
Resumo
Professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui graduação em Licenciatura em Química, mestrado e doutorado em Educação em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Trabalha com formação de professores de Ciências, transitando na área da filosofia pensada para o Ensino de Ciências. Atua em diferentes disciplinas no curso de Licenciatura em Química, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e Programa de Pós-Graduação em Química. Coordenador do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ-UFPel), também está Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Foi Coordenador do Curso de Licenciatura em Química (2020-2023) e também Coordenador de área dos programas Residência Pedagógica e PIBID. Atuou na gestão da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ) como representante da Região Sul, e atualmente apoia a equipe de comunicação e integra comissões dessa sociedade. Desenvolve pesquisas na área de Estratégias Metodológicas e Recursos Educacionais para o Ensino de Ciências e Química, tratando tanto de questões direcionadas à epistemologia da ciência, à produção de materiais didáticos, quanto traz em suas discussões as questões de inclusão e diversidade - todas elas voltando-se à formação docente. Contato pelo e-mail bspastoriza@gmail.com.
Formação acadêmica
Doutorado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015)
Mestrado em Educação em Ciências Quìmica da Vida e Saúde ( Ufsm - Furg) (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011)
Graduação em Licenciatura em Química (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2009)
Áreas de atuação
Ensino-Aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino
Química - Educação em Química
Educação
História - História das Ciências
Informações extraídas do Lattes
Participação do servidor em projetos nos últimos 5 anos
CH indica a carga horária semanal.
Disciplinas ministradas nos três últimos semestres
Ano | Turma | Disciplina | CH * | Curso | ||||||
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2023/2 | 03 | SEMINÁRIO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO Horários
| 51+0 | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | ||||||
2023/2 | 03 | PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADO Horários
| 0+34 | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | ||||||
2023/2 | 1 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I Horários
| 17+17 | Química (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | 2 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I Horários
| 17+17 | Química (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/2 | M1 | INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA Horários
| 36+18 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | P1 | DIDÁTICA DA QUÍMICA II Horários
| 0+54 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/2 | T1 | POR QUE LER OS CLÁSSICOS Horários
| 72+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | CM | Ciências e suas metodologias Horários
| 68+0 | Química (Doutorado) Química (Mestrado acadêmico) Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | ||||||
2023/1 | 03 | SEMINÁRIO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO Horários
| 51+0 | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | ||||||
2023/1 | 4 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I Horários
| 17+17 | Química (Mestrado acadêmico) | ||||||
2023/1 | 3 | ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II Horários
| 17+17 | Química (Doutorado) | ||||||
2023/1 | T1 | QUÍMICA GERAL Horários
| 108+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | P1 | DIDÁTICA DA QUÍMICA I Horários
| 0+72 | Química (Licenciatura) | ||||||
2023/1 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | 04 | SEMINÁRIO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO Horários
| 51+0 | Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado profissional) | ||||||
2022/2 | 1 | Pesquisa Avançada em Ensino de Quimica Horários
| 0+17 | Química (Doutorado) Química (Mestrado acadêmico) | ||||||
2022/2 | M1 | INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA Horários
| 18+18 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | INFORMÁTICA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | P1 | TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Horários
| 0+0 | Química (Licenciatura) | ||||||
2022/2 | T1 | POR QUE LER OS CLÁSSICOS Horários
| 72+0 | Química (Licenciatura) |
* CH - na Graduação e Pós-Graduação indica a carga horária no período.