eixo sugere-se que as/os educandas/os optem pelas seguintes disciplinas da formação livre: Estudos Rurais I, Estudos Rurais II, Estudos Rurais III, Estudos Rurais IV, Etnologia Afro-Americana II, Etnologia Afro-Americana III, Etnologia AfroAmericana IV, Etnologia Ameríndia II, Etnologia Ameríndia III, Seminário de Etnologia Ameríndia I, Seminário de Etnologia Ameríndia II de Seminário de Etnologia Ameríndia III.
Em resumo, enquanto no eixo teórico e metodológico há um predomínio de disciplinas de formação específica, nos eixos temático e etnológico, rural e tradicional há um maior número de disciplinas optativas específicas para o discente realizar.
A estruturação desses eixos visa a capacitar o/a bacharelando/a em Antropologia para a realização de pesquisas que articulem a teoria com a metodologia de campo, de modo a superar substantivações e reducionismos empíricos.
A dinâmica do curso é presencial em sua grande maioria sendo permitido, conforme a legislação vigente, desenvolver 20% de suas atividades de formação e avaliação à distância, através de sistemas oferecidos pela instituição para tanto.
O pressuposto básico é que a/o discente terá formação teórica e metodológica contínuas, sem uma separação rígida dos fenômenos sociais que atravessam os coletivos que habitam em territórios urbanos, rurais, tradicionais, nacionais, internacionais.
Considerando esta perspectiva, o desenho curricular pressupõe três eixos que as/os discentes deverão percorrer durante a sua formação, quais sejam:
– Eixo 1 - teórico e metodológico: aborda a fundamentação epistemológica e metodológica clássica da Antropologia, a partir das escolas americanas, inglesa, francesa, brasileira, entre outras; disciplinas: 1) núcleo específico: Introdução à Antropologia, Fundamentos da História, Sociologia I, Introdução à Arqueologia, História do Pensamento Arqueológico, Teoria Antropológica I, Teoria
Antropológica II, Arqueologia Histórica I, Etnologia Ameríndia I, Teoria Arqueológica I, Prática de Campo I, Etnologia Afro-americana I, Pré-História Brasileira I, Teoria Antropológica III, Teoria Antropológica IV, Metodologia de Pesquisa Qualitativa; para dar continuidade ao eixo sugere-se que as/os educandas/os optem pelas seguintes disciplinas da formação livre: Leituras Etnográficas I, Leituras Etnográficas II; Seminário de Antropologia I, Seminário de Antropologia II, Seminário de Antropologia III; Seminário de Antropologia IV; Seminário de Antropologia V.
– Eixo 2 – temático: aborda a fundamentação epistemológica e metodológica da Antropologia, aprofundando determinados temas tendo em vista a especificidade da formação discente. Eis as disciplinas do núcleo específico: Patrimônio Cultural, Família e Parentesco, Ciência Política I, Mitologia e Ritual, Antropologia Rural, Antropologia Urbana, Arqueologia Pública, Antropologia da Saúde, Pesquisa Etnográfica I, Antropologia da Religião I, Antropologia do Direito, Relatórios Técnicos, Pareceres, Perícias I, Antropologia em Contextos de Conflito, Antropologia e Meio Ambiente. Para dar continuidade ao eixo sugere-se que as/os educandas/os optem pelas seguintes disciplinas da formação livre: Antropologia da Alimentação, Antropologia da Religião II, Antropologia Audiovisual e da Imagem, Antropologia do Consumo, Antropologia Biológica, Antropologia do Direito, Etnomusicologia: Introdução e Método, Etnomusicologia Brasileira, Etnomusicologia: Culturas Musicais do Mundo,
Etnomusicologia Latino-Americana, Família e Parentesco II, Imaginário e Memória, Oficina de Imagem e Som em Antropologia.
– Eixo 3 - etnológico, rural, tradicional: possibilitará fundamentação epistemológica e metodológica da Antropologia, aprofundando o viés étnico, rural e tradicional, considerando-se, também, as características da região fronteiriça onde a UFPEL está situada, além da sua responsabilidade social e ambiental. Eis as disciplinas: núcleo específico: Etnologia Ameríndia I, Etnologia Afro-Americana I e Antropologia Rural. Para dar continuidade ao eixo sugere-se que as/os educandas/os optem pelas seguintes disciplinas da formação livre: Estudos Rurais I, Estudos Rurais II, Estudos Rurais III, Estudos Rurais IV, Etnologia Afro-Americana II, Etnologia Afro-Americana III, Etnologia AfroAmericana IV, Etnologia Ameríndia II, Etnologia Ameríndia III, Seminário de Etnologia Ameríndia I, Seminário de Etnologia Ameríndia II de Seminário de Etnologia Ameríndia III.
Em resumo, enquanto no eixo teórico e metodológico há um predomínio de disciplinas de formação específica, nos eixos temático e etnológico, rural e tradicional há um maior número de disciplinas optativas específicas para o discente realizar.
A estruturação desses eixos visa a capacitar o/a bacharelando/a em Antropologia para a realização de pesquisas que articulem a teoria com a metodologia de campo, de modo a superar substantivações e reducionismos empíricos.
A dinâmica do curso é presencial em sua grande maioria sendo permitido, conforme a legislação vigente, desenvolver 20% de suas atividades de formação e avaliação à distância, através de sistemas oferecidos pela instituição para tanto.
Procedimentos e metodologias de ensino
As disciplinas que compõem o currículo do curso, de caráter obrigatório ou optativo, prático ou teórico, terão suas metodologias e procedimentos contempladas no plano de ensino de cada docente, acordados em aula com os discentes.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Os professores devem seguir minimamente o que está estabelecido no Regimento Geral da UFPel, conforme os artigos 183, 184, 185, 186, 187 e 188 abaixo referidos:
“Art. 183 - A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos.
Art. 184 - A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a freqüência do aluno pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
Art. 185 O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Art. 186 - A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).
Parágrafo Único - Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de O (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal.
Art. 187 - Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três).
Art. 188 - O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
§ 1º - Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
§ 2º - O não comparecimento ao exame importará em atribuição ao aluno, de nota O (zero).”
“Art. 183 - A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos.
Art. 184 - A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a freqüência do aluno pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
Art. 185 O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Art. 186 - A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).
Parágrafo Único - Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de O (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal.
Art. 187 - Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três).
Art. 188 - O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
§ 1º - Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
§ 2º - O não comparecimento ao exame importará em atribuição ao aluno, de nota O (zero).”
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A integração do ensino, graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão, se dá por intermédio dos núcleos e laboratórios vinculados ao Depatarmento de Antropologia e Arqueologia e/ou ao Instituto de Ciências Humanas. O curso conta com seguintes laboratórios: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS), Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA), Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA), Laboratório de Pesquisa e Ensino em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ), Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura Material (LEICMA), GENTIS, Museu de Arqueologia e Antropologia (MUARAN) e Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA).
O Bacharelado em Antropologia inicou em 2008, o Mestrado em 2012, e em 2015 houve a aprovação do Doutorado,com a primeira turma em 2016.
O Bacharelado em Antropologia inicou em 2008, o Mestrado em 2012, e em 2015 houve a aprovação do Doutorado,com a primeira turma em 2016.
Acompanhamento de Egressos
A realização de projetos de ensino com a participação dos egressos possibilitará um mapeamento das instituições públicas e privadas que prestam serviços à sociedade nas áreas de abrangência do Bacharelado em Antropologia da UFPEL, bem como das atividades que desenvolvem, visando a obter um desenho do mercado de trabalho e de suas exigências.
Prevendo uma formação continuada, o Bacharelado em Antropologia realizará seminários, contando com a participação dos egressos, como organizadores, palestrantes, ouvintes. Esse trabalho enfatizará o grau de satisfação dos mesmos em relação às condições que o Curso lhes ofereceu e vem lhes proporcionando para o atendimento das exigências de sua prática profissional.
É oferecido aos graduandos e graduandas a oportunidadede seguirem seus estudos de pós-graduação na UFPel, por meio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, que conta com Mestrado e Doutorado.
Prevendo uma formação continuada, o Bacharelado em Antropologia realizará seminários, contando com a participação dos egressos, como organizadores, palestrantes, ouvintes. Esse trabalho enfatizará o grau de satisfação dos mesmos em relação às condições que o Curso lhes ofereceu e vem lhes proporcionando para o atendimento das exigências de sua prática profissional.
É oferecido aos graduandos e graduandas a oportunidadede seguirem seus estudos de pós-graduação na UFPel, por meio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, que conta com Mestrado e Doutorado.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10900047 | FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910081 | HISTÓRIA DO PENSAMENTO ARQUEOLÓGICO | Obrigatória | 4 | 60 |
10910014 | INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910016 | INTRODUÇÃO À ARQUEOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
06560020 | SOCIOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910036 | ARQUEOLOGIA HISTÓRICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910130 | ETNOLOGIA AMERÍNDIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910037 | PRÁTICA DE CAMPO I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910019 | TEORIA ANTROPOLÓGICA I10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910020 | TEORIA ANTROPOLÓGICA II10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910022 | TEORIA ARQUEOLÓGICA I10910016 - INTRODUÇÃO À ARQUEOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910131 | ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA 1 | Obrigatória | 4 | 60 |
10910004 | METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910017 | PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910021 | TEORIA ANTROPOLÓGICA III10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910023 | TEORIA ANTROPOLÓGICA IV10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910133 | ANTROPOLOGIA RURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
06560021 | CIÊNCIA POLÍTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910018 | FAMÍLIA E PARENTESCO | Obrigatória | 4 | 60 |
10910028 | MITOLOGIA E RITUAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10910132 | PATRIMÔNIO CULTURAL | Obrigatória | 4 | 60 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910029 | ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910041 | ANTROPOLOGIA DA SAÚDE | Obrigatória | 4 | 60 |
10910111 | ANTROPOLOGIA DO DIREITO | Obrigatória | 4 | 60 |
10910034 | ARQUEOLOGIA PÚBLICA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910134 | PESQUISA ETNOGRÁFICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910135 | ANTROPOLOGIA E MEIO AMBIENTE | Obrigatória | 4 | 60 |
10910042 | RELATÓRIOS TÉCNICOS, PARECERES, PERÍCIAS I | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910140 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 22 | 330 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2024 / 2
Versão do Currículo: 1067
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910019 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH Horários
| T1 | 25 | 35 | ||||||
10910020 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO Horários
| T1 | 25 | 32 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910037 - PRÁTICA DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T1 | 25 | 28 | ||||||
10910022 - TEORIA ARQUEOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| T1 | 40 | 19 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
06560021 - CIÊNCIA POLÍTICA IProfessor responsável pela turma: ROMERIO JAIR KUNRATH Horários
| T1 | 40 | 8 | ||||||
10910018 - FAMÍLIA E PARENTESCOProfessor responsável pela turma: VINICIUS TEIXEIRA PINTO Horários
| T1 | 40 | 12 | ||||||
10910028 - MITOLOGIA E RITUALProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 23 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910042 - RELATÓRIOS TÉCNICOS, PARECERES, PERÍCIAS IProfessor responsável pela turma: VINICIUS TEIXEIRA PINTO Horários
| T1 | 40 | 10 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910058 - ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO Horários
| T1 | 25 | 11 | ||||||
10910064 - ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IIIProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT Horários
| T1 | 40 | 12 | ||||||
10910066 - ETNOLOGIA AMERÍNDIA IIProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 11 |
Versão do Currículo: 1068
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910019 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH Horários
| T1 | 25 | 35 | ||||||
10910020 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO Horários
| T1 | 25 | 32 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910037 - PRÁTICA DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T1 | 25 | 28 | ||||||
10910022 - TEORIA ARQUEOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| T1 | 40 | 19 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10060117 - CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTOProfessor responsável pela turma: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES Horários
| P1 | 20 | 4 | ||||||
10910028 - MITOLOGIA E RITUALProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 23 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910036 - ARQUEOLOGIA HISTÓRICA IProfessor responsável pela turma: LUCIO MENEZES FERREIRA Horários
| T1 | 25 | 34 | ||||||
10910045 - PRÁTICA DE CAMPO IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL GUEDES MILHEIRA Horários
| T1 | 25 | 17 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910049 - PRÁTICA DE LABORATÓRIO IIProfessor responsável pela turma: LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO Horários
| P1 | 25 | 10 |
Versão do Currículo: 1069
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910036 - ARQUEOLOGIA HISTÓRICA IProfessor responsável pela turma: LUCIO MENEZES FERREIRA Horários
| T1 | 25 | 34 | ||||||
10910037 - PRÁTICA DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T1 | 25 | 28 | ||||||
10910019 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH Horários
| T1 | 25 | 35 | ||||||
10910020 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO Horários
| T1 | 25 | 32 | ||||||
10910022 - TEORIA ARQUEOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| T1 | 40 | 19 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910058 - ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO Horários
| T1 | 25 | 11 | ||||||
10910064 - ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IIIProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT Horários
| T1 | 40 | 12 | ||||||
10910066 - ETNOLOGIA AMERÍNDIA IIProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 11 |
Versão do Currículo: 1070
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910036 - ARQUEOLOGIA HISTÓRICA IProfessor responsável pela turma: LUCIO MENEZES FERREIRA Horários
| T1 | 25 | 34 | ||||||
10910037 - PRÁTICA DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T1 | 25 | 28 | ||||||
10910019 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH Horários
| T1 | 25 | 35 | ||||||
10910020 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO Horários
| T1 | 25 | 32 | ||||||
10910022 - TEORIA ARQUEOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| T1 | 40 | 19 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
06560021 - CIÊNCIA POLÍTICA IProfessor responsável pela turma: ROMERIO JAIR KUNRATH Horários
| T1 | 40 | 8 | ||||||
10910018 - FAMÍLIA E PARENTESCOProfessor responsável pela turma: VINICIUS TEIXEIRA PINTO Horários
| T1 | 40 | 12 | ||||||
10910028 - MITOLOGIA E RITUALProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 23 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910042 - RELATÓRIOS TÉCNICOS, PARECERES, PERÍCIAS IProfessor responsável pela turma: VINICIUS TEIXEIRA PINTO Horários
| T1 | 40 | 10 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910058 - ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO Horários
| T1 | 25 | 11 | ||||||
10910064 - ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IIIProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT Horários
| T1 | 40 | 12 | ||||||
10910066 - ETNOLOGIA AMERÍNDIA IIProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 11 |
Versão do Currículo: 1071
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910036 - ARQUEOLOGIA HISTÓRICA IProfessor responsável pela turma: LUCIO MENEZES FERREIRA Horários
| T1 | 25 | 34 | ||||||
10910037 - PRÁTICA DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T1 | 25 | 28 | ||||||
10910019 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH Horários
| T1 | 25 | 35 | ||||||
10910020 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO Horários
| T1 | 25 | 32 | ||||||
10910022 - TEORIA ARQUEOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| T1 | 40 | 19 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10060117 - CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTOProfessor responsável pela turma: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES Horários
| P1 | 20 | 4 | ||||||
10910028 - MITOLOGIA E RITUALProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 23 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910045 - PRÁTICA DE CAMPO IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL GUEDES MILHEIRA Horários
| T1 | 25 | 17 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910049 - PRÁTICA DE LABORATÓRIO IIProfessor responsável pela turma: LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO Horários
| P1 | 25 | 10 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910095 - TCC EM ARQUEOLOGIA IProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| M1 | 10 | 0 | ||||||
10910095 - TCC EM ARQUEOLOGIA IProfessor responsável pela turma: JAIME MUJICA SALLES Horários
| M2 | 10 | 0 | ||||||
10910095 - TCC EM ARQUEOLOGIA IProfessor responsável pela turma: JORGE EREMITES DE OLIVEIRA Horários
| M3 | 10 | 0 | ||||||
10910095 - TCC EM ARQUEOLOGIA IProfessor responsável pela turma: LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO Horários
| M4 | 10 | 0 | ||||||
10910095 - TCC EM ARQUEOLOGIA IProfessor responsável pela turma: LUCIO MENEZES FERREIRA Horários
| M5 | 10 | 0 | ||||||
10910095 - TCC EM ARQUEOLOGIA IProfessor responsável pela turma: RAFAEL CORTELETTI Horários
| M6 | 10 | 0 | ||||||
10910095 - TCC EM ARQUEOLOGIA IProfessor responsável pela turma: RAFAEL GUEDES MILHEIRA Horários
| M7 | 10 | 0 | ||||||
10910095 - TCC EM ARQUEOLOGIA IProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| M8 | 10 | 1 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910096 - TCC EM ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| M1 | 10 | 1 | ||||||
10910096 - TCC EM ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: JAIME MUJICA SALLES Horários
| M2 | 10 | 0 | ||||||
10910096 - TCC EM ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: JORGE EREMITES DE OLIVEIRA Horários
| M3 | 10 | 0 | ||||||
10910096 - TCC EM ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO Horários
| M4 | 10 | 0 | ||||||
10910096 - TCC EM ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: LUCIO MENEZES FERREIRA Horários
| M5 | 10 | 1 | ||||||
10910096 - TCC EM ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL CORTELETTI Horários
| M6 | 10 | 1 | ||||||
10910096 - TCC EM ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL GUEDES MILHEIRA Horários
| M7 | 10 | 0 | ||||||
10910096 - TCC EM ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| M8 | 10 | 1 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910058 - ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO Horários
| T1 | 25 | 11 | ||||||
10910064 - ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IIIProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT Horários
| T1 | 40 | 12 | ||||||
10910066 - ETNOLOGIA AMERÍNDIA IIProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 11 |
Versão do Currículo: 1168 (ATUAL)
2º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910036 - ARQUEOLOGIA HISTÓRICA IProfessor responsável pela turma: LUCIO MENEZES FERREIRA Horários
| T1 | 25 | 34 | ||||||
10910130 - ETNOLOGIA AMERÍNDIA IProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 33 | ||||||
10910037 - PRÁTICA DE CAMPO IProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T1 | 25 | 28 | ||||||
10910019 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH Horários
| T1 | 25 | 35 | ||||||
10910020 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO Horários
| T1 | 25 | 32 | ||||||
10910022 - TEORIA ARQUEOLÓGICA IProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| T1 | 40 | 19 |
4º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910133 - ANTROPOLOGIA RURALProfessor responsável pela turma: VINICIUS TEIXEIRA PINTO Horários
| T1 | 40 | 7 | ||||||
06560021 - CIÊNCIA POLÍTICA IProfessor responsável pela turma: ROMERIO JAIR KUNRATH Horários
| T1 | 40 | 8 | ||||||
10910018 - FAMÍLIA E PARENTESCOProfessor responsável pela turma: VINICIUS TEIXEIRA PINTO Horários
| T1 | 40 | 12 | ||||||
10910028 - MITOLOGIA E RITUALProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 23 | ||||||
10910132 - PATRIMÔNIO CULTURALProfessor responsável pela turma: JAIME MUJICA SALLES Horários
| T1 | 25 | 7 |
6º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910135 - ANTROPOLOGIA E MEIO AMBIENTEProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH Horários
| T1 | 40 | 10 | ||||||
10910042 - RELATÓRIOS TÉCNICOS, PARECERES, PERÍCIAS IProfessor responsável pela turma: VINICIUS TEIXEIRA PINTO Horários
| T1 | 40 | 10 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO | M1 | 10 | 1 | ||||||
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: CLAUDIA TURRA MAGNI | M2 | 10 | 1 | ||||||
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH | M3 | 10 | 2 | ||||||
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE | M4 | 10 | 2 | ||||||
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| M5 | 10 | 4 | ||||||
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT | M6 | 10 | 0 | ||||||
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO | M7 | 10 | 2 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO | M1 | 10 | 1 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIA TURRA MAGNI | M2 | 10 | 6 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH | M3 | 10 | 2 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE | M4 | 10 | 0 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA | M5 | 10 | 0 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT | M6 | 10 | 3 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO | M7 | 10 | 0 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910058 - ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO Horários
| T1 | 25 | 11 | ||||||
10060117 - CARTOGRAFIA E GEOPROCESSAMENTOProfessor responsável pela turma: EDVANIA APARECIDA CORREA ALVES Horários
| P1 | 20 | 4 | ||||||
10910064 - ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA IIIProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT Horários
| T1 | 40 | 12 | ||||||
10910066 - ETNOLOGIA AMERÍNDIA IIProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 25 | 11 | ||||||
10910045 - PRÁTICA DE CAMPO IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL GUEDES MILHEIRA Horários
| T1 | 25 | 17 | ||||||
10910049 - PRÁTICA DE LABORATÓRIO IIProfessor responsável pela turma: LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO Horários
| P1 | 25 | 10 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
alvaro kologeski da silva | 2024 | 2 |
ANITA NOVO GARCEZ | 2024 | 2 |
Bruna Barros Silva | 2024 | 2 |
Cristina Pinto da Silva | 2024 | 2 |
Julio Augusto Jesus Lopez | 2024 | 2 |
Mariana Grivot Rodrigues | 2024 | 2 |
Maykon Gonçalves Müller | 2024 | 2 |
reinoldo francisco cardinal huth | 2024 | 2 |
TUANNY MASCARENHAS | 2024 | 2 |
ANA LUISA HELLER SILVA | 2024 | 1 |
ANTONIO ERNANI PINTO DA SILVA FILHO | 2024 | 1 |
GIOVANA PINEDA PRADO | 2024 | 1 |
HELENA BLANK MATOSO | 2024 | 1 |
ISIS RODRIGUES MARTINS | 2024 | 1 |
JOAO PEDRO GUIMARAES POETA | 2024 | 1 |
LAIRTON MAURICIO SOARES | 2024 | 1 |
LEONOR MÁRA RODRIGUES DE RODRIGUES | 2024 | 1 |
MANOELA REGINATO GONCALVES | 2024 | 1 |
MARIA LUISA HILDEBRANDT NORONHA | 2024 | 1 |
RAFAELA DOS SANTOS | 2024 | 1 |
RAPHAELA DE CASTRO VIEIRA | 2024 | 1 |
Ariane Moraes Afonso | 2023 | 2 |
Gabriel Saraiva Rosa | 2023 | 2 |
Isis Alves Araújo | 2023 | 2 |
Milena Rosa Araújo Ogawa | 2023 | 2 |
ANDREA VOGLER DA SILVA | 2023 | 1 |
EMANUEL LOPES DA SILVA | 2023 | 1 |
HAYNA HELYDA HELEIA ORDONE | 2023 | 1 |
MARIA CLARA BORGES DE AVILA | 2023 | 1 |
Rudinei Telier de Freitas | 2023 | 1 |
Estéfano Lessa dos Santos | 2022 | 2 |
GLENIO CALMON DE AQUINO RISSIO | 2022 | 2 |
ISABEL FERREIRA VARGAS | 2022 | 2 |
JULIANA GRACIELA VESTENA ZILLMER | 2022 | 2 |
Tania Maria Brizolla | 2022 | 2 |
ALEXANDRE OLIVEIRA CARDOSO JUNIOR | 2022 | 1 |
ANDRÉ NOGUEIRA ALVES | 2022 | 1 |
LUIZA MORAIS MARQUES | 2022 | 1 |
EDUARDA MENSCH | 2021 | 1 |
EUNICE SOUZA COUTO | 2021 | 1 |
JOAO CARLOS AGUIAR | 2021 | 1 |
JONATHAN DE MATOS | 2021 | 1 |
MARIA CLARA VEIRAS CAVADA | 2021 | 1 |
MICHELLE FERNANDES QUEIROZ ZECHNER | 2021 | 1 |
THAINARA PEREIRA DE SOUZA | 2021 | 1 |
FLAVIA LISE GARCIA | 2020 | 1 |
GABRIELA GOMES DA SILVA | 2020 | 1 |
JOAO GABRIEL RIBEIRO BRIAO | 2020 | 1 |
PATRÍCIA ANGÉLICA RODRIGUES | 2020 | 1 |
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz | 2020 | 1 |
Tassiele Viebrantz Cassuriaga | 2020 | 1 |
Ana Paula Lhullier Moreira Pinto | 2019 | 2 |
Carla Vargas Bozzato | 2019 | 2 |
ANDREIA COSTA MACEDO | 2019 | 1 |
Clarissa Corrêa Garcia | 2019 | 1 |
GABI OLIVEIRA LIMA | 2019 | 1 |
Gabriela Pecantet Siqueira | 2019 | 1 |
GUSTAVO BARBEIRO SANCHEZ | 2019 | 1 |
ISADORA COELHO DA CONCEICAO | 2019 | 1 |
JAQUELINE RODRIGUES MARQUES | 2019 | 1 |
JULIANA MARTINS MARCO | 2019 | 1 |
KAREN COSTA BARRETO | 2019 | 1 |
MARGARETH BRETANHA FERREIRA PERES | 2019 | 1 |
MATHEUS REGATO NUNES SOARES | 2019 | 1 |
NATHALIA RACHINHAS CARPE | 2019 | 1 |
NICOLAS FERNANDO BROCHINI | 2019 | 1 |
Paulo Ricardo Luzzardi Wieth | 2019 | 1 |
SANDRA MACHADO MACEDO | 2019 | 1 |
ANA PAULA SIGA LANGONE | 2018 | 2 |
CAMILLA MARIA PANASSOL | 2018 | 2 |
HELOISA HELENA DA SILVA FREITAS | 2018 | 1 |
JESUALDA MARENGO DE MACEDO | 2018 | 1 |
LUCAS BRAUNSTEIN DA CUNHA | 2018 | 1 |
RAQUEL MOTTA CORRÊA PINTO ROMAINE | 2018 | 1 |
LUIZ AUGUSTO FONSECA DUARTE JUNIOR | 2017 | 1 |
MARGO MENEZES GOMES | 2017 | 1 |
TAINARA CRISTINA SILVA CARVALHO | 2017 | 1 |
EURICO PONTES NUNES | 2009 | 2 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ALESSANDRO BARBOSA LOPES | 2008 | 2012 |
BRUNA DONATO DE OLIVEIRA | 2010 | 2012 |
ELIENE BARBACHAN DUBREUILH | 2008 | 2012 |
ISABEL SOARES CAMPOS | 2008 | 2012 |
MARIA HELOISA MARTINS DA ROSA | 2008 | 2012 |
MAURÍCIO DIAS SCHNEIDER | 2008 | 2012 |
PRISCILA EVELY MARINHO MACHADO | 2008 | 2012 |
VINICIUS SCHWOCHOW PAIVA | 2008 | 2012 |
ANDRESSA PORTO PEREIRA | 2008 | 2013 |
CAMILE TEJADA VERGARA | 2009 | 2013 |
FRANCINE COSTA AMARAL | 2009 | 2013 |
JULIANE SOARES RIBEIRO | 2009 | 2013 |
LETÍCIA NÖRNBERG MACIEL | 2009 | 2013 |
Liza Bilhalva Martins da Silva | 2009 | 2013 |
LUIZA SPINELLI PINTO WOLFF | 2009 | 2013 |
OTÍLIA MALLOÑ BASTOS | 2008 | 2013 |
ROBERTA XAVIER GONÇALVES | 2008 | 2013 |
ADRIANE DA ROSA RIBEIRO | 2009 | 2014 |
Beatriz Helena Castro Montoito | 2009 | 2014 |
CAMILA FABIANE DA SILVEIRA | 2008 | 2014 |
CRISTIANO VON MÜHLEN | 2010 | 2014 |
DAIANA OLIVEIRA FELIX DE OLIVEIRA | 2010 | 2014 |
MARCOS FELIPE RUTZ BUCHWEITZ | 2009 | 2014 |
PATRÍCIA POSTALI CRUZ | 2008 | 2014 |
RICARDO RATTO FINKLER | 2009 | 2014 |
ANDRÉ LUIZ ALVES BONIFÁCIO | 2010 | 2015 |
ANELIZE MOREIRA SANTANA | 2009 | 2015 |
CÁTIA SIMONE CASTRO GABRIEL DA SILVA | 2009 | 2015 |
Dayanne Dockhorn Seger | 2011 | 2015 |
Eduarda Tavares Peters | 2014 | 2015 |
ISIS KARINAE SUAREZ PEREIRA | 2011 | 2015 |
LIDORINE GAMA CRISPA | 2009 | 2015 |
SARA CORADI | 2010 | 2015 |
SÉRGIO LUÍS BARBOSA MOTA | 2008 | 2015 |
SORAIA DE ALMEIDA | 2008 | 2015 |
SUZANA ELIZA ROLL MUNSBERG | 2011 | 2015 |
BRUNO LEONARDO RICARDO RIBEIRO | 2014 | 2016 |
FELIPE BORGES TEIXEIRA | 2009 | 2016 |
LIANE BEATRIZ BALDISSARELLA | 2010 | 2016 |
LIDIANE DA SILVA HIRDES | 2011 | 2016 |
AMANDA MEDEIROS OLIVEIRA | 2014 | 2017 |
BEATRIZ HELENA MENDES DA SILVA | 2013 | 2017 |
CRISTIANO MEIRELLES | 2013 | 2017 |
DAIANA OLIVEIRA FELIX DE OLIVEIRA | 2016 | 2017 |
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES | 2014 | 2017 |
JULIA MARIA GOLIVA DIAS | 2011 | 2017 |
LUÍSA XAVIER BARTZ | 2011 | 2017 |
MARA ELIS FERREIRA FREDES | 2013 | 2017 |
MAYSA LUANA SILVA | 2014 | 2017 |
RODRIGO OTÁVIO GOMES PEREIRA DO AMARAL GURGEL | 2014 | 2017 |
SARAH LEÃO LOPES | 2010 | 2017 |
SIMONE FERNANDES MATHIAS | 2014 | 2017 |
TATIANA NEIS ELESBÃO | 2014 | 2017 |
VANESSA ERCOLANI DUARTE | 2009 | 2017 |
VICTÓRIA FERREIRA ULGUIM | 2013 | 2017 |
VIVIANE SILVA ALVES | 2012 | 2017 |
YURI ZIVAGO YUNG GRILLO | 2014 | 2017 |
ANDRESSA SANTOS DOMINGUES | 2014 | 2018 |
BRUNA DA ROSA ALVES | 2014 | 2018 |
Bruno Santos Noguez | 2014 | 2018 |
ESTÉFANI BILHALVA LEITZKE | 2015 | 2018 |
FELIPE SEVERO SABEDRA SOUSA | 2015 | 2018 |
GABRIEL PEREIRA DE OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
JHONATAN ROSA LUCAS | 2014 | 2018 |
JORGE LUÍS MIRANDA ABEL | 2013 | 2018 |
MAÍRA DE MELLO SILVA | 2015 | 2018 |
MARIA MADALENA BORGES EVANGELISTA | 2015 | 2018 |
MARTA BONOW RODRIGUES | 2010 | 2018 |
NAYARA CRISTINA CARDOSO | 2013 | 2018 |
PRISCILA POETA DARLEY | 2016 | 2018 |
RAÍSSA LIMA BERTASI | 2014 | 2018 |
THAIS MENDES PEDROTTI | 2009 | 2018 |
AMANDA CHRISTIANINE COSTA BATISTA | 2016 | 2019 |
BRUNA DUARTE NUNES | 2010 | 2019 |
EBERSON GARCIA VALADÃO | 2010 | 2019 |
GUSTAVO FIORINI MARQUES | 2016 | 2019 |
JOÃO MANSUR NETO | 2011 | 2019 |
JONAS FACHINI | 2014 | 2019 |
LINO JOSÉ ZABALA RUIZ | 2016 | 2019 |
LUANA PEREIRA FALCÃO | 2013 | 2019 |
MARCELA DOS SANTOS DODE | 2013 | 2019 |
MATHEUS RIBEIRO DA SILVA | 2016 | 2019 |
NICOLE PEREIRA XAVIER | 2013 | 2019 |
PATRÍCIA SANTOS DA ROSA | 2014 | 2019 |
SALOMÃO JOSÉ CAETANO | 2016 | 2019 |
ANA CAROLINA SPRENGER VALUS | 2016 | 2020 |
ELIGOLANDE LASCANO FURTADO | 2016 | 2020 |
JULIANE DE OLIVEIRA KRÜGER | 2015 | 2020 |
JULIANY DE ABREU CAVALCANTE | 2017 | 2020 |
LARISSA OSTERBERG DA CRUZ | 2017 | 2020 |
LEONARDO DA SILVA SENS | 2015 | 2020 |
MILENA MENDIONDO DA ROSA | 2016 | 2020 |
vitoria de lima cardoso | 2015 | 2020 |
ALINE DE CASTRO SANCHEZ | 2018 | 2021 |
BRUNO PINHO CHAVES | 2017 | 2021 |
CAROLINE ARAÚJO PIRES BARRETO | 2014 | 2021 |
FLOR WIENKE TAVARES | 2016 | 2021 |
GABRIELLE REIS FERREIRA | 2017 | 2021 |
HELOISE DE OLIVEIRA WOEHL | 2018 | 2021 |
ISABELLA ALVES GUIMARÃES | 2017 | 2021 |
JÚLIA BRAGA DOS SANTOS | 2017 | 2021 |
JULIANA DOS SANTOS NUNES | 2017 | 2021 |
KÄTRIN SOUZA BAUMGARTEN | 2016 | 2021 |
LUIZI LOPES DE OLIVEIRA | 2017 | 2021 |
MARTHA RODRIGUES FERREIRA | 2017 | 2021 |
TAMARA OLIVEIRA SILVA | 2017 | 2021 |
TAMIRES RODRIGUES SIQUEIRA | 2018 | 2021 |
VAGNER BARRETO RODRIGUES | 2015 | 2021 |
VERIDIANA MACHADO ROSA OLIVEIRA | 2015 | 2021 |
AMANDA DIAS WINTER | 2016 | 2022 |
CAMILA MACHADO RAMOS DE CASTRO | 2017 | 2022 |
GERSON MACHADO ROSA | 2017 | 2022 |
HELENA DA SILVA PORFÍRIO | 2017 | 2022 |
IARA SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES | 2018 | 2022 |
KAMILA VALERON RUIZ | 2016 | 2022 |
LANNI LOURENÇO BRAGA DA SILVA | 2016 | 2022 |
Leonardo Pinto Oliveira | 2019 | 2022 |
LEONARDO SAPUCAIA | 2017 | 2022 |
LISLEY LEÃO DE JESUS | 2016 | 2022 |
MARI DENISE MARTINS DOS SANTOS | 2014 | 2022 |
THAÍS DE OLIVEIRA ADAMY | 2016 | 2022 |
AIRTON RODRIGUES CARDOSO | 2019 | 2023 |
ANA JULIA DOS SANTOS | 2018 | 2023 |
ANGELICA DA ROSA SILVA MORTAGUA | 2017 | 2023 |
BRUNO DE SOUZA CORRÊA | 2017 | 2023 |
CARLOS ALBERTO ELESBÃO SPERB | 2018 | 2023 |
CÁSSIO GUIMARÃES PEREIRA | 2018 | 2023 |
ÍTALO MARQUES DE CASTRO | 2019 | 2023 |
LUCAS ANDERSON DE CARVALHO | 2019 | 2023 |
RENATA BRASIL BARROS LOPES | 2019 | 2023 |
SARA CORADI | 2016 | 2023 |
WEMI SOARES PEREIRA | 2018 | 2023 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Formas de ingresso:
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
VR | Vaga reservada |
AC | Ampla concorrência |
L01 | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L02 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L05 | Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L06 | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L09 | Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L10 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012) |
L13 | Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
L14 | Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
AC | Ampla concorrência |
LB_EP | Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PCD | Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LB_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_EP | Candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PCD | Candidatos com deficiência, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_PPI | Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, independentemente da renda, que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
LI_Q | Candidatos autodeclarados quilombolas, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012). |
Localização e contatos
- Rua Alberto Rosa, 154 1º andar ICH, Sala 121.
96010-770 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 13h e das 14h às 18h - (53) 3284-5525 - Colegiado; (53) 3284-5523 - ICH
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