Nome do Curso / Conceitos (*)
Administração
Enade (2015)4CPC (2015)3CC (2012)4
Nível / Grau
GRADUAÇÃO / Bacharelado
Modalidade
Presencial
Turno
NOTURNO
Código UFPel
4520
Código e-MEC
1101544-M
Unidade
Coordenador
Criação e Reconhecimento
Curso criado pela resolução 04 de 31 de agosto de 1999.
Curso Reconhecido pela Portaria nº 1.116 de 14/05/2003. Publicada no D.O.U. de 15/05/2003.
Renovação do reconhecimento Portaria nº 272 de 03/04/2017. Publicada no D.O.U. de 04/04/2017.

Contextualização

O Projeto Pedagógico do Curso de Administração, como balizador dos conteúdos, métodos e técnicas, utilizados no processo educativo, constitui-se num instrumento absolutamente dinâmico, tendo em vista que a evolução constante dos paradigmas gerenciais afeta diretamente o ensino nessa área. E por se tratar de um instrumento dinâmico, é imperioso que sejam feitas constantes atualizações, sob pena de deixar de servir aos propósitos para os quais foi concebido.
Neste novo cenário, as discussões de revisão do atual Projeto Pedagógico foram embasadas na Resolução Nº4, de 13 de julho de 2005 do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Administração, publicado no Diário Oficial da União do dia 19 de julho 2005, Seção 1, página 26 e 27

Objetivos

Objetivo Geral
O Curso de Bacharelado em Administração deverá preparar profissionais com formação humanística, técnica e científica, compatível com a realidade global em seus aspectos econômicos, sociais e culturais, com capacidade para, em contínuo desenvolvimento,atuar interdisciplinarmente na administração das organizações, visando a satisfação e o bem-estar do usuário, dentro dos princípios de ética e responsabilidade social.
Objetivos Específicos
a) formar profissionais comprometidos com as relações humanas, sociais e econômicas das organizações, capazes de viabilizar soluções para problemas de gestão que afetam o desenvolvimento das mesmas; b) formar profissionais com espírito empreendedor, capazes de desenvolver pesquisas e assessorar projetos destinados à gestão das organizações; c) formar profissionais habilitados nas diversas áreas da Administração, capazes de empregar o conjunto de competências, habilidades e atitudes, atendendo tanto os interesses públicos como os interesses privados, no que se refere à gestão das organizações.

Perfil do Egresso

As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Administração da UFPEL são relacionadas com a competência profissional, capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado, como o trabalho em equipe, bem como garantindo ao mesmo a identidade nacional da categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso: - Responsabilidade social, consciência da qualidade e das implicações da justiça e ética no exercício profissional; - Formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente; - Capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais; - Competência para empreender, analisando criticamente as organizações, antecipando e promovendo suas transformações, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas às organizações e áreas correlatas; - Capacidade de atuação em equipes multidisciplinares; - Capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais; - Refletir e atuar criticamente sobre a esfera de produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; - Capacidade de compreensão da necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, de forma a assimilar novos conhecimentos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação.

Competências e habilidades

As habilidades pretendidas para os egressos do curso de Administração da UFPel estão relacionadas a competência profissional ea capacidade de adaptação às novas realidades e necessidades do mercado; bem como a garantia de identidade nacional em relação a categoria profissional. Assim, especificamente, são esperadas as seguintes habilidades profissionais do egresso: a) responsabilidade social, consciência da qualidade e das implicações da justiça e ética no exercício profissional; b) formação humanística e visão global que o habilite a compreensão do meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente; c) capacidade técnica e científica para atuar na administração das organizações, além de atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais; d) competência para empreender, antecipando e promovendo transformações, sendo capaz de planejar, coordenar, executar e avaliar atividades relacionadas à gestão das organizações e áreas correlatas; 21 e) capacidade de atuação em equipes multidisciplinares; f) capacidade de realizar consultoria em gestão e administração, pareceres gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais; g) reflexão e atuação crítica sobre a esfera de produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento; h) capacidade de compreender a necessidade do contínuo aperfeiçoamento profissional e do desenvolvimento da autoconfiança, de forma a assimilar novos conhecimentos e refletir sobre o comportamento ético que a sociedade espera de sua atuação.

Organização Curricular

O currículo do curso busca atender conteúdos que revelem inter-relações com a realidade nacional e internacional, segundo uma perspectiva histórica e contextualizada de aplicabilidade no âmbito das organizações e do meio através da utilização de tecnologias inovadoras e que atendam aos seguintes campos interligados de formação: Conteúdos de Formação Básica: relacionados com estudos sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como tecnologias da informação e de ciências jurídicas. Conteúdos de Formação Profissional: relacionadas com áreas específicas, envolvendo teorias da administração, e das organizações e a administração de recursos humanos, administração mercadológica, administração de materiais, produção e logística administração financeira e orçamentária, administração de informação, organização, sistemas e métodos, planejamento empresarial. Conteúdos de Estudos Quantitativos e Suas Tecnologias: relacionados com estudos matemáticos e estatísticos, pesquisa operacional e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes a administração. Conteúdos de Formação Complementar: trata de estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil profissional. O curso de Administração da UFPEL ao adotar a filosofia de que a educação é concebida como um instrumento que oferece ao indivíduo a oportunidade de construir sua própria formação intelectual, oportunizará ao discente a flexibilidade curricular através de atividades complementares, as quais poderão ser realizadas em qualquer fase do curso.

Procedimentos e metodologias de ensino

O Curso de Bacharelado em Administração irá promover o sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem, considerando o novo regimento da graduação, respeitando as diversidades de ideias e de concepções teórico-metodológicas, por ​princípios educativos promotores da integração entre ensino, pesquisa e extensão nos processos de ensino e de aprendizagem. A criação do NDE vai ao encontro desta filosofia e irá implementar e institucionalizar procedimentos de avaliação como instrumento de revisão da organização curricular e do processo de ensino e de aprendizagem, como os citados no Item 4.7 deste Projeto. Por fim entende-se que “o currículo acadêmico dos cursos de graduação deve ser entendido como um conjunto de atividades de ensino e de aprendizagem, que objetiva o desenvolvimento integral de conteúdos, competências, habilidades e atitudes formativas, capaz de contribuir para a qualificação nas diversas áreas do conhecimento” como citado no Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel.
A integração entre teoria e pratica será desenvolvida através de projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, estágios obrigatórios e não obrigatórios, visitas técnicas e aulas práticas, palestras com profissionais do mercado, semanas acadêmicas, congressos de iniciação científica entre outros. Neste contexto, pode-se citar como uma das iniciativas de maior expressão a Empresa Junior do Curso de Administração - EMAD Jr5 , uma empresa de consultoria empresarial formada por acadêmicos do curso de administração da Universidade Federal de Pelotas que presta serviços que visam soluções empresariais para micro, pequenas e médias empresas de Pelotas e região com custos diferenciados; orientação e apoio de docentes e profissionais especializados. Formada no ano de 1999 na cidade de Pelotas na sua criação tinha como nome ENE JR (Empresa de Novos Empreendedores), porém, com a finalidade de definir claramente a sua área de atuação foi trocado o nome para o que é hoje, Emad Jr. Logo no princípio começou a prestar serviços para a universidade e comunidade de Pelotas e região, crescendo rapidamente. Desde sua fundação a Emad Jr. participa ativamente do MEJ (Movimento Empresa Jr.), marcando presença nos encontros regionais e nacionais realizados. Outra forma de integração teoria e prática se dá por meio de projetos de extensão, como o Projeto Rondon, que visa levar professores e alunos de diversas universidades do Brasil para regiões menos favorecidas para que conheçam e auxiliam as comunidades locais. Há muitos anos a FAT tem enviado grupos de professores e alunos para estados das regiões Norte e Nordeste do país, para atividades de desenvolvimento da gestão pública, noções de cidadania, planejamento regional e municipal, treinamentos para a população carente entre outros. 

Avaliação do ensino e da aprendizagem

De acordo com o Regimento Geral da UFPel (1977), Cap. V do Sistema de Ensino, artigos 183 a 198, bem como o Cap. VI Do Aproveitamento Acadêmico do Regulamento do Ensino de Graduação na UFPel, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é realizada por disciplina, abrangendo aspectos de assiduidade e avaliação do conhecimento. O aluno deve ter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das aulas, e, a avaliação do conhecimento é realizada mediante a realização de pelo menos 02 (duas) avaliações, distribuídas ao longo do período, sem prejuízo de outras verificações de aula e trabalhos previstos no plano de ensino da disciplina. A média aritmética das verificações constitui as notas semestrais, considerando aprovado o aluno que obtiver nota semestral igual ou superior a 7,0 (sete). O aluno que obtiver média semestral inferior a 7,0 (sete) e igual ou superior a 3,0 (três), submeter-se-á a um exame, versando sobre toda a matéria lecionada no período. Considerar-se-á aprovado o aluno que, após realizar o exame, obtiver média igual ou superior a 5,0 (cinco), resultante da divisão por 2 (dois), da soma da média semestral com a do exame.

Integração com a Pesquisa e a Pós-Graduação

A UFPel sempre esteve ligada à questões do desenvolvimento regional, desde as suas raízes fortemente ligada a área agrária, e na explicitação em seus planos de desenvolvimento sobre sua vocação que deve não só permanecer, como ser fortalecida, face às características socioeconômicas da zona sul do Estado. Em termos de pós graduação a faculdade conta com: Especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional; MBA em Gestão Estratégica de Negócios e é uma das 16 unidades envolvidas no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais,em parceria com a Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel. Esses cursos têm como finalidade aprofundar e complementar os conhecimentos nas áreas de gestão e formar recursos humanos que atendam as exigências de expansão do mercado de trabalho em plena transformação. Nesta proposta toma-se por base a ideia de que o aluno deverá ser estimulado para o desenvolvimento de suas potencialidades e do espírito científico-reflexivo, tendo um currículo flexível que possa privilegiar esses aspectos, acreditando que a universidade deve formar pessoas, cidadãos e profissionais para influir sobre a realidade onde vão atuar numa perspectiva de mudança, a partir de uma visão crítica da sociedade. 

Acompanhamento de Egressos

A UFPÈL estabeleceu o portal do egresso (http://wp.ufpel.edu.br/egresso/) e o portal para acompanhamento de egresso (http://wp.ufpel.edu.br/ifcc/), suporte comum para o trato com egressos do Curso.
O portal do egresso tem como propósito acompanhar os profissionais formados pela UFPel e, através das informações registradas por nossos ex-alunos, identificar o índice de sucesso da instituição com base na inserção de seus egressos no mercado de trabalho. A “pesquisa do egresso” irá proporcionar um diagnóstico que irá auxiliar na identificação de potenciais melhorias em nossos cursos de graduação e pós-graduação. A partir do diagnóstico a ser extraído da Pesquisa do Egresso será possível planejar e promover a oferta de cursos de formação continuada adequada às necessidades profissionais de cada área de atuação. Realize seu cadastro e ajude-nos a conhecer a contribuição da formação oferecida pela Universidade no desempenho da sua vida profissional!
O Portal do Egresso é uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento, por meio da Coordenação de Regulação e Acompanhamento (CORAC), com o apoio do Núcleo de Informações Institucionais (NINFI).

Matriz Curricular

2º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970045ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA08970042 - TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃOObrigatória460
11100061CÁLCULO 1 AObrigatória460
08970154DIREITO TRIBUTÁRIO, EMPRESARIAL E LEGISLAÇÃO SOCIAL08970152 - INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO Obrigatória460
10760026ECONOMIA BRASILEIRA IObrigatória460
08970044SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕESObrigatória460

3º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970182ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING 1Obrigatória575
08970048CONTABILIDADE GERALObrigatória460
11100026ESTATÍSTICA BÁSICA11100061 - CÁLCULO 1 AObrigatória460
08970050GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOSObrigatória460
08970181GESTÃO DE PESSOAS I08970044 - SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕESObrigatória460

4º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970184CONTABILIDADE GERENCIAL 08970048 - CONTABILIDADE GERALObrigatória575
08970183GESTÃO DE PESSOAS II08970044 - SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES08970181 - GESTÃO DE PESSOAS IObrigatória575
08970186GESTÃO DE PROJETOSObrigatória575
08970167LOGÍSTICA EMPRESARIAL08970050 - GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOSObrigatória575
08970185PLANEJAMENTO EMPRESARIALObrigatória575

5º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970122ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 108970167 - LOGÍSTICA EMPRESARIALObrigatória575
08970123ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS08970184 - CONTABILIDADE GERENCIAL Obrigatória575
08970124ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING 208970182 - ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING 1Obrigatória575
08970121ANÁLISE ORGANIZACIONAL08970183 - GESTÃO DE PESSOAS IIObrigatória575
08970125TÓPICOS EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICAObrigatória575

6º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970128ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 208970122 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 1Obrigatória575
08980048COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL08970121 - ANÁLISE ORGANIZACIONALObrigatória575
08970061ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO IObrigatória460
08970130GESTÃO AMBIENTAL Obrigatória575
08970129MATEMÁTICA FINANCEIRAObrigatória575

7º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970132ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA08970129 - MATEMÁTICA FINANCEIRA08970048 - CONTABILIDADE GERALObrigatória575
08970133EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃOObrigatória575
08970131SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E DECISÃO GERENCIALObrigatória575

8º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970136GESTÃO DA QUALIDADEObrigatória575
08970137ORÇAMENTO EMPRESARIAL08970132 - ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRAObrigatória575
08980049PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO 208970151 - PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO 1Obrigatória575
08970135PLANO DE NEGÓCIOS 108970151 - PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO 1Obrigatória575
08970138SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃOObrigatória575

9º Semestre

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970072ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO IITodas Disciplinas até o 8 semestreObrigatória16240
08970139MONOGRAFIA EM ADMINISTRAÇÃO08980049 - PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO 2Obrigatória12180
08970140PLANO DE NEGÓCIOS 2Todas Disciplinas até o 7 semestreObrigatória16240

Complementares

CódigoDisciplina / Pré-requisitosCaráterCr.Horas
08970141ATIVIDADES COMPLEMENTARESAtividade complementar120

Professores que ministraram disciplinas no Curso nos últimos três semestres

Nome
ALEXANDRE XAVIER VIEIRA BRAGAFaculdade de Administração e de Turismo
ALISSON EDUARDO MAEHLERFaculdade de Administração e de Turismo
ANA RITA DE ASSUMPCAO MAZZINIInstituto de Física e Matemática
ANDERSON COUGO DA CRUZFaculdade de Administração e de Turismo
ANDRE CARRAROInstituto de Ciências Humanas
BRUNA TEIXEIRA BAUNGARTENInstituto de Ciências Humanas
CAMILA ELISA DOS SANTOS ALVESFaculdade de Administração e de Turismo
CLAUBER GONCALVES DOS SANTOSFaculdade de Direito
CRISTIANO HAMANNFaculdade de Administração e de Turismo
DALILA ROSA HALLALFaculdade de Administração e de Turismo
DIEGO GONZALES CHEVARRIAFaculdade de Administração e de Turismo
EDAR DA SILVA ANANAFaculdade de Administração e de Turismo
ELAINE GARCIA DOS SANTOSFaculdade de Administração e de Turismo
ELVIS SILVEIRA MARTINSFaculdade de Administração e de Turismo
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJAFaculdade de Administração e de Turismo
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIAFaculdade de Administração e de Turismo
ISABEL TERESINHA DUTRA SOARESFaculdade de Administração e de Turismo
JANAINA MENDES DE OLIVEIRAFaculdade de Administração e de Turismo
KARINE DUTRA VIANAInstituto de Física e Matemática
KATIA GISLAINE BAPTISTA GOMESFaculdade de Administração e de Turismo
LUCIANA FLORENTINO NOVOFaculdade de Administração e de Turismo
LUCIANA NUNES FERREIRAFaculdade de Administração e de Turismo
LUÍS GUSTAVO TEIXEIRA DA SILVAInstituto de Filosofia, Sociologia e Política
MARCELO FERNANDES PACHECO DIASFaculdade de Agronomia Eliseu Maciel
MARCELO TORRES DA SILVAInstituto de Ciências Humanas
MARCIO BARCELOSFaculdade de Administração e de Turismo
MARCIO SILVA RODRIGUESFaculdade de Administração e de Turismo
MARCO ANDRE PALDES DA COSTAInstituto de Física e Matemática
MARIA DA GRACA GOMES RAMOSFaculdade de Administração e de Turismo
MARIA DA GRACA SARAIVA NOGUEIRAFaculdade de Administração e de Turismo
MARTA MARQUES AVILAFaculdade de Direito
MATHEUS LEMOS DE PERESInstituto de Física e Matemática
NILO VALTER KARNOPPFaculdade de Administração e de Turismo
PRISCILA NESELLOFaculdade de Administração e de Turismo
RENATA GONÇALVES SANTOS SILVAFaculdade de Administração e de Turismo
RODRIGO SERPA PINTOFaculdade de Administração e de Turismo
ROGERIO DA SILVA ALMEIDAFaculdade de Administração e de Turismo
TANIA ELISA MORALES GARCIAFaculdade de Administração e de Turismo
VILMAR ANTONIO GONCALVES TONDOLOFaculdade de Administração e de Turismo
VINICIUS CASTRO DA SILVAFaculdade de Administração e de Turismo

Turmas ofertadas em 2019 / 1

2º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08970045 - ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
SEX20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1450
11100061 - CÁLCULO 1 A
Horários
ManhãTardeNoite
QUA20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T6450
08970154 - DIREITO TRIBUTÁRIO, EMPRESARIAL E LEGISLAÇÃO SOCIAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
QUI20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1450
10760026 - ECONOMIA BRASILEIRA I
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1450
08970044 - SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T1450

4º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08970184 - CONTABILIDADE GERENCIAL
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970183 - GESTÃO DE PESSOAS II
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970186 - GESTÃO DE PROJETOS
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970167 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970185 - PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450

6º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08970128 - ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES 2
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08980048 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970061 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ADMINISTRAÇÃO IP1450
08970130 - GESTÃO AMBIENTAL
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970129 - MATEMÁTICA FINANCEIRA
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450

8º Semestre

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08970136 - GESTÃO DA QUALIDADE
Horários
ManhãTardeNoite
SEG18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970137 - ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Horários
ManhãTardeNoite
QUA18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08980049 - PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO 2
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970135 - PLANO DE NEGÓCIOS 1
Horários
ManhãTardeNoite
TER18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450
08970138 - SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO
Horários
ManhãTardeNoite
QUI18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
M1450

Optativas

Disciplina / Professores / HoráriosTurmaVagasMatric.
08970079 - AGRONEGÓCIO
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
20:30 - 21:20
21:20 - 22:10
T1350
08970146 - DESENVOLVIMENTO GERENCIAL E DE EQUIPES
Horários
ManhãTardeNoite
SEX18:50 - 19:40
19:40 - 20:30
T110

Alunos Matriculados

Nome Ano de ingresso Semestre de ingresso
Pedro de Almeida da Cruz20191
THIAGO BOTELHO BORBA20191
THOMAZ MEIRELES PANCARO SILVA20191

Alunos Egressos

Nome Ano de ingresso Ano de conclusão
CLARISSE DA ROSA ESLABÃO19982002
CRISTINA BONOW RODRIGUES19982002
ELEONORA DA SILVA ESCOBAR19982002
JAQUELINE DILLY19982002
RITA DE CÁSSIA MENDES VALENTE19982002
ANA PAULA CELENTE MONTIEL19992003
ANA PAULA MATIAS DUARTE19992003
CLAUDIA DENISE DA SILVEIRA TONDOLO19992003
DEBORA DUARTE MARCHESAN19992003
ELISANE LOPES DIAS19992003
ELIZA PIRES DOS SANTOS19982003
JOANA MARIA DE SOUZA19992003
JOÃO DAVI SPILMAN MILTERSTEINER19992003
LUCIANE DITTGEN MIRITZ19992003
MARIA HOLDINA HEINEMANN HOBUSS19992003
MARILISE BARCELLOS BOHNS19982003
MARLI LEITZKE19992003
SIDIANE BARBOSA LEMOS19992003
SIMONE MENARÉ GOMES19992003
VERIDIANA MELDNER DE CASTRO19992003
ALINE LESSA RIBEIRO20002004
ANDRE DIAS19992004
AQUILES MOACYR FERREIRA URTIAGA19982004
CRISTIANO EISFELD DE SOUZA19992004
GISELA BEATRIZ TAVARES DIAS DA FONSECA20002004
IAREMA DE CASTRO ROJAS20002004
MEIBEL RIBEIRO DA SILVA20002004
NEUSELI KROETZ FANG20002004
PATRÍCIA GERALD ALVES20002004
VANIA IZABEL MELO DA CUNHA20002004
ANDERSON ROGERIO VARGAS DA SILVA20042005
CAREN HARTWIG MILECH DE OLIVEIRA20012005
CARLOS AUGUSTO WEYDMANN20022005
CAROLINA BENTO MACHADO19992005
CÍNTIA CARNEIRO SARAIVA20012005
CÍNTIA FARIAS19992005
CREISE APARECIDA BORGES20012005
DIEGO SANDY DE MATTOS20002005
ÉDINA MARIZA PEGORARO DE CASTRO MAYER20002005
ELIZÂNGELA RICKES DA ROSA20012005
ELSA BEATRIZ RIBEIRO DA COSTA20022005
FABIANE PINHO REIS19982005
FÁTIMA SOARES GOULART20002005
GRACIELE WESTERMANN20012005
GRAZIELA LUDTKE CARRILHOS20012005
IZAIAS MARTINS DA SILVA20012005
LUCIANA CABRAL BULCÃO20012005
LUCIANA MARTINS DE MOURA20002005
MARIANA PEREIRA FERREIRA20002005
MELINA DIAS MARQUES20012005
MILTON LUIS RODRIGUES BRESQUE20022005
RAFAELA BAGOLIN MORAIS20012005
ROBERTO SCHUMACH DOS SANTOS20012005
SANDRA SCHMIDT TEIXEIRA20002005
SILVANA GONCALVES DE OLIVEIRA20012005
ANA BEATRIZ DEVANTIER HENZEL20022006
ANDRÉA LOPES FERNANDES VOLKART20022006
CAMILA DA SILVA TEIXEIRA20022006
CAROLINE HERNANDES PEREIRA20022006
CÁSSIO ROCHA RODRIGUES20022006
CINTIA PORTO VAZ20032006
CÍNTIA REJANE CALDEIRA MORTÁGUA20022006
DAIANE CAMARA GONÇALVES KRUGER20022006
DANIEL HARTWIG MILECH20022006
DÉBORA ALCANTARA TEIXEIRA20022006
EDUARDO DE GODOY RODRIGUES20032006
EDUARDO MARQUES PEREIRA20002006
GRACE PERES DOS SANTOS20022006
JANAÍNA SCAGLIONI REIS20012006
JULIA GRACIÉLA DE SOUZA DA SILVA20032006
LUIS GUILHERME GALL20022006
MAGDA TATIANA FERREIRA GARCIA20002006
MARCO ANTÔNIO DA SILVA VAZ20022006
OTÁVIO GIANI MOGLIAZZA20022006
PATRICIA SCHNEIDER SEVERO20022006
RITA DE CASSIA FERNANDES GALLI19982006
RODRIGO MIRANDA MARTIRENA20022006
SERGIO GAVINO ESLABÃO LOPES20022006
VIVIANE DIAS BORGES20022006
ANELICE WACHOLZ20032007
ANTÔNIO CARLOS BARBARA DA SILVA20022007
DANIEL SILVA BARBOSA20032007
DESIRÉE FRIPP DOS SANTOS20032007
ERNESTO MONTEIRO PEREZ20032007
FABRIZIO ZINI20032007
GEÍSA DUARTE MUNSBERG20032007
JANAINA OLIVEIRA DA SILVA20032007
LEONARDO ROSA TEIXEIRA20032007
LETÍCIA CARRÉ WAHAST20012007
LIA BEATRIZ GOMES VICTORIA20032007
LUCIANA GOULARTE DE LEON20012007
MÁRCIA BEATRIZ MARTINS NOGUÊZ20022007
MICHELE FERREIRA FANKE20032007
RAQUEL ALCANTARA ROSA20032007
SAMANTA QUEVEDO PERES20022007
ADRIANA SACCO SILVA KAUTZMANN20042008
ADRIANO CORREIA RODRIGUES20042008
ANTONIA BEATRIS LUZARDI LOPES20022008
AUGUSTO TORRES NEDEL20022008
CARLO MARCIO FAGUNDES DOS SANTOS SILVA20022008
DAIANE FERNANDES GARCIA20032008
DÉBORA MARIA DOS SANTOS20022008
DENNIS RIBEIRO DE MENDONÇA20032008
DJAMILA NUNES CAZARE20042008
ECLEIA KRUGER DOS SANTOS20042008
FÁBIO VIEIRA RIBEIRO20042008
FRANCINE AMARAL PENTEADO20042008
LUCIANA LOBO FERNANDES20042008
NADIA BANDEIRA MADRUGA20042008
RAFAÉL DE LIMA20042008
RENATA EICHHOLZ BLAAS20042008
RICHARD MOOR WAGNER20002008
SABRINA BICHET JACKSON20042008
TENILLE DREWS DA SILVA PISTOLETTI20022008
AIRTON FREITAS DOS SANTOS20052009
ALINE LOPES JACONDINO20052009
BETHIELI HUNDERTMARCK LESSA20082009
BRUNA CULAU BERCLAZ20052009
CINARA RODRIGUES DE FARIAS20052009
EDNEI CEZAR RAMOS RUIZ20052009
EDUARDO FONSECA VICTORIA20062009
GILMAR D´AGOSTINI OLIVEIRA CASALINHO20052009
JORGE OTÁVIO ZECHLINSKI VIEIRA20052009
JULIA DE OLIVEIRA ISLABAO20032009
LEONARDO DANTAS DE VASCONCELLOS20022009
MANUELA PERLEBERG NUNES20072009
MARCELO SILVA BATISTA20052009
RAFAEL CARVALHO MENDONÇA20042009
RAFAEL PERES MACHADO20052009
RAFAEL PINTO GARCIA20052009
RUCLEI DA SILVA NUNES20052009
THIAGO LEAL TELESCA MOTA20032009
ALINE GONZALEZ KOCHHANN20062010
ANDRÉ LINDEMANN DUTRA20052010
ANDRÉ LUÍS DE ASSIS FERREIRA20062010
CARINA GOULART DA SILVA20062010
DANIELE BRACHER20052010
EDILA MADEIRA PINTO20062010
GABRIEL MAUCH DE FREITAS20062010
HELEN PINHO DE SOUZA20062010
LUCAS GROSS DA COSTA20062010
MÁRCIA ABRANTES DUVAL20082010
MATEUS VOIGT DE FREITAS20062010
MICELI DE OLIVEIRA BARROS20062010
NINA CAVA DA SILVEIRA20042010
TALITA BANDEIRA CORRÊA20062010
ALINE PORTAL DA SILVA20072011
AMANDA PRUSKI YAMIM20072011
CAMILA ELISA DOS SANTOS ALVES20072011
CARINE LEMOS ROSA20072011
CATIA REGINA MULLER20072011
DIEGO CARDOSO GRESSLER20072011
EDIONE MAGALHÃES MOTTA20082011
EDUARDO DA ROSA SCHNEIDER20072011
GABRIEL BARZONI LUCAS20072011
JANE DE MORAES CALDERIPE DE ALMEIDA20072011
JULIANA DOS SANTOS DA SILVA20072011
LAURÍ ZORZOLLI DE FARIAS20072011
LEONARDO CANEZ LEITE20062011
LUIZA ÁVILA TATSCH20062011
MARCO ANTONIO MAGALHAES POSSA20052011
MARIANA TEIXEIRA DE MACEDO20062011
MARILIA SEGABINAZZI20072011
MAX TIMM BESKOW20062011
RAMÃO JACQUES SILVEIRA NETTO20072011
RENAN CORRÊA SANES20062011
RENATA GONÇALVES SANTOS SILVA20072011
RICARDO FARIAS DE SOUZA20072011
RITA GOMES NEVES20082011
TAMIRIS DIAS SCHOSSLER20072011
TIAGO SILVA CHAVES LOPES20072011
WLADIMIR BOTELHO DURINI20072011
ADRIANA SCHWANTZ LEAL20082012
ALESSANDRA DA SILVA MÜLLER20042012
BIANCA BALADAM DE SOUZA E SILVA20042012
BRUNO ARTUR CEMBRANEL20082012
CÁSSIA KNOPP TIMM20082012
CATERINE MARTINS BUENO20082012
CESAR DE PAULA FORMOZO20082012
EDUARDO SAALFELD DE OLIVEIRA20082012
ESTEFÂNIA ALVES PEREIRA NIEMCZEWSKI20082012
GIULIANO ALDAVEZ NOGUEIRA20082012
GLEIDSON SOUZA DE CASTRO20082012
GUILHERME BETEMPS MEIRELES20082012
HELEONARA PERES DE PERES20052012
ISABEL SARKIS ONOFRE20082012
LINE PEREIRA CARDOZO20082012
MATEUS BRETTAS LUND20082012
MATEUS SCHWARTZ DOS ANJOS20082012
MAURÍCIO POGLIA MATTOS20082012
THIAGO ROSCHILDT PINTO20072012
TIAGO RAMSON RAMM20082012
VANESSA LIMA FERRARI20072012
VIVIANE HALFEN PÔRTO20082012
ADRIÉLI D'AVILA RODRIGUES20092013
ALESSANDRA SILVA PITANO20092013
ANTONIO MARCOS SILVEIRA20102013
DARENY BITTENCOURT MENDES RIBEIRO20092013
FÁBIO MARIN NARDELLO20062013
FILIPE ANDRADE DE CORRÊA20092013
GABRIELA REGINA TONIETTO20092013
HENRIQUE DIAZ KRATZ20082013
JOSÉ OVIDIO CHAVES CLARO20072013
JULIANA DE LIMA MARQUES20092013
MICHELE FONSECA BORGES20092013
NATÁLIA DIAS PINHEIRO20112013
PATRÍCIA PORTO RAMOS20122013
RAFAEL MACHADO PY CRESPO20092013
ANDREA PIOLTI DA SILVA20102014
AUGUSTO CODEVILLA SOARES20122014
BERNARDO SICA DA COSTA POETSCH20102014
BRUNO RIBAS SILVEIRA20092014
CARLA BRUNA LEMOS PINTO20102014
CARLOS HUMBERTO JÚNIOR MEDEIROS VIEIRA20092014
JANICE DA SILVA ALVES20102014
KARINA FONSECA SCHMIDT20132014
LEONARDO AZAMBUJA BRUNO20102014
LETICIA MOURA ARRUÉ20092014
Leticia Siqueira Pintado20112014
MATEUS DA COSTA BRITTO20122014
NIANDRA SARTORI FROTA20102014
RAÍSSA MACHADO BERTHIER20092014
ROGÉRIO AKIRA MINAKAWA20102014
ROSANA XIMENES PASCHOA20122014
THAÍS BUNILHA RIBEIRO20102014
TUPAY TAVARES MACHADO20092014
VINICIUS GONÇALVES FERREIRA20052014
ALEX TECHEIRA SOARES20112015
BRUNA PEREIRA BUCHWEITZ20092015
BRUNO CORRÊA BIASOLI20112015
CAMILA OSÓRIO ANDRADE20102015
CIBELLY PEREIRA OLIVEIRA20112015
DAIANE SCHNEID WILLE20112015
DENNIVER BARCELOS PONTES DA SILVA20112015
FLÁVIO FERNANDES NETO20112015
ISABELLA MIRANDA TEIXEIRA20092015
LETÍCIA MARQUES VARGAS20112015
LUDMILA BANDEIRA LIMA BARROS20082015
MARIANA DE ALMEIDA RODRIGUES20122015
MARIANA VIEIRA DIAS20102015
MATHEUS ISLABAO MARTINS20102015
REGIS MICHELS NAZI20122015
ALINE MACHADO PEREIRA20122016
ANA PAULA TIMM KROLOW20112016
ANDRESSA PEREIRA DE MOURA20122016
ANGEL DA CRUZ FABRES20112016
AUGUSTO HÜTTNER RECUERO20122016
BETÂNIA DA SILVA EINHARDT20122016
CONRADO BLOIS BERNDSEN20092016
DANIELI DE FREITAS ESCOBAR20142016
DIEGO STORCH BOUCHAHINE20142016
FRANCISCO DA SILVA VIEGAS20112016
GABRIEL DA SILVA SEGUNDO20122016
JANIELE CRISTINE PERES BORGES20102016
LARISSA MOHR20122016
LUÍSA DA CRUZ RIOS20132016
MARIANA BATISTA DA SILVA20122016
MAURO LILLES PEDROTTI DREWS20112016
MICHELE RAASCH20122016
NATHALIA WEBER20112016
PABLO ARAUJO DA GAMA20112016
PAULA CASSURIAGA COSTA SANCHES AGENDES20122016
RAISSA WEIDUSCHADT GOULART20122016
RICARDO COSTA AYRES20112016
ROBERTA BATISTA RIBEIRO20102016
ROSANA DANIELA AMES20112016
RUGGÉRY DA SILVA DEMARCO20122016
TALINE THUROW20112016
TANISA DIAS ANDRADE20092016
WILLIAM WEISSHAHN TAVARES20122016
WILLIAN PELEGRINO SCHAIDHAUER20122016
YASMIN COUTO KANAAN20122016
ANA PAULA KASTER DA SILVA20132017
ANDRÉ LUÍS TIMM DE OLIVEIRA20132017
ANSELMO NETTO DE ALMEIDA20112017
CAMILA GOULART DE ALBUQUERQUE20142017
CAROLINA ADAMOLI PINTO20122017
CATIA VANESSA CONTREIRA DE OLIVEIRA20062017
CHRISTIAN DA ROSA MALUC20142017
CLEIDSON TEIXEIRA VINHAS20132017
CRISTIAN MULATTIERI SUAREZ OROZCO20092017
DAMARIS CHRISTINE PONTES DA SILVA20142017
DÉBORA PERLEBERG LAPSCHIES20132017
EDUARDO DAS NEVES ROBAERT20132017
JOSIAS MÜLLING FISS20132017
JULIANA TESSMER LÖPER20132017
KELEN DAIANE FERREIRA ESCALANTE20132017
LETÍCIA TABELIÃO DEGRANDIS20132017
LUCAS DOS SANTOS DA CRUZ20092017
MARCOS CÉSAR PEREIRA CORRÊA20132017
MARIANA LANGER BARBOSA20132017
MÁRIO LUÍS DE FARIA BALLESTE20132017
MATEUS GARCIA TORTELLI20102017
NICOLE NOBRE ROCKE20132017
PRISCILA ROSSALES VASCONCELOS20132017
RITA DE CÁSSIA NESS20142017
WILLIAN SILVA LEAL20132017
ALEXANDRE GUIMARÃES FREIRE20132018
EDUARDA BRUM ILHA20132018
GIULIANA OLIVEIRA ANDERSON20122018
GUSTAVO OLIVEIRA ACOSTA20142018
INGRID MORENO DA SILVA20112018
KEILA DA SILVA SOUZA20142018
KETERYNE SOUZA20132018
MATHEUS DE MENEZES CENTENO20142018
MAURÍCIO DA FEIRA BUENO20132018
MOZART MANSUR MARUM FILHO20142018
VÍTOR PAGANI20092018

(*) Conceitos de curso:

(**) Vagas e formas de ingresso:

  • A0 - Ampla concorrência;
  • L1 - Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L2 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L5 - Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L6 - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L9 - Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L10 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012
  • L13 - Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
  • L14 - Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)

Localização e contatos

  • Rua Gomes Carneiro, 01
    96010-610 Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Horário de Atendimento:
    Colegiado do Curso de Bacharelado em Administração (53) 3284-3857 - Faculdade de Administração e Turismo (53) 3284-3850
  • (53) 32843857
  • clique para ver o e-mail

Página gerada em 16/02/2019 01:37:44 (consulta levou 0.535432s)