Resumo
Professora Associada do Centro de Artes/UFPel, no Curso de Dança-Licenciatura. É membro do Colegiado deste curso. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2013) - Bolsista Fapesb. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança - UFBA (2008) - Bolsista Fapesb. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/UFPel) - colaboradora (2017-2018) e permanente (a partir de 2019) junto à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Tem atuado, desde 2014, em diversas comissões e instâncias da gestão institucional. É associada da ANDA (Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança), tendo atuado na diretoria nas Gestões 2016-2018 e 2018-2021. É membro do grupo de Pesquisa ÔMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, certificado pela UFPel e CNPq em 2016. Coordena e colabora com projeto de pesquisa, atuando como orientadora de mestrandos e graduandos (estes bolsistas e monitores voluntários de IC). Foi integrante do Grupo de Pesquisa CONES - MODELAGEM DA COMPLEXIDADE EM ARTES, HUMANIDADES E SAÚDE (UFBA), entre os anos de 2006-2013, grupo que passou, em 2014, a fazer parte do Grupo de Pesquisa ESTUDOS SOBRE A UNIVERSIDADE, cadastrado desde 2010 no CNPq, com liderança dos Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho (UFBA) e Denise Maria Barreto Coutinho (UFBA). Atualmente é Coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel e faz parte da representação da UFPel no CONCULT da cidade. Também atua como avaliadora em diferentes esferas, a exemplo de comissões científicas; periódicos da área de Artes; editais de fomento à projetos artísticos; e avaliação de materiais didáticos na área de Artes. Professora da técnica de balé clássico, ao longo de sua carreira atuou em escolas privadas de dança e em projetos sociais em Pelotas (RS), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e na Escola de Dança da Fundação Cultural da Bahia (2008), função que desempenhou até ingressar na UFPel (agosto de 2010). Tem experiência e interesse na área de Artes, com ênfase em Dança, principalmente nos seguintes temas: artes cênicas, dança, balé clássico, história da dança, estudos sobre a universidade, o campo das artes na universidade brasileira, produção acadêmica em artes, avaliação em artes e gestão universitária.
Formação acadêmica
Doutorado em Artes Cênicas (Conceito CAPES 6) (Universidade Federal da Bahia, 2013)
Mestrado em Dança (Universidade Federal da Bahia, 2008)
Especialização em Especialização de profissionais para Org 3° Setor (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2002)
Graduação em Dança (Universidade Federal da Bahia, 2007)
Graduação em Direito (Universidade Federal de Pelotas, 1999)
Áreas de atuação
Artes
Artes - Dança
Educação
Artes - Metodologia da Pesquisa/Campo das Artes
Artes - Direito
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2024/2 | 1 | METODOLOGIA DA PESQUISA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO ESTÉTICA Horários
| 68+0 | Artes (Doutorado) | ||||||
2024/2 | P4 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC I Horários
| 0+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/2 | P2 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM DANÇA – TCC II Horários
| 0+0 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2024/1 | P1 | MONTAGEM CÊNICA II Horários
| 0+36 | Dança (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | 1 | METODOLOGIA DA PESQUISA EM ARTES Horários
| 22+0 | Artes (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | P1 | MONTAGEM CÊNICA II Horários
| 0+63 | Dança (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.