Nome do Curso / Conceitos (*)
Antropologia
CC (2014)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
INTEGRAL
Código UFPel
6020
Código e-MEC
113575
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela portaria 1608 de 15 de outubro de 2009.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U. de 23/01/2015.
Curso reconhecido pela Portaria nº 45 de 22/01/2015. Publicada na Seção 1, página 8 do D.O.U. de 23/01/2015.
Contextualização
O Bacharelado em Antropologia, criado em 2008, integra o Instituto de Ciências Humanas, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Bacharelado é contituido por duas Linhas de Formação, Antropologia Social e Cultura e Arqueologia.
O que é a Antropologia? A Antropologia é uma Ciência cujas teorias e métodos de pesquisa buscam descrever e compreender as diferentes relações humanas em sociedade, no sentido de reconhecer e de valorizar a diversidade cultural. Para a formulação de tais teorias os antropólogos e as antropólogas baseiam-se em pesquisas de campo, nas quais visam conviver com as populações com as quais pesquisam e aprender suas práticas, seus modos de vida, sua visão de mundo, sua cultura. O campo do conhecimento antropológico está embasado na Etnografia, que compõe o modo de construção do conhecimento antropológico.
O que é a Arqueologia? É uma ciência que dispõe de um conjunto de métodos e técnicas que permite localizar, analisar e interpretar os indícios materiais da presença e da atividade dos seres humanos no seu quadro natural e cultural. O arqueólogo estuda os sistemas sócio-culturais, sua estrutura, funcionamento e transformações com o decorrer do tempo, a partir da totalidade material transformada e consumida pela sociedade.
A estrutura do currículo do Bacharelado em Antropologia foi pensada a partir de duas Linhas de Formação em que se distribuem os núcleos de disciplinas específicas, específicas optativas e/ou livres e formação complementar.
Os três primeiros semestres apresentam disciplinas comuns para ambas as linhas de formação. A matrícula do quarto semestre se encontra condicionada à opção do aluno pela Linha de Formação em Antropologia Social e Cultural ou pela Linha de Formação em Arqueologia, momento que as grades curriculares se especializam. Nesse sentido, nos três primeiros semestres do curso o aluno obterá fundamentos teóricos e metodológicos de ambos os campos de conhecimento de maneira a proceder à opção entre as duas Linhas de Formação. A opção pela linha de formação, por parte do discente, deverá ser formalizada, junto ao Colegiado do Bacharelado em Antropologia, no final do terceiro semestre, antes da realização dos Exames.
O curso busca integrar as dimensões de ensino, pesquisa e extenção, visando uma sólida formação téorica, etica e crítica da sociedade.
O que é a Antropologia? A Antropologia é uma Ciência cujas teorias e métodos de pesquisa buscam descrever e compreender as diferentes relações humanas em sociedade, no sentido de reconhecer e de valorizar a diversidade cultural. Para a formulação de tais teorias os antropólogos e as antropólogas baseiam-se em pesquisas de campo, nas quais visam conviver com as populações com as quais pesquisam e aprender suas práticas, seus modos de vida, sua visão de mundo, sua cultura. O campo do conhecimento antropológico está embasado na Etnografia, que compõe o modo de construção do conhecimento antropológico.
O que é a Arqueologia? É uma ciência que dispõe de um conjunto de métodos e técnicas que permite localizar, analisar e interpretar os indícios materiais da presença e da atividade dos seres humanos no seu quadro natural e cultural. O arqueólogo estuda os sistemas sócio-culturais, sua estrutura, funcionamento e transformações com o decorrer do tempo, a partir da totalidade material transformada e consumida pela sociedade.
A estrutura do currículo do Bacharelado em Antropologia foi pensada a partir de duas Linhas de Formação em que se distribuem os núcleos de disciplinas específicas, específicas optativas e/ou livres e formação complementar.
Os três primeiros semestres apresentam disciplinas comuns para ambas as linhas de formação. A matrícula do quarto semestre se encontra condicionada à opção do aluno pela Linha de Formação em Antropologia Social e Cultural ou pela Linha de Formação em Arqueologia, momento que as grades curriculares se especializam. Nesse sentido, nos três primeiros semestres do curso o aluno obterá fundamentos teóricos e metodológicos de ambos os campos de conhecimento de maneira a proceder à opção entre as duas Linhas de Formação. A opção pela linha de formação, por parte do discente, deverá ser formalizada, junto ao Colegiado do Bacharelado em Antropologia, no final do terceiro semestre, antes da realização dos Exames.
O curso busca integrar as dimensões de ensino, pesquisa e extenção, visando uma sólida formação téorica, etica e crítica da sociedade.
Objetivos
Formar profissionais aptos a desenvolver estudos e atividades relacionadas à Antropologia Social e Cultural e à Arqueologia.
Proporcionar estudos de processos sociais em contextos rurais e urbanos diversos, considerando-se as múltiplas diversidades étnico/sociais.
Estudar as relações sociais e as diferentes manifestações culturais. Nessa linha, pesquisar as diversas formas de apropriação dos espaços, em sentido sincrônico e diacrônico, por múltiplos grupos étnicos e sociais.
Caracterizar os contextos arqueológicos e antropológicos e as formas de interação entre diferentes grupos nos diversos aspectos que os constituem.
Identificar os limites e permeabilidades entre os grupos étnicos e sociais refletidos nas culturas e artefatos, isto é, na cultura material.
Realizar pesquisas antropológicas e arqueológicas.
Realizar Relatórios, Laudos, Pareceres e outros documentos nos contextos da investigação arqueológica e antropológica, sempre atendendo aos interesses públicos e das comunidades. Esses laudos, na forma da legislação vigente, poderão contemplar a compra de equipamentos e a construção de instalações físicas, de acordo com os interesses do curso e do ICH. A realização dessas atividades deverá sempre ser aprovada pelo Departamento de Antropologia e Arqueologia, pelo Conselho Departamental do ICH e pelo COCEPE.
Proporcionar estudos de processos sociais em contextos rurais e urbanos diversos, considerando-se as múltiplas diversidades étnico/sociais.
Estudar as relações sociais e as diferentes manifestações culturais. Nessa linha, pesquisar as diversas formas de apropriação dos espaços, em sentido sincrônico e diacrônico, por múltiplos grupos étnicos e sociais.
Caracterizar os contextos arqueológicos e antropológicos e as formas de interação entre diferentes grupos nos diversos aspectos que os constituem.
Identificar os limites e permeabilidades entre os grupos étnicos e sociais refletidos nas culturas e artefatos, isto é, na cultura material.
Realizar pesquisas antropológicas e arqueológicas.
Realizar Relatórios, Laudos, Pareceres e outros documentos nos contextos da investigação arqueológica e antropológica, sempre atendendo aos interesses públicos e das comunidades. Esses laudos, na forma da legislação vigente, poderão contemplar a compra de equipamentos e a construção de instalações físicas, de acordo com os interesses do curso e do ICH. A realização dessas atividades deverá sempre ser aprovada pelo Departamento de Antropologia e Arqueologia, pelo Conselho Departamental do ICH e pelo COCEPE.
Perfil do Egresso
O curso de Bacharelado em Antropologia objetiva proporcionar ao discente, no decorrer de sua formação, os seguintes aportes:
– domínio da bibliografia teórica e metodológica;
– destreza na comunicação escrita e oral, através de expressão clara, argumentação lógica e coerente;
– competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social;
– capacidade analítica;
– autonomia intelectual;
– capacidade de diálogo e ação interdisciplinares;
– iniciativa para a participação de acordos, parcerias e intercâmbios com entidades e instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras;
– compromisso social;
– habilidade para interagir com coletividades sociais, visando seu reconhecimento, promoção e desenvolvimento sustentável.
De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política, Sociologia), avalia-se que o graduado no Bacharelado em Antropologia deva ser:
– pesquisador, seja na área acadêmica ou não acadêmica;
– profissional que atue em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não-governamentais, movimentos sociais, partidos políticos, museus, entre outros.
O egresso do Bacharelado em Antropologia pode dar continuidade a seus estudos nos diversos programas de pós-graduação na UFPel.
– domínio da bibliografia teórica e metodológica;
– destreza na comunicação escrita e oral, através de expressão clara, argumentação lógica e coerente;
– competência na articulação entre teoria, pesquisa e prática social;
– capacidade analítica;
– autonomia intelectual;
– capacidade de diálogo e ação interdisciplinares;
– iniciativa para a participação de acordos, parcerias e intercâmbios com entidades e instituições de ensino e pesquisa nacionais e estrangeiras;
– compromisso social;
– habilidade para interagir com coletividades sociais, visando seu reconhecimento, promoção e desenvolvimento sustentável.
De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política, Sociologia), avalia-se que o graduado no Bacharelado em Antropologia deva ser:
– pesquisador, seja na área acadêmica ou não acadêmica;
– profissional que atue em planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a empresas públicas, privadas, organizações não-governamentais, movimentos sociais, partidos políticos, museus, entre outros.
O egresso do Bacharelado em Antropologia pode dar continuidade a seus estudos nos diversos programas de pós-graduação na UFPel.
Competências e habilidades
Com o objetivo de construção do conhecimento intelectual e cognitivo, mais do que assimilação de conteúdos tradicionais, o Bacharelado em Antropologia buscará no estudante as seguintes habilidades:
– capacidade de ouvir, olhar e expor suas idéias em sala de aula e espaços outros, a partir de parâmetros epistemológicos;
– aptidão para trabalhar em laboratórios, desenvolvendo atividades de ensino,pesquisa e extensão;
– habilidade de estruturar um projeto acadêmico com objetivo de realizar intervenções contextualizadas;
– capacidade de realizar uma pesquisa etnográfica e/ou prática de campo arqueológica de modo a poder interpretar e estabelecer teorizações a partir dos dados coletados;
– elaboração de texto escrito sobre aspectos estudados;
– realização de uma reflexão imagética sobre aspectos estudados;
– realização de oficinas, catálogos, inventários e exposições museológicas, procedendo à análise de acervo antropológico e/ou arqueológico;
– capacidade de reflexão teórica crítica e de mediação em contexto de conflitos, por meio de relatórios técnicos, de laudos e de pareceres.
– capacidade de ouvir, olhar e expor suas idéias em sala de aula e espaços outros, a partir de parâmetros epistemológicos;
– aptidão para trabalhar em laboratórios, desenvolvendo atividades de ensino,pesquisa e extensão;
– habilidade de estruturar um projeto acadêmico com objetivo de realizar intervenções contextualizadas;
– capacidade de realizar uma pesquisa etnográfica e/ou prática de campo arqueológica de modo a poder interpretar e estabelecer teorizações a partir dos dados coletados;
– elaboração de texto escrito sobre aspectos estudados;
– realização de uma reflexão imagética sobre aspectos estudados;
– realização de oficinas, catálogos, inventários e exposições museológicas, procedendo à análise de acervo antropológico e/ou arqueológico;
– capacidade de reflexão teórica crítica e de mediação em contexto de conflitos, por meio de relatórios técnicos, de laudos e de pareceres.
Organização Curricular
A estrutura do currículo do Bacharelado em Antropologia foi pensada a partir de duas Linhas de Formação em que se distribuem os núcleos de disciplinas específicas, específicas optativas e/ou livres e formação complementar. A integralização do Bacharelado é realizada em oito semestres, 4 anos.
Os três primeiros semestres apresentam disciplinas comuns para ambas as linhas de formação. A matrícula do quarto semestre é condicionada à opção do estudante pela Linha de Formação em Antropologia Social e Cultural ou pela Linha de Formação em Arqueologia, momento que as grades curriculares se especializam. Nesse sentido, nos três primeiros semestres do curso o estudante obterá fundamentos teóricos e metodológicos de ambos os campos de conhecimento de maneira a proceder à opção entre as duas Linhas de Formação. A opção pela linha de formação, por parte do discente, deverá ser formalizada, junto ao Colegiado do Bacharelado em Antropologia, no final do terceiro semestre, antes da realização dos Exames.
LINHA DE FORMAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL & LINHA DE FORMAÇÃO EM ARQUEOLOGIA:
Disciplinas Específicas: 1.800h ; 70,6%
Disciplinas Específicas Optativas e/ou Livres: 420h ; 16,5%
Formação Complementar: 330h ; 12,9%
Total: 2.550h ; 100%
Os três primeiros semestres apresentam disciplinas comuns para ambas as linhas de formação. A matrícula do quarto semestre é condicionada à opção do estudante pela Linha de Formação em Antropologia Social e Cultural ou pela Linha de Formação em Arqueologia, momento que as grades curriculares se especializam. Nesse sentido, nos três primeiros semestres do curso o estudante obterá fundamentos teóricos e metodológicos de ambos os campos de conhecimento de maneira a proceder à opção entre as duas Linhas de Formação. A opção pela linha de formação, por parte do discente, deverá ser formalizada, junto ao Colegiado do Bacharelado em Antropologia, no final do terceiro semestre, antes da realização dos Exames.
LINHA DE FORMAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL & LINHA DE FORMAÇÃO EM ARQUEOLOGIA:
Disciplinas Específicas: 1.800h ; 70,6%
Disciplinas Específicas Optativas e/ou Livres: 420h ; 16,5%
Formação Complementar: 330h ; 12,9%
Total: 2.550h ; 100%
Procedimentos e metodologias de ensino
As disciplinas que compõem o currículo do curso, de caráter obrigatório ou optativo, prático ou teórico, terão suas metodologias e procedimentos contempladas no plano de ensino de cada docente, acordados em aula com os discentes.
Avaliação do ensino e da aprendizagem
Os professores devem seguir minimamente o que está estabelecido no Regimento Geral da UFPel, conforme os artigos 183, 184, 185, 186, 187 e 188 abaixo referidos:
“Art. 183 - A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos.
Art. 184 - A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a freqüência do aluno pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
Art. 185 O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Art. 186 - A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).
Parágrafo Único - Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de O (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal.
Art. 187 - Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três).
Art. 188 - O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
§ 1º - Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
§ 2º - O não comparecimento ao exame importará em atribuição ao aluno, de nota O (zero).”
“Art. 183 - A verificação do aproveitamento do aluno será realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação de conhecimentos.
Art. 184 - A aprovação em cada disciplina é apurada semestralmente e fica condicionada a freqüência do aluno pelo menos 75% (setenta e cinco por cento) das aulas teóricas e 75% (setenta e cinco por cento) das aulas práticas.
Art. 185 O aproveitamento será aferido em cada disciplina mediante a realização de pelo menos 2 (duas) verificações com o mesmo peso, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina.
Art. 186 - A média aritmética das verificações constitui a nota semestral, considerando-se aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7 (sete).
Parágrafo Único - Os graus atribuídos aos trabalhos escolares serão em número de O (zero) a 10 (dez), admitida a primeira decimal.
Art. 187 - Considerar-se-á definitivamente reprovado o aluno que obtiver, média semestral inferior a 3 (três).
Art. 188 - O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período.
§ 1º - Considerar-se-á aprovado o aluno que, feito o referido exame, obtiver média igual ou superior a 5 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois) da soma da nota semestral com a do exame.
§ 2º - O não comparecimento ao exame importará em atribuição ao aluno, de nota O (zero).”
Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação
A integração do ensino, graduação e pós-graduação, da pesquisa e da extensão, se dá por intermédio dos núcleos e laboratórios vinculados ao Depatarmento de Antropologia e Arqueologia e/ou ao Instituto de Ciências Humanas. O curso conta com seguintes laboratórios: Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS), Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA), Núcleo de Etnologia Ameríndia (NETA), Laboratório de Pesquisa e Ensino em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ), Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (GEEUR), Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura Material (LEICMA), GENTIS, Museu de Arqueologia e Antropologia (MUARAN) e Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA).
O Bacharelado em Antropologia inicou em 2008, o Mestrado em 2012, e em 2015 houve a aprovação do Doutorado,com a primeira turma em 2016.
O Bacharelado em Antropologia inicou em 2008, o Mestrado em 2012, e em 2015 houve a aprovação do Doutorado,com a primeira turma em 2016.
Acompanhamento de Egressos
A realização de projetos de ensino com a participação dos egressos possibilitará um mapeamento das instituições públicas e privadas que prestam serviços à sociedade nas áreas de abrangência do Bacharelado em Antropologia da UFPEL, bem como das atividades que desenvolvem, visando a obter um desenho do mercado de trabalho e de suas exigências.
Prevendo uma formação continuada, o Bacharelado em Antropologia realizará seminários, contando com a participação dos egressos, como organizadores, palestrantes, ouvintes. Esse trabalho enfatizará o grau de satisfação dos mesmos em relação às condições que o Curso lhes ofereceu e vem lhes proporcionando para o atendimento das exigências de sua prática profissional.
É oferecido aos graduandos e graduandas a oportunidadede seguirem seus estudos de pós-graduação na UFPel, por meio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, que conta com Mestrado e Doutorado.
Prevendo uma formação continuada, o Bacharelado em Antropologia realizará seminários, contando com a participação dos egressos, como organizadores, palestrantes, ouvintes. Esse trabalho enfatizará o grau de satisfação dos mesmos em relação às condições que o Curso lhes ofereceu e vem lhes proporcionando para o atendimento das exigências de sua prática profissional.
É oferecido aos graduandos e graduandas a oportunidadede seguirem seus estudos de pós-graduação na UFPel, por meio do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, que conta com Mestrado e Doutorado.
Matriz Curricular
1º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10900047 | FUNDAMENTOS DA HISTÓRIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910081 | HISTÓRIA DO PENSAMENTO ARQUEOLÓGICO | Obrigatória | 4 | 60 |
10910014 | INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910016 | INTRODUÇÃO À ARQUEOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
06560020 | SOCIOLOGIA I | Obrigatória | 4 | 60 |
2º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910036 | ARQUEOLOGIA HISTÓRICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910130 | ETNOLOGIA AMERÍNDIA I | Obrigatória | 4 | |
10910037 | PRÁTICA DE CAMPO I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910019 | TEORIA ANTROPOLÓGICA I10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910020 | TEORIA ANTROPOLÓGICA II10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910022 | TEORIA ARQUEOLÓGICA I10910016 - INTRODUÇÃO À ARQUEOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
3º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910131 | ETNOLOGIA AFRO-AMERICANA 1 | Obrigatória | 4 | |
10910004 | METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910017 | PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910021 | TEORIA ANTROPOLÓGICA III10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910023 | TEORIA ANTROPOLÓGICA IV10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA | Obrigatória | 4 | 60 |
4º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910133 | ANTROPOLOGIA RURAL | Obrigatória | 4 | |
06560021 | CIÊNCIA POLÍTICA I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910018 | FAMÍLIA E PARENTESCO | Obrigatória | 4 | 60 |
10910028 | MITOLOGIA E RITUAL | Obrigatória | 4 | 60 |
10910132 | PATRIMÔNIO CULTURAL | Obrigatória | 4 |
5º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910029 | ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO I | Obrigatória | 4 | 60 |
10910041 | ANTROPOLOGIA DA SAÚDE | Obrigatória | 4 | 60 |
10910111 | ANTROPOLOGIA DO DIREITO | Obrigatória | 4 | 60 |
10910034 | ARQUEOLOGIA PÚBLICA | Obrigatória | 4 | 60 |
10910134 | PESQUISA ETNOGRÁFICA I | Obrigatória | 4 |
6º Semestre
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910135 | ANTROPOLOGIA E MEIO AMBIENTE | Obrigatória | 4 | |
10910042 | RELATÓRIOS TÉCNICOS, PARECERES, PERÍCIAS I | Obrigatória | 4 | 60 |
Complementares
Código | Disciplina / Pré-requisitos | Caráter | Cr. | Horas |
---|---|---|---|---|
10910140 | ATIVIDADES COMPLEMENTARES | Atividade complementar | 22 | 330 |
Optativas
Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres
Turmas ofertadas em 2020 / 1
1º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10900047 - FUNDAMENTOS DA HISTÓRIAProfessor responsável pela turma: MARCOS CESAR BORGES DA SILVEIRA Horários
| T53 | 34 | 24 | ||||||
10910081 - HISTÓRIA DO PENSAMENTO ARQUEOLÓGICOProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE Horários
| T51 | 50 | 25 | ||||||
10910014 - INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIAProfessor responsável pela turma: LORI ALTMANN Horários
| T51 | 32 | 32 | ||||||
06560020 - SOCIOLOGIA IProfessor responsável pela turma: FRANCISCO EDUARDO BECKENKAMP VARGAS Horários
| T51 | 38 | 31 |
3º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910004 - METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVAProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Horários
| T1 | 50 | 38 | ||||||
10910004 - METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVAProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA | T71 | 50 | 24 | ||||||
10910017 - PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: RAFAEL GUEDES MILHEIRA Horários
| T1 | 50 | 38 | ||||||
10910017 - PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA IProfessor responsável pela turma: RAFAEL GUEDES MILHEIRA | T71 | 50 | 15 | ||||||
10910021 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IIIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO Horários
| T1 | 50 | 25 | ||||||
10910021 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IIIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO | T71 | 50 | 10 | ||||||
10910023 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IVProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH Horários
| T1 | 35 | 28 | ||||||
10910023 - TEORIA ANTROPOLÓGICA IVProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH | T71 | 42 | 22 |
5º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910029 - ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO Horários
| T1 | 30 | 18 | ||||||
10910029 - ANTROPOLOGIA DA RELIGIÃO IProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO | T71 | 50 | 19 | ||||||
10910041 - ANTROPOLOGIA DA SAÚDEProfessor responsável pela turma: HELEN DENISE GONCALVES DA SILVA Horários
| T1 | 10 | 17 | ||||||
10910041 - ANTROPOLOGIA DA SAÚDEProfessor responsável pela turma: HELEN DENISE GONCALVES DA SILVA | T71 | 11 | 10 | ||||||
10910111 - ANTROPOLOGIA DO DIREITOProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT | T71 | 30 | 10 | ||||||
10910034 - ARQUEOLOGIA PÚBLICAProfessor responsável pela turma: PATRICIA MARINHO DE CARVALHO Horários
| T1 | 35 | 16 | ||||||
10910034 - ARQUEOLOGIA PÚBLICAProfessor responsável pela turma: CLAUDIO BAPTISTA CARLE | T71 | 30 | 25 | ||||||
10910134 - PESQUISA ETNOGRÁFICA IProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH | M71 | 30 | 15 |
7º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: RENATA MENASCHE | M77 | 5 | 1 |
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA | M78 | 5 | 1 |
10910136 - TCC IProfessor responsável pela turma: ROSANE APARECIDA RUBERT | M79 | 5 | 1 |
8º Semestre
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. |
---|---|---|---|
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: ADRIANE LUISA RODOLPHO | M71 | 5 | 1 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: FLAVIA MARIA SILVA RIETH | M73 | 5 | 2 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO | M74 | 5 | 2 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: LOUISE PRADO ALFONSO | M76 | 5 | 1 |
10910137 - TCC IIProfessor responsável pela turma: RENATA MENASCHE | M77 | 5 | 1 |
Optativas
Disciplina / Professores / Horários | Turma | Vagas | Matric. | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
10910027 - ANTROPOLOGIA DA ALIMENTAÇÃOProfessor responsável pela turma: RENATA MENASCHE Horários
| T51 | 25 | 22 | ||||||
10910038 - ANTROPOLOGIA DO CONSUMOProfessor responsável pela turma: RENATA MENASCHE Horários
| T1 | 25 | 14 | ||||||
10910038 - ANTROPOLOGIA DO CONSUMOProfessor responsável pela turma: RENATA MENASCHE | T71 | 25 | 15 | ||||||
10910025 - ANTROPOLOGIA POLÍTICAProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO Horários
| T1 | 30 | 14 | ||||||
10910025 - ANTROPOLOGIA POLÍTICAProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO Professor Regente: MARILIS LEMOS DE ALMEIDA Horários
| T51 | 25 | 22 | ||||||
10910025 - ANTROPOLOGIA POLÍTICAProfessor responsável pela turma: FRANCISCO LUIZ PEREIRA DA SILVA NETO | T71 | 30 | 6 | ||||||
10910093 - CONSERVAÇÃO DE MATERIAIS ARQUEOLÓGICOSProfessor responsável pela turma: JAIME MUJICA SALLES Horários
| T1 | 30 | 5 | ||||||
10910052 - ESTUDOS ANTROPOLÓGICOS DE GÊNERO E TEORIAS FEMINISTASProfessor responsável pela turma: LOREDANA MARISE RICARDO RIBEIRO Horários
| T1 | 30 | 29 | ||||||
10910054 - ETNOARQUEOLOGIAProfessor responsável pela turma: JORGE EREMITES DE OLIVEIRA Horários
| T1 | 30 | 7 | ||||||
10910054 - ETNOARQUEOLOGIAProfessor responsável pela turma: JORGE EREMITES DE OLIVEIRA | T71 | 30 | 3 | ||||||
05000544 - ETNOMUSICOLOGIA LATINOAMERICANAProfessor responsável pela turma: LUIS FERNANDO HERING COELHO Horários
| T1 | 8 | 9 | ||||||
05000544 - ETNOMUSICOLOGIA LATINOAMERICANA | T71 | 8 | 0 | ||||||
10910080 - GESTÃO DE ACERVOS ARQUEOLÓGICOSProfessor responsável pela turma: JAIME MUJICA SALLES Horários
| T1 | 25 | 10 | ||||||
10910053 - OFICINA DE IMAGEM E SOM EM ANTROPOLOGIAProfessor responsável pela turma: DANIELE BORGES BEZERRA Horários
| P1 | 23 | 26 | ||||||
10910045 - PRÁTICA DE CAMPO IIProfessor responsável pela turma: RAFAEL CORTELETTI Horários
| T1 | 20 | 13 | ||||||
10910030 - PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T1 | 30 | 12 | ||||||
10910030 - PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA IIProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER | T71 | 30 | 7 | ||||||
10910106 - SEMINÁRIO DE ANTROPOLOGIA IVProfessor responsável pela turma: LOUISE PRADO ALFONSO Horários
| T1 | 25 | 10 | ||||||
10910085 - SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA IIProfessor responsável pela turma: JORGE EREMITES DE OLIVEIRA Horários
| T51 | 30 | 18 | ||||||
10910086 - SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA IIIProfessor responsável pela turma: JAIME MUJICA SALLES Horários
| T51 | 30 | 24 | ||||||
10910108 - SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA IVProfessor Regente: RAFAEL GUEDES MILHEIRA Professor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T1 | 10 | 7 | ||||||
10910108 - SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA IVProfessor responsável pela turma: GUSTAVO PERETTI WAGNER Horários
| T51 | 30 | 21 | ||||||
10910109 - SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA VProfessor responsável pela turma: RAFAEL CORTELETTI Horários
| T1 | 7 | 2 | ||||||
10910109 - SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA VProfessor responsável pela turma: RAFAEL GUEDES MILHEIRA Horários
| T51 | 30 | 12 | ||||||
10910109 - SEMINÁRIO DE ARQUEOLOGIA VProfessor responsável pela turma: JAIME MUJICA SALLES | T71 | 30 | 3 | ||||||
10910072 - SEMINÁRIO DE ETNOLOGIA AMERÍNDIA IProfessor responsável pela turma: ROGERIO REUS GONCALVES DA ROSA Professor Regente: LORI ALTMANN Horários
| T51 | 33 | 27 |
Alunos Matriculados
Nome | Ano de ingresso | Semestre de ingresso |
---|---|---|
Adão Roberto Xavier Lima | 2020 | 1 |
Alice Cristina Resaffe Barros | 2020 | 1 |
Aline Cunha da Fonseca | 2020 | 1 |
Ana Paula Malvina dos Santos | 2020 | 1 |
Antonio Tiago De Matos Quiumento | 2020 | 1 |
Bruna Martins da Rosa | 2020 | 1 |
Carolina Bressan | 2020 | 1 |
Cidileia Costa da Rosa | 2020 | 1 |
CRISTIANE DE MOURA DA ROSA | 2020 | 1 |
DARIO JUNIOR CUNHA BORCHARDT | 2020 | 1 |
Elisabete Lorenzato Rodriguez | 2020 | 1 |
ERICO DA SILVA JUNQUEIRA | 2020 | 1 |
Fernando da Silva Moreira | 2020 | 1 |
FLAVIA LISE GARCIA | 2020 | 1 |
GABRIELA GOMES DA SILVA | 2020 | 1 |
GABRIELA LACERDA OLIVEIRA | 2020 | 1 |
Iloir da Rosa Escoval | 2020 | 1 |
ISABEL CARDOSO WURDIG | 2020 | 1 |
JOAO GABRIEL RIBEIRO BRIAO | 2020 | 1 |
Karen da Silva Duarte | 2020 | 1 |
MILENA VITORIA CORREIA | 2020 | 1 |
patricia angelica rodrigua | 2020 | 1 |
RICHARD HENRY VILAR DE AVILA | 2020 | 1 |
Rita de Cássia dos Reis Viebrantz | 2020 | 1 |
RODRIGO BORGES DIAS | 2020 | 1 |
Roger Gomes Nunes | 2020 | 1 |
Ronney Bruno da Silva Corrêa | 2020 | 1 |
SAMUEL DA SILVA PEREIRA | 2020 | 1 |
Suzana Andréa Salgado Cavalcanti | 2020 | 1 |
Tassiele Viebrantz Cassuriaga | 2020 | 1 |
Verônica Machado de Sá Ferreira | 2020 | 1 |
VIVIANE FAMIL LEITE | 2020 | 1 |
Wagner Ferreira Previtali | 2020 | 1 |
Airton Rodrigues Cardoso | 2019 | 2 |
Ana Paula Lhullier Moreira Pinto | 2019 | 2 |
Andréa Jorge do Amaral Dominguez | 2019 | 2 |
Carla Vargas Bozzato | 2019 | 2 |
Heron Moreira | 2019 | 2 |
Leonardo Pinto Oliveira | 2019 | 2 |
Milena Rosa Araújo Ogawa | 2019 | 2 |
Paola da Silva Brum | 2019 | 2 |
Reinoldo Francisco Cardinal Huth | 2019 | 2 |
AILTON DA SILVA | 2019 | 1 |
ANDREIA COSTA MACEDO | 2019 | 1 |
ARIANE VARGAS MACHADO | 2019 | 1 |
BRUNA DE OLIVEIRA PICANCO | 2019 | 1 |
BRYAN HERMANN DA ROCHA | 2019 | 1 |
Camila Quevedo Oppelt | 2019 | 1 |
CARMEN LUCIA SANTOS CARDOSO | 2019 | 1 |
Clarissa Corrêa Garcia | 2019 | 1 |
Fernando Dias Leitzke | 2019 | 1 |
GABRIELA GONÇALVES FARIAS | 2019 | 1 |
GABRIELA NAYARA DE SOUZA SANTOS | 2019 | 1 |
GABRIELA OLIVEIRA LIMA | 2019 | 1 |
Gabriela Pecantet Siqueira | 2019 | 1 |
GUSTAVO BARBEIRO SANCHEZ | 2019 | 1 |
ISABEL BUENO CAETANO | 2019 | 1 |
ISADORA COELHO DA CONCEICAO | 2019 | 1 |
ITALO MARQUES DE CASTRO | 2019 | 1 |
JAQUELINE RODRIGUES MARQUES | 2019 | 1 |
JEAN ELESBAO SAN MARTIN | 2019 | 1 |
JULIANA MARTINS MARCO | 2019 | 1 |
KAREN COSTA BARRETO | 2019 | 1 |
KAUANA PINTO GONÇALVES | 2019 | 1 |
LÉO ARAÚJO LACERDA | 2019 | 1 |
LEONARDO PORTO GARCIA | 2019 | 1 |
LUCAS ANDERSON DE CARVALHO | 2019 | 1 |
LUIS OTAVIO COSTA NOYA PENNA | 2019 | 1 |
MARGARETH BRETANHA FERREIRA PERES | 2019 | 1 |
Maria Helena Ribeiro Maeda | 2019 | 1 |
MATHEUS REGATO NUNES SOARES | 2019 | 1 |
NATHALIA RACHINHAS CARPE | 2019 | 1 |
NEIDA ALVES | 2019 | 1 |
NICOLAS FERNANDO BROCHINI | 2019 | 1 |
PABLO FREITAS GOMEZ | 2019 | 1 |
Paulo Ricardo Luzzardi Wieth | 2019 | 1 |
RENATA BRASIL BARROS LOPES | 2019 | 1 |
Rudinei Telier de Freitas | 2019 | 1 |
SANDRA MACHADO MACEDO | 2019 | 1 |
TATIANA DE OLIVEIRA NASCENTE | 2019 | 1 |
YURI NOBLE XIMENDES | 2019 | 1 |
ANA PAULA SIGA LANGONE | 2018 | 2 |
CAMILLA MARIA PANASSOL | 2018 | 2 |
CARLOS ALBERTO ELESBÃO SPERB | 2018 | 2 |
EDERSON MOTTA MOREIRA | 2018 | 2 |
IARA SILVA DE ALMEIDA VENANCIO LOPES | 2018 | 2 |
RAISSA KEGLES TORRES | 2018 | 2 |
WILLIAM VIEGAS CALDEIRA | 2018 | 2 |
ALINE DE CASTRO SANCHEZ | 2018 | 1 |
ANA CLARA TEIXEIRA DE SOUSA | 2018 | 1 |
ANA JULIA DOS SANTOS | 2018 | 1 |
BRUNA MOURA MARQUES | 2018 | 1 |
CAMILLA MURTA RIBEIRO | 2018 | 1 |
CASSIO GUIMARAES PEREIRA | 2018 | 1 |
CRISTINA ROSA GOMES | 2018 | 1 |
GABRIEL DE CASTRO RODRIGUES | 2018 | 1 |
GABRIELLE GOIS DA SILVA | 2018 | 1 |
HELEN AGUIAR BITENCOURT | 2018 | 1 |
HELOISA HELENA DA SILVA FREITAS | 2018 | 1 |
HELOISE DE OLIVEIRA WOEHL | 2018 | 1 |
JESUALDA MARENGO DE MACEDO | 2018 | 1 |
JOÃO URSINE MAGALHÃES DE ANDRADE | 2018 | 1 |
LUCAS BRAUNSTEIN DA CUNHA | 2018 | 1 |
LUCAS SOARES BRITES | 2018 | 1 |
LUISA FANFA BARROSO | 2018 | 1 |
MARIANA GRIVOT RODRIGUES | 2018 | 1 |
PEDRO HENRIQUE CAETANO | 2018 | 1 |
RAQUEL MOTTA CORREA PINTO ROMAINE | 2018 | 1 |
SAMUEL DA ROSA RIBEIRO | 2018 | 1 |
TAMIRES RODRIGUES SIQUEIRA | 2018 | 1 |
WEMILLY SOARES PEREIRA | 2018 | 1 |
ANGELICA DA ROSA SILVA | 2017 | 2 |
JULIANY DE ABREU CAVALCANTE | 2017 | 2 |
BRUNO DE SOUZA CORREA | 2017 | 1 |
BRUNO PINHO CHAVES | 2017 | 1 |
CAMILA MACHADO RAMOS DE CASTRO | 2017 | 1 |
CARINE MEDEIROS CORREIA | 2017 | 1 |
CICERO GARCEZ RIBEIRO | 2017 | 1 |
DIOGO TRADE OLIVEIRA GOMES | 2017 | 1 |
GABRIELLE REIS FERREIRA | 2017 | 1 |
GERSON MACHADO ROSA | 2017 | 1 |
GLENIO CALMON DE AQUINO RISSIO | 2017 | 1 |
HELENA DA SILVA PORFÍRIO | 2017 | 1 |
ISABELLA ALVES GUIMARAES | 2017 | 1 |
JULIA BRAGA DOS SANTOS | 2017 | 1 |
JULIANA DOS SANTOS NUNES | 2017 | 1 |
JULIANO GOMIDES DOMENEGUETI | 2017 | 1 |
LARISSA OSTERBERG DA CRUZ | 2017 | 1 |
LEONARDO SAPUCAIA | 2017 | 1 |
LUIZ AUGUSTO FONSECA DUARTE JUNIOR | 2017 | 1 |
LUIZI LOPES DE OLIVEIRA | 2017 | 1 |
MAGREGO DANIEL DE ABREU | 2017 | 1 |
MARGO MENEZES GOMES | 2017 | 1 |
MARTHA RODRIGUES FERREIRA | 2017 | 1 |
MATEUS DE BITTENCOURT GARCEZ NOGUEIRA | 2017 | 1 |
MATEUS FERNANDES DA SILVA | 2017 | 1 |
NATALIA BARRETO GONCALVES ROSA | 2017 | 1 |
TAINARA CRISTINA SILVA CARVALHO | 2017 | 1 |
TAMARA OLIVEIRA SILVA | 2017 | 1 |
ANA CAROLINA SPRENGER VALUS | 2016 | 2 |
AMANDA DIAS WINTER | 2016 | 1 |
ANDERSON DA SILVA PEREIRA NERIS | 2016 | 1 |
BÁRBARA MARIA BICHLER BORCK | 2016 | 1 |
DANIEL TESSMANN YUNES | 2016 | 1 |
ELIGOLANDE LASCANO FURTADO | 2016 | 1 |
FILIPE HIELL NUNES REDU | 2016 | 1 |
FLOR WIENKE TAVARES | 2016 | 1 |
KAMILA VALERON RUIZ | 2016 | 1 |
KÄTRIN SOUZA BAUMGARTEN | 2016 | 1 |
LANNI LOURENCO BRAGA DA SILVA | 2016 | 1 |
LISLEY LEÃO DE JESUS | 2016 | 1 |
MILENA MENDIONDO DA ROSA | 2016 | 1 |
RODOLFO MENEGASSI MARTINS | 2016 | 1 |
SARA CORADI | 2016 | 1 |
SONIA ELISA CORRÊA GARCIA | 2016 | 1 |
THAIS DE OLIVEIRA ADAMY | 2016 | 1 |
LEONARDO DA SILVA SENS | 2015 | 2 |
LETICIA GONCALVES BENEDUZE | 2015 | 2 |
BRUNO GIACOMELLI DA SILVA | 2015 | 1 |
JULIANE DE OLIVEIRA KRUGER | 2015 | 1 |
MARIZA ENI PACHECO MACIEL | 2015 | 1 |
VAGNER BARRETO RODRIGUES | 2015 | 1 |
VERIDIANA MACHADO ROSA OLIVEIRA | 2015 | 1 |
VITORIA DE LIMA CARDOSO | 2015 | 1 |
CAROLINE ARAÚJO PIRES | 2014 | 1 |
CLOVIS RENATO HEINRICH DOS SANTOS | 2014 | 1 |
MARI DENISE MARTINS DOS SANTOS | 2014 | 1 |
PAULO RICARDO SILVA DE ALMEIDA | 2014 | 1 |
ANTONIO ERNANI PINTO DA SILVA FILHO | 2013 | 1 |
DIONE CLEI NUNES DUARTE | 2013 | 1 |
ELIESER MARTINS ARAUJO | 2013 | 1 |
DANIEL SCHWOCHOW BLOTTA | 2012 | 2 |
ANA LUZIA CORRÊA VERGARA | 2009 | 2 |
EURICO PONTES NUNES | 2009 | 2 |
Alunos Egressos
Nome | Ano de ingresso | Ano de conclusão |
---|---|---|
ALESSANDRO BARBOSA LOPES | 2008 | 2012 |
BRUNA DONATO DE OLIVEIRA | 2010 | 2012 |
ELIENE BARBACHAN DUBREUILH | 2008 | 2012 |
ISABEL SOARES CAMPOS | 2008 | 2012 |
MARIA HELOISA MARTINS DA ROSA | 2008 | 2012 |
MAURÍCIO DIAS SCHNEIDER | 2008 | 2012 |
PRISCILA EVELY MARINHO MACHADO | 2008 | 2012 |
VINICIUS SCHWOCHOW PAIVA | 2008 | 2012 |
ANDRESSA PORTO PEREIRA | 2008 | 2013 |
CAMILE TEJADA VERGARA | 2009 | 2013 |
FRANCINE COSTA AMARAL | 2009 | 2013 |
JULIANE SOARES RIBEIRO | 2009 | 2013 |
LETÍCIA NÖRNBERG MACIEL | 2009 | 2013 |
Liza Bilhalva Martins da Silva | 2009 | 2013 |
LUIZA SPINELLI PINTO WOLFF | 2009 | 2013 |
OTÍLIA MALLOÑ BASTOS | 2008 | 2013 |
ROBERTA XAVIER GONÇALVES | 2008 | 2013 |
ADRIANE DA ROSA RIBEIRO | 2009 | 2014 |
Beatriz Helena Castro Montoito | 2009 | 2014 |
CAMILA FABIANE DA SILVEIRA | 2008 | 2014 |
CRISTIANO VON MÜHLEN | 2010 | 2014 |
DAIANA OLIVEIRA FELIX DE OLIVEIRA | 2010 | 2014 |
MARCOS FELIPE RUTZ BUCHWEITZ | 2009 | 2014 |
PATRÍCIA POSTALI CRUZ | 2008 | 2014 |
RICARDO RATTO FINKLER | 2009 | 2014 |
ANDRÉ LUIZ ALVES BONIFÁCIO | 2010 | 2015 |
ANELIZE MOREIRA SANTANA | 2009 | 2015 |
CÁTIA SIMONE CASTRO GABRIEL DA SILVA | 2009 | 2015 |
Dayanne Dockhorn Seger | 2011 | 2015 |
Eduarda Tavares Peters | 2014 | 2015 |
ISIS KARINAE SUAREZ PEREIRA | 2011 | 2015 |
LIDORINE GAMA CRISPA | 2009 | 2015 |
SARA CORADI | 2010 | 2015 |
SÉRGIO LUÍS BARBOSA MOTA | 2008 | 2015 |
SORAIA DE ALMEIDA | 2008 | 2015 |
SUZANA ELIZA ROLL MUNSBERG | 2011 | 2015 |
BRUNO LEONARDO RICARDO RIBEIRO | 2014 | 2016 |
FELIPE BORGES TEIXEIRA | 2009 | 2016 |
LIANE BEATRIZ BALDISSARELLA | 2010 | 2016 |
LIDIANE DA SILVA HIRDES | 2011 | 2016 |
AMANDA MEDEIROS OLIVEIRA | 2014 | 2017 |
BEATRIZ HELENA MENDES DA SILVA | 2013 | 2017 |
CRISTIANO MEIRELLES | 2013 | 2017 |
DAIANA OLIVEIRA FELIX DE OLIVEIRA | 2016 | 2017 |
GUILHERME RODRIGUES DE RODRIGUES | 2014 | 2017 |
JULIA MARIA GOLIVA DIAS | 2011 | 2017 |
LUÍSA XAVIER BARTZ | 2011 | 2017 |
MARA ELIS FERREIRA FREDES | 2013 | 2017 |
MAYSA LUANA SILVA | 2014 | 2017 |
RODRIGO OTÁVIO GOMES PEREIRA DO AMARAL GURGEL | 2014 | 2017 |
SARAH LEÃO LOPES | 2010 | 2017 |
SIMONE FERNANDES MATHIAS | 2014 | 2017 |
TATIANA NEIS ELESBÃO | 2014 | 2017 |
VANESSA ERCOLANI DUARTE | 2009 | 2017 |
VICTÓRIA FERREIRA ULGUIM | 2013 | 2017 |
VIVIANE SILVA ALVES | 2012 | 2017 |
YURI ZIVAGO YUNG GRILLO | 2014 | 2017 |
ANDRESSA SANTOS DOMINGUES | 2014 | 2018 |
BRUNA DA ROSA ALVES | 2014 | 2018 |
Bruno Santos Noguez | 2014 | 2018 |
ESTÉFANI BILHALVA LEITZKE | 2015 | 2018 |
FELIPE SEVERO SABEDRA SOUSA | 2015 | 2018 |
GABRIEL PEREIRA DE OLIVEIRA | 2015 | 2018 |
JHONATAN ROSA LUCAS | 2014 | 2018 |
JORGE LUÍS MIRANDA ABEL | 2013 | 2018 |
MAÍRA DE MELLO SILVA | 2015 | 2018 |
MARIA MADALENA BORGES EVANGELISTA | 2015 | 2018 |
MARTA BONOW RODRIGUES | 2010 | 2018 |
NAYARA CRISTINA CARDOSO | 2013 | 2018 |
PRISCILA POETA DARLEY | 2016 | 2018 |
RAÍSSA LIMA BERTASI | 2014 | 2018 |
THAIS MENDES PEDROTTI | 2009 | 2018 |
AMANDA CHRISTIANINE COSTA BATISTA | 2016 | 2019 |
BRUNA DUARTE NUNES | 2010 | 2019 |
EBERSON GARCIA VALADÃO | 2010 | 2019 |
GUSTAVO FIORINI MARQUES | 2016 | 2019 |
JOÃO MANSUR NETO | 2011 | 2019 |
JONAS FACHINI | 2014 | 2019 |
LINO JOSÉ ZABALA RUIZ | 2016 | 2019 |
LUANA PEREIRA FALCÃO | 2013 | 2019 |
MARCELA DOS SANTOS DODE | 2013 | 2019 |
MATHEUS RIBEIRO DA SILVA | 2016 | 2019 |
NICOLE PEREIRA XAVIER | 2013 | 2019 |
PATRÍCIA SANTOS DA ROSA | 2014 | 2019 |
SALOMÃO JOSÉ CAETANO | 2016 | 2019 |
(*) Conceitos de curso:
(**) Vagas e formas de ingresso:
- A0 - Ampla concorrência;
- L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
- L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
- L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
Localização e contatos
- Rua Alberto Rosa, 154 Colegiado Antropologia | 1º andar ICH
96020-220 Pelotas, Rio Grande do Sul - Horário de Atendimento:
De segunda a sexta-feira, das 16h às 20h. - (53) 3284-5531 - Colegiado; (53) 3284-5523 - ICH
- clique para ver o e-mail