
Resumo
Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutorado em Educação (2008), com a tese Palpitações indizíveis: o lugar do cuidado na formação de professores, e Mestrado em Educação (2002), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição (1997). É docente do Departamento de Ensino, na área de Teoria e Prática Pedagógica, no curso de Pedagogia. Desde 2021, é vice-chefe do Departamento de Ensino da Faculdade de Educação. Desde 2011, atua como Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFPEL). Foi coordenadora da Linha de Pesquisa Formação de professores, ensino, processos e práticas educativas (2013-2020). É membro da Comissão de Acompanhamento Docente do PPGE-UFPel. É pesquisadora e vice-líder do Grupo de Estudos sobre Aquisição Linguagem Escrita (GEALE/CNPq). Coordenou o projeto de pesquisa Formação de professores e melhoria dos índices de leitura e escrita no ciclo de alfabetização (Programa Obeduc/Capes, Edital 2012). Atualmente desenvolve o projeto Pensamento pedagógico e desenvolvimento profissional de docentes dos anos iniciais. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- Pq2. Atuou como consultora em projeto de pesquisa coordenado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização entre 2018-2020 (GEPALFA/CNPq da Universidade de Passo Fundo), desenvolvido em parceria com a UEL, UFMG, UERGS e UFPel (Financiamento FAPERGS Edital 02/2017 - PqG). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas de Formação e Práticas Docentes (RIPEFOR), que reúne pesquisadores vinculados a grupos de pesquisa da UFPEL, IFSUL-RS, UFSC, FURB, PUCPR, UNINTER, UEPG, desenvolvendo atividades de produção e investigação acadêmica. É pesquisadora colaboradora do Projeto Interinstitucional Alfabetização em rede: uma investigação sobre o ensino remoto da alfabetização na pandemia Covid-19 e da recepção da PNA pelos docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais do E.F. e do projeto Observatório da Educação Básica: impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente (UFMG, financiamento CAPES). É professora associada da ANPED, membro suplente no comitê científico pelo GT 8 Formação de professores, do qual é avaliadora ad hoc. É membro de comissão editorial e revisora de vários periódicos científicos. Foi vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPEL (2013-2015). Integrou a Comissão de Avaliação Quadrienal da Capes em 2017 e 2022 e da Comissão de Análise dos indicadores qualitativos da Avaliação Quadrienal 2022. Integra a Equipe Editorial da Revista Cadernos de Educação (ISNN 2178-079x) como editora adjunta. Tem experiência na área de Educação, realizando atividades de Pesquisa e Ensino com ênfase em Formação de Professores e Teoria e Prática Pedagógica. Orienta estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado em educação, desenvolvendo estudos sobre formação docente, teoria e prática pedagógica, ética do cuidado, tematizando a formação do professor, as práticas de ensino, a docência e a escola pública, o planejamento, a reflexão e o registro pedagógicos, anos iniciais e infância. E-mail: martanornberg0@gmail.com
Formação acadêmica
Doutorado em Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008)
Mestrado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Pedagogia (Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Imaculada Conceição, 1997)
Graduação em Educação Cristã (Faculdade EST, 1994)
Áreas de atuação
Educação - Formação de professores
Educação - Ensino-Aprendizagem
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Educação - Política e gestão de processos educacionais
Educação - Educação Infantil e Infância
Educação - Fundamentos da Educação
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
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2023/2 | 08 | PRÁTICA DE PESQUISA I Horários
| 0+17 | Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | 01 | LEITURA DIRIGIDA Horários
| 34+0 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) | ||||||
2023/2 | 01 | SEMINÁRIO AVANÇADO DE FORMAÇÃO DOCENTE: SABERES E PRÁTICAS Horários
| 17+0 | Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | P1 | PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA Horários
| 0+90 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | M1 | T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | 02 | PRÁTICA DE PESQUISA II Horários
| 0+17 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) | ||||||
2023/1 | 01 | S.A.: PRÁTICA PEDAGÓGICA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Horários
| 51+0 | Educação (Mestrado acadêmico) Educação (Doutorado) | ||||||
2023/1 | P1 | PE IX-ESTÁGIO CURRICULAR DOCÊNCIA AI/E/EJA Horários
| 0+216 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | 01 | PRÁTICA DE PESQUISA I Horários
| 0+17 | Educação (Doutorado) Educação (Mestrado acadêmico) | ||||||
2022/2 | P1 | PRÁT.EDUC. VIII-DOCÊNCIA COMPART. AI/EI/EJA Horários
| 0+90 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | M1 | T P P VIII EST FORMAÇÃO GESTÃO DE CLASSE Horários
| 54+36 | Pedagogia (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | M1 | PREPARAÇÃO P/ TRABALHO FINAL DO CURSO Horários
| 90+90 | Pedagogia (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.